SINTAXE DO PERODO SIMPLES SINTAXE DA ORAO PERODO

  • Slides: 31
Download presentation
SINTAXE DO PERÍODO SIMPLES

SINTAXE DO PERÍODO SIMPLES

SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES O QUE É SINTAXE? É a parte da gramática

SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES O QUE É SINTAXE? É a parte da gramática que estuda as relações entre as palavras dentro de uma frase. O QUE DEVEMOS APRENDER? Identificar e reconhecer os constituintes sintáticos de uma oração (sujeito, predicado, objeto direto. . . ) e interpretar o sentido desses constituintes.

SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES A análise sintática deve se realizar em conjunto com

SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES A análise sintática deve se realizar em conjunto com a análise semântica. Ex. : O aluno tocou a campainha nervoso. O aluno nervoso tocou a campainha.

SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES A gramática tradicional convencionou que os termos da oração

SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES A gramática tradicional convencionou que os termos da oração são classificados em: Essenciais • Sujeito e Predicado Integrantes • Complementos verbais, Comp. Nominal e Agente da Passiva Acessórios • Adj. Adnominal, Adj. Adverbial e Aposto Vocativo • Termo isolado

SINTAXE DO PERÍODO SIMPLES

SINTAXE DO PERÍODO SIMPLES

SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES DIFERENCIANDO AS ESTRUTURAS FRASE – É todo enunciado linguístico

SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES DIFERENCIANDO AS ESTRUTURAS FRASE – É todo enunciado linguístico (palavra ou conjunto de palavras) que possui sentido completo. Independe de extensão e deve terminar com pausa bem definida expressa pelos sinais de pontuação. ; ! ? . . . Ex. : Final de ano, início de tormento. Fogo! Frase ≠ Oração

SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES DIFERENCIANDO AS ESTRUTURAS ORAÇÃO – É todo enunciado que

SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES DIFERENCIANDO AS ESTRUTURAS ORAÇÃO – É todo enunciado que se organiza ao redor de um verbo ou locução verbal. Ex. : Tudo começa com o pagamento da dívida. OBSERVAÇÃO: O verbo pode estar elíptico (não aparece) Ex. : O filme fez tanto sucesso quanto (fez) a novela.

1 VERBO = 1 ORAÇÃO = 1 PERÍODO SIMPLES (ORAÇÃO ABSOLUTA) 2 OU +

1 VERBO = 1 ORAÇÃO = 1 PERÍODO SIMPLES (ORAÇÃO ABSOLUTA) 2 OU + VERBOS = 2 OU + ORAÇÕES = 1 PERÍODO COMPOSTO COORDENAÇÃO SUBORDINAÇÃO MISTO

SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES DIFERENCIANDO AS ESTRUTURAS PERÍODO – É a frase organizada

SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES DIFERENCIANDO AS ESTRUTURAS PERÍODO – É a frase organizada em uma, duas ou mais orações. Ex. : Os morcegos possuem hábitos noturnos. EX. : A menina correu, pulou, saltou e ficou mais feliz.

SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES SUJEITO ü É o termo que pratica uma ação;

SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES SUJEITO ü É o termo que pratica uma ação; ü É o termo que sofre uma ação; ü É o termo sobre o qual declaramos ou dizemos algo; * É o termo que provoca a conjugação verbal. Exemplos: Jéssica estudou muito. Vanessa foi maltratada. Geize é uma ótima aluna.

SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES NÚCLEO DO SUJEITO Quando o sujeito é formado por

SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES NÚCLEO DO SUJEITO Quando o sujeito é formado por mais de uma palavra, há sempre uma de maior importância semântica, designando o ser sobre o qual de declara algo. A essa palavra damos o nome de núcleo do sujeito. Ex. : Os jovens / adoraram a iniciativa. Ex. : Os meninos estudiosos do 2º ano / acharam a prova fácil.

SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES TIPOS DE SUJEITO Determinados Simples: Possui apenas um núcleo

SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES TIPOS DE SUJEITO Determinados Simples: Possui apenas um núcleo Ex. : A menina sorriu. Composto: Dois ou mais núcleos. Ex. : Romeu e Julieta morreram do mal de amor.

SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES TIPOS DE SUJEITO Indeterminado Conceito: Quando não se pode

SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES TIPOS DE SUJEITO Indeterminado Conceito: Quando não se pode ou não se quer identificar. 1ª ocorrência: Verbo na 3ª do plural sem haver sujeito expresso no contexto. Ex. : Telefonaram para você. 2ª ocorrência: Verbo na 3ª do plural + índice de indeterminação do sujeito “se”. Ex. : Precisa-se de digitadores.

SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES QUANDO A PARTÍCULA “SE” É APASSIVADORA Basta verificar as

SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES QUANDO A PARTÍCULA “SE” É APASSIVADORA Basta verificar as duas condições: 1. Verbo transitivo direto flexionado na terceira pessoa do singular ou plural; 2. Possibilidade de transformação para a voz passiva analítica. Ex. : Quebrou-se a vidraça. Venderam-se carros.

Obs 1. : Para a NGB (Nomenclatura Gramatical Brasileira) não existem as denominações oculto,

Obs 1. : Para a NGB (Nomenclatura Gramatical Brasileira) não existem as denominações oculto, elíptico ou desinencial – no lugar delas, diz-se apenas que o sujeito é simples. Obs 2. : Inexistente não é um tipo de sujeito; nesse caso, o mais coerente é dizer que a oração não tem sujeito. Obs 3. : Sujeito indeterminado – pode ser acidental ou proposital. Os meninos estavam alegres. Chegaram tarde da festa. (Sujeito simples: os meninos)

SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES ORAÇÃO SEM SUJEITO Temos oração sem sujeito quando a

SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES ORAÇÃO SEM SUJEITO Temos oração sem sujeito quando a informação veiculada pelo predicado centra-se num verbo impessoal. Portanto, não há relação sujeito/verbo. 1. VERBOS QUE EXPRIMEM FENÔMENOS DA NATUREZA (chover, ventar, anoitecer, amanhecer, relampejar, trovejar, nevar, etc. ) Ex. : Choveu torrencialmente em Mato Grosso.

SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES ORAÇÃO SEM SUJEITO EXCEÇÃO: Se o verbo que exprime

SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES ORAÇÃO SEM SUJEITO EXCEÇÃO: Se o verbo que exprime fenômeno natural for empregado no sentido figurado, então haverá sujeito. Ex. : Choveram reclamações contra aquela empresa.

SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES ORAÇÃO SEM SUJEITO 2. VERBOS FAZER, SER, ESTAR, NA

SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES ORAÇÃO SEM SUJEITO 2. VERBOS FAZER, SER, ESTAR, NA INDICAÇÃO DE TEMPO CRONOLÓGICO OU CLIMA: Ex. : Faz dois anos que ele saiu. É uma hora. Está frio.

SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES ORAÇÃO SEM SUJEITO 3. O VERBO HAVER NO SENTIDO

SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES ORAÇÃO SEM SUJEITO 3. O VERBO HAVER NO SENTIDO DE EXISTIR OU INDICANDO TEMPO TRANSCORRIDO. Ex. : Há muitos alunos na sala. Há dois meses que não vejo Maria.

SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES ORAÇÃO SEM SUJEITO ATENÇÃO ! O verbo existir não

SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES ORAÇÃO SEM SUJEITO ATENÇÃO ! O verbo existir não é impessoal. Sendo assim, ele possuirá sujeito expresso na oração. Ex. : Existiam quatro pessoas interessadas na vaga.

EXERCÍCIOS Texto I As Rosas não falam Bate outra vez com esperança o meu

EXERCÍCIOS Texto I As Rosas não falam Bate outra vez com esperança o meu coração Pois já vai terminando o verão, enfim Volto ao jardim na certeza que devo chorar Pois bem sei que não queres voltar para mim Queixo-me às rosas mas que bobagem as rosas não falam Simplesmente as rosas exalam o perfume que roubam de ti, ai Devias vir para ver os meus olhos tristonhos E quem sabe sonhar os meus sonhos, por fim Cartola

Questão 01 Considerando o primeiro verso, qual o sujeito do verbo “bater”? a) “o

Questão 01 Considerando o primeiro verso, qual o sujeito do verbo “bater”? a) “o meu coração” b) Sujeito oculto (ele) c) Oração sem sujeito d) Sujeito indeterminado e) “esperança”

GABARITO: A

GABARITO: A

TEXTO II As Cobras, Luís Fernando Veríssimo

TEXTO II As Cobras, Luís Fernando Veríssimo

Questão 02 Segundo a NGB, no 3º quadrinho da tira encontramos sujeito: a) Oculto

Questão 02 Segundo a NGB, no 3º quadrinho da tira encontramos sujeito: a) Oculto b) Simples c) Desinencial d) Elíptico e) Subentendido

GABARITO: B

GABARITO: B

TEXTO III As Cobras, Luís Fernando Veríssimo

TEXTO III As Cobras, Luís Fernando Veríssimo

Questão 03 Lendo novamente o que está expresso no primeiro quadrinho, percebe-se: a) O

Questão 03 Lendo novamente o que está expresso no primeiro quadrinho, percebe-se: a) O sujeito é “Nosso novo técnico” b) É um caso clássico de oração sem sujeito c) Trata-se de um sujeito oculto d) O sujeito só pode ser determinado ao lermos os outros quadrinhos e) O sujeito está indeterminado

GABARITO: A

GABARITO: A