Sistema reprodutor rgos do sistema reprodutor masculino Pnis

  • Slides: 11
Download presentation
Sistema reprodutor

Sistema reprodutor

Órgãos do sistema reprodutor masculino Pênis; Escroto; Testículos ou gônadas; Vias espermáticas (epidídimo, canal

Órgãos do sistema reprodutor masculino Pênis; Escroto; Testículos ou gônadas; Vias espermáticas (epidídimo, canal deferente e uretra). Glândulas anexas (próstata, vesícula seminal e glândulas bulbouretrais).

Pênis e escroto Parte externa o sistema reprodutor masculino. O pênis é composto pela

Pênis e escroto Parte externa o sistema reprodutor masculino. O pênis é composto pela glande e pelo corpo. O copo do pênis é constituído internamente de dois tecidos chamados de corpo esponjoso e corpo cavernoso. Externamente a glande é recoberta por uma pele chamada prepúcio. O escroto é a bolsa responsável por abrigar os testículos e manter a temperatura adequada para a espermatogênese.

Estruturas internas Dentro do escroto estão localizados os testículos, responsável pela produção da testosterona.

Estruturas internas Dentro do escroto estão localizados os testículos, responsável pela produção da testosterona. Após formados, os espermatozoides migram para o epidídimo, onde completam a maturação. Depois migram para o canal deferente, passando pelas vesículas seminais e próstata, onde recebem secreções nutritivas para a manutenção da vida do espermatozoide. Por fim o canal deferente se liga à uretra, que elimina o sêmen para o meio externo. Antes da eliminação do sêmen a glândula bulbouretral libera sua secreção da uretra, que te a função de equilibrar o p. H e lubrificar para a passagem do sêmen.

O espermatozoide É composto de três partes: cabeça, peça intermediária e flagelo. São células

O espermatozoide É composto de três partes: cabeça, peça intermediária e flagelo. São células capazes de se locomover livremente. Na cabeça estão o núcleo (que transporta carga genética) e o acrossomo, que é uma bolsa com enzimas digestivas que auxiliam a penetração do núcleo do espermatozoide no óvulo feminino. A peça intermediária abriga mitocôndrias que produzem a energia necessária para o espermatozoide se locomover. O flagelo é responsável pela movimentação do gameta.

Sistema reprodutor feminino A parte externa do sistema genital feminino é composto pelo pudendo

Sistema reprodutor feminino A parte externa do sistema genital feminino é composto pelo pudendo (clitóris, grandes lábios e pequenos lábios). Os lábios protegem a saída da uretra e da vagina. O clitóris é o órgão sensitivo e, quando excitado, fica ereto. Internamente o sistema é composto por dois ovários, duas tubas uterinas, um útero e vagina. Os ovários, além da produção de ovócitos, são responsáveis pela produção de dois hormônios femininos: estrógeno e progesterona. As tubas fazem a conexão entre os ovários e o útero. O útero é um órgão musculoso responsável por abrigar o feto durante a gestação. A vagina é um tubo musculoso, elástico que recebe o pênis durante a prática sexual e que conecta o útero ao meio externo.