SEMINRI O Populaes negras e Suas Doenas genticas

  • Slides: 9
Download presentation
SEMINÁRI O Populações negras e Suas Doenças genéticas Hipertensão Gestacional

SEMINÁRI O Populações negras e Suas Doenças genéticas Hipertensão Gestacional

Escola Estadual Joelina de Almeida Xavier. Professora Regente: Simony Godoy Professor STE: Luis Antonio

Escola Estadual Joelina de Almeida Xavier. Professora Regente: Simony Godoy Professor STE: Luis Antonio M. Bittar. Disciplina: Biologia 2ª Fase – EJA – Ensino Médio Alunos: : Fabiana, Jéssica, Maria, Cira, Aguinaldo

Hipertensão Gestacional Nome: Fabiana, Jéssica, Maria Cira, Aguinaldo Prof: Simony Disciplina: Biologia

Hipertensão Gestacional Nome: Fabiana, Jéssica, Maria Cira, Aguinaldo Prof: Simony Disciplina: Biologia

Hipertensão Gestacional O que é hipertensão gestacional? Sempre que houver pressão alta (níveis de

Hipertensão Gestacional O que é hipertensão gestacional? Sempre que houver pressão alta (níveis de pressão maiores que 140/90) em gestantes. A hipertensão induzida pela gestação refere-se ao aparecimento da hipertensão em conseqüência da gestação, ocorrendo após as 20 semanas de gestação e desaparecendo até 6 semanas após o parto.

"A MEDIDA DA PRESSÃO ARTERIAL É UMA DAS INTERVENÇÕES MAIS IMPORTANTES DURANTE O PRÉ-NATAL"

"A MEDIDA DA PRESSÃO ARTERIAL É UMA DAS INTERVENÇÕES MAIS IMPORTANTES DURANTE O PRÉ-NATAL" Presença de mais 2, 0 g de proteínas na urina de 24 horas. diurese (volume de urina) inferior a 500 ml/dia ou 15 ml/hora dor de cabeça importante, vômitos e visualização de escotomas (estrelinhas)

sinais de falência cardíaca (falta de ar, cansaço, aumento do número de batimentos cardíacos)

sinais de falência cardíaca (falta de ar, cansaço, aumento do número de batimentos cardíacos) dor abdominal, principalmente sobre a região do fígado. diminuição do número de plaquetas no sangue. Presença de líquido amniótico em quantidade diminuída.

As mulheres negras no Brasil Segundo o Censo de 2000, a população de mulheres

As mulheres negras no Brasil Segundo o Censo de 2000, a população de mulheres negras brasileiras é de 36 milhões e vive, em sua maioria, na zona urbana. As mulheres negras são 30% da população feminina.

Morte materna nas mulheres negras Morte materna é a morte de uma mulher durante

Morte materna nas mulheres negras Morte materna é a morte de uma mulher durante a gravidez, no parto ou até 42 dias após o término da gestação. No entanto, alguns estudos publicados indicam que a morte materna por hipertensão (a primeira causa de morte materna no Brasil) é mais freqüente entre as mulheres negras. ( 6 vezes maior)

Causas da morte materna em mulheres negras predisposição biológica fatores relacionados à dificuldade de

Causas da morte materna em mulheres negras predisposição biológica fatores relacionados à dificuldade de acesso e à baixa qualidade do atendimento recebido falta de ações e capacitação de profissionais de saúde voltadas para os riscos específicos aos quais as mulheres negras estão expostas.