SINTAXE DO PERODO SIMPLES SINTAXE DA ORAO PERODO































- Slides: 31

SINTAXE DO PERÍODO SIMPLES

SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES O QUE É SINTAXE? É a parte da gramática que estuda as relações entre as palavras dentro de uma frase. O QUE DEVEMOS APRENDER? Identificar e reconhecer os constituintes sintáticos de uma oração (sujeito, predicado, objeto direto. . . ) e interpretar o sentido desses constituintes.

SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES A análise sintática deve se realizar em conjunto com a análise semântica. Ex. : O aluno tocou a campainha nervoso. O aluno nervoso tocou a campainha.

SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES A gramática tradicional convencionou que os termos da oração são classificados em: Essenciais • Sujeito e Predicado Integrantes • Complementos verbais, Comp. Nominal e Agente da Passiva Acessórios • Adj. Adnominal, Adj. Adverbial e Aposto Vocativo • Termo isolado

SINTAXE DO PERÍODO SIMPLES

SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES DIFERENCIANDO AS ESTRUTURAS FRASE – É todo enunciado linguístico (palavra ou conjunto de palavras) que possui sentido completo. Independe de extensão e deve terminar com pausa bem definida expressa pelos sinais de pontuação. ; ! ? . . . Ex. : Final de ano, início de tormento. Fogo! Frase ≠ Oração

SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES DIFERENCIANDO AS ESTRUTURAS ORAÇÃO – É todo enunciado que se organiza ao redor de um verbo ou locução verbal. Ex. : Tudo começa com o pagamento da dívida. OBSERVAÇÃO: O verbo pode estar elíptico (não aparece) Ex. : O filme fez tanto sucesso quanto (fez) a novela.

1 VERBO = 1 ORAÇÃO = 1 PERÍODO SIMPLES (ORAÇÃO ABSOLUTA) 2 OU + VERBOS = 2 OU + ORAÇÕES = 1 PERÍODO COMPOSTO COORDENAÇÃO SUBORDINAÇÃO MISTO

SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES DIFERENCIANDO AS ESTRUTURAS PERÍODO – É a frase organizada em uma, duas ou mais orações. Ex. : Os morcegos possuem hábitos noturnos. EX. : A menina correu, pulou, saltou e ficou mais feliz.


SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES SUJEITO ü É o termo que pratica uma ação; ü É o termo que sofre uma ação; ü É o termo sobre o qual declaramos ou dizemos algo; * É o termo que provoca a conjugação verbal. Exemplos: Jéssica estudou muito. Vanessa foi maltratada. Geize é uma ótima aluna.

SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES NÚCLEO DO SUJEITO Quando o sujeito é formado por mais de uma palavra, há sempre uma de maior importância semântica, designando o ser sobre o qual de declara algo. A essa palavra damos o nome de núcleo do sujeito. Ex. : Os jovens / adoraram a iniciativa. Ex. : Os meninos estudiosos do 2º ano / acharam a prova fácil.

SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES TIPOS DE SUJEITO Determinados Simples: Possui apenas um núcleo Ex. : A menina sorriu. Composto: Dois ou mais núcleos. Ex. : Romeu e Julieta morreram do mal de amor.

SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES TIPOS DE SUJEITO Indeterminado Conceito: Quando não se pode ou não se quer identificar. 1ª ocorrência: Verbo na 3ª do plural sem haver sujeito expresso no contexto. Ex. : Telefonaram para você. 2ª ocorrência: Verbo na 3ª do plural + índice de indeterminação do sujeito “se”. Ex. : Precisa-se de digitadores.

SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES QUANDO A PARTÍCULA “SE” É APASSIVADORA Basta verificar as duas condições: 1. Verbo transitivo direto flexionado na terceira pessoa do singular ou plural; 2. Possibilidade de transformação para a voz passiva analítica. Ex. : Quebrou-se a vidraça. Venderam-se carros.

Obs 1. : Para a NGB (Nomenclatura Gramatical Brasileira) não existem as denominações oculto, elíptico ou desinencial – no lugar delas, diz-se apenas que o sujeito é simples. Obs 2. : Inexistente não é um tipo de sujeito; nesse caso, o mais coerente é dizer que a oração não tem sujeito. Obs 3. : Sujeito indeterminado – pode ser acidental ou proposital. Os meninos estavam alegres. Chegaram tarde da festa. (Sujeito simples: os meninos)

SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES ORAÇÃO SEM SUJEITO Temos oração sem sujeito quando a informação veiculada pelo predicado centra-se num verbo impessoal. Portanto, não há relação sujeito/verbo. 1. VERBOS QUE EXPRIMEM FENÔMENOS DA NATUREZA (chover, ventar, anoitecer, amanhecer, relampejar, trovejar, nevar, etc. ) Ex. : Choveu torrencialmente em Mato Grosso.

SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES ORAÇÃO SEM SUJEITO EXCEÇÃO: Se o verbo que exprime fenômeno natural for empregado no sentido figurado, então haverá sujeito. Ex. : Choveram reclamações contra aquela empresa.

SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES ORAÇÃO SEM SUJEITO 2. VERBOS FAZER, SER, ESTAR, NA INDICAÇÃO DE TEMPO CRONOLÓGICO OU CLIMA: Ex. : Faz dois anos que ele saiu. É uma hora. Está frio.

SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES ORAÇÃO SEM SUJEITO 3. O VERBO HAVER NO SENTIDO DE EXISTIR OU INDICANDO TEMPO TRANSCORRIDO. Ex. : Há muitos alunos na sala. Há dois meses que não vejo Maria.

SINTAXE DA ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES ORAÇÃO SEM SUJEITO ATENÇÃO ! O verbo existir não é impessoal. Sendo assim, ele possuirá sujeito expresso na oração. Ex. : Existiam quatro pessoas interessadas na vaga.

EXERCÍCIOS Texto I As Rosas não falam Bate outra vez com esperança o meu coração Pois já vai terminando o verão, enfim Volto ao jardim na certeza que devo chorar Pois bem sei que não queres voltar para mim Queixo-me às rosas mas que bobagem as rosas não falam Simplesmente as rosas exalam o perfume que roubam de ti, ai Devias vir para ver os meus olhos tristonhos E quem sabe sonhar os meus sonhos, por fim Cartola

Questão 01 Considerando o primeiro verso, qual o sujeito do verbo “bater”? a) “o meu coração” b) Sujeito oculto (ele) c) Oração sem sujeito d) Sujeito indeterminado e) “esperança”

GABARITO: A

TEXTO II As Cobras, Luís Fernando Veríssimo

Questão 02 Segundo a NGB, no 3º quadrinho da tira encontramos sujeito: a) Oculto b) Simples c) Desinencial d) Elíptico e) Subentendido

GABARITO: B

TEXTO III As Cobras, Luís Fernando Veríssimo

Questão 03 Lendo novamente o que está expresso no primeiro quadrinho, percebe-se: a) O sujeito é “Nosso novo técnico” b) É um caso clássico de oração sem sujeito c) Trata-se de um sujeito oculto d) O sujeito só pode ser determinado ao lermos os outros quadrinhos e) O sujeito está indeterminado

GABARITO: A
