Sculo XIX Sculo de formao do EstadoNao delimitao

  • Slides: 18
Download presentation

Século XIX Século de formação do Estado-Nação, delimitação de fronteiras nacionais, elaboração de uma

Século XIX Século de formação do Estado-Nação, delimitação de fronteiras nacionais, elaboração de uma historia pátria, vinculada a ideia de uma cultura e identidade nacionais. Na América Espanhola de norte a sul vice-reinados e capitanias foram cedendo espaço para organização de novos países. A independência dos USA serviu de exemplo para vários países. Quase todas as nações hispânicas adotaram uma forma de governo republicano.

 As diversas guerras do império napoleônico influenciaram diretamente em território americano. Em Portugal

As diversas guerras do império napoleônico influenciaram diretamente em território americano. Em Portugal as invasões fizeram com que a família real viesse para o Brasil, na Espanha a prisão do rei Fernando VII foi o estopim para uma crise de legitimidade politica observada nas relações colôniametrópole. Diferente do Brasil que manteve unidade politica, a América Espanhola deu origem a diversas nações.

 O mais importante e populoso era o Vice - reinado da Nova Espanha,

O mais importante e populoso era o Vice - reinado da Nova Espanha, formado sobre as bases do Império Asteca. Entre os órgãos responsáveis por administrar o império destacam-se o Real e Supremo Conselho das Índias. Órgão administrativo. Casa de contratação: controlar riquezas produzidas no novo mundo e organizar a cobrança de impostos. Sistema de Porto Único: únicas regiões autorizadas a formar porto eram Vera Cruz (México) Porto Belo (Panamá) e Cartagena de Índias (Colômbia)

 Poder regional: Cabildos – espécie de câmaras municipais. Elite: Chapetones – espanhóis nascidos

Poder regional: Cabildos – espécie de câmaras municipais. Elite: Chapetones – espanhóis nascidos na Metrópole. Criollos – descendentes de espanhóis nascidos na América. Mestiços e indígenas. Exploração do trabalho – Mita (exploração do trabalho dos indígenas por um determinado período de tempo) e Encomienda (pagamento de impostos através de trabalho).

Tupac Amaru Formas de trabalho compulsório foram responsáveis por desarticular diversas comunidades indígenas e

Tupac Amaru Formas de trabalho compulsório foram responsáveis por desarticular diversas comunidades indígenas e levaram a morte de milhares de pessoas. Diversos grupos indígenas organizaram rebeliões contra a coroa. Pediam o fim do trabalho compulsório. Insurreição 4 de novembro de 1780. Marcharam em direção a Cuzco. Em abril de 1781 o cerco realista provocou muitas baixas nos rebeldes. Os rebeldes tentaram se retirar para o sul porem foram capturados.

 Outro fator que também desagradou os colonos espanhóis foi a prisão do Rei

Outro fator que também desagradou os colonos espanhóis foi a prisão do Rei Espanhol. Eles resolveram se organizar em juntas de governo autônomas por meio dos Cabildos. O movimento dos Criollos inicialmente era antifrances e lealista, de apoio a Fernando VII. Em 1810 as juntas propuseram iniciativas mais concretas como por exemplo o livre comércio. Neste mesmo ano começaram lutas pela independência politica. Em pouco mais de uma década o império espanhol na América estaria desfeito.

Criollos Entre 1759 e 1788 o governo de Carlos III fez varias reformas que

Criollos Entre 1759 e 1788 o governo de Carlos III fez varias reformas que alteravam as relações metropole-colonia. Modelos mais eficazes de taxação de impostos que atingiam os Criollos. Porem flexibilizou as regras de monopólio comercial e abandonou os portos exclusivos, estabelecendo livre comercio entre as colônias. Estas medidas de um lado desagradaram os comerciantes espanhóis queriam voltar ao controle colonial e de outro desagradaram os Criollos que desejavam livre comercio com todas as nações do mundo. Além disso havia um ressentimento contra os nascidos na Espanha pois somente estes tinham privilégios e altos cargos.

Guerras de Independência Entre 1808 e 1810 os criollos apoiados no ideal iluminista manifestaram

Guerras de Independência Entre 1808 e 1810 os criollos apoiados no ideal iluminista manifestaram suas reclamações através das juntas de governo. De forma progressiva o movimento se radicalizou entre 1810 e 1814. Mesmo com Fernando VII de volta ao trono espanhol as agitações continuaram

Vice reinado da Nova Espanha – Atual México e parte da América central. 1810

Vice reinado da Nova Espanha – Atual México e parte da América central. 1810 – na cidade de Dolores padre Miguel Hiudalgo y Costilla comandou uma serie de revoltas contra as autoridades Espanholas As péssimas condições das camadas populares aumentaram a revolta. Hidalgo comandava em levante que em grande parte era composto por indígenas e mestiços. Lutaram contra a cobrança de tributos e a opressão econômica, defendiam a religião e queriam abolir o domínio dos peninsulares.

 Em pouco tempo tomaram a Cidade do México e assumiram o poder por

Em pouco tempo tomaram a Cidade do México e assumiram o poder por cerca de 3 meses. O discurso de Hidalgo defendia a devolução de terras aos indígenas e não os proibia de cometer saques. Devido a isso o movimento começou a perder o apoio dos criollos. O movimento enfraquece e em 1811 Hidalgo foi preso. Em seu lugar assumiu Jose Maria Morelos. Porem também foi capturado e executado em 1815,

 1820 – Plano de Iguala – defendia princípios liberais para o governo da

1820 – Plano de Iguala – defendia princípios liberais para o governo da Nova Espanha, organizaram então uma monarquia católica constitucional. O articulador do projeto foi Augustin Itubirde. Ele conseguiu reunir os interesse presentes na região e se tornou imperador em 1821. Porem seu reinado durou pouco e em 1824 foi elaborada uma nova constituição tornando o México uma republica federativa.

 Em 1809 a capitania geral da Venezuela formou uma junta de governo, sob

Em 1809 a capitania geral da Venezuela formou uma junta de governo, sob liderança de Francisco Miranda, a esta causa integrou-se Simon Bolívar que foi fundamental em vários levantes.

Vice - reinado de Nova Granada Bolívar comandou diversas tropas nos territórios dos atuais:

Vice - reinado de Nova Granada Bolívar comandou diversas tropas nos territórios dos atuais: Colômbia, Venezuela, Panamá, Equador. Em Nova Granada o movimento foi liderado pela elite econômica. Eles não queriam a dominação Espanhola pois era um entrave econômico. Após lutas pela independência Bolívar se torna o primeiro presidente da Grã- Colômbia, que mais tarde se fragmentaria nas atuais Venezuela, Colômbia, Costa Rica e Equador.

Vice – reinados do rio do Prata e Peru A independência do Vice-reinado do

Vice – reinados do rio do Prata e Peru A independência do Vice-reinado do rio do Prata (Argentina, Paraguai, Bolívia e Uruguai) também foi articulada pela elite criolla. As lutas aconteceram em dois flancos: em um primeiro momento Buenos Aires lutou contra a Espanha e em segundo momento tentou estender seu domínio sobre o Uruguai e o Paraguai.

 O grande líder da independência dessa região foi Jose de San martin. Graças

O grande líder da independência dessa região foi Jose de San martin. Graças as sua lutas a Argentina conseguiu a independência em 1816. O Paraguai consegui a independência em 1811, sob liderança de Fulgencio Yegros e Jose Francia.

 O exercito de San Martin continuou a lutar pela independência de toda a

O exercito de San Martin continuou a lutar pela independência de toda a região central da América do Sul. Em 1821 foram para o Vice-reinado do Peru. Apoiado pelo inglês Cochrane, San Martin decretou em 1824 a independência do Peru. No mesmo ano o general Sucre derrotou as tropas espanholas em Ayacucho e converteu o alto Peru na atual Bolívia.