Sigame Lngua Portuguesa 2 Srie Ensino Mdio Professora

  • Slides: 27
Download presentation

Siga-me! Língua Portuguesa – 2ª Série – Ensino Médio Professora Taiana Souza

Siga-me! Língua Portuguesa – 2ª Série – Ensino Médio Professora Taiana Souza

Siga-me! Objetivo da aula: “Identificar a utilização de argumentos de autoridade na construção da

Siga-me! Objetivo da aula: “Identificar a utilização de argumentos de autoridade na construção da argumentação apresentada em textos do gênero reportagem e reconhecer os movimentos da argumentação no tipo textual expositivo-argumentativo do gênero textual reportagem, a partir das atividades do Caderno do Aluno Aprender Sempre”. Habilidades: “Elaborar estratégias de produção de textos diversos (verbais e não verbais), respeitando as suas diferentes características de gênero e os procedimentos de coesão e coerência textual”.

Conteúdos de hoje • Influenciadores ao longo da história. • Leitura e análise da

Conteúdos de hoje • Influenciadores ao longo da história. • Leitura e análise da reportagem “De onde vieram os influenciadores? ”, por Denis Pacheco.

Caderno do aluno Aulas 3 e 4. Atividades propostas: páginas 20 a 23. Aprender

Caderno do aluno Aulas 3 e 4. Atividades propostas: páginas 20 a 23. Aprender sempre, 2021. Caderno do Aluno, Língua Portuguesa, 2ª série, EM, vol. 1, p. 20 a 23.

É hora do chat, galera! © Unsplash Vale a pena seguir?

É hora do chat, galera! © Unsplash Vale a pena seguir?

É hora do chat, galera! ©Pixabay Vale a pena seguir?

É hora do chat, galera! ©Pixabay Vale a pena seguir?

É hora do chat, galera! Vale a pena seguir? Bundesarchiv, Bild 183 -S 33882

É hora do chat, galera! Vale a pena seguir? Bundesarchiv, Bild 183 -S 33882 / CC BY-SA 3. 0 DE. Wikimedia Commons. Disponível em: <https: //commons. wikimedia. org/wiki/File: Adolf_Hitler _cropped_restored. jpg>. Acesso em: 9 fev. 2021.

É hora do chat, galera! Vale a pena seguir? John Mathew Smith 2010. CC

É hora do chat, galera! Vale a pena seguir? John Mathew Smith 2010. CC BY-SA 2. 0. Wikimedia Commons. Disponível em: <https: //commons. wikimedia. org/wiki/File: Diana, _Prin cess_of_Wales_1997_(2). jpg>. Acesso em: 9 fev. 2021.

É hora do chat, galera! Defina esta imagem em uma frase: 1 min Aprender

É hora do chat, galera! Defina esta imagem em uma frase: 1 min Aprender Sempre, 2021. Caderno do Aluno, Língua Portuguesa, 2 ª série EM, vol. 1, p. 21.

“De onde vieram os influenciadores? ” Por Denis Pacheco, com reportagem de Gabriel Guerra

“De onde vieram os influenciadores? ” Por Denis Pacheco, com reportagem de Gabriel Guerra e Matheus Souza, em 10/06/2020 “A gente considera influenciador, no discurso ‘comum’, como uma pessoa que tem um grande número de seguidores e influencia pessoas”, explica Pablo Ortellado, professor do curso de Gestão. Públicas de Políticas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP e coordenador do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação (Gpopai). Fonte: PACHECO, D. ; GUERRA, G. e SOUZA, M. Vale tudo pela sua atenção nas redes sociais? Jornal da USP, 2020. Texto adaptado para esta sequência de atividades. Aprender Sempre, 2021. Caderno do Aluno, Língua Portuguesa, 2 ª série EM, vol. 1, p. 20.

É hora do chat, galera! Qual é a ideia central do 1º parágrafo? 1

É hora do chat, galera! Qual é a ideia central do 1º parágrafo? 1 min

“De onde vieram os influenciadores? ” Para ele, a teoria por trás dos influenciadores

“De onde vieram os influenciadores? ” Para ele, a teoria por trás dos influenciadores começou lá atrás, com a ideia, ainda na época dos meios de comunicação de massa, de que as pessoas não se informavam diretamente com a fonte primária, mas em sistema de duas escalas. “Uma pessoa tinha muita influência em uma determinada comunidade, se informava, formava uma opinião e distribuía entre as pessoas sobre quem ela tinha ascendência”, esclarece. Fonte: PACHECO, D. ; GUERRA, G. e SOUZA, M. Vale tudo pela sua atenção nas redes sociais? Jornal da USP, 2020. Texto adaptado para esta sequência de atividades. Aprender Sempre, 2021. Caderno do Aluno, Língua Portuguesa, 2 ª série EM, vol. 1, p. 21.

É hora do chat, galera! Qual é a ideia central do 2º parágrafo? 1

É hora do chat, galera! Qual é a ideia central do 2º parágrafo? 1 min

“De onde vieram os influenciadores? ” Armados com diferentes tipos de retórica, os influenciadores

“De onde vieram os influenciadores? ” Armados com diferentes tipos de retórica, os influenciadores se distinguem não apenas pela plataforma ou canal no qual se fazem mais presentes, mas também pelos diferentes usos de linguagem que utilizam para atingir seus públicos. “Tem influenciador que tem linguagens muito simples, que simplesmente se apoia no seu carisma. Outros são influenciadores que se estabelecem porque eles têm algum conhecimento técnico, como esses da área de ciências. Não tem uma regra geral”, classifica Fonte: PACHECO, D. ; GUERRA, G. e SOUZA, M. Vale tudo pela sua atenção nas redes sociais? Jornal da USP, 2020. Ortellado. Texto adaptado para esta sequência de atividades. Aprender Sempre, 2021. Caderno do Aluno, Língua Portuguesa, 2 ª série EM, vol. 1, p. 21.

É hora do chat, galera! Qual é a ideia central do 3º parágrafo? 1

É hora do chat, galera! Qual é a ideia central do 3º parágrafo? 1 min

“De onde vieram os influenciadores? ” Para Elizabeth Nicolau Saad Corrêa, professora da Escola

“De onde vieram os influenciadores? ” Para Elizabeth Nicolau Saad Corrêa, professora da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e pesquisadora nas áreas de comunicação e jornalismo digital, existem dois tipos de influenciadores em ação nas redes. “De um lado a gente tem o ‘influencer efetivo’, que é aquela pessoa que tem um conjunto de competências e habilidades num determinado tema e que por conta desse conjunto ela ganha legitimidade para falar sobre ele”, explica ela. Fonte: PACHECO, D. ; GUERRA, G. e SOUZA, M. Vale tudo pela sua atenção nas redes sociais? Jornal da USP, 2020. Texto adaptado para esta sequência de atividades. Aprender Sempre, 2021. Caderno do Aluno, Língua Portuguesa, 2 ª série EM, vol. 1, p. 21.

É hora do chat, galera! Qual é a ideia central do 4º parágrafo? 1

É hora do chat, galera! Qual é a ideia central do 4º parágrafo? 1 min

“De onde vieram os influenciadores? ” Na sequência, de acordo com a professora, o

“De onde vieram os influenciadores? ” Na sequência, de acordo com a professora, o segundo tipo de influenciador é um fenômeno característico que nasce nas brechas das redes sociais. “São aqueles que são alavancados por meio de quantidade de likes e de ampliação de seguidores, algumas vezes por meio de compra de seguidores”, pontua ao deixar claro que, para enquadrar pessoas nessa categoria, é necessária uma análise cuidadosa. Fonte: PACHECO, D. ; GUERRA, G. e SOUZA, M. Vale tudo pela sua atenção nas redes sociais? Jornal da USP, 2020. Texto adaptado para esta sequência de atividades. Aprender Sempre, 2021. Caderno do Aluno, Língua Portuguesa, 2 ª série EM, vol. 1, p. 21.

É hora do chat, galera! Qual é a ideia central do 5º parágrafo? 1

É hora do chat, galera! Qual é a ideia central do 5º parágrafo? 1 min

É hora do chat, galera! Qual tese é defendida no texto? 1 min

É hora do chat, galera! Qual tese é defendida no texto? 1 min

É hora do chat, galera! Para reforçar a tese apresentada no início do texto,

É hora do chat, galera! Para reforçar a tese apresentada no início do texto, o autor cita a fala de alguns especialistas: quem são eles? 1 min

É hora do chat, galera! Quem você tem seguido nas redes sociais? 1 min

É hora do chat, galera! Quem você tem seguido nas redes sociais? 1 min

Agora é a sua vez. . . Responda às atividades do Caderno Aprender Sempre,

Agora é a sua vez. . . Responda às atividades do Caderno Aprender Sempre, volume 1, páginas 20 a 23. Em caso de dúvida, procure o seu professor de Língua Portuguesa. Aprender sempre, 2021. Caderno do Aluno, Língua Portuguesa, 2ª série, EM, vol. 1, p. 20 a 23.

Atividade complementar Compartilhe suas impressões conosco! Imagens, vídeos, podcast etc. #Euno. CMSP #leitura. CMSP

Atividade complementar Compartilhe suas impressões conosco! Imagens, vídeos, podcast etc. #Euno. CMSP #leitura. CMSP @linguaportuguesacmsp_em

Revisão dos conteúdos de hoje • Influenciadores ao longo da história. • Leitura e

Revisão dos conteúdos de hoje • Influenciadores ao longo da história. • Leitura e análise da reportagem “De onde vieram os influenciadores? ”, por Denis Pacheco.

Agradecimento Obrigada. Bons estudos. Até a próxima aula!

Agradecimento Obrigada. Bons estudos. Até a próxima aula!