SISTEMAS DE INFORMAO Aula 1 Conceitos e contextualizao

  • Slides: 26
Download presentation
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Aula 1 Conceitos e contextualização

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Aula 1 Conceitos e contextualização

O QUE É UM SISTEMA? • O que é um sistema? É um conjunto

O QUE É UM SISTEMA? • O que é um sistema? É um conjunto de elementos interconectados, de modo a formar um todo organizado. Ou • Sistema: Grupo de entidades que interagem entre si com um propósito específico que não pode ser alcançado por qualquer das entidades separadamente.

NATURAIS E ARTIFICIAIS • Exemplos de Sistemas (Naturais e Artificiais) 1. Sistema digestivo: Responsável

NATURAIS E ARTIFICIAIS • Exemplos de Sistemas (Naturais e Artificiais) 1. Sistema digestivo: Responsável pela transformação do alimento em nutrientes para o organismo. Composto por estômago, boca, intestino, etc. 2. Sistema circulatório: Responsável pelo transporte do sangue pelo corpo. Composto por coração, artérias, etc. Sistema solar Conjunto de astros, composto por planetas, estrelas, etc. 3. Sistema jurídico: Conjunto de normas, órgãos e instâncias jurídicas. 4. Sistema elétrico: Ligação entre elementos elétricos, tais como resistores, linhas de transmissão, interruptores, que formam um caminho para a corrente elétrica.

DIAGRAMA DE SISTEMA

DIAGRAMA DE SISTEMA

EXEMPLO DE SISTEMA

EXEMPLO DE SISTEMA

DADOS, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO q. Para alguns autores, dado, informação e conhecimento são sinónimos,

DADOS, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO q. Para alguns autores, dado, informação e conhecimento são sinónimos, Para outros, os termos se distinguem. q. Nesta Disciplina, vamos estabelecer a diferença existente entre estas 3 palavras nas próximas páginas. q. Entretanto, reconhecemos que existe uma estreita relação existente entre estes 3 termos Dados, Informação e Conhecimento.

DADOS E INFORMAÇÃO, DEFINIÇÃO. q. Os dados são os factos em sua forma primária,

DADOS E INFORMAÇÃO, DEFINIÇÃO. q. Os dados são os factos em sua forma primária, como observamos no mundo. Elementos em sua forma bruta. q. Quando se organiza um conjunto de dados, de forma que eles tenham um valor adicional, tornando-se úteis, eles tornam-se informação. É o resultado da análise dos dados. q A transformação de Dados em Informação é tarefa principal dos sistemas de informação (e do Homem!). q. Conhecimento é o que possibilita estabelecer os procedimentos, as regras e as diretrizes utilizados para selecionar, organizar e manipular os dados com o objetivo de dar significado a estes, para que sejam úteis a determinadas tarefas.

CONHECIMENTO, DEFINIÇÃO. q. Mas também, através da informação, as pessoas adquirem conhecimento. q. Este

CONHECIMENTO, DEFINIÇÃO. q. Mas também, através da informação, as pessoas adquirem conhecimento. q. Este conhecimento serve para criar idéias, idéias tomar decisões e resolver problemas q. Mas a informação só se transforma em conhecimento quando é compreendida, compreendida quando seu conteúdo é reconhecido pelo indivíduo e passa a fazer parte de sua memória e experiência, de forma que possa ser utilizada para gerar resultados.

CARACTERÍSTICAS DE UMA BOA INFORMAÇÃO q. Confiável; q. Completa; q. Económica; q. Na quantidade

CARACTERÍSTICAS DE UMA BOA INFORMAÇÃO q. Confiável; q. Completa; q. Económica; q. Na quantidade certa; q. Relevante; q. Protegida; q. Simples; q. Sem erros.

FONTES DE INFORMAÇÃO q. Informações formais internas - as que chegam através de memorandos,

FONTES DE INFORMAÇÃO q. Informações formais internas - as que chegam através de memorandos, documentos, ofícios, relatórios, etc. q. Informações formais externas - as que chegam através de pesquisa de mercado, correspondências entre organizações, etc. q. Informações informais internas - as que chegam através de conversas informais na empresa, acontecimentos diversos observados, etc. q. Informações informais externas - as que chegam através de jornais, televisão, rádio, feiras, congressos, etc.

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO • Sistemas de informação sistemas que permitem a coleta, o armazenamento,

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO • Sistemas de informação sistemas que permitem a coleta, o armazenamento, o processamento, a recuperação e a disseminação de informações.

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO • Entrada: Atividade de captar e agrupar os dados primários. Em

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO • Entrada: Atividade de captar e agrupar os dados primários. Em um sistema de folha de pagamento, a entrada pode corresponder aos cartões de horas dos empregados. • Processamento: Conversão dos dados em saídas úteis. Envolve cálculos, comparações, ações alternativas e guarda de dados para uso futuro. • Saída: Envolve a produção de informações úteis, na forma de documentos, relatórios e dados de transações. Para um computador as impressoras e as configurações de tela são dispositivos de saída comuns. • Feedback: é uma saída utilizada para ajustes ou modificações nas atividades de entrada ou processamento. O feedback é importante para administradores e tomadores de decisão.

TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ØSistemas de informação manuais (papel-e-lápis); ØSistemas de informação informais

TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ØSistemas de informação manuais (papel-e-lápis); ØSistemas de informação informais (boca-a-boca); ØSistemas de informação formais (procedimentos escritos); ØSistemas de informação computadorizados.

SISTE MA DE INFORMAÇÃO BASEADO NO COMPUTADOR qÉ composto por software, hardware, base de

SISTE MA DE INFORMAÇÃO BASEADO NO COMPUTADOR qÉ composto por software, hardware, base de dados, telecomunicações, pessoas e procedimentos, que estão configurados para coletar, manipular, armazenar e processar dados em informação. q. Hardware: Consiste no equipamento físico usado para executar as atividades de entrada, processamento e saída. q. Software: Conjunto de instruções a serem executadas pelo computador. q. Banco de dados: Coleção organizada de informações.

SISTEMA DE INFORMAÇÃO BASEADO NO COMPUTADOR q. Telecomunicações: Permitem às empresas ligar os sistemas

SISTEMA DE INFORMAÇÃO BASEADO NO COMPUTADOR q. Telecomunicações: Permitem às empresas ligar os sistemas de computador em redes de trabalho. q. Pessoas: São os elementos mais importantes nos sistemas de informação e incluem todas as pessoas que gerenciam, executam, programam e mantêm o sistema do computador. q. Procedimentos: Incluem estratégias, políticas, métodos e regras usadas pelo homem para operar os sistemas de informação de computadores.

q. O sistema de informação colecta, processa, armazena, analisa e dissemina informações com um

q. O sistema de informação colecta, processa, armazena, analisa e dissemina informações com um determinado objectivo dentro de um contexto. Como qualquer outro sistema inclui inputs (dados, instruções) e outputs (relatórios, cálculos). O sistema opera dentro de um ambiente, não necessariamente computadorizado, mesmo que actualmente a maioria seja, processa os inputs, que são enviados para os usuários e outros sistemas.

SISTEMA DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES q Os sistemas de informação automatizam a manipulação de

SISTEMA DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES q Os sistemas de informação automatizam a manipulação de informação nas empresas através das três atividades básicas já definidas: a entrada, o processamento, a saída. Armazenam a informação sob várias formas até que seja necessário efetuar uma saída (recuperação da informação). Diminuem ou eliminam a tramitação de papel nas empresas. As atividades de entrada (registro, codificação, classificação e edição) asseguram que os dados estão corretos e completos. Ou q Um sistema de informação pode ser definido tecnicamente como um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam (ou recuperam), processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização. Além de dar apoio a tomada de decisões, a coordenação e ao controle, esses sistemas também auxiliam os gestores e trabalhadores a analisar problemas, visualizar assuntos complexos e criar novos produtos.

RECURSOS DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO

RECURSOS DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO q 1. Era da Revolução Industrial (1760 -1840);

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO q 1. Era da Revolução Industrial (1760 -1840); q 2. Era Pós-Industrial; q 3. Era da Informação (iniciou em 1970 com a invenção do Microprocessador, rede de computadores, computador pessoal e fibra óptica); q Computadores; q Sistemas de Informação; q Internet; q Do celular aos smartphones: apps q Dados abertos e bigdata