SEMINRIO PROINFO E TV ESCOLA 2008 CENTRO OESTE

  • Slides: 40
Download presentation
SEMINÁRIO PROINFO E TV ESCOLA - 2008 CENTRO - OESTE E NORTE

SEMINÁRIO PROINFO E TV ESCOLA - 2008 CENTRO - OESTE E NORTE

SEMED MISSÃO Assegurar uma educação de qualidade, garantindo o acesso, a apropriação do conhecimento

SEMED MISSÃO Assegurar uma educação de qualidade, garantindo o acesso, a apropriação do conhecimento e a formação da cidadania. VISÃO DE FUTURO Ser referência nacional e internacional em educação, na qualidade do ensino e na promoção do conhecimento.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DE

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NELSON TRAD FILHO Prefeito Municipal MARIA CECILIA AMENDOLA DA MOTTA Secretária Municipal de Educação Alélis Izabel de Oliveira Gomes Secretária Executiva ANGELA MARIA BRITO Coordenadora-Geral de Gestão de Políticas Educacionais MARIA DA GRAÇA GONÇALVES VINHOLI Chefe do Centro Municipal de Tecnologia Educacional Técnicos do CEMTE: • • Ana Maria Ribas de Jesus Daisy Aparecida Parron Molina Denise Tomiko Arakaki Takemoto Joelma Barros Rodrigues • Leila Aparecida Cabrera • Marcos de Oliveira Monteiro • Rosemeire Aparecida Marcondes Sodré • Sandra Maria Pires Gonçalves Bibliotecários: • • Eliane Pinheiro Fábio Mota Queiroz Fátima Aparecida Ferreira Vinhas Sueli de Oliveira Gonçalves

CENTRO MUNICIPAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL/CEMTE TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO

CENTRO MUNICIPAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL/CEMTE TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO

TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO Ministrantes • Ana Maria Ribas de Jesus; •

TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO Ministrantes • Ana Maria Ribas de Jesus; • Denise Arakaki Tomiko Takemoto; • Leila Aparecida Cabrera; • Maria da Graça Gonçalves Vinholi; • Marcos de Oliveira Monteiro.

Público Alvo: 89 Supervisores e Orientadores Escolares da Rede Municipal de Ensino-Campo Grande-MS

Público Alvo: 89 Supervisores e Orientadores Escolares da Rede Municipal de Ensino-Campo Grande-MS

Objetivos: Enfocar a problemática crítica da utilização do Programa TV Escola no ambiente escolar;

Objetivos: Enfocar a problemática crítica da utilização do Programa TV Escola no ambiente escolar; Propor aos supervisores e orientadores o desafio de disseminar na Rede Pública Municipal o uso do Programa TV Escola, como recurso didático e de aperfeiçoamento do docente.

Período: 10/03 a 29/08/2008 Carga horária: 60 h Ambiente: e-Proinfo (disponibilizado pela SEED/MEC)

Período: 10/03 a 29/08/2008 Carga horária: 60 h Ambiente: e-Proinfo (disponibilizado pela SEED/MEC)

O curso está sendo desenvolvido em 3 módulos na modalidade semi-presencial: • 3 encontros

O curso está sendo desenvolvido em 3 módulos na modalidade semi-presencial: • 3 encontros obrigatórios presenciais; • A distância por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem e-Proinfo

MÓDULO I RECURSOS AUDIOVISUAIS NA EDUCAÇÃO: TV/VÍDEO/DVD O módulo I contempla a fundamentação teórica

MÓDULO I RECURSOS AUDIOVISUAIS NA EDUCAÇÃO: TV/VÍDEO/DVD O módulo I contempla a fundamentação teórica cujo objetivo é o estudo e a reflexão sobre o uso dos recursos audiovisuais na educação. 1ª PARTE 2ª PARTE

Atividades Módulo I

Atividades Módulo I

Fórum Módulo I

Fórum Módulo I

Módulo II Conhecendo o Programa TV Escola O módulo II propõe o manuseio e

Módulo II Conhecendo o Programa TV Escola O módulo II propõe o manuseio e acesso aos materiais do Programa TV Escola.

Atividades Módulo II

Atividades Módulo II

Fórum Módulo II

Fórum Módulo II

PLANEJAMENTO Escola Municipal Profª Leire Pimentel de Carvalho Corrêa Plano de aula – quinzenal

PLANEJAMENTO Escola Municipal Profª Leire Pimentel de Carvalho Corrêa Plano de aula – quinzenal de: 15 a 26 de abril ( foco semana: dia do livro – 18) Professor: Carlos Alberto Supervisora: Adriana Urio Turma atendida: 7º C e D Conteúdo: Conceituar conto; Comparação de textos fílmicos e textos escritos; Conotação e denotação. Recursos: DVD TV ESCOLA Nº 49; DVD com contos a Cinderela; Livro “Gata Borralheira”; TV; e os de uso rotineiro.

Situação Didática Apresentar para a sala o tema da semana: CONTOS. Posteriormente colocar o

Situação Didática Apresentar para a sala o tema da semana: CONTOS. Posteriormente colocar o DVD onde se explica em que época e qual sua a origem dos contos. Após assistirem ao DVD, que foi previamente assistido pelo professor e supervisora e marcadas as partes onde se fazia necessário dar pause e questionar os alunos, passamos para a segunda parte dos trabalhos, assistir ao filme Cinderela, onde foi solicitado aos alunos que prestassem atenção aos detalhes de roupas, costumes, forma de se expressar dos personagens e de se portar diante das pessoas. Feitas as anotações do filme, a aula acabou e como tarefa, foi solicitado aos alunos que trouxessem um texto narrativo do filme que haviam assistido. Com as tarefas em mãos a sala foi organizada em grupos para fazerem a leitura do livro “ A Gata Borralheira”, após a leitura os alunos tiveram um momento coletivo para comparar a escrita do filme da aula anterior e a leitura de um livro com um conto tradicional. Os alunos puderam perceber a formal como os livros são escritos e como nós escrevemos com mais simplicidade. Próximo momento da aula, organizar grupos para seminário. Tarefa: Reconstituir o enredo do filme e a história (livro). Apresentação do seminário: o momento foi enriquecedor, os alunos criaram cartazes, encenavam partes do filme, criaram situações semelhantes do livro. A semana do livro (dia 18 de abril), foi marcada por rodas de leitura, feitas na sala de aula, onde os alunos puderam ir até a biblioteca e escolher títulos variados para ler apenas pelo prazer da leitura. Onde também alguns alunos sentiram tanto prazer em ler que sugeriram fazermos leitura para os alunos dos 1º e 2º anos da nossa Escola. Paralelo a esse desenvolvimento das atividades (das narrativas lidas) foram trabalhadas os verbos, conotação, denotação, tipos de narrador, etc.

PLANEJAMENTO DE AULA COMPONENTE CURRICULAR: Matemática PROFESSORA: Ana Lúcia Pereira Lopes TURMA: 6º ano

PLANEJAMENTO DE AULA COMPONENTE CURRICULAR: Matemática PROFESSORA: Ana Lúcia Pereira Lopes TURMA: 6º ano TURNO: Vespertino SUPERVISORA ESCOLAR: Selma Maria Oliveira Garcia ORIENTADORA (S) EDUCACIONAL: Lourdes Alvarenga do Amaral CONTEÚDO: Os sólidos de Platão – Quadrados, Cubos e C&A. (18 minutos) OBJETIVOS: Reconhecer as diferenças e semelhanças que existem entre as formas planas e não planas; Identificar a planificação de um sólido e os elementos que compõe a figura tridimensional; Reconhecer um sólido geométrico (cubo); Diferenciar planos e sólidos (quadrados e cubos); Construir um cubo; Descobrir que existem sólidos derivados de outros sólidos.

METODOLOGIA: No primeiro momento conversa com os alunos sobre o conteúdo e os recursos

METODOLOGIA: No primeiro momento conversa com os alunos sobre o conteúdo e os recursos a serem utilizados para a compreensão do mesmo. Após, os alunos irão assistir ao DVD sobre os sólidos de Platão. Durante a apresentação do vídeo será oportunizada a discussão de idéias, possibilitando a sistematização dos conceitos. Durante o desenvolvimento das atividades os alunos deverão desenhar as figuras apresentadas e realizar os exercícios do livro. Na ocasião os alunos terão oportunidade de manusear material concreto, como figuras geométricas. RECURSOS: DVD da TV Escola; Livro didático; Figuras Geométricas. AVALIAÇÃO: Será considerada satisfatória se houver interesse e participação dos alunos no decorrer das atividades. COMENTÁRIOS DAS OBSERVAÇÕES: O vídeo foi usado para chamar atenção sobre o conteúdo de matemática. Após comentar o tema e despertar o interesse dos alunos para assistirem o vídeo, a professora fez questionamentos. A turma demonstrou grande interesse durante a aula e comentaram as informações que obtiveram através do vídeo e das explicações da professora.

ESCOLA M. AGRÍCOLA ARNALDO ESTEVÃO DE FIGUEIREDO. CAMPO GRANDE, 06 DE MAIO DE 2.

ESCOLA M. AGRÍCOLA ARNALDO ESTEVÃO DE FIGUEIREDO. CAMPO GRANDE, 06 DE MAIO DE 2. 008. PROFESSORA: APARECIDA DE JESUS PAES DE BARROS. ORIENTADORA EDUCACIONAL: ADRIANA PAULA B. QUINTANA. I - PLANO DE AULA DATA: 06 -05 DURAÇÃO: 1 Hora ANO: 5º “A” do Ensino Fundamental COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: Ética OBJETIVO: Refletir e estabelecer ações que levem à internalização de normas sociais construtivas, baseadas no reconhecimento do outro, no respeito mútuo e na cooperação.

METODOLOGIA/ SITUAÇÃO DIDÁTICA: Levantamento dos conceitos e conhecimento prévios sobre a temática: violência; Discussão

METODOLOGIA/ SITUAÇÃO DIDÁTICA: Levantamento dos conceitos e conhecimento prévios sobre a temática: violência; Discussão em duplas sobre um caso de violência conhecido, seguido de exposição oral; Apresentação do DVD da TV Escola: Violência que rola; Discussão sobre os principais tipos de violência apresentados no vídeo, relação com a realidade escolar, familiar e principais propostas apresentadas para melhor convívio entre as pessoas, com respeito e cooperação. Produção de textos e desenhos sobre o tema estudado. AVALIAÇÃO: Observação da participação e interesse dos alunos, produção de texto e artística. II-DESENVOLVIMENTO DO PLANO (COMENTÁRIOS) Ao tomar conhecimento do material disponível em DVD da TV Escola e da possibilidade de aplicação desse recurso, a professora demonstrou grande interesse e disponibilidade. A escolha pelo tema transversal Ética, em específico sobre prevenção à violência, foi acordo comum entre orientadora e professora e, pela observação de ambas educadoras, despertou grande interesse dos alunos. O vídeo enriqueceu, despertou interesse e trouxe conhecimentos significativos sobre a temática, conforme leitura das produções textuais dos educandos em questão.

MÓDULO III Projeto de Aprendizagem integrando a TV Escola O Módulo III propõe o

MÓDULO III Projeto de Aprendizagem integrando a TV Escola O Módulo III propõe o desenvolvimento de projetos na unidade escolar com ênfase nos Programas da TV Escola integrados com outras tecnologias.

Atividades Módulo III

Atividades Módulo III

Escola Profº Alindo Lima Projeto “Legal é Ser Diferente. ” Orientação: Stela Maris Assistente

Escola Profº Alindo Lima Projeto “Legal é Ser Diferente. ” Orientação: Stela Maris Assistente de Bilblioteca: Carla Regina Resquen EM Consulesa Margarida Trad Projeto Jornal Mural Supervisor escolar – Álvaro José Orientadora educacional – Siuvolange Pecorari

EM Isauro Bento Nome Do Projeto : A Viagem Do Rato Supervisor – Valdir

EM Isauro Bento Nome Do Projeto : A Viagem Do Rato Supervisor – Valdir Romano Orientadora educacional – Ligia Maria Antonio EM Eduardo Olímpio Nome do Projeto: Leitura e Escrita Supervisora: Fátima Aparecida Monteiro Martinez

EM Imaculada Conceição Nome do Projeto: "Água: sua presença faz toda diferença". Supervisora: Lauren

EM Imaculada Conceição Nome do Projeto: "Água: sua presença faz toda diferença". Supervisora: Lauren Elizabeth Mazzia Orientadora: Francisca Chagas do Nascimento Santos

EM Abel Freire Projeto: Aprendizagem da Leitura e da Escrita com Enfoque da Tecnologia

EM Abel Freire Projeto: Aprendizagem da Leitura e da Escrita com Enfoque da Tecnologia no Cotidiano Escolar Supervisora: Josenir Castro Cabral

EM Nazira Anache Nome Do Projeto : Rádio Recreio Supervisora- Maria Rosa Albino de

EM Nazira Anache Nome Do Projeto : Rádio Recreio Supervisora- Maria Rosa Albino de Souza EM Nazira Anache Nome Do Projeto : Projeto Reciclagem Orientadora: Ana Maria Godoy EM Heitor Castoldi Nome Do Projeto : Aula Passeio Orientadora: Marinete Moreira Resende

Encerramento do Curso Local: Câmara Municipal de Campo Grande-MS Data: 7/10/2008 PALESTRA: PROGRAMA PLANEJAMENTO

Encerramento do Curso Local: Câmara Municipal de Campo Grande-MS Data: 7/10/2008 PALESTRA: PROGRAMA PLANEJAMENTO À AÇÃO TV ESCOLA DO OBJETIVO: Socializar os projetos desenvolvidos pelos orientadores e supervisores nas unidades escolares, bem como promover o estudo de teorias e práticas, acerca do Programa TV Escola e a possibilidade de sua inserção nas práticas – pedagógicas dos profissionais de educação da REME-Campo Grande-MS.

Guia do usuário

Guia do usuário