Sequncia de pautas para reunio pedaggica Pauta 2

  • Slides: 8
Download presentation
Sequência de pautas para reunião pedagógica Pauta 2 CADERNO pedagógico

Sequência de pautas para reunião pedagógica Pauta 2 CADERNO pedagógico

Pauta 2 - Currículo: o que é e como elaborar Leitura de Fruição :

Pauta 2 - Currículo: o que é e como elaborar Leitura de Fruição : leitura literária de livre escolha do coordenador. Sugestão: “Felicidade clandestina”, de Clarice Lispector. Disponível no site Conto Brasileiro: https: //contobrasileiro. com. br/tag/felicidade -clandestina/. Acesso em: 16 mar. 2020.

Atividade 1 : Que Alunos Queremos Objetivo : Fomentar a discussão sobre que alunos

Atividade 1 : Que Alunos Queremos Objetivo : Fomentar a discussão sobre que alunos desejamos formar. Duração : 10 minutos Desenvolvimento : Distribua aos professores bloquinhos de post-it. Peça a cada um que reflita sobre a questão: “Que aluno eu desejo formar? ”. A questão deve ser respondida individualmente, de forma objetiva, utilizando uma das folhinhas de post-it. Caso algum professor deseje escrever mais de uma característica que deseja formar no aluno, ele pode fazer isso, mas, nesse caso, deve utilizar uma folha para cada característica. Conforme forem escrevendo, os professores devem ir colando suas folhas em um painel (pode ser na lousa ou na própria parede, dependendo do ambiente utilizado). Quando todos tiverem colado, peça que se aproximem e leiam o painel construído coletivamente. Encerre a atividade perguntando se todos concordam que aquele conjunto de características dá um panorama do aluno que o grupo deseja formar.

Atividade 2 - O Currículo na sala de aula Objetivo : Apresentar o conceito

Atividade 2 - O Currículo na sala de aula Objetivo : Apresentar o conceito de currículo e compreender sua relação com a prática cotidiana do professor em sala de aula. Duração: 10 minutos Desenvolvimento : Para começar, apresente aos professores a definição de currículo: Do latim curriculum, significa percurso a ser realizado, ato de percorrer. Explique, então, que o currículo é o trajeto que o aluno percorrerá para alcançar aquele ponto de chegada sonhado, que compreende todas as características citadas por eles na atividade anterior. Em seguida, lance a pergunta: “A BNCC é o currículo? ”. Ouça as impressões dos professores e medeie a discussão. O importante é que eles percebam que, apesar de a BNCC constituir um excelente norteador para a construção curricular, ela não é o currículo. Como o próprio nome já diz, é apenas uma “base” que sustenta as construções curriculares de cada lugar.

Após essa discussão, distribua círculos de tamanhos diferentes, com asseguintes palavras em cada um

Após essa discussão, distribua círculos de tamanhos diferentes, com asseguintes palavras em cada um deles: Base Nacional Comum Curricular Currículos dos estados e municípios Projeto político – pedagógico das escolas Plano de aula do professor Os professores devem, então, montar a estrutura que sustenta a construção do currículo, colocando por baixo o documento que ancora essa construção de maneira mais ampla e terminando, por cima, com aquele mais específico. Pode ser que os docentes rapidamente percebam que o tamanho dos círculos é um indicativo para essa construção: o círculo maior (BNCC) fica por baixo de todos, enquanto o menor (plano de aula) é o que fica por cima. Termine a atividade mostrando a relação entre esses elementos: a BNCC é o documento mais amplo; com base nela, serão construídos os currículos dos estados e municípios, que darão sustentação ao PPP das escolas, que, por sua vez, alimentarão os planos de aula de cada professor. O currículo perpassa todas essas instâncias.

Atividade 3 CONSTRUINDO UM PLANEJAMENTO INVERTIDO Objetivo : Vivenciar a construção do currículo no

Atividade 3 CONSTRUINDO UM PLANEJAMENTO INVERTIDO Objetivo : Vivenciar a construção do currículo no cotidiano pedagógico Duração: 25 minutos Desenvolvimento : Divida os professores em grupos de 4 ou 5 participantes (essa quantidade pode variar, dependendo do número total de professores presentes à reunião). Apresente aos professores o link oficial para acesso à BNCC: http: // download. basenacionalcomum. mec. gov. br/. Eles certamente precisarão consultá-la para realizar a atividade. Peça a cada grupo que escolha um dos post-its colados no painel (pode ser um que tenha sido escrito por um dos integrantes do grupo, ou não).

A partir desse post-it, o grupo deve executar as seguintes tarefas: 1 Escolher uma

A partir desse post-it, o grupo deve executar as seguintes tarefas: 1 Escolher uma das competências gerais da BNCC que contribua para formar aquela característica escrita no post-it escolhido. 2 Eleger um componente curricular que contribua para a construção da competência geral escolhida. 3 Optar por um ano da escolaridade (de preferência, um ano com o qual a maioria dos membros do grupo tenha familiaridade). 4 Escolher uma “Unidade temática”, um “Objeto de conhecimento” e uma “Habilidade” do componente curricular escolhido relacionados àquela competência geral. 5 Escolher um conteúdo programático ligado a essa habilidade e montar um plano de aula

ATIVIDADE 4: SOCIALIZAÇÃO Objetivo: Compartilhar as construções coletivas de cada grupo. Duração: 15 minutos

ATIVIDADE 4: SOCIALIZAÇÃO Objetivo: Compartilhar as construções coletivas de cada grupo. Duração: 15 minutos Desenvolvimento: Peça a cada grupo que apresente aos demais a aula que planejou e comente os potenciais e desafios dessa atividade. Como finalização, indique aos professores a leitura do capítulo 1 do Caderno Pedagógico, que subsidia todas as discussões aqui