SISTEMA DE INFORMAO DOS ASSUNTOS ESTUDANTIS UFU Apresentao

  • Slides: 16
Download presentation
SISTEMA DE INFORMAÇÃO DOS ASSUNTOS ESTUDANTIS -UFU Apresentação: Maria de Fátima Oliveira e Denilson

SISTEMA DE INFORMAÇÃO DOS ASSUNTOS ESTUDANTIS -UFU Apresentação: Maria de Fátima Oliveira e Denilson Carrijo Ferrerira DIASE/DIRES/PROEX/UFU

Histórico • Há mais de 10 anos buscamos criar o sistema de informação dos

Histórico • Há mais de 10 anos buscamos criar o sistema de informação dos assuntos estudantis junto ao SIEX/PROEX/UFU; • Em janeiro/2010 iniciamos os primeiros contatos com a equipe do CTI/UFU e empresa contratada Original TECH para atualização do SIEX/UFU e deixamos claro que as áreas temáticas da Política de Extensão diferentes das áreas temáticas da Política de Assistência Estudantil.

DIFERENÇA ENTRE AS ÁREAS TEMÁTICAS DA EXTENSÃO E DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL Áreas Temáticas (Extensão)

DIFERENÇA ENTRE AS ÁREAS TEMÁTICAS DA EXTENSÃO E DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL Áreas Temáticas (Extensão) ü ü ü ü Comunicação Cultura Direitos Humanos e Justiça Educação Meio Ambiente Saúde Tecnologia e Produção Trabalho Fonte: Fórum de Extensão das IFES Deliberação em 23/11/2004 e atualizada em 2006. # Áreas Temáticas(Assistência Estudantil) ü ü ü ü ü Moradia Estudantil; Alimentação; Transporte; Assistência à Saúde; Inclusão Digital; Cultura; Esporte; Creche; Apoio Pedagógico Fonte: Portaria Normativa Nº 39, de 12 de Dezembro/2007 – que institui o PNAES.

Histórico • Em Fevereiro/2010 realizamos a 1ª construção coletiva (junto à equipe DIASE) das

Histórico • Em Fevereiro/2010 realizamos a 1ª construção coletiva (junto à equipe DIASE) das áreas temáticas e linhas programáticas da Assistência Estudantil, tendo como modelo o SIEX (extensão), mas com base nas áreas do PNAES em conjunto com a Política de Assistência Estudantil da UFU (Resolução 15/2009).

Histórico • Nos dias 15 e 16/04/2010 realizamos a 2ª construção coletiva durante a

Histórico • Nos dias 15 e 16/04/2010 realizamos a 2ª construção coletiva durante a reunião da Regional Sudeste – FONAPRACE, em Uberlândia na UFU. • Nos dias 14 e 15/09/2010 realizamos a 3ª construção coletiva durante a reunião da Regional Sudeste – FONAPRACE, em Vitória na UFES.

3ª CONSTRUÇÃO COLETIVA Áreas Temáticas 1. Assistência Básica 2. Apoio Pedagógico 3. Inclusão Digital

3ª CONSTRUÇÃO COLETIVA Áreas Temáticas 1. Assistência Básica 2. Apoio Pedagógico 3. Inclusão Digital 4. 5. 6. 7. Assistência à Saúde Cultura Creche Esporte e Lazer Linhas Programáticas 1. Moradia Estudantil, Alimentação e Transporte. 2. Integração dos estudantes Ingressantes; bolsas acadêmicas; estágios e mobilidade; ensino de línguas; ações específicas para estudantes com deficiência e necessidades especiais*; aquisição de material didático; redução do índice de evasão e reprovação; ações de incentivo à formação de cidadania; 3. Cursos de Informática; Aquisição de Equipamentos de Informática; 4. Saúde Física e Saúde Mental; 5. Incentivo à Formação Cultural; 6. Atenção aos filhos de estudantes 7. Educação e Prática Esportiva e Esporte e Lazer. * De acordo com o Decreto nº 7234, de 19 de julho de 2010.

Histórico • No período de fevereiro a julho/2011 realizamos várias reuniões com representantes: do

Histórico • No período de fevereiro a julho/2011 realizamos várias reuniões com representantes: do CTI, da empresa contratada e do SIEX/PROEX em conjunto com os membros da equipe DIRES e suas Divisões (DIASE, DIESU e DIVRU) para tecer o novo formato do Sistema de Informação dos Assuntos Estudantis.

Política de Assistência Estudantil Concepção: Conjunto de princípios e diretrizes que norteiam a implantação

Política de Assistência Estudantil Concepção: Conjunto de princípios e diretrizes que norteiam a implantação de ações para garantir o acesso, permanência e conclusão de curso dos estudantes da UFU, na perspectiva de inclusão social, formação ampliada, produção de conhecimentos, melhoria do desempenho acadêmico e da qualidade de vida.

Assistência Estudantil - política de articulação entre o ensino, pesquisa e extensão. Ensino Inclusão

Assistência Estudantil - política de articulação entre o ensino, pesquisa e extensão. Ensino Inclusão Social Formação Ampliada Produção de Conhecimento Melhoria do Desempenho acadêmico e da qualidade de vida Extensão Pesquisa

Assistência Estudantil/UFU Programas e Projetos nas Áreas temáticas: üMoradia; üAlimentação; üTransporte; üAssistência à Saúde;

Assistência Estudantil/UFU Programas e Projetos nas Áreas temáticas: üMoradia; üAlimentação; üTransporte; üAssistência à Saúde; üInclusão Digital; üCultura; üEsporte e Lazer; üApoio Pedagógico; üApoio aos Estudantes com deficiência e necessidades especiais de aprendizagem.

Modelo de Excelência em Gestão Pública Fonte: Instrumento para Avaliação da Gestão Pública, Ciclo

Modelo de Excelência em Gestão Pública Fonte: Instrumento para Avaliação da Gestão Pública, Ciclo 2008 -2009. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Brasil, 2009.

Modelo de Excelência em Gestão Pública Premissa: é preciso ser excelente sem deixar de

Modelo de Excelência em Gestão Pública Premissa: é preciso ser excelente sem deixar de ser público 1º Bloco: liderança, estratégias e planos, cidadãos e sociedade= planejamento 2º Bloco: Pessoas e Processos= execução 3º Bloco: resultados= controle 4º Bloco: informação e conhecimento (perpassa por todos os blocos anteriores = inteligência da Instituição).

Modelo de Excelência em Gestão Pública Fundamentos : a gestão pública para ser excelente

Modelo de Excelência em Gestão Pública Fundamentos : a gestão pública para ser excelente tem que ser legal, moral, impessoal, pública e eficiente (Cf. Art. 37 da Constituição Federal). Base de Sustentação: 1. Excelência dirigida ao Cidadão; 2. Gestão participativa; 3. Gestão baseada em processos e informação; 4. Valorização das pessoas; 5. Visão de Futuro; 6. Aprendizado Organizacional; 7. Agilidade 8. Foco em Resultados 9. Inovação 10. Controle Social

Finalidade O Sistema de Informação dos Assuntos Estudantis responder questões históricas do FONAPRACE, a

Finalidade O Sistema de Informação dos Assuntos Estudantis responder questões históricas do FONAPRACE, a saber: • QUEM SOMOS? • O QUE FAZEMOS? • COMO FAZEMOS? • QUANDO FAZEMOS? • PARA QUE FAZEMOS? deve

Finalidades do Sistema de Informação • • Inteligência da Instituição; Processa e avalia os

Finalidades do Sistema de Informação • • Inteligência da Instituição; Processa e avalia os dados da Instituição; Promove a publicidade dos dados e fatos; Oferece a possibilidade de corrigir ou melhorar suas práticas de gestão e consequentemente seu desempenho; • Transforma a burocracia em redes de unidades em alto desempenho; • Promove a interação on line entre as IFES.

Assistência Estudantil /UFU • “O momento que vivemos é um momento pleno de desafios.

Assistência Estudantil /UFU • “O momento que vivemos é um momento pleno de desafios. Mais do que nunca é preciso ter coragem, é preciso ter esperanças para enfrentar o presente. É preciso resistir e sonhar. É necessário alimentar os sonhos e concretizá-los dia-a-dia no horizonte de novos tempos mais humanos, mais justos, mais solidários ” Iamamoto Obrigada pela atenção!!!