SEMINRIO TECNOLOGIA DA INFORMAO INCLUSO E EXCLUSO DIGITAL

  • Slides: 14
Download presentation
SEMINÁRIO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: INCLUSÃO E EXCLUSÃO DIGITAL Com: Janice Silva dos Santos e

SEMINÁRIO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: INCLUSÃO E EXCLUSÃO DIGITAL Com: Janice Silva dos Santos e Raquel Sena Souza

APRESENTAÇÃO A NOVA AGENDA PÚBLICA:

APRESENTAÇÃO A NOVA AGENDA PÚBLICA:

Quando Gutenberg criou o processo de impressão com tipos móveis, as ideias ganharam velocidade.

Quando Gutenberg criou o processo de impressão com tipos móveis, as ideias ganharam velocidade. Com o surgimento da imprensa mudou as formas de convencimento e de fazer política. A nova tecnologia da comunicação tornou-se ferramenta indispensável para o envolvimento da nação e para a criação de uma sociedade de massa. A importância da imprensa para o poder foi tamanha que Max Weber, sociólogo alemão, afirmou ser o jornalismo a primeira profissão politica

REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA Que revolução é esta? como ela altera a sociedade, a economia, as

REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA Que revolução é esta? como ela altera a sociedade, a economia, as comunicações, as disputas política e o Estado? Por que criar uma nova agenda de preocupações públicas?

A EMERGÊNCIA DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E A AMPLIAÇÃO DA POBREZA. Sociedade da informação,

A EMERGÊNCIA DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E A AMPLIAÇÃO DA POBREZA. Sociedade da informação, mundo globalizado e avanço tecnológico, ou sociedade dos infoexcluídos, alienação global e desumanização tecnológica?

A INTERNET Ou apenas Net, é uma rede mundial de computadores ligadas entre si

A INTERNET Ou apenas Net, é uma rede mundial de computadores ligadas entre si através de linhas telefônicas comuns, linhas de comunicação privadas, satélites e outros serviços de telecomunicações.

Revolução informacional • Quando começou a revolução das novas tecnologias da informação? • Quais

Revolução informacional • Quando começou a revolução das novas tecnologias da informação? • Quais são os seus resultados? Que revolução é essa? • Por que chamar esse processo de revolução?

Novos excluídos? Quanto custa se conectar a sociedade da informação?

Novos excluídos? Quanto custa se conectar a sociedade da informação?

Por que a infoinclusão é estratégica? É possível pensar a inclusão social a partir

Por que a infoinclusão é estratégica? É possível pensar a inclusão social a partir da inclusão digital?

Externalidades negativas Uma empresa está preocupada em lucrar, não em enfrentar problemas sociais, nem

Externalidades negativas Uma empresa está preocupada em lucrar, não em enfrentar problemas sociais, nem mesmo problemas macroeconômicos. PONTO ESSENCIAL - O ENFRENTAMENTO DA EXCLUSÃO DIGITAL.

Navegar é preciso - Inclusão digital: liberdade, independência tecnológica e democratização da sociedade Liberdade

Navegar é preciso - Inclusão digital: liberdade, independência tecnológica e democratização da sociedade Liberdade de executar o programa para qualquer propósito: v. Liberdade para estudar o programa e adaptá-lo às suas próprias necessidades, ou seja, ter acesso ao seu código-fonte. v. Liberdade de redistribuir suas cópias originais ou alteradas.

Referências: § Sérgio Amadeu da Silveira § Imagens: Google § Sérgio Amadeu da Silveira

Referências: § Sérgio Amadeu da Silveira § Imagens: Google § Sérgio Amadeu da Silveira § BRASIL. Ministério da Educação. Portal de § Imagens: Google Inclusão Digital. Acessado em 1 de mar. de 2008. Disponível em: http: //www. inclusaodigital. gov. br/inclusao/ http: //virtuallogic. com. br/informativos/o-que-einclusao-digital 14. html#sthash. 00 Dt. He. Zy. dpuf

DOCENTE: MENANDRO CELSO DE CASTRO RAMOS DISCENTES: JANICE SILVA DOS SANTOS RAQUEL SENA SOUZA

DOCENTE: MENANDRO CELSO DE CASTRO RAMOS DISCENTES: JANICE SILVA DOS SANTOS RAQUEL SENA SOUZA DOS SANTOS FACULDADE DE EDUCAÇÃO / FACED

Conclusão: Por uma política publica de inclusão digital Estar conectado às redes de informações

Conclusão: Por uma política publica de inclusão digital Estar conectado às redes de informações e dominar tecnologias estratégicas pode fazer a diferença entre a construção de uma sociedade com qualidade de vida e uma sociedade de desindustrialização endividada, de pobreza informacional e de miséria social.