smar Equipamentos Industriais Ltda Apresenta 2004 Copyright Smar

  • Slides: 47
Download presentation
smar Equipamentos Industriais Ltda. Apresenta: © 2004 Copyright Smar Equipamentos Industriais Ltda

smar Equipamentos Industriais Ltda. Apresenta: © 2004 Copyright Smar Equipamentos Industriais Ltda

Objetivo Levar ao conhecimento do funcionário os conceitos e a importância da Propriedade Intelectual

Objetivo Levar ao conhecimento do funcionário os conceitos e a importância da Propriedade Intelectual na smar e mostrar a política de incentivo à produção de patentes na empresa.

Panorama… Novas invenções levam a novas tecnologias, criam novos empregos e melhoram a qualidade

Panorama… Novas invenções levam a novas tecnologias, criam novos empregos e melhoram a qualidade de vida; v v A smar possui 13 patentes e 30 em andamento; Nossa tecnologia pode ser copiada, atacada e podemos até mesmo ser impedidos de fabricar aquilo que inventamos!!! v

Falando em Números… § Os EUA produzem em média mais de 200. 000 patentes

Falando em Números… § Os EUA produzem em média mais de 200. 000 patentes por ano; § O Japão produz em média 10000 patentes por ano nos EUA; § A Alemanha produz em média 3000 patentes por ano nos EUA; § A Coréia produz em média 800 patentes por ano nos EUA; § O Brasil produz em média 160 patentes por ano nos EUA.

Fieldbus… Empresas PAT. % Fisher+Rosemount 115 47. 92 National Smar 25 6 10. 42

Fieldbus… Empresas PAT. % Fisher+Rosemount 115 47. 92 National Smar 25 6 10. 42 2. 50 Schneider Honeywell 6 3 2. 50 1. 25 Foxboro 9 3. 75 E+H Rockwell 3 3 1. 25 Relcom Fieldbus Foundation 4 1 6. 45 0. 42 Fuji 3 1. 25 Outros 62 25. 83 Total 240

O Cenário… Normalmente empresas brasileiras buscam tecnologias no exterior. Ø Ao contrário, a smar

O Cenário… Normalmente empresas brasileiras buscam tecnologias no exterior. Ø Ao contrário, a smar é fonte de tecnologia para diversas empresas estrangeiras. Ø A smar precisa proteger formal e legalmente a sua tecnologia. Ø É uma situação de alto risco. Ø Precisamos encarar muito mais seriamente o assunto Propriedade Intelectual. Ø Precisamos produzir muito mais patentes!!!

O que é Propriedade Intelectual? É o direito relativo ao esforço de criação da

O que é Propriedade Intelectual? É o direito relativo ao esforço de criação da mente. . . que poderá ser apropriado e trazer benefícios econômicos aos seus criadores.

Como proteger a Propriedade Intelectual? Trademarks (Marca Registrada); n Copyrights (Direito Autoral); n Sigilo

Como proteger a Propriedade Intelectual? Trademarks (Marca Registrada); n Copyrights (Direito Autoral); n Sigilo Comercial; n Patentes. n

Trademarks ( Marcas Registradas ) É toda palavra, nome, símbolo, objeto, que distinguem bens

Trademarks ( Marcas Registradas ) É toda palavra, nome, símbolo, objeto, que distinguem bens e serviços; ü Pode ser renovada indefinidamente ( a cada 10 anos ) ü É utilizada para ganhar a fidelidade do cliente ü This image is property of The Coca-Cola Company.

Trademarks ( Marcas Registradas ) Deve ser pesquisada antes mesmo da propaganda; ü Não

Trademarks ( Marcas Registradas ) Deve ser pesquisada antes mesmo da propaganda; ü Não pode ter conflito; ü Deve ser usada comercialmente; ü Cobre todos os bens cobertos pelo uso da marca; ü A maioria dos países reconhece o direito ao primeiro indivívuo a registrar a marca. ü

Copyright Protege trabalhos de autoria expressados de forma material. Ex: Livros, poesias, jogos, artigos,

Copyright Protege trabalhos de autoria expressados de forma material. Ex: Livros, poesias, jogos, artigos, letras de músicas, filmes, fotos, mapas, plantas arquiteturais, esculturas, trabalhos manuais, desenhos de jóias, programas de computador. . .

Copyright Para nós, o que realmente significa? ? São Objetos de proteção de direitos

Copyright Para nós, o que realmente significa? ? São Objetos de proteção de direitos autorais: • Artigos Científicos; • Manuais Técnicos; • Palestras; • Desenhos de natureza científica ou técnica; • Audiovisuais; • Softwares; • Similares, escritos ou preparados para apresentação oral por funcionários da smar.

Copyright v Nos EUA, após 1977, copyrights podem se estender por prazo igual à

Copyright v Nos EUA, após 1977, copyrights podem se estender por prazo igual à vida do autor mais 50 anos; v Formato: Copyright © 20__ [ Nome da Companhia] Direitos Reservados; v A publicação é efetuada por venda ou distribuição do trabalho; v Deve ser visualizado facilmente;

Simbologia ( Sem registro ) ( Registrada )

Simbologia ( Sem registro ) ( Registrada )

Patente É UM DOCUMENTO LEGAL… DANDO UM MONOPÓLIO TEMPORÁRIO POR 20 ANOS… EM TROCA

Patente É UM DOCUMENTO LEGAL… DANDO UM MONOPÓLIO TEMPORÁRIO POR 20 ANOS… EM TROCA DE… TOTAL REVELAÇÃO DE COMO A INVENÇÃO FUNCIONA, ISTO É, INFORMAÇÃO TÉCNICA DETALHADA.

Exemplos Clássicos GUITARRA TELEFONE FENDER ESTÁTUA DA LIBERDADE ZIPER C MERA KODAK

Exemplos Clássicos GUITARRA TELEFONE FENDER ESTÁTUA DA LIBERDADE ZIPER C MERA KODAK

Patente É OUTORGADA SEMPRE AO INVENTOR, PESSOA FÍSICA, OU GRUPO DE INVENTORES. A EMPRESA

Patente É OUTORGADA SEMPRE AO INVENTOR, PESSOA FÍSICA, OU GRUPO DE INVENTORES. A EMPRESA PARA A QUAL O INVENTOR TRABALHA TEM OS DIREITOS DE COMERCIALIZAÇÃO DA PATENTE.

Patentes As leis de propriedade intelectual são territoriais, portanto mudam de um país para

Patentes As leis de propriedade intelectual são territoriais, portanto mudam de um país para outro. A smar optou por patentear seus produtos nos Estados Unidos.

Patentes A Patente não dá o direito do inventor de fabricar a invenção sem

Patentes A Patente não dá o direito do inventor de fabricar a invenção sem infringir outras patentes. A patente garante que ninguém possa produzir, usar ou vender sua invenção sem que pague pelo privilégio disto. É uma forma de garantir o seu mercado com os direitos de sua invenção. Se uma invenção possui no conjunto uma outra invenção já patenteada, o inventor não tem o direito de comercializá-la, bem como outras pessoas também não têm.

O que pode ser patenteado? 1 – O Novo ou útil; 2 – Foi

O que pode ser patenteado? 1 – O Novo ou útil; 2 – Foi inventado primeiro pelo requerente da patente; 3 – Tudo o que não foi patenteado ou descrito em publicação impressa um ano antes da data de requerimento da patente; 4 – Tudo o que não foi posto à venda ou a público nos EUA mais de um ano antes da apresentação do pedido e, 5 – O não óbvio.

O que não pode ser patenteado? 1 - Idéias abstratas; 2 - Leis da

O que não pode ser patenteado? 1 - Idéias abstratas; 2 - Leis da natureza; 3 - Substâncias encontradas na natureza; Ex. : • Configuração aleatória de engrenagens Tem que ser útil, ou fazer alguma coisa determinada • Torradeira de pão para mais fatias É somente um aumento de uma invenção existente, sendo óbvia. • Máquina do Tempo Tem que ser possível construir um modelo operacional.

Patentes - Tipos PATENTE UTILITÁRIA: protege aspectos funcionais de uma invenção. Geralmente protege algo

Patentes - Tipos PATENTE UTILITÁRIA: protege aspectos funcionais de uma invenção. Geralmente protege algo resultante da junção de dois ou mais objetos com nova utilidade. Uma vez emitida, protege a invenção por 20 anos. Ex. : fibra ótica, hardware de computadores, medicamentos, etc.

Patentes - Tipos DESIGN PATENT: protege a essência dos aspectos de aparência da invenção,

Patentes - Tipos DESIGN PATENT: protege a essência dos aspectos de aparência da invenção, por exemplo a patente do DT 301. Ex. : Caracteres do filme Star Wars, capacete de ciclismo, etc.

SIGILO COMERCIAL Toda informação sobre: Fórmulas, processos industriais, programas de informática, métodos, máquinas, produtos,

SIGILO COMERCIAL Toda informação sobre: Fórmulas, processos industriais, programas de informática, métodos, máquinas, produtos, composições, invenções, descobertas, propostas comerciais, etc. que a Empresa considere sigilosa ou confidencial. Ex. : Fórmula da Coca-Cola

SIGILO COMERCIAL Protege toda informação sigilosa usada no mercado e que oferece a oportunidade

SIGILO COMERCIAL Protege toda informação sigilosa usada no mercado e que oferece a oportunidade de obter superioridade sobre os concorrentes que não conhecem o seu uso. Informações confidenciais então é todo conhecimento ou fato sobre qualquer processo, método, invenção, ou objeto usado pela smar.

SIGILO COMERCIAL • Muitos direitos de propriedade intelectual podem ser perdidos permanentemente se não

SIGILO COMERCIAL • Muitos direitos de propriedade intelectual podem ser perdidos permanentemente se não observamos as normas de sigilo da smar; • Os direitos de patentes também podem ser prejudicados; • Se não protegemos as informações, a smar não pode impedir que o concorrente se aproprie do que você produziu!

SIGILO COMERCIAL O que devemos fazer? • O funcionário deve conservar sigilo sobre qualquer

SIGILO COMERCIAL O que devemos fazer? • O funcionário deve conservar sigilo sobre qualquer assunto revelado ou descoberto por ele na vigência do contrato de trabalho… • Que assuntos são esses? Pesquisa, Desenvolvimento, Produção, Compras, Contabilidade, Engenharia, Marketing, Comercialização, Vendas, etc….

Patentes – Início e Avaliação Idéia. Invenção Patente • Isto realmente funciona? Se sim,

Patentes – Início e Avaliação Idéia. Invenção Patente • Isto realmente funciona? Se sim, é suficiente para substituir algo já em uso? • Existe mercado para isto? Se sim, quanto o mercado irá pagar? • Qual o custo de produção? É fácil sua distribuição? • É possível se evitar a cópia? É aconselhável se patentear? AVALIAÇÃO SERÁ FEITA PELA COMISSÃO DE PATENTES DA SMAR

Patentes “O sucesso da patente depende da ação a ser tomada. ” Idéia. Invenção

Patentes “O sucesso da patente depende da ação a ser tomada. ” Idéia. Invenção Tornar público Patente Pedido da Patente Tempo < 1 ano

Patentes O QUE É TORNAR PÚBLICO? • Publicar uma notícia ou trabalho em seminários

Patentes O QUE É TORNAR PÚBLICO? • Publicar uma notícia ou trabalho em seminários • Expor em uma feira • Fazer propaganda • Vender

Patentes Barreiras para se obter uma patente • Quando o público já conhece a

Patentes Barreiras para se obter uma patente • Quando o público já conhece a invenção ou ela foi usada publicamente antes de um ano do pedido de patente. • Quando um outro país garante uma patente cobrindo a mesma invenção que foi pedida antes de um ano do pedido de patente no E. U. A. • Quando alguém publica algum artigo, em qualquer lugar do mundo, revelando as características da invenção, antes de um ano do pedido de patente no E. U. A. • Quando alguém publica, patenteia ou inventa a mesma invenção antes da data inicial na qual a invenção foi colocada em prática. • Quando você abandona a invenção. • Quando você não é o inventor.

Como que eu provo que a idéia é minha? A documentação com datas bem

Como que eu provo que a idéia é minha? A documentação com datas bem definidas da invenção é o ponto fundamental para se provar a autoria da idéia.

Documentação da invenção • Ilustração: um simples rascunho, com os mais significantes componentes e

Documentação da invenção • Ilustração: um simples rascunho, com os mais significantes componentes e funções que ajudam no entendimento da idéia. Pode-se incluir desenhos, fotos, diagramas, fluxogramas…. • Descrição da Invenção: Invenção • propósito da idéia; • estrutura física, quando aplicável; • operação e funções; • características únicas da idéia.

Documentação da invenção • Informações adicionais: • quais problemas a idéia soluciona? • o

Documentação da invenção • Informações adicionais: • quais problemas a idéia soluciona? • o que tem de benefício para o usuário? • qual grupo de pessoas se beneficiará? • quais são as diferenças com o que já existe no mercado?

Documentação da Invenção • Testes e resultados: • material usado: componentes, equipamentos… • procedimentos;

Documentação da Invenção • Testes e resultados: • material usado: componentes, equipamentos… • procedimentos; • análise dos resultados, sejam favoráveis ou não.

Documentação da invenção • Assinaturas e datas: • Número do Projeto; • Assunto; •

Documentação da invenção • Assinaturas e datas: • Número do Projeto; • Assunto; • Participantes; • Assinaturas; • Testemunhas. “Todos os documentos devem ter datas bem definidas. ”

Documentação da invenção “O inventor é o responsável pela elaboração da documentação da invenção

Documentação da invenção “O inventor é o responsável pela elaboração da documentação da invenção que sempre terá a avaliação da Comissão de Patentes. ” “Existe um documento padrão chamado de Pre Disclosure Form a ser preenchido no caso de uma revelação de invenção. ”

Patentes Custos U$5. 000 -U$20. 000 Tempo 2 a 3 anos

Patentes Custos U$5. 000 -U$20. 000 Tempo 2 a 3 anos

Processo de aprovação nos EUA “Se o Patent Office recusar a aplicação, o inventor

Processo de aprovação nos EUA “Se o Patent Office recusar a aplicação, o inventor deverá auxiliar no apelo legal. ”

Processo de aprovação nos EUA • Todo processo de aprovação nos EUA é sigiloso.

Processo de aprovação nos EUA • Todo processo de aprovação nos EUA é sigiloso. • A empresa deve manter o assunto sob sigilo.

PREMIAÇÃO Grupo ou Individual 400 - Application Fase de entrega da documentação detalhada da

PREMIAÇÃO Grupo ou Individual 400 - Application Fase de entrega da documentação detalhada da invenção Filling 600 - Grant 1000 - TOTAL(U$) 2000 Entrada da documentação no escritório de patentes(USPTO). Emissão e publicação da carta patente.

ESTRUTURA DA COMISSÃO DE REVISÃO DE PATENTES smar PRESIDENTE Gorini VICE-PRESIDENTE Basílio SECRETÁRIO DE

ESTRUTURA DA COMISSÃO DE REVISÃO DE PATENTES smar PRESIDENTE Gorini VICE-PRESIDENTE Basílio SECRETÁRIO DE PRODUTOS ELETRÔNICOS Libanio SECRETÁRIO GERAL César COMISSÃO DE REVISÃO Biondo, Liboni INVENTORES SECRETÁRIO DE PRODUTOS MEC NICOS Geraldo Gullo

ESTRUTURA DA COMISSÃO DE REVISÃO DE PATENTES PRESIDENTE • Promover reuniões bimestrais com a

ESTRUTURA DA COMISSÃO DE REVISÃO DE PATENTES PRESIDENTE • Promover reuniões bimestrais com a comissão. • Promover reuniões extraordinárias com a comissão. • Tomar medidas necessárias ao desempenho e eficiência das reuniões.

ESTRUTURA DA COMISSÃO DE REVISÃO DE PATENTES VICE-PRESIDENTE • Dar apoio jurídico e fornecer

ESTRUTURA DA COMISSÃO DE REVISÃO DE PATENTES VICE-PRESIDENTE • Dar apoio jurídico e fornecer informações sobre processos internacionais. • Revisar e avaliar a documentação de cada invenção. • Alertar a comissão de problemas atuais ou potenciais. • Presidir a comissão na ausência do presidente.

ESTRUTURA DA COMISSÃO DE REVISÃO DE PATENTES SECRETÁRIOS DE PRODUTOS ELETRÔNICOS, MEC NICOS E

ESTRUTURA DA COMISSÃO DE REVISÃO DE PATENTES SECRETÁRIOS DE PRODUTOS ELETRÔNICOS, MEC NICOS E GERAL • Fornecer à comissão informações e apoio técnico na área. • Fornecer à comissão uma avaliação de cada invenção. • Verificar a exatidão dos documentos apresentados.

ESTRUTURA DA COMISSÃO DE REVISÃO DE PATENTES COMISSÃO DE REVISÃO • Avaliar e auxiliar

ESTRUTURA DA COMISSÃO DE REVISÃO DE PATENTES COMISSÃO DE REVISÃO • Avaliar e auxiliar na dissertação de cada invenção. • Encorajar a descoberta de inventores anônimos. • Encorajar a descoberta de Propriedade Intelectual roubada. • Encorajar a dissiminação da política de Propriedade Intelectual. • Avaliar e escolher pedidos de patentes. • Avaliar e revisar a documentação dos pedidos de patentes. • Avaliar e revisar assuntos pendentes. • Avaliar desenvolvimentos na política de Propriedade Intelectual.

Contamos com sua Colaboração… Centro de Treinamento Smar Sertãozinho – São Paulo Brasil

Contamos com sua Colaboração… Centro de Treinamento Smar Sertãozinho – São Paulo Brasil