Sequncia de pautas para reunio pedaggica Pauta 8

  • Slides: 7
Download presentation
Sequência de pautas para reunião pedagógica Pauta 8 CADERNO pedagógico

Sequência de pautas para reunião pedagógica Pauta 8 CADERNO pedagógico

Pauta 8 Educação integral Objetivo geral: Refletir sobre os processos de Ensino que envolvem

Pauta 8 Educação integral Objetivo geral: Refletir sobre os processos de Ensino que envolvem a Educação integral Leitura de fruição: leitura literária de livre escolha do coordenador. Sugestão: “A dança do arco -íris”, lenda indígena recontada por João Anzanello Carrascoza. Disponível no site da Revista Prosa, Verso e Arte: https: //www. revistaprosaversoearte. com/3 -contosindigenas-para-mostrar -outra-visao-demundoas-criancas/. Acesso em: 16 mar. 2020.

ATIVIDADE 1: O QUE É EDUCAÇÃO INTEGRAL? Objetivo Diferenciar os termos relacionados à educação

ATIVIDADE 1: O QUE É EDUCAÇÃO INTEGRAL? Objetivo Diferenciar os termos relacionados à educação integral. Duração 15 minutos Desenvolvimento Divida os professores em quatro grupos, segundo o critério de sua preferência. Para cada grupo, entregue um papel com uma destas expressões: “escola integral”; “ensino integral”; “educação integral” e “escola de tempo integral”. A ideia é que os grupos definam, segundo seus conhecimentos prévios, a expressão recebida, em um tempo de, aproximadamente, cinco minutos. Encerrada essa primeira etapa, abra a discussão, pedindo a cada grupo que apresente aos demais a definição que elaborou.

ATIVIDADE 1: O QUE É EDUCAÇÃO INTEGRAL? Pode ser que, nessa socialização, apareçam definições

ATIVIDADE 1: O QUE É EDUCAÇÃO INTEGRAL? Pode ser que, nessa socialização, apareçam definições de dois matizes diferentes: a ideia de “educação integral” como o tempo de permanência do aluno na escola (ampliado) e a ideia de uma educação que atenda às múltiplas dimensões do ser humano. Vá mediando a discussão, evidenciando essa diferença (caso não apareçam essas duas visões, apresente-as, de modo a fazer um contraponto às definições do grupo). O objetivo final é que o grupo perceba que as expressões “escola integral” ou “escola de tempo integral” referem-se a instituições cuja carga horária é ampliada, que oferecem ao aluno maior tempo de permanência; já “ensino integral” e “educação integral” referem-se à educação que atende o ser humano de forma integral, considerando suas múltiplas dimensões.

ATIVIDADE 2: CONSTRUÇÃO DA “LINHA DO TEMPO” Objetivo Situar a educação integral em sua

ATIVIDADE 2: CONSTRUÇÃO DA “LINHA DO TEMPO” Objetivo Situar a educação integral em sua trajetória no tempo. Duração 25 minutos Desenvolvimento Mantenha os professores nos mesmos grupos de trabalho da atividade anterior. Entregue a cada grupo cópias do texto “A formação das crianças e dos jovens na Educação Integral: algumas reflexões necessárias para o desenvolvimento dos alunos”, presente no capítulo 4 deste Caderno Pedagógico. Peça que leiam o tópico II, “As discussões e práticas que envolvem a formação integral ao longo dos tempos”. Enquanto os grupos leem, faça, em um cartaz grande, uma linha horizontal. Em seguida, explique aos professores que aquela será a “linha do tempo da educação integral” e, então, peça a cada grupo que venha e faça um marco na linha, anotando, na parte de cima, a data em que o fato ocorreu e, na de baixo, qual foi o fato que modificou a educação integral naquele período. Ao término do trabalho coletivo, retome com eles a trajetória histórica da educação integral no Brasil, até os dias atuais.

ATIVIDADE 3: EDUCAÇÃO INTEGRAL NA SALA DE AULA Objetivo Refletir sobre a educação integral

ATIVIDADE 3: EDUCAÇÃO INTEGRAL NA SALA DE AULA Objetivo Refletir sobre a educação integral no contexto da sala de aula e das práticas pedagógicas que ali se desenvolvem. Duração 20 minutos

ATIVIDADE 3: EDUCAÇÃO INTEGRAL NA SALA DE AULA Desenvolvimento Ainda nos mesmos grupos de

ATIVIDADE 3: EDUCAÇÃO INTEGRAL NA SALA DE AULA Desenvolvimento Ainda nos mesmos grupos de trabalho, e com o mesmo texto em mãos, peça aos professores que leiam o tópico III, “A formação integral do aluno e os processos de ensino e de aprendizagem em sala de aula”. Entregue a cada grupo uma folha de papel pardo. Peça a um dos participantes do grupo que seja voluntário para se deitar sobre a folha, enquanto outro contorna sua silhueta. Em seguida, a tarefa do grupo é escrever, dentro da silhueta do colega, palavras que remetam ao perfil de aluno que desejam formar e, do lado de fora, em volta do desenho da silhueta, palavras que representem as contribuições que a educação integral tem a oferecer para a formação desse aluno (essas palavras podem ser extraídas do trecho do texto lido, ou inspiradas por ele). O título dos trabalhos pode ser “A educação integral e o aluno que desejamos”. Ao término da reunião, todos os grupos podem expor seus trabalhos e socializar sua produção.