Sem limites para criar Lngua Portuguesa 9 ano

  • Slides: 27
Download presentation

Sem limites para criar! Língua Portuguesa – 9º ano Prof. a Ma. Andréa Paulon

Sem limites para criar! Língua Portuguesa – 9º ano Prof. a Ma. Andréa Paulon Prof. a Danielly de Souza Duarte Prof. a Mônica Cardoso Pereira Equipe Curricular de Língua Portuguesa COPED/SEDUC-SP

Apresentação da aula Tema da aula: Comparação de textos literários/versões. Etapa de ensino: 9º

Apresentação da aula Tema da aula: Comparação de textos literários/versões. Etapa de ensino: 9º ano. Habilidade do Currículo Paulista: (EF 89 LP 32) Analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso de mecanismos de intertextualidade (referências, alusões, retomadas) entre os textos literários, entre esses textos literários e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, artes visuais e midiáticas, música), quanto aos temas, personagens, estilos, autores etc. , e entre o texto original e paródias, paráfrases, pastiches, trailer honesto, vídeos-minuto, vidding , entre outros.

Objetivos da aula • Perceber diferenças e semelhanças entre obra original e versão adaptada.

Objetivos da aula • Perceber diferenças e semelhanças entre obra original e versão adaptada. • Desenvolver versões. • Reconhecer a criatividade para a produção de a variedade de gêneros e suportes disponíveis para a criação de versões.

Acolhida Você já leu algum livro que virou filme? Qual foi ele? © Pixabay

Acolhida Você já leu algum livro que virou filme? Qual foi ele? © Pixabay Envie sua participação no chat da CMSP.

Acolhida O que você achou mais legal: • O livro/história original ou • O

Acolhida O que você achou mais legal: • O livro/história original ou • O filme/versão adaptada? © Pixabay Envie sua participação no chat da CMSP.

Sondagem Você já leu algum livro tão interessante que achou que ele merecia ganhar

Sondagem Você já leu algum livro tão interessante que achou que ele merecia ganhar uma versão cinematográfica? Qual? © Pixabay Envie sua participação no chat da CMSP.

Textos comparados: não há limites para a criatividade As diferentes versões são adaptações e

Textos comparados: não há limites para a criatividade As diferentes versões são adaptações e variam conforme o objetivo do trabalho. Já ouvimos alguém dizer “O filme está diferente da história do livro” e, mesmo assim, as histórias, em determinados momentos, se entrelaçam, fazem lembrar a obra original. Trazem, por exemplo, menções referentes às personagens, ao enredo, ao tempo, ao espaço, ao foco narrativo, à linguagem, à prática social, à condição de produção, ao meio de circulação. São Paulo faz escola, 2020. Caderno do Aluno, Língua Portuguesa, 9º ano, v. 3, p. 25.

Atividade 2 – Caderno do Aluno 3 – p. 25 Trabalhar um texto literário,

Atividade 2 – Caderno do Aluno 3 – p. 25 Trabalhar um texto literário, adaptando-o para a linguagem do cinema, do teatro, das artes visuais, da música, requer identificar tema, personagem, estilo de escrita. Esse levantamento feito a partir da leitura e do estudo do texto original serve como base para a montagem de um roteiro, que pode se transformar, por exemplo, em: São Paulo faz escola, 2020. Caderno do Aluno, Língua Portuguesa, 9º ano, v. 3, p. 25.

Alguns tipos de versões • Paródia: apresenta, em geral, sentidos diferentes para uma obra

Alguns tipos de versões • Paródia: apresenta, em geral, sentidos diferentes para uma obra já existente ou • Pastiche: criação literária ou artística que reproduz o estilo de escritores, pintores e • Trailer honesto: videoclipe produzido por alguém, geralmente um • Podcast : é como um programa de rádio que transmite informações • Fanart: produção feita por fãs que são artistas amadores. Estes consagrada, estabelecendo novas interpretações. músicos, por exemplo. Pode ser entendido como montagem, combinando aspectos característicos de outras obras ou autores. fã, para divulgar um filme. diversas de forma simples, rápida e sem custos. Pode ser acessado de maneira on-line ou off-line. criam versões para homenagear seus ídolos. São Paulo faz escola, 2020. Caderno do Aluno, Língua Portuguesa, 9º ano, v. 3, p. 25.

Exemplo de paródia A professora Andréa Paulon criou a paródia de um poema famoso

Exemplo de paródia A professora Andréa Paulon criou a paródia de um poema famoso de Carlos Drummond de Andrade. Observe como ela imprimiu um novo sentido e conferiu certa dose de humor nessa nova versão: E agora, José? O papel enroscou A tinta acabou O programa travou O antivírus expirou A internet caiu A lan house fechou E agora, José? © Pixabay

Vamos analisar duasfanarts A primeira é da aluna Ana Carolina Silveira Lourencini, do 9º

Vamos analisar duasfanarts A primeira é da aluna Ana Carolina Silveira Lourencini, do 9º ano B da E. E. Prof. ª Maria do Carmo de Godoy Ramos, que fica em Serra Negra, interior de São Paulo. Ela é fã de Machado de Assis e se inspirou em sua obra O alienista para criar uma fanart em formato de HQ (história em quadrinhos) a fim de atrair maior público para a obra. Segundo palavras da própria aluna, sua vontade é que todos os alunos fiquem com vontade de ler este livro.

Fanart 1 – Obra de Machado de Assis no gênero HQ

Fanart 1 – Obra de Machado de Assis no gênero HQ

Fanart 1 – Obra de Machado de Assis no gênero HQ

Fanart 1 – Obra de Machado de Assis no gênero HQ

Fanart 1 – Obra de Machado de Assis no gênero HQ

Fanart 1 – Obra de Machado de Assis no gênero HQ

Fanart 1 – Obra de Machado de Assis no gênero HQ

Fanart 1 – Obra de Machado de Assis no gênero HQ

Fanart 1 – Obra de Machado de Assis no gênero HQ

Fanart 1 – Obra de Machado de Assis no gênero HQ

Processo de criação da aluna Ana Carolina A aluna Ana Carolina compartilhou como ela

Processo de criação da aluna Ana Carolina A aluna Ana Carolina compartilhou como ela cria sua arte. Vamos conferir e nos inspirar? Ela nos cedeu seu videocast, que é uma postagem feita em vídeo.

Responda no chat 1. Depois de ter conhecido a fanart criada por Ana Carolina,

Responda no chat 1. Depois de ter conhecido a fanart criada por Ana Carolina, você ficou com vontade de ler O alienista ? 2. Qual foi a intenção da aluna ao produzir um videocast com o processo de criação da sua fanart?

Machado de Assis – O alienista SINOPSE: O livro conta a história do Dr.

Machado de Assis – O alienista SINOPSE: O livro conta a história do Dr. Bacamarte, um alienista (a designação de psiquiatra na época) convencido de que a infertilidade de sua esposa está diretamente atrelada às condições físicas e mentais do cônjuge. Para provar sua teoria, o alienista cria a Casa Verde, um local para realizar estudos inéditos sobre a mente humana, mas acaba se perdendo na sua própria loucura. Wikipedia. O alienista. Disponível em: https: //pt. wikipedia. org/wiki/O_Alienista.

Fanart 2 – O universo dos animes egames A aluna Marilín Jimenez Camacho estuda

Fanart 2 – O universo dos animes egames A aluna Marilín Jimenez Camacho estuda na E. E. Guilherme de Almeida, situada na capital de São Paulo, e é muito habilidosa em criar fanart e OC. Mas o que significa o termo OC? OC – original character , é o termo atualmente utilizado para designar personagem, quando ocorre a criação de um personagem original. Siga @dottie_mjc.

Sua versão da Princesa Peach, do Super Mario Bros

Sua versão da Princesa Peach, do Super Mario Bros

O processo de criação da aluna Marilín Vamos ver seu videocast intitulado “bebes”, que

O processo de criação da aluna Marilín Vamos ver seu videocast intitulado “bebes”, que é o nome que a aluna Marilín usa para se referir às suas OC s. Fanart da Sally Face

Responda no chat 1. Você curte esse tipo de ilustração? 2. Qual anime você

Responda no chat 1. Você curte esse tipo de ilustração? 2. Qual anime você gosta de acompanhar? 3. Já imaginou criar um anime ou se inspirou em um que você curte para desenvolver uma versão?

O que é um anime? Anime, em japonês, significa “animação” e, por lá, o

O que é um anime? Anime, em japonês, significa “animação” e, por lá, o termo é utilizado para designar qualquer forma de ilustração/animação que existe. Já aqui no Brasil, utilizamos esse termo para designar qualquer ilustração que tenha inspiração nas artes japonesas. O primeiro anime de que se tem notícia data do ano de 1907 e foi criado com base nos mangás.

O que aprendemos na aula de hoje? • Podemos criar versões adaptadas de obras

O que aprendemos na aula de hoje? • Podemos criar versões adaptadas de obras literárias ou manifestações artísticas das quais somos fãs. • Aprendemos sobre vários gêneros e suportes que trazem versões de outras obras. • Todos podemos construir uma fanart que sirva de incentivo para que outras pessoas conheçam o artista de quem somos fãs.

Sugestão de atividade Sua tarefa agora será fazer a Agulha e a Linha de

Sugestão de atividade Sua tarefa agora será fazer a Agulha e a Linha de “Um apólogo” interagirem com personagens de outra história também conhecida, como “A Bela e a Fera”, “Branca de Neve”, “Harry Potter”, “Percy Jackson e o ladrão do Olimpo” entre outras narrativas baseadas em livros, filmes, séries, games etc. que você e seu grupo acharem interessantes. Após escolherem a história que acolherá a narrativa machadiana, vocês poderão escrever o texto em formato de cenas e, depois, selecionar uma dessas cenas para transformá-la em um podcast , em um videocast ou em um trailer honesto.