Sistema Cardiovascular Aula de Biologia Tema Sistema Circulatrio

  • Slides: 32
Download presentation
Sistema Cardiovascular Aula de Biologia Tema: Sistema Circulatório

Sistema Cardiovascular Aula de Biologia Tema: Sistema Circulatório

Sistema Cardiovascular Circulatório 1) Introdução O sistema circulatório é responsável pelo transporte de elementos

Sistema Cardiovascular Circulatório 1) Introdução O sistema circulatório é responsável pelo transporte de elementos essenciais (glicose, oxigênio, hormônios) para o tecidos e de produtos do metabolismo (CO 2, uréia, amônia) para os órgãos excretores.

Sistema Cardiovascular Circulatório 2) Componentes do sistema circulatório: a) Sangue: Tipo de tecido conjuntivo

Sistema Cardiovascular Circulatório 2) Componentes do sistema circulatório: a) Sangue: Tipo de tecido conjuntivo líquido que flui pelo interior dos vasos sanguíneos. Partes do sangue I. Elementos figurados Células sanguíneas + plaquetas II. Plasma Água + proteínas + sais minerais Funções do sangue § Reparação de tecidos lesados § Resposta imunológica § Regula o p. H dos tecidos § Realiza o controle da temperatura corporal § Transporte de oxigênio, gás carbônico, hormônios e produtos do metabolismo. Sangue venoso: pobre em oxigênio (O 2) e rico em gás carbônico (CO 2). Sangue arterial: rico em oxigênio e pobre em gás carbônico (CO 2).

Sistema Cardiovascular Circulatório 2) Componentes do sistema circulatório: b) Vasos sanguíneos são estruturas em

Sistema Cardiovascular Circulatório 2) Componentes do sistema circulatório: b) Vasos sanguíneos são estruturas em forma de tubo que conduzem sangue pelo corpo. Tipos: Artérias, Veias e capilares. Constituição de um vaso sanguíneo -Tecido conjuntivo -Tecido muscular liso -Endotélio Obs: Capilares são formados apenas por camada endotelial.

Sistema Cardiovascular Circulatório 2) Componentes do sistema circulatório: b) Vasos sanguíneos I) Veias Tipo

Sistema Cardiovascular Circulatório 2) Componentes do sistema circulatório: b) Vasos sanguíneos I) Veias Tipo de vaso sanguíneo que conduz sangue de órgãos e tecidos do corpo para o coração. As veias possuem válvulas que mantém o sentido unidirecional do sangue garantido o seu retorno ao coração. São ilustradas com a cor azul.

Sistema Cardiovascular Circulatório 2) Componentes do sistema circulatório: b) Vasos sanguíneos I) Veias Problemas

Sistema Cardiovascular Circulatório 2) Componentes do sistema circulatório: b) Vasos sanguíneos I) Veias Problemas associados às válvulas venosas Surgimento de varizes

Sistema Cardiovascular Circulatório 2) Componentes do sistema circulatório: b) Vasos sanguíneos II) Artérias Tipo

Sistema Cardiovascular Circulatório 2) Componentes do sistema circulatório: b) Vasos sanguíneos II) Artérias Tipo de vaso sanguíneo que conduz sangue do coração para os órgãos e tecidos do corpo. § Transportam sangue sob alta pressão § Sua parede possui elasticidade § Tecido conjuntivo fibroso § Tecido conjuntivo elástico § Pressão arterial normal: § Sístole: 120 mm Hg § Diástole: 80 mm Hg São ilustradas com a cor vermelha.

Sistema Cardiovascular Circulatório 2) Componentes do sistema circulatório: b) Vasos sanguíneos II) Artérias

Sistema Cardiovascular Circulatório 2) Componentes do sistema circulatório: b) Vasos sanguíneos II) Artérias

Sistema Cardiovascular Circulatório 2) Componentes do sistema circulatório: b) Vasos sanguíneos II) Artérias

Sistema Cardiovascular Circulatório 2) Componentes do sistema circulatório: b) Vasos sanguíneos II) Artérias

Sistema Cardiovascular Circulatório 2) Componentes do sistema circulatório: b) Vasos sanguíneos II) Artérias coronárias

Sistema Cardiovascular Circulatório 2) Componentes do sistema circulatório: b) Vasos sanguíneos II) Artérias coronárias § Promovem a irrigação das células cardíacas da parede do coração (miocárdio). § Podem ser obstruídas por placas de gordura (colesterol). § A total obstrução das coronárias leva ao infarto (morte) do miocárdio. Coronárias (Placa de gordura) Ateroma

Sistema Cardiovascular Circulatório 2) Componentes do sistema circulatório: b) Vasos sanguíneos III) Capilares São

Sistema Cardiovascular Circulatório 2) Componentes do sistema circulatório: b) Vasos sanguíneos III) Capilares São vasos finíssimos, localizados entre veias e artérias. Formam rede de capilares por onde ocorre a passagem de oxigênio e nutrientes do sangue para os tecidos e de gás carbônico e excretas dos tecidos para o sangue. Artéria Capilares Veia

Sistema Cardiovascular Circulatório 2) Componentes do sistema circulatório: b) Vasos sanguíneos III) Capilares É

Sistema Cardiovascular Circulatório 2) Componentes do sistema circulatório: b) Vasos sanguíneos III) Capilares É a nível dos capilares pulmonares que ocorre a oxigenação do sangue (Hematose) Por difusão simples, sem gasto de energia CO 2 sai do sangue e vai para os pulmões. O 2 sai dos pulmões e vai para o sangue (hemoglobina).

Sistema Cardiovascular Circulatório 2) Componentes do sistema circulatório: c) Coração Órgão muscular oco que

Sistema Cardiovascular Circulatório 2) Componentes do sistema circulatório: c) Coração Órgão muscular oco que realiza o bombeamento do sangue no interior dos vasos sanguíneos. Formado por tecido muscular estriado cardíaco Cavidades Internas AD = Átrio direito VD = Ventrículo direito AE = Átrio esquerdo VE = Ventrículo esquerdo Válvula Tricúspide Válvula Bicúspide (Mitral) Vasos cardíacos I) Veias cavas (superior e inferior) II) Artérias pulmonares III) Veias pulmonares IV) Artéria aorta

Sistema Cardiovascular Circulatório 2) Componentes do sistema circulatório: c) Coração Valvopatias: disfunção das válvulas

Sistema Cardiovascular Circulatório 2) Componentes do sistema circulatório: c) Coração Valvopatias: disfunção das válvulas cardíacas § Causa o refluxo de sangue no interior do coração § Responsáveis pelo sopro cardíaco (ruído cardíaco) Batimentos Cardíacos § § § Contração do coração é denominado sístole Relaxamento do coração é denominado diástole Frequência cardíaca: 70 a 80 batimentos por minuto (normal) Controlados pelo parcapasso cardíaco (nódo sinoatrial) Modulada pelos neurotransmissores: Acetilcolina (↓) e Adrenalina (↑)

Sistema Cardiovascular Circulatório 2) Componentes do sistema circulatório: c) Coração Batimentos cardíacos Sístole -

Sistema Cardiovascular Circulatório 2) Componentes do sistema circulatório: c) Coração Batimentos cardíacos Sístole - Diástole Nódo sinoatrial geração impulso nervoso

Sistema Cardiovascular Circulatório 2) Componentes do sistema circulatório: c) Coração Circulação de sangue no

Sistema Cardiovascular Circulatório 2) Componentes do sistema circulatório: c) Coração Circulação de sangue no corpo I) Grande circulação (Circulação sistêmica) Ventrículo Esquerdo Aorta Tecidos Veias Cava Átrio Direito II) Pequena circulação (Circulação pulmonar) Ventrículo Direito Artéria Pulmonar Pulmões Veias Pulmonares Átrio Esquerdo

Sistema Cardiovascular Circulatório 3) Sistema Linfático Sistema linfático: conjunto de vasos que drenam e

Sistema Cardiovascular Circulatório 3) Sistema Linfático Sistema linfático: conjunto de vasos que drenam e devolvem ao sangue o plasma e células de defesa que extravasam para os tecidos. Mantém a quantidade de líquido intersticial (entre as células) em níveis normais. A disfunção do sistema de drenagem linfática pode ocasionar a formação de edemas (inchaços).

Sistema Cardiovascular Circulatório 3) Sistema Linfático Linfa: A linfa é o segundo fluido circulatório.

Sistema Cardiovascular Circulatório 3) Sistema Linfático Linfa: A linfa é o segundo fluido circulatório. § Deriva do sangue e é constituído por leucócitos, plasma, plaquetas, cloreto de sódio, oxigênio e dióxido carbono. § Como não possui hemácias a linfa é incolor ou ligeiramente rosada. § É a linfa que distribui os nutrientes e transporta os gases para o sangue e deste para as células.

Sistema Cardiovascular Circulatório 3) Sistema Linfático Sistema de drenagem Obs: hemácias em situações normais

Sistema Cardiovascular Circulatório 3) Sistema Linfático Sistema de drenagem Obs: hemácias em situações normais permanecem sempre no interior de vasos sanguíneos; porém os leucócitos podem migrar para os tecidos.

Sistema Cardiovascular Circulatório 3) Sistema Linfático Função de defesa do sistema linfático § Os

Sistema Cardiovascular Circulatório 3) Sistema Linfático Função de defesa do sistema linfático § Os vasos linfáticos possuem dilatações que amadurecem células de defesa e realiza a filtração da linfa, denominados linfonodos ou gânglios linfáticos. § Os linfonodos retiram da linfa: toxinas e microorganismos através da ação de anticorpos, plasmóticos, linfócitos e macrófagos.

Sistema Cardiovascular Circulatório 3) Sistema Linfático Função de defesa do sistema linfático § Os

Sistema Cardiovascular Circulatório 3) Sistema Linfático Função de defesa do sistema linfático § Os vasos linfáticos possuem dilatações que amadurecem células de defesa e realiza a filtração da linfa, denominados linfonodos ou gânglios linfáticos. § Os linfonodos retiram da linfa: toxinas e microorganismos através da ação de anticorpos, plasmóticos, linfócitos e macrófagos. § Em casos de infecção os linfonodos passam a amadurecer células de defesa e por isso aumentam de tamanho, formando as ínguas.

Sistema Cardiovascular Circulatório 3) Transplante cardíaco I) Em que situações é recomendado Em casos

Sistema Cardiovascular Circulatório 3) Transplante cardíaco I) Em que situações é recomendado Em casos de insuficiência cardíaca por parte do paciente. Condição em que o coração não é capaz de bombear sangue em quantidade suficiente para suprir as necessidades de oxigênio e nutrientes do organismo. II) Causas da insuficiência cardíaca Possui muitas causas, incluindo as doenças cardiológicas ou doenças de outros órgãos que afetem o funcionamento do coração. Obs: A insuficiência cardíaca é o fator que mais causa internações em hospitais no Brasil.

Sistema Cardiovascular Circulatório 3) Transplante cardíaco III) Principais sintomas da insuficiência cardíaca Dores no

Sistema Cardiovascular Circulatório 3) Transplante cardíaco III) Principais sintomas da insuficiência cardíaca Dores no peito; Falta de ar; Cansaço e fraqueza. IV) Limitações Número reduzido de doadores Poucos hospitais habilitados para a realização do transplante V) Custos do transplante Grande risco de infecções (consequência do uso de imonossupressores) Rejeição do coração transplantado (compatibilidade sistema ABO e HLA Antígenos Leucocitários Humanos) Risco de morte pela cirurgia (5 a 15%) Efeitos colaterais dos imunossupressores

Sistema Cardiovascular Circulatório 4) Transplante cardíaco Imagens da cirurgia

Sistema Cardiovascular Circulatório 4) Transplante cardíaco Imagens da cirurgia

Sistema Cardiovascular Circulatório 4) Transplante cardíaco Imagens da cirurgia Injeção de heparina (anticoagulante) e

Sistema Cardiovascular Circulatório 4) Transplante cardíaco Imagens da cirurgia Injeção de heparina (anticoagulante) e secção dos vasos cardíacos.

Sistema Cardiovascular Circulatório 4) Transplante cardíaco Imagens da cirurgia Imersão do coração em meio

Sistema Cardiovascular Circulatório 4) Transplante cardíaco Imagens da cirurgia Imersão do coração em meio salino e armazenamento a baixas temperaturas. Tempo máximo de armazenamento até a cirurgia: 4 horas.

Sistema Cardiovascular Circulatório Exercícios

Sistema Cardiovascular Circulatório Exercícios

Sistema Cardiovascular Circulatório 5) Exercícios (FUVEST) No coração dos mamíferos há passagem de sangue:

Sistema Cardiovascular Circulatório 5) Exercícios (FUVEST) No coração dos mamíferos há passagem de sangue: a) do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo; b) do ventrículo direito para o átrio direito; c) do ventrículo direito para o ventrículo esquerdo; d) do átrio direito para o átrio esquerdo; e) do átrio direito para o ventrículo esquerdo. RESPOSTA: A

Sistema Cardiovascular Circulatório 5) Exercícios (UNESP) O esquema abaixo representa o coração de um

Sistema Cardiovascular Circulatório 5) Exercícios (UNESP) O esquema abaixo representa o coração de um mamífero: Baseando-se no esquema, responda: a) Quais os nomes dos vasos representados pelos números I e II? b) Qual é o destino do sangue que percorre estes vasos? Resposta: A) I = artéria aorta; II – artérias pulmonares Aorta conduz sangue arterial para os tecidos Artérias pulmonares conduz sangue venoso para os pulmões.

Sistema Cardiovascular Circulatório 5) Exercícios (UNESP) A função das válvulas existentes nas veias é:

Sistema Cardiovascular Circulatório 5) Exercícios (UNESP) A função das válvulas existentes nas veias é: a) retardar o fluxo sangüíneo; Resposta: B b) impedir o refluxo de sangue; c) acelerar os batimentos cardíacos; d) retardar as pulsações; e) reforçar as paredes dos vasos. (UFPB) A válvula, localizada no orifício átrio ventricular direito, para impedir o refluxo de sangue no coração dos mamíferos, chama-se: a) bicúspide b) aórtica Resposta: (E) Tricúspide c) mitral d) pulmonar e) tricúspide

Sistema Cardiovascular Circulatório 5) Exercícios (PUC) Um pesquisador, introduzindo cateteres plásticos através de veias

Sistema Cardiovascular Circulatório 5) Exercícios (PUC) Um pesquisador, introduzindo cateteres plásticos através de veias e artérias periféricas de um cachorro, colheu amostras de sangue nos locais apontados na figura abaixo. Em cada amostra dosou a saturação de 02 do sangue. O resultado mais provável encontrado em relação à saturação (SAT) foi: a) SAT 6 = SAT 5 > SAT 4 = SAT 3; b) SAT 3 = SAT 4 > SAT 1 = SAT 2; c) SAT 4 > SAT 3 = SAT 5; d) SAT 6 > SAT 5; e) SAT 7 = SAT 4. Resposta: letra A

Sistema Cardiovascular Circulatório 5) Exercícios (UNIP) Nas opções a seguir estão relacionadas cavidades cardíacas

Sistema Cardiovascular Circulatório 5) Exercícios (UNIP) Nas opções a seguir estão relacionadas cavidades cardíacas e vasos sangüíneos. Assinale aquela que reúna cavidades e vasos nos quais, no homem adulto, o sangue encontrado será sempre arterial. a) ventrículo esquerdo, aorta e artéria pulmonar; b) átrio esquerdo, veia pulmonar e aorta; c) ventrículo direito, artéria pulmonar e aorta; d) átrio direito, veia cava e veia pulmonar; e) ventrículo direito, veia pulmonar e artéria pulmonar. Resposta: letra b