SERVIR E SALVAR Lio 9 para 27 de

  • Slides: 9
Download presentation
SERVIR E SALVAR Lição 9 para 27 de fevereiro de 2021

SERVIR E SALVAR Lição 9 para 27 de fevereiro de 2021

Os capítulos de Isaías 41 -45 nos apresentam três personagens especiais. Um servo que

Os capítulos de Isaías 41 -45 nos apresentam três personagens especiais. Um servo que se identifica com o povo de Israel. Um servo ungido (Messias) que teria uma missão difícil pela frente (capítulo 49). Um libertador ungido (messias), identificado pelo nome: Ciro. 1 Um povo servo. Isaías 41. 3 Um messias libertador. Isaías 44: 26 -45: 6. 2 Um Messias servo. Isaías 42: 1 -7. 4 Uma missão difícil para o servo. Isaías 49: 1 -12.

UM POVO SERVO “Porém tu, ó Israel, servo meu, tu Jacó, a quem elegi

UM POVO SERVO “Porém tu, ó Israel, servo meu, tu Jacó, a quem elegi descendên-ci de Abraão, meu amigo; Tu a quem tomei desde os fins da terra, e t chamei dentre os seus mais excelentes, e te disse: Tu és o meu servo, a ti escolhi e nunca te rejeitei. ” (Isaías 41: 8 -9) O servo aqui apresentado é, sem dúvida, identificado com o povo de Deus (na época, Israel e Judá). Podemos pensar que todas as referências ao servo que aparecem mais tarde em Isaías também se referem a Israel. Em outros lugares, no entanto, fala-se de um servo anônimo que libertaria Israel e morreria em sacrifício (Isaías 49: 6 -7; 52: 13 -53: 12). Há, portanto, dois servos em Isaías. Um deles, identificado pelo nome, refere-se ao povo de Deus que são mantidos e redimidos. O segundo, anônimo, para o Messias Redentor.

UM MESSIAS SERVO “Eis aqui o meu servo, a quem sustenho, o meu eleito,

UM MESSIAS SERVO “Eis aqui o meu servo, a quem sustenho, o meu eleito, em quem se apraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele; ele trará justiça aos gentios. ” (Isaías 42: 1) Quem é esse servo anônimo e qual é sua missão ? Isaías 42: 1 Isaías 42: 2 -4 Isaías 42: 5 -6 Isaías 42: 7 Dá justiça às nações Cumpra seus objetivos silenciosa e humildemente Serve como um pacto entre Deus e o povo Dá luz e esperança ao curar a cegueira e libertar prisioneiros O trabalho deste servo é comparável ao da "vara do tronco de Jesse" e do filho prometido (Isaías 11: 1 -5; 9: 6 -7). Podemos, portanto, identificar este servo como o Messias, Jesus de Nazaré (Mateus 12: 15 -

UM MESSIAS LIBERTADOR (1) “Assim diz o SENHOR ao seu ungido, a Ciro, a

UM MESSIAS LIBERTADOR (1) “Assim diz o SENHOR ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater as nações diante de sua face, e descingir os lombos dos reis, para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão. ” (Isaías 45: 1) Como é possível que Deus chame Ciro, um rei persa, messias (ungido)? Em Israel, dois tipos de pessoas foram ungidas: sacerdotes e reis (Ec. 28: 41; 1 R. 1: 34); embora às vezes também foram ungidos para profetas (1 R. 19: 16). O Ungido por Antonomasia, o Messias, unifica todas essas funções em si. Ele é um sacerdote, rei e profeta (Heb. 6: 20; P. 17: 14; Lc 13: 33). No entanto, Ciro é ungido apenas para uma dessas funções. Ele é o rei ungido chamado de Deus para cumprir uma missão específica: libertar seu povo.

UM MESSIAS LIBERTADOR (2) “Que digo de Ciro: É meu pastor, e cumprirá tudo

UM MESSIAS LIBERTADOR (2) “Que digo de Ciro: É meu pastor, e cumprirá tudo o que me apraz, dizendo também a Jerusalém: Tu serás edificada; e ao templo: Tu serás fundado. ” (Isaías 44: 28) A Bíblia e a arqueologia se unem para confirmar o cumprimento exato das profecias de Isaías sobre Ciro (1 Cr. 36: 22 -23; Esd. 1; Dn. 6: 28). Cilindro de Ciro secou os Eufrates para tomar a cidade da Babilônia (Is. 44: 27), autorizou o retorno dos judeus a Jerusalém, e providenciou tudo o que é necessário para a reconstrução do templo (Is. 44: 28). Tudo isso foi anunciado 150 anos antes de acontecer! Isso levou alguns a rejeitar Isaías como autor desses capítulos. No entanto, a descoberta dos pergaminhos do Mar Morto nos entrincheira na ideia de um único autor para o livro de Isaías: O Profeta que viveu e foi inspirado por Deus no século

E. G. W. (Vidas que falam, 8 de setembro) “Tomando o rei conhecimento das

E. G. W. (Vidas que falam, 8 de setembro) “Tomando o rei conhecimento das palavras que prediziam, mais de um século antes do seu nascimento, uma maneira pela qual Babilônia deveria ser tomada; ao ler uma mensagem a ele dirigida pelo Rei do Universo. . . seu coração foi profundamente movido, e ele se determinou cumprir sua missão divinamente designada. Ele libertaria os cativos; ele os ajudaria a restaurar o templo de Jeová. Numa proclamação escrita publicada “por todo o seu reino”, Ciro fez conhecido o seu desejo de providenciar o retorno dos hebreus e a reconstrução do seu templo. ”

UMA MISSÃO DIFÍCIL PARA O SERVO “Disse mais: Pouco é que sejas o meu

UMA MISSÃO DIFÍCIL PARA O SERVO “Disse mais: Pouco é que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Jacó, e tornares a trazer os preservados de Israel; também te dei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra. ” (Isaías 49: 6) É relativamente fácil identificar este servo. : Chamado desde o ventre Lc. 1: 31 v. 1 Ap. 1: 16 v. 2 Tem uma espada afiada na boca. Deus se gloriaria nele Lc. 3: 22 v. 3 v. 4 Sua mensagem não seria aceita Lc. 9: 22 v. 5 Atrairia as tribos de Israel Jo. 12: 32 Seria luz para as nações Jo. 8: 12; 9: 5 v. 6 v. 7 Ele seria menosprezado e abominado Mt. 26: 67 Apesar da dificuldade de sua missão, e da rejeição recebida, Jesus não cedeu ao seu esforço. Como resultado, pode nos oferecer redenção eterna.

“No coração de Cristo, onde reinava perfeita harmonia com Deus, havia paz perfeita. Nunca

“No coração de Cristo, onde reinava perfeita harmonia com Deus, havia paz perfeita. Nunca Se exaltou por aplauso, nem ficou abatido por censuras ou decepções. Entre as maiores oposições e o mais cruel tratamento, ainda Ele estava de bom ânimo… Quando somos nascidos de cima, encontrar-se-á em nós o mesmo espírito que havia em Jesus, o espírito que O levou a humilhar-Se a Si mesmo para que nos pudéssemos salvar” E. G. W. (Exaltai-O, 28 de maio)