SEMINRIO estaurando a Personalidad Mdulo 2 Nosso Alvo

  • Slides: 103
Download presentation
SEMINÁRIO estaurando a Personalidad Módulo 2

SEMINÁRIO estaurando a Personalidad Módulo 2

Nosso Alvo Nosso alvo nesse estudo não é apenas tratar com os traumas do

Nosso Alvo Nosso alvo nesse estudo não é apenas tratar com os traumas do passado que nos prendem em problemas presentes, mas encorajar cada pessoa a uma convivência vitoriosa com as rejeições presentes e futuras, que certamente vamos sofrer. O passado vive em nossa memoria, a psicologia explica que tudo que recebemos em nossas vidas, fica arquivado em nossa memoria.

Amós 7: 7 -8 Mostrou-me também assim: e eis que o Senhor estava sobre

Amós 7: 7 -8 Mostrou-me também assim: e eis que o Senhor estava sobre um muro, levantado a prumo; e tinha um prumo na sua mão. E o SENHOR me disse: Que vês tu, Amós? E eu disse: Um prumo. Então disse o Senhor: Eis que eu porei o prumo no meio do meu povo Israel; nunca mais passarei por ele.

O que é PRUMO? Instrumento normalmente usado na construção civil, para aferir se os

O que é PRUMO? Instrumento normalmente usado na construção civil, para aferir se os tijolos de uma determinada parede, estão sendo assentados com retidão.

Gênesis 1: 26, 27 “ Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa

Gênesis 1: 26, 27 “ Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine. . . ” A humanidade foi criada à imagem e semelhança de Deus, o ser perfeito. Gênesis 3: 23 “O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado. ” A queda tirou a humanidade do plano perfeito de Deus para a sua vida.

A VERDADE Deus nunca deixou de aferir pelo prumo de sua Palavra a vida

A VERDADE Deus nunca deixou de aferir pelo prumo de sua Palavra a vida daqueles que chamou para serem seu povo. A PERGUNTA Como devemos viver nossas vidas?

O Movimento do Prumo Diante do pecado de Israel, vemos que algumas pessoas penderam

O Movimento do Prumo Diante do pecado de Israel, vemos que algumas pessoas penderam para o lado da Rejeição e outros para o lado da Rebelião.

Questões ? ? ? ➥ Quem sou eu? (IDENTIDADE) ➥ De onde eu venho

Questões ? ? ? ➥ Quem sou eu? (IDENTIDADE) ➥ De onde eu venho e para onde eu vou? (OBJETIVIDADE) ➥ O que realmente é importante para mim? (VALORES) ➥ Que lentes eu uso para enxergar o mundo? (COSMOVISÃO)

Lidando com as Cargas de Rejeição Feridas é um problema universal ➥ O nosso

Lidando com as Cargas de Rejeição Feridas é um problema universal ➥ O nosso passado: Cada indivíduo tem um histórico de rejeição ➥ O nosso presente: Que feridas ainda estão abertas? ➥ O nosso futuro: A construção da identidade. Ninguém pode te ferir sem seu consentimento.

Reações erradas frente a uma rejeição ➥ Agressão: A pessoa quando rejeitada reage rejeitando.

Reações erradas frente a uma rejeição ➥ Agressão: A pessoa quando rejeitada reage rejeitando. Esta é a opção violenta de se proteger. Leva a barreiras na área de rebelião. ➥ Fuga e Introvertimento: A pessoa reage crendo na rejeição que lhe foi oferecida. Apoia-se no medo de ser novamente ferida e na auto-piedade. Leva a barreiras na área de auto-rejeição. ➥ Receber e tomar dos outros o que necessitamos: A pessoa “controla” suas reações de maneira a conseguir a aceitação desejada. A pessoa reage tirando proveito da situação. Leva à uma personalidade manipuladora.

Nossa Identidade ➥ Somos aquilo que cremos. ➥ Somos nossas convicções. ➥ Nossa crença

Nossa Identidade ➥ Somos aquilo que cremos. ➥ Somos nossas convicções. ➥ Nossa crença afeta diretamente nossas decisões, que afetam nossos hábitos, que afetam nosso caráter.

Personalidade Passiva ➥ Defensiva; ➥ Desamparada; ➥ Surda; ➥ Temorosa; ➥ Cega; ➥ Deprimida;

Personalidade Passiva ➥ Defensiva; ➥ Desamparada; ➥ Surda; ➥ Temorosa; ➥ Cega; ➥ Deprimida; ➥ Muda; ➥ Vulnerável; ➥ Solitária; ➥ Desesperada;

Personalidade Ativa Rancorosa Insegura Crítica Solitária Temerosa Negativa Defensiva

Personalidade Ativa Rancorosa Insegura Crítica Solitária Temerosa Negativa Defensiva

1º Nossa Identidade QUEM ESTOU SENDO? (Minha verdadeira identidade) Rancorosa Insegura Crítica Solitária Temerosa

1º Nossa Identidade QUEM ESTOU SENDO? (Minha verdadeira identidade) Rancorosa Insegura Crítica Solitária Temerosa Negativa Defensiva ➥ Defensiva; ➥ Desamparada; ➥ Surda; ➥ Temorosa; ➥ Cega; ➥ Deprimida; ➥ Muda; ➥ Vulnerável; ➥ Solitária; ➥ Desesperada;

A influência da identidade nos relacionamentos Se colocamos estes dois personagens juntos, eles até

A influência da identidade nos relacionamentos Se colocamos estes dois personagens juntos, eles até podem ser compatíveis em algumas coisas. Se ele não a incomodar na sua solidão, ela não vai atirar suas flechas, mas caso contrário o sistema de comunicações deles seria como o barulho das pontas das flechas na armadura dele, agindo aparentemente com indiferença. Isto ilustra como que muitos casamentos e relacionamentos são destruídos!

Perguntas Fundamentais da Vida ➥ EPISTEMOLOGIA Como posso saber? ➥ ONTOLOGIA Quem sou? ➥

Perguntas Fundamentais da Vida ➥ EPISTEMOLOGIA Como posso saber? ➥ ONTOLOGIA Quem sou? ➥ TELEOLOGIA De onde venho e para onde vou? ➥ AXIOLOGIA O que tem valor para mim?

A Visão do Mundo ➥ Monoteísmo; ➥ Politeísmo; ➥ Ateísmo; ➥ Humanismo ateísta; ➥

A Visão do Mundo ➥ Monoteísmo; ➥ Politeísmo; ➥ Ateísmo; ➥ Humanismo ateísta; ➥ Racionalismo ateísta; ➥ Existencialismo ateísta; ➥ Ocultismo;

O Prumo de Deus A verdade que Ele revelou acerca dele mesmo na Sua

O Prumo de Deus A verdade que Ele revelou acerca dele mesmo na Sua Palavra: suas leis, seus princípios, seus caminhos, seu caráter, seus preceitos, e sua Palavra encarnada: Jesus. ➥ Ao movermos nossa vida para voltar ao Prumo de Deus, nós iniciamos a empolgante aventura de descobrir “quem estamos sendo”. ➥

Modelos de Autoridade (Falsos Profetas) ➥ Modelo de autoridade são aquelas pessoas que desempenharam

Modelos de Autoridade (Falsos Profetas) ➥ Modelo de autoridade são aquelas pessoas que desempenharam um papel de forte influência sobre nossas vidas. Obviamente que o comportamento destas pessoas afetaram decisivamente nossas escolhas e valores. ➥ Uma carga de rejeição procedente de um modelo de autoridade tem um grande poder de influência. ➥ Ao lidarmos com traumas do passado, experiências do passado e ensinos do passado é fundamental fazer menção dos modelos de autoridade. Uma rejeição ou decepção proveniente de uma pessoa de confiança, que muito valorizamos, tem um impacto muito maior que de uma pessoa que pouco conhecemos e que não tem um grande significado para nós. ➥

Modelos de Autoridade (Falsos Profetas) ➥ Os Pais Deus ➥ Mestres ➥ Ódio ➥

Modelos de Autoridade (Falsos Profetas) ➥ Os Pais Deus ➥ Mestres ➥ Ódio ➥ Colegas ➥ Traumas ➥ Governo ➥ Solidão ➥ Mídia ➥ Depressão ➥ Igreja ➥ Amargura ➥ Coração ➥ Ressentimentos ➥ Enganador-mor Outros ➥ Isto também ilustra, como podemos ver ao lado, alguém em pé atrás de uma “frágil parede de medo” que ele erigiu para se auto proteger. Esta pessoa tem aparentemente experimentado um trauma interior e não quer ficar mais vulnerável. “Porque fazem o meu povo desviar-se dizendo-lhe paz quando não á paz e quando constroi um muro fragil, passam lhe cal”. EZ 13: 10.

O Enganador Supremo ➥“É como se um homem fugisse de diante do leão, e

O Enganador Supremo ➥“É como se um homem fugisse de diante do leão, e se encontrasse com ele o urso; ou como se entrando numa casa, a sua mão encostasse à parede, e fosse mordido por uma cobra”. Amós 5: 19. ➥ De todos os falsos profetas, nenhum é tão astuto e enganoso como Lúcifer. Nas Escrituras ele é continuamente descrito como uma serpente. ➥ Nesse texto de Amós nós vemos que o leão e o urso significam nossos inimigos exteriores, enquanto que a cobra na parede representa um inimigo interior nos atacando através da nossa personalidade.

Tempestades O que acontece quando fazemos da nossa personalidade muros de autoproteção? Em Mt

Tempestades O que acontece quando fazemos da nossa personalidade muros de autoproteção? Em Mt 7: 24 -27, Jesus descreve a tempestade que prova a edificação da nossa personalidade. O que acontece se ele ouve o Evangelho e se torna um cristão? Isso significa que tudo se transforma e a parede é dissipada? Não necessariamente. Isto significa que a luz vem e pela primeira vez ele começa a ver a si mesmo atrás da parede. Sua primeira resposta natural é clamar a Deus por socorro, mas se ele persiste em oração a tempestade vem para nos libertar das nossas barreiras! Quando a poeira começa a abaixar, nós vemos uma das duas coisas: Ou um punho agitado contra Deus seguido de acusações de injustiça, infidelidade, deslealdade e falta de amor ou nós vemos uma cabeça curvada com lágrimas pela face vindas de um coração quebrantado e contrito que o Senhor disse que nunca desprezaria. O que você colheu de vida e verdade da sua última tempestade? Você entendeu a mensagem trazida pela tempestade no sentido de causar uma mudança na sua vida ou será necessário uma nova tempestade para isso? Você se quebrantou abandonando o orgulho e a hipocrisia ou endureceu mais ainda seu coração?

Tempestades ➥ Problemas de saúde ➥ Divórcio ➥ Drogas ➥ Delinquência na família ➥

Tempestades ➥ Problemas de saúde ➥ Divórcio ➥ Drogas ➥ Delinquência na família ➥ Perda de um ente querido ➥ Problemas financeiros ➥ Alcoolismo ➥ Problemas no trabalho

Emparedado ➥Algumas personalidades se tornam cercada por tijolos e a pessoa dentro não passa

Emparedado ➥Algumas personalidades se tornam cercada por tijolos e a pessoa dentro não passa de um prisioneiro atrás das paredes do seu coração como ilustrado na figura. ➥Para muitos cristãos esta é uma trágica verdade: “Encontrei meu principal inimigo: eu mesmo!” ➥A cada reação negativa que temos, um tijolo vai sendo adicionado à nossa parede. É possível nós estarmos tão traumatizados emocionalmente em uma área de nossas vidas, que determinamos que ninguém terá oportunidade de nos ferir novamente. ➥Esta parede pode proporcionar algum grau de proteção, mas ao mesmo tempo ela tranca parte de nossa personalidade afetando a nossa habilidade para amar, para confiar e para formar relacionamentos significativos.

Janela de Joari ÁREA ABERTA Você e os outros sabem. Esta é a única

Janela de Joari ÁREA ABERTA Você e os outros sabem. Esta é a única área que Você vive na luz ÁREA CEGA Você não sabe e os outros sabem. A chave é receber dos outros. Amar a confrontação. ÁREA ESCONDIDA Você sabe, mas os outros não sabem. É neste porão que vivem os ratos. ÁREA DESCONHECIDA Você e os outros não sabem. Só Deus sabe. Precisamos da revelação de Deus

Qual é o Combustível que alimenta este ciclo? ➥ Rejeição = Uma dor agoniante.

Qual é o Combustível que alimenta este ciclo? ➥ Rejeição = Uma dor agoniante. ➥ O agente principal que nos induz a este processo cíclico de auto depreciação é a dor emocional. ➥ A dor emocional, normalmente é muito mais penetrante que a própria dor física. O sentimento de rejeição, a humilhação, a vergonha, o sentimento de insuficiência podem facilmente descontrolar as reações humanas, comprometendo a formação do caráter, desenvolvendo um complexo de inferioridade.

O Plano Mestre de Satanás ➥ Dinheiro ➥ Deus ➥ Status ➥ Amor ➥

O Plano Mestre de Satanás ➥ Dinheiro ➥ Deus ➥ Status ➥ Amor ➥ Poder ➥ Aceitação ➥ Cultura ➥ Respeito ➥ Bens ➥ Senso de Pertencer ➥ Necessidades Fisiológicas DOR ➥ Estética ➥ Religião ➥ Relacionamento NECESSIDADES HUMANAS EXIGÊNCIAS DA SOCIEDADE CE PÇ DE IA NC RÊ IVA CA ET AF CICLO DE DEPRECIAÇÃO PESSOAL ÃO ➥ Realizações COMPLEXO DE INFERIORIDADE Inferioridade / superioridade

Pirâmidade de MASLOW Pirâmide de necessidades A inclinação para o divino é intrínseco ao

Pirâmidade de MASLOW Pirâmide de necessidades A inclinação para o divino é intrínseco ao ser humano, é o movimento do espírito do homem, do fôlego da vida. Deus Amor Aceitação Necessidade de relacionamentos mais íntimos e afetivos. Se sentir querido não por aquilo que você tem, mas por aquilo que você é. Relacionamentos verdadeiros nas mais diversas expressões Realização Senso de pertencer Necessidades Fisiológicas Satisfação de expressar criatividade. ser credibilizado. Sentir que as pessoas tem você como alguém confiável. Ser admirado nas suas habilidades. Interação social. Sentir que as pessoas apreciam e valorizam a sua presença. Saúde, alimentação, descanso, etc.

Definição de Muralhas ➥ São barreiras criadas como um mecanismo de autodefesa em meio

Definição de Muralhas ➥ São barreiras criadas como um mecanismo de autodefesa em meio a um mundo que sempre oferece rejeição, ou seja, são reações pecaminosas de autodefesa ante uma rejeição. Estas muralhas vão sendo levantadas em torno da nossa personalidade com a finalidade de ocultar nossas debilidades em relação às exigências do mundo para sermos aceitos. Este processo também abafa nossa verdadeira identidade ao mesmo tempo que a perverte. ➥ ➥ Quando escolhemos reagir pecaminosamente em relação às rejeições vamos estar sacrificando transparência, espontaneidade, honestidade no relacionamento. Por isto, atrás da muralha de uma personalidade violentada, existe trevas, solidão e um forte bloqueio contra o amor.

Para Enfrentar a Rejeição ➥ Temos que entender que quando somos feridos ou rejeitados

Para Enfrentar a Rejeição ➥ Temos que entender que quando somos feridos ou rejeitados e reagimos de maneira errada, precisamos assumir nossa culpa. Não podemos fazer da tentação um pretexto para o pecado. Não podemos correr daquilo que é da nossa responsabilidade. Devemos com humildade admitir: se pecamos, a culpa é nossa mesmo. Assim é que vamos resolver eficazmente nossos traumas e dilemas desenvolvendo uma personalidade livre. ➥ ➥ Não importa o que fizeram conosco, importa o que estamos fazendo com aquilo que fizeram conosco!

REAÇÕES QUANDO O MODELO DE AUTORIDADE FALHA "O que vocês querem dizer quando citam

REAÇÕES QUANDO O MODELO DE AUTORIDADE FALHA "O que vocês querem dizer quando citam este provérbio sobre Israel: " 'Os pais comem uvas verdes, e os dentes dos filhos se embotam? ” EZ 18: 2 REAÇÃO INFANTIL SINTOMA SOCIAL 1. Ira Crime 2. Negar o problema e fantasiar a vida Desordens na personalidade 3. Tentativa de reunião Possessividade 4. Culpa ● Interiorizada: Depressão ● Exteriorizada: Delinquência 5. Medo Neuroses 6. Conduta impulsiva Desordens psicossomáticas 7. Regressão (se retirar) Psicoses

1º IRA ➥ A criança primeiro se sente ferida por causa da separação. Ela

1º IRA ➥ A criança primeiro se sente ferida por causa da separação. Ela pode suprimir e interiorizar ou exteriorizar sua ferida em ira. ➥ Interiorizando a ira, ela predispõe-se grandemente a males emocionais, enquanto que exteriorizando ela pode ser levada a males sociais. ➥ Um temperamento iracundo logo cedo na infância pode ser substituído por episódios de crime e violência na vida mais tarde.

2º NEGAR O PROBLEMA E FANTASIAR A VIDA ➥ Isto também acontece, quando a

2º NEGAR O PROBLEMA E FANTASIAR A VIDA ➥ Isto também acontece, quando a dor da separação se torna intolerável. A criança, então, nega a separação, fantasiando conversas e encontros com seu pai. ➥ A criança vai se tornando cada vez mais introvertida, e a partir do momento em que a dor da separação se torna intolerante, ela começa a negar a dura realidade que vive em relação a rejeição que está sofrendo. A partir do momento em que ela então foge da situação começa também a fantasiar uma “realidade” própria na qual ela se realizaria. ➥

3º TENTATIVA DE REUNIÃO Vez após vez, como um disco arranhado, as crianças importunavam

3º TENTATIVA DE REUNIÃO Vez após vez, como um disco arranhado, as crianças importunavam a mãe em relação à volta do pai. A despeito de quantas vezes a mãe explicasse a data da volta do pai, a criança começaria tudo de novo. Finalmente a resistência da mãe simplesmente desmoronava levando-a a uma frustração muito grande. ➥ Tais constantes tentativas de reunião são devidas à ausência do importante relacionamento pai-filho. Sentindo esta falta, aquelas crianças poderiam viver fora da sua realidade nos relacionamentos futuros na fase adulta por cobiçar o que estes relacionamentos proporcionariam. ➥ Como cresceram e continuaram a lutar na tentativa de reunião, suas personalidades podem ser distorcidas pela possessividade: “A esperança demorada faz adoecer o coração”. ➥

4º CULPA ➥ A criança não entende a necessidade da ausência do pai. Ela

4º CULPA ➥ A criança não entende a necessidade da ausência do pai. Ela tem o conceito de que o pai é perfeito, e portanto, transfere toda a imperfeição para si mesma. Ela não consegue formular que o pai foi trabalhar e se culpa pela ausência do pai. ➥ A rebelião é um grito de socorro para uma falsa culpa, é a maneira de pedir castigo para aliviar a consciência. Com isso, a criança é induzida pela culpa ao masoquismo e delinquência. Culpa interiorizada = DEPRESSÃO Culpa exteriorizada = DELINQUÊNCIA

5º MEDO (de ser abandonado) Algumas crianças de pais ausentes evidenciaram medo, agarrando-se possessivamente

5º MEDO (de ser abandonado) Algumas crianças de pais ausentes evidenciaram medo, agarrando-se possessivamente às suas mães. Para elas a mãe era o último elemento de segurança restante, o qual elas nunca queriam perder de vista. O que estava motivando a possessividade aqui era um medo dominante de ser abandonado, rejeitado também pela mãe. ➥ ➥ Estas crianças tornaram-se chatas e molestadoras, o que fazia com que fossem mais rejeitadas ainda. Com isso, elas caíram num ciclo vicioso que leva a muitos “outros tipos de medo” e a uma “personalidade marcada por ansiedade” e neuroses.

6º CONDUTA IMPULSIVA ➥ A pessoa assume um comportamento compulsivo (devido ao forte estado

6º CONDUTA IMPULSIVA ➥ A pessoa assume um comportamento compulsivo (devido ao forte estado de tensão emocional em relação a não ser aceito), o que motiva uma personalidade iracunda, um gênio indomável, atitudes precipitadas e emoções extremas. ➥ Conduta impulsiva pode ser definida como um reação de nossos corpos como resultado de estarmos alimentando interiormente um stress não resolvido, e isto numa ação contínua. É mais importante saber que tipo de pessoa tem uma doença, do que saber que tipo de doença a pessoa tem. Estas reações de impulso que indicam FUGA DE FORTES REJEIÇÕES, tem como consequência as doenças psicossomáticas, que constituem 80% (em média) das doenças que as pessoas normalmente tem: dores de cabeça, dor de pescoço, problemas digestivos, etc. ➥

7º REGRESSÃO COMPORTAMENTAL (Se retirar) ➥Regressão foi observada no comportamento das crianças estudadas quando

7º REGRESSÃO COMPORTAMENTAL (Se retirar) ➥Regressão foi observada no comportamento das crianças estudadas quando o trauma da separação foi tão grande que elas retiraram-se da participação ativa das funções mais importantes da vida, a saber: comer, brincar, se relacionar e demonstrar afeto. ➥Algumas crianças se retiraram para um canto e se enrolaram como uma bola assumindo posição fetal. A mensagem que elas estavam enviando era de profundo medo e inseguranças ➥Estas são pessoas que se sentem facilmente rejeitadas e fecham as portas para o mundo, se retiram inteiramente da realidade, se tornam solitárias. Isto leva a um distúrbio mental e a consequência é a psicose.

REAÇÕES QUANDO O MODELO DE AUTORIDADE FALHA (Resumo) ➥ SE NÓS AVALIAMOS OS SINTOMAS

REAÇÕES QUANDO O MODELO DE AUTORIDADE FALHA (Resumo) ➥ SE NÓS AVALIAMOS OS SINTOMAS SOCIAIS MOSTRADOS, NÓS PODEMOS VER QUE OS MAIORES DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL FORAM ALISTADOS. ➥ DISTO NÓS PODEMOS TIRAR A CONCLUSÃO QUE CONFLITOS NÃO RESOLVIDOS NO INTERIOR DAS CRIANÇAS PODEM PRENDER O ADULTO NUM PADRÃO IMATURO DE COMPORTAMENTO.

Figura de Autoridade HOMEM Ódio Rejeição DEUS Amor Aceitação Carência afetiva

Figura de Autoridade HOMEM Ódio Rejeição DEUS Amor Aceitação Carência afetiva

Figura de Autoridade PASSIVO AGRESSIVO

Figura de Autoridade PASSIVO AGRESSIVO

Rejeição

Rejeição

 • AUTODEPRECIAÇÃO • DEPRESSÃO • APATIA • COMPLEXO DE INFERIORIDADE • INSEGURANÇA •

• AUTODEPRECIAÇÃO • DEPRESSÃO • APATIA • COMPLEXO DE INFERIORIDADE • INSEGURANÇA • SENSO DE INAPTIDÃO • SENTIMENTO DE CULPA • AMORTECIMENTO • AGONIA REJEIÇÃO • EXTINÇÃO • DES NIMO SUICÍDIO • DESESPERO MENTE • AUTOCOMPAIXÃO ESPÍRITO • TRISTEZA EMOÇÕES Parede da Rejeição

EMOÇÕES TRISTEZA (Infelicidade, Causa de sofrimento): Podemos definir a tristeza como “um sentimento de

EMOÇÕES TRISTEZA (Infelicidade, Causa de sofrimento): Podemos definir a tristeza como “um sentimento de pesar, de infelicidade; demonstração ou causa de sofrimento”. Muitas vezes a tristeza pode obscurecer toda a personalidade de uma pessoa. AUTOCOMPAIXÃO (Decepção sofrida): Além de ser uma prática negativa, a autocompaixão é pecado também. Aquele que pratica a autocompaixão está sempre procurando consolar-se de alguma decepção sofrida. AUTODEPRECIAÇÃO (Culpa a si mesmo): A autodepreciação é a atitude de nos voltarmos contra nós mesmos por havermos sofrido rejeição da parte de outra pessoa. Esse problema pode se tornar crônico, e distorce a personalidade. DEPRESSÃO (Associação de fatores físicos e mentais): Trata-se da reação que temos frente a alguma perda sofrida. No inicio percebe-se um declínio na vitalidade e nas energias, e nos sentimos tristes e cansados. Cai o rítmo das atividades no trabalho e em casa, e tudo nos parece sombrio e desesperador. APATIA (Sem vontade de enfrentar a vida - “fracasso”): É uma existência sem emoção; sem sentimento”- é um dos arquiinimigos da vida. Ela é a fase inicial do processo de perda do interesse pela vida. Esse sentimento pode ser ocasionado por desilusões e adversidades

MENTE Complexo de inferioridade – Você não é pior do que eu. Insegurança –

MENTE Complexo de inferioridade – Você não é pior do que eu. Insegurança – Falta de carência afetiva A insegurança é consequência direta de carência afetiva e dos atos de rejeição sofridos na infância. Por outro lado, o senso de segurança acha -se diretamente relacionado com o amor. Pesquisas tem demonstrado que as crianças criadas num ambiente sem amor tendem a revelar profundo sentimento de insegurança. Senso de inaptidão – Incapaz, fracassado Esse é um dos mais sérios problemas de quem sofre rejeição. A pessoa passa a considerar-se incapaz, e experimenta um constante senso de fracasso, e ouve uma voz interior constatemente a afirmar: “Não valho nada. Nunca serei nada na vida. Tudo que faço sai errado”. Sentimento de culpa – Grave problema quando não o enfrentamos Devemos analisar bem esse sentimento, pois nem sempre a culpa é um terrível mal, e muitas das vezes podemos evitar sérias complicações se pararmos quando há sinal de perigo. Essa é a grande vantagem do sentimento de culpa, quando temos a percepção e a reação correta diante dele. Dessa forma ele se torna para nós placas sinalizadoras que nos indicam a direção a seguir.

ESPÍRITO AMORTECIMENTO: Apagado. AGONIA: Morrendo. EXTINÇÃO (Extinto): O espírito do homem (o fator da

ESPÍRITO AMORTECIMENTO: Apagado. AGONIA: Morrendo. EXTINÇÃO (Extinto): O espírito do homem (o fator da personalidade que provém diretamente de Deus) é a lâmpada (a vela) do senhor, a qual esquadrinha todo o mais íntimo do corpo. Quando nos lançam palavras de morte, se escolhermos o prumo da rejeição em vez do prumo de Deus. Começamos a viver na posição inclinada, e o nosso espírito é afetado, começamos a perder a esperança e com ela vem a agonia. Falta de esperança leva ao. . . DES NIMO: A maior arma de satanás para levar as pessoas ao. . . DESESPERO: Fica entregue, escravo, prisioneiro

ISOLAMENTO O Isolamento não é só ausência de pessoas, é também o relacionamento com

ISOLAMENTO O Isolamento não é só ausência de pessoas, é também o relacionamento com as pessoas sem criar nenhum tipo de vínculo. Ele pode ser desencadeado quando sofremos algum tipo de trauma muito forte na infância, onde a confiança foi quebrada. O isolamento veio como uma atitude automática de auto defesa.

ISOLAMENTO É FALTA DE CONFIANÇA • Diante de um momento de frustração o isolamento

ISOLAMENTO É FALTA DE CONFIANÇA • Diante de um momento de frustração o isolamento se torna a única forma de se sentir seguro. Qualquer fracasso de algum objetivo, é capaz de empurrar a pessoa para um fundo de poço.

CICLO DA SOLIDÃO FANTASIA ISOLAMENTO SOLIDÃO FRUSTRAÇÃO VERGONHA (RAÍZ) TRAUMA (SOLO)

CICLO DA SOLIDÃO FANTASIA ISOLAMENTO SOLIDÃO FRUSTRAÇÃO VERGONHA (RAÍZ) TRAUMA (SOLO)

Quem alinha sua existência pelo prumo humano da rejeição sofre um grande dano, que

Quem alinha sua existência pelo prumo humano da rejeição sofre um grande dano, que pode até roubar-lhe a vida. Nessa situação, os indivíduos mais agressivos poderao estar -se enveredando pelo caminho que o levará a aceitar o da revolta em não aceitar passivamente a rejeição e adotar uma atitude reacionária, alinhada pelo prumo da revolta

EMOÇÕES Agressividade FIGURA DE AUTORIDADE Presunção Sofisticação Euforia/Depressão Complexo de Superioridade Parede da Rebelião

EMOÇÕES Agressividade FIGURA DE AUTORIDADE Presunção Sofisticação Euforia/Depressão Complexo de Superioridade Parede da Rebelião MENTE Espírito Competitivo Posição de domínio Inflexibilidade Manipulação Teimosia ESPIRÍTO Resistência ao aprendizado Concepções ilusórias Amargura Ressentimento Espírito Critico Espírito controlador Espírito Possessivo Rebelião

EMOÇÕES • AGRESSIVIDADE / HOSTILIDADE – A PESSOA FERIDA REAGE FERINDO, PODENDO PERDER O

EMOÇÕES • AGRESSIVIDADE / HOSTILIDADE – A PESSOA FERIDA REAGE FERINDO, PODENDO PERDER O CONTROLE DA IRA • PRESUNÇÃO (ORGULHO) – PERSISTE EM SE-AFIRMAR SUA SUPERIORIDADE, LUTA CONTRA A SOLIDÃO (SE ACHA O MELHOR) • SOFISTICAÇÃO – IMPRESSIONAR OS OUTROS (ARTIFICIAL) - BARREIRAS NO RELACIONAMENTO AMOROSO • ALTOS E BAIXOS – (EUFORIA E DEPRESSÃO) – HUMOR REAGE UMA SITUAÇÃO ORA DE UM LADO , ORA DO OUTRO, SEMPRE NOS EXTREMOS.

MENTE/INTELECTO § SUPERIORIDADE – AGE DE MANEIRA ARROGANTE, MOVIDA DE INVEJA E CRITICA. (ESTAR

MENTE/INTELECTO § SUPERIORIDADE – AGE DE MANEIRA ARROGANTE, MOVIDA DE INVEJA E CRITICA. (ESTAR POR CIMA) § COMPETIÇÃO – CRIADAS ATRAVÉS DE AVALIAÇÕES, (VALORIZAM MAIS OS PROJETOS DO QUE PESSOAS. ) § DOMINANTE – AGE COM AUTORITARISMO, TEM SUA ORIGEM NA INSEGURANÇA QUE VEM POR UM DEFICT DE AMOR. § RÍGIDO – NÃO SER FLEXIVEL, NÃO ADIMITEM SEUS ERROS, NÃO ACEITAM QUE DISCORDE DELES. § MANIPULAÇÃO – (OBS: MAIS ADIANTE) § OBSTINADO – RESULTA DA INSEGURANÇA, NÃO ACEITA CONSELHOS NEM AS VERDADES DE DEUS. § NÃO ENSINÁVEL – DIFICULDADES DE APRENDER COISAS NOVAS, SE SENTE REBAIXADOS.

ESPÍRITO • DESILUSÃO – ESTÁ LIGADO A INCREDULIDADE, DIFICULDADE DE CONFIAR • RESSENTIMENTO –

ESPÍRITO • DESILUSÃO – ESTÁ LIGADO A INCREDULIDADE, DIFICULDADE DE CONFIAR • RESSENTIMENTO – FALTA DE CONHECIMENTO DO CARATER DE DEUS, DIFICULDADE DE LIDAR COM O PERDÃO • AMARGURA – FALTA DE PERDÃO LEVA A RAIZ DE AMARGURA QUE PROMOVE A DESTRUIÇÃO DE RELACIONAMENTOS. • CRÍTICO – USA A SUA DOR PARA FERIR OUTRAS PESSOAS • CONTROLADOR E POSSESSIVO – QUANDO TOMAMOS POSSE E TENTAMOS VIVER A VIDA DE OUTRAS PESSOAS. O EXTREMO LEVA AO HOMICIDIO. • .

TIPOS DE MANIPULADORES Podemos definir a manipulação como a tentativa de controlar pessoas ou

TIPOS DE MANIPULADORES Podemos definir a manipulação como a tentativa de controlar pessoas ou circunstâncias por meios indiretos. A diferença entre o AMOR e a MANIPULAÇÃO Amar é iniciar um relacionamento com o objetivo de dar. Já na Manipulação, busca-se um relacionamento com objetivo de receber.

Tipos de Manipuladores FIGURA DE AUTORIDADE PASSIVO Tende a se aproximar da figura de

Tipos de Manipuladores FIGURA DE AUTORIDADE PASSIVO Tende a se aproximar da figura de autoridade bajulando COMPETITIVO Tende a se aproximar da figura de autoridade competindo ATIVO INDIFERENTE Tende a se afastar da figura de autoridade Isolando-se Rejeição Tende a se afastar da figura de autoridade criticando Revolta

Amor X Manipulação PONTOS COMUNS ENTRE OS MANIPULADORES: • • SÃO EGOCÊNTRICOS ESTÃO LUTANDO

Amor X Manipulação PONTOS COMUNS ENTRE OS MANIPULADORES: • • SÃO EGOCÊNTRICOS ESTÃO LUTANDO COM DÉFICITE DE AMOR AUTO-DEFESA VIVEM NUM ESTADO CONTÍNUO DE TENSÃO

Essas paredes tortas que nós construímos em torno de nosso coração fazem parte de

Essas paredes tortas que nós construímos em torno de nosso coração fazem parte de um sistema de defesa distorcido. É a maneira como muitos de nós, aprendemos a lidar com a dor da rejeição. Com isso, a personalidade perfeita que Deus criou para cada um de nós fica sufocada e novas personalidades vão surgindo, baseadas na rejeição e revolta.

O que é Personalidade? É o que determina a individualidade de uma pessoa. Caráter

O que é Personalidade? É o que determina a individualidade de uma pessoa. Caráter ou qualidade do que é pessoal. A personalidade é formada por traços hereditários e traços adquiridos.

1. Personalidade “Cordata” É um pouco mais difícil de ser identificado porque suas expressões

1. Personalidade “Cordata” É um pouco mais difícil de ser identificado porque suas expressões de manipulação não são muito aparentes. Seu alvo não é controlar, é manter-se na defensiva. Ela joga como se fosse uma pessoa necessitada e frequentemente utiliza -se da auto-piedade na tentativa de vencer perdendo.

Personalidade Cordata PENSAMENTOS ‘‘Preste atenção em mim. ’’ ‘‘Ouça o que eu tenho a

Personalidade Cordata PENSAMENTOS ‘‘Preste atenção em mim. ’’ ‘‘Ouça o que eu tenho a dizer. ” ‘‘Tenha interesse por mim. ’’ ‘‘Seja bom comigo. ’’ “Demonstre apreço por mim. ” “Quando eu precisar de você, me socorra. ” “Não me rejeite e nem me decepcione. ” FRASES “Eu ajudadrei naquilo que você quizer’’. ‘‘Estarei sempre ao seu dispor. ’’ ‘‘Orarei sempre por você. ’’ ‘‘Estarei sempre ao seu lado. ’’ “Eu sempre demonstrarei apreço por você. ” RESUMINDO EM DUAS FRASES ‘‘Farei o que você quizer. ’’ ‘‘Por favor, me ame. ’’ Saul – 1ª Sm. 15. 24

2. Personalidade Competitiva É um pouco mais versátil. A personalidade competitiva pode jogar colocando-se

2. Personalidade Competitiva É um pouco mais versátil. A personalidade competitiva pode jogar colocando-se por baixo ou por cima dependendo do que a ocasião requer. Mais profissional em desenvolver a manipulação em sua personalidade, seu alvo é ganhar em qualquer posição. As outras pessoas são vistas como competidoras.

Personalidade Competitiva PENSAMENTOS ‘‘Viu como executo bem meu trabalho? ’’ ‘‘Percebe como sou indispensável?

Personalidade Competitiva PENSAMENTOS ‘‘Viu como executo bem meu trabalho? ’’ ‘‘Percebe como sou indispensável? ’’ ‘‘Não vai elogiar o meu trabalho? ” “Já notou que tenho muitos talentos? ” “Diga-me que sou perfeito e serei feliz!” “Nunca me diga que errei. ” FRASES ‘‘Tenho resposta para tudo. ’’ ‘‘Vou lhe mostrar como se faz isso. ’’ ‘‘Tirar férias é pura perda de tempo. ’’ “Pare com esse sentimentalismo. ” “Seja forte, não demonstre fraquezas. ” “Você precisa de mim e do meu trabalho. ” RESUMINDO EM DUAS FRASES ‘‘Não tenho defeitos. ’’ ‘‘Você não tem escolha, tem que me amar. ’ EXEMPLO BÍBLICO Jacó – Gn. 27 a 30

Características de pessoas com Personalidade Competitiva Acostumaram-se a pensar desde criança: Tenho que me

Características de pessoas com Personalidade Competitiva Acostumaram-se a pensar desde criança: Tenho que me sair bem em tudo. Só recebi aprovação quando eu era bem sucedido. Tem muito medo de errar. Seu senso de valor está baseado no que os outros vão pensar dele. Não sabem receber críticas. Estão constantemente na defensiva. Tem muita dificuldade em cultivar relacionamentos profundos. Estão constantemente se esforçando para fazer alguma coisa.

3. A Personalidade “Derrotista” É distinguido dos outros porque ele não gosta dos que

3. A Personalidade “Derrotista” É distinguido dos outros porque ele não gosta dos que estão por cima e dos que estão por baixo. De fato, ele não gosta de pessoas, e está preparado a dizer que não se importa com o jogo das pessoas. Mas quando ele diz que não se importa o que realmente quer fazer é manipular e disfarçar a sua motivação enganando-se a si mesmo através de não reconhecer como ele realmente se sente.

Personalidade PENSAMENTOS ‘‘ Não adianta tentar mais. ’’ ‘‘Sou um fracasso. ’’ “Nunca vou

Personalidade PENSAMENTOS ‘‘ Não adianta tentar mais. ’’ ‘‘Sou um fracasso. ’’ “Nunca vou conseguir nada. ” ‘‘Vou ser sempre assim. ’’ ‘‘Não dá mais. ’’ “Não consigo mais viver assim. ” “Oh! Deus, por que o Senhor não dá um jeito em tudo isso? ” Derrotista FRASES ‘‘Ninguém liga para mim. ” ‘‘Ninguém tempo para conversar comigo. ’’ ‘‘Ninguém vem me visitar. ’’ ‘‘Ninguém vem orar por mim quando preciso. ’’ “Ninguém me conta o que está acontecendo. ” “Ninguém gosta de mim. ” RESUMINDO EM DUAS FRASES ‘‘Ninguém me ama. ’’ ‘‘Desisto. ’’ EXEMPLO BÍBLICO Moisés – Ex. 4. 1 -13

4. A personalidade “Crítica” Usa a força da sua personalidade para tomar controle da

4. A personalidade “Crítica” Usa a força da sua personalidade para tomar controle da situação intimidando os outros. A mensagem que ele está dando é: Eu não sou amado tanto quanto você. “Não há amor no mundo para mim, estou sofrendo por causa disto, e você vai sofrer comigo. ”

Personalidade PENSAMENTOS Crítica ‘‘Você nunca vai melhorar, não é? ’’ ‘‘Você é um caso

Personalidade PENSAMENTOS Crítica ‘‘Você nunca vai melhorar, não é? ’’ ‘‘Você é um caso predido!’’ ‘‘Você é um burro, olha a estupidez que falou!’ “Você não faz nada certo. ” ‘‘A culpa é toda sua!’’ “Você sempre atrapalha tudo. ” FRASES ‘‘Viu como meu desempenho é nota dez. ’’ “Vou te ensinar a fazer isto. ” “Tenho certeza de que eu tenho razão. ” ‘‘Preste atenção no que eu digo!’’ ‘‘Sou eu quem manda aqui!’’ RESUMINDO EM DUAS FRASES ‘‘Sei que não sou amado, mas você também não é. ’’ ‘‘Eu sofro porque não sou querido. Você tem que sofrer comigo. ’’ EXEMPLO BÍBLICO Judas Iscariotes – João 12: 4

As Personalidades e seus Manipuladores FIGURA DE AUTORIDADE PASSIVO Tende a se aproximar da

As Personalidades e seus Manipuladores FIGURA DE AUTORIDADE PASSIVO Tende a se aproximar da figura de autoridade bajulando COMPETITIVO Tende a se aproximar da figura de autoridade competindo ATIVO Tende a se INDIFERENTE afastar da Tende a se afastar figura de da figura de autoridade Isolando-se criticando Rejeição Revolta

DENTRO DE QUATRO PAREDES Ez 8: 6 -12 Lideres Adorando com orgias ao deus

DENTRO DE QUATRO PAREDES Ez 8: 6 -12 Lideres Adorando com orgias ao deus cananita Asheráh “. . . , E entre os cananeus, Asherah era a esposa de El, o soberano dos deuses -- mais ou menos como Zeus, na mitologia grega - tinha sua mulher divina - a deusa Hera. . ”

DENTRO DE QUATRO PAREDES Ez 8: 6 -12 Lideres Adorando com orgias ao deus

DENTRO DE QUATRO PAREDES Ez 8: 6 -12 Lideres Adorando com orgias ao deus cananita Asheráh Concupiscência Desejo humano. (A qualquer preço) Não ameis o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo que há no mundo, o desejo da carne, o desejo dos olhos e o orgulho dos bens, não vem do Pai, mas sim do mundo. (João 2. 15 -16) SENTIR – TER - SER Concupiscência dos olhos Vejo, logo quero. DESEJO exagerado ‘‘incontrolável’’. Concupiscência da carne É o ATO do desejo ‘‘incontrolável’’. Gera VICIOS

A fuga em movimento pendular Figura de Autoridade Rejeição A B A – Rejeição

A fuga em movimento pendular Figura de Autoridade Rejeição A B A – Rejeição por uma Figura de Autoridade B – Fuga C – Retorno Rebelião C Sofrimento (Medo) Prazer

Árvore dos Vícios

Árvore dos Vícios

Ciclo para todo vício Mas cada um é tentado quando atraído e seduzido por

Ciclo para todo vício Mas cada um é tentado quando atraído e seduzido por seu próprio desejo. Então o desejo, tendo concebido, dá à luz ao pecado; e o pecado, após se consumar, gera a morte. Tiago 1: 14: 15 Ação Ritual (pecado) (Preparação) Desejos são concedidos. Desespero (Pecado desenvolvido, gera morte) Preocupação (Cada um é tentado na própria cobiça) Vergonha (RAÍZES) Abuso/Trauma(SOLO)

ORGULHO Soberba da vida. (Orgulho dos bens) Porque tudo que há no mundo, o

ORGULHO Soberba da vida. (Orgulho dos bens) Porque tudo que há no mundo, o desejo da carne, o desejo dos olhos e o orgulho dos bens, não vem do Pai, mas sim do mundo. (João 2. 16) A arrogância antecede a destruição, e a altivez do espírito antecede a queda. Pv 16: 18 É a atitude de se mostrar como não é. É a ausência da transparência.

Movimento pendular da luta Figura de Autoridade B – Luta contra o sofrimento A

Movimento pendular da luta Figura de Autoridade B – Luta contra o sofrimento A – Rejeição sofrida por parte de uma figura de autoridade ou não. Rejeição Rebelião A B Complexo de Inferioridade Complexo de Superioridade

Movimento pendular da alma Emoções Mente Alma Rejeição Rebelião

Movimento pendular da alma Emoções Mente Alma Rejeição Rebelião

O ÚLTIMO MOVIMENTO PENDULAR Medo, desejo, raiva e orgulho: Alma em conflito que nos

O ÚLTIMO MOVIMENTO PENDULAR Medo, desejo, raiva e orgulho: Alma em conflito que nos leva ao colápso. Rejeição FUGA Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. (Tg. 4: 8) Rebelião LUTA

REDENCÃO

REDENCÃO

REDENÇÃO (Isaías 25: 2 e Isaías 26: 1) “E o Senhor abaixará as altas

REDENÇÃO (Isaías 25: 2 e Isaías 26: 1) “E o Senhor abaixará as altas fortalezas dos seus muros; abatê-las-á e derribálas-á por terra até o pó. ” “NAQUELE dia se entoará este cântico na terra de Judá: Temos uma cidade forte, a que Deus pôs a salvação por muros e antemuros. ”

RESTAURANDO A PERSONALIDADE DEUS QUER RESTAURAR ESSAS PAREDES DE REJEIÇÃO E REBELIÃO, DERRUBANDO E

RESTAURANDO A PERSONALIDADE DEUS QUER RESTAURAR ESSAS PAREDES DE REJEIÇÃO E REBELIÃO, DERRUBANDO E RECONSTRUINDO MUITO MAIS CONSTRUTIVA E CURADORA, ESTÃO DISPOSTOS? NA VERDADE NÓS NÃO TEMOS ALTERNATIVA OU QUEBRAMOS ESTA PAREDE PELO ARREPENDIMENTO; OU MAIS CEDO OU MAIS TARDE DEVIDO A OSCILAÇÃO NA NOSSA ALMA TUDO VEM ABAIXO. PORTANTO , NÓS PRECISAMOS NOS QUEBRANTAR OU SEREMOS QUEBRADOS PELAS TEMPESTADES DA VIDA. PARA ISSO PRECISAMOS TER EM MÃOS UMA RADIOGRAFIA DA NOSSA PERSONALIDADE DADA PELO ESPIRÍTO SANTO. ESTE É O TRABALHO MAIS ÁRDUO, NOS VERMOS INTEGRALMENTE COMO DEUS NOS VÊ.

PASSOS PARA A RESTAURAÇÃO 1) Ter um bom diagnóstico da nossa personalidade. 2) Identificar

PASSOS PARA A RESTAURAÇÃO 1) Ter um bom diagnóstico da nossa personalidade. 2) Identificar as rejeições que nos traumatizaram, os modelos de autoridade que executaram estas rejeições, nossas escolhas erradas que se tornaram em falhas ou pecados crônicos em virtude disto. 3) Perdoar os modelos de autoridade que falharam conosco, nos responsabilizando por nossas escolhas pecaminosas. 4) Confissão de CULPAS e vergonhas. Deus quer chegar no ponto onde nós não queremos que Ele e nem ninguém chegue nas nossas vidas. Este é o ponto da cura. “O que encobre suas transgressões jamais prosperará; mas o que confessa e deixa alcançará misericórdia. Pv 28. 13” 5) Perseverar na posição tomada (estar no lugar de permanência em Cristo), desenvolvendo uma vida aparente com Deus e com as pessoas. . nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que nã andam segundo a carne, mas segundo o Espiríto (Rm 8: 1)

REDENCÃO ALTAR – encontrar com Jesus Confissão Arrependimento Aceitação Cura Sacrifício Perdão Libertação Proteção

REDENCÃO ALTAR – encontrar com Jesus Confissão Arrependimento Aceitação Cura Sacrifício Perdão Libertação Proteção Sangue Redenção

0 ALTAR Confessai pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos

0 ALTAR Confessai pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros para sermos curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica dos justos. Tg 5: 16 Contudo, isso não significa que nunca mais pecaremos. Nós pecamos, sim, mas muitas vezes deixamos de voltar ao altar. Por causa disso, os “pecadinhos” vão se acumulando em nossas vidas, e, não confessados, ocasionam separação entre nós e Deus. Depois de algum tempo, já não conseguimos mais ouvir a voz do Senhor e o nosso amor por ele começa a declinar.

TEMPLO

TEMPLO

MURO DA SALVAÇÃO REVELAÇÃO ARREPENDIMENTO PERDÃO CONFESSAR AS CULPAS PERSEVERAR RENOVAÇÃO DE MENTE RECONSTRUÇÃO

MURO DA SALVAÇÃO REVELAÇÃO ARREPENDIMENTO PERDÃO CONFESSAR AS CULPAS PERSEVERAR RENOVAÇÃO DE MENTE RECONSTRUÇÃO ‘‘. . . Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu assentarei em Sião uma pedra, pedra provada, pedra preciosa, angular, solidamente assentada; aquele que crê não foge. Farei juízo a regra, e justiça ao prumo; a saraiva varrerá o refúgio da mentira e as águas arrastarão o esconderijo. ’’ (Is. 28: 16; 17).

O que é arrependimento? ‘‘Mudança de idéia interior, que resulta num ato exterior de

O que é arrependimento? ‘‘Mudança de idéia interior, que resulta num ato exterior de virar-se, ou voltar-se na direção contrária. ’’ É um falso conceito de sí mesmo. É a pedra fundamental sobre a qual se assenta a parede da rejeição. É a atitude de não querermos ser vistos como realmente somos e de nos mostrarmos como não somos. Ele é a pedra fundamental sobre a qual se assenta a parede da rebelião.

HUMILDADE Romper com a incredulidade da rejeição e o orgulho da rebelião. ‘‘É a

HUMILDADE Romper com a incredulidade da rejeição e o orgulho da rebelião. ‘‘É a disposição de deixar que outros nos vejam como somos, sejam quais forem as consequências. ” Temos que ser transparentes em qualquer situação independente da vergonha.

REVELAÇÃO • QUEM DEUS É. . . ONIPOTENTE • ONISCIENTE • ONIPRESENTE

REVELAÇÃO • QUEM DEUS É. . . ONIPOTENTE • ONISCIENTE • ONIPRESENTE

ARREPENDIMENTO PROCESSO CONTINUO, - “Estejam, pois, atentos os teus ouvidos e os teus olhos

ARREPENDIMENTO PROCESSO CONTINUO, - “Estejam, pois, atentos os teus ouvidos e os teus olhos abertos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados filhos de Israel, que temos cometido contra ti; também eu e a casa de meu pai temos pecado. ” Ne 1: 6 “O SENHOR é longânimo, e grande em misericordia, que perdoa a iniqüidade e a transgressão, que o culpado não tem por inocente, e visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos até à terceira e quarta geração. ” Nm 14: 18

PERDÃO PERDOAR E LIBERAR OS MODELOS DE AUTORIDADE

PERDÃO PERDOAR E LIBERAR OS MODELOS DE AUTORIDADE

CONFESSAR AS CULPAS Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns

CONFESSAR AS CULPAS Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz. Tg 5: 16

PERSEVERAR

PERSEVERAR

RENOVAÇÃO DE MENTE – (METANOIA) NOVOS HÁBITOS

RENOVAÇÃO DE MENTE – (METANOIA) NOVOS HÁBITOS

RECONSTRUÇÃO PERSEVERAR NA POSIÇÃO TOMADA

RECONSTRUÇÃO PERSEVERAR NA POSIÇÃO TOMADA

E A VERDADE VOS LIBERTARÁ

E A VERDADE VOS LIBERTARÁ

MISSÕES SE FAZ DE TRES FORMAS: COM OS JOELHOS DE QUEM FICAM COM AS

MISSÕES SE FAZ DE TRES FORMAS: COM OS JOELHOS DE QUEM FICAM COM AS MÃOS DOS QUE CONTRIBUEM E COM OS PÉS DOS QUE VÃO