Sade do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescncia

  • Slides: 10
Download presentation
Saúde do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescência Processo fundamentalmente biológico de vivências orgânicas,

Saúde do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescência Processo fundamentalmente biológico de vivências orgânicas, no qual são acelerados o desenvolvimento cognitivo e a estruturação da personalidade.

Saúde do Adolescente Características do Crescimento e do desenvolvimento do adolescente ECA: 12 a

Saúde do Adolescente Características do Crescimento e do desenvolvimento do adolescente ECA: 12 a 18 anos OMS: 10 a 19 anos ( pré- adolescência – 10 a 14 anos; adolescência- 15 a 19 anos) Pré - púbere: 10 a 12 anos Também conhecida como um período de transição que tem inicio da puberdade e se estende até o ponto de entrada no mundo adulto Tendências Gerais no Ganho de Peso e Altura durante a Infância Estirão de crescimento puberal Meninas: 10 -14 anos Ganho de peso: 7 - 25 Kg Ganho de altura: 5 - 25 cm Média; 23, 7 Kg Meninos: 11 - 16 anos Ganho de peso: 7 - 30 Kg Ganho de altura: 10 - 30 cm Média: 27, 5 cm

Saúde do Adolescente Acompanhameto social do adolescente pela enfermagem Objetivo Contirbuir junto ao adolescente,

Saúde do Adolescente Acompanhameto social do adolescente pela enfermagem Objetivo Contirbuir junto ao adolescente, à família, à sociedade enfim com discussão sobre adolescência, cidadania e usas respectivas participações nas construções da: Promoção, oportunização e participação nos diversos espaços do meio social na implementação de ações que visem trabalhar com adolescentes em seu processo de adolescer.

Saúde do Adolescente Tecnologias para o trabalho da enfermagem -Promover práticas educativas e de

Saúde do Adolescente Tecnologias para o trabalho da enfermagem -Promover práticas educativas e de comunicação em saúde -Oferecer apoio social articulando-se a outros setores de políticas públicas e na comunidade -Acolhimento do adolescente e de suas necessidades e demandas -Acompanhamento físico- emocional -Suporte familiar

Saúde do Adolescente A família Pela necessidade em se tornar independente dos pais o

Saúde do Adolescente A família Pela necessidade em se tornar independente dos pais o adolescente, também submete sua família a sensação de impotência, pois perdem o poder de decisão dos filhos e demonstram inquietação em relação a rebeldia, labilidade de humor, risco de influência dos amigos, pois estes constituem grupos e galeras, algumas vezes desconhecidas pelos pais. A enfermagem pode promover ações através de: -Capacitação da equipe de enfermagem para assistir o adolescente e sua família; -Articulação de parcerias: ONGs, organizações governamentais, comunidade, escola, igreja, serviços de saúde, associações, promovendo uma rede local em prol da adolescência entre outros. -Estabelecimento de uma ação articulada com o PSF -Apoio junto ao adolescente frente os problemas com abuso de drogas de pais, amigos ou responsáveis encaminhando- os para grupos de apoio.

Saúde do Adolescente Processos educativos utilizados pela enfermagem -Utilizar a mídia promovendo campanhas de

Saúde do Adolescente Processos educativos utilizados pela enfermagem -Utilizar a mídia promovendo campanhas de divulgação de programas de apoio ao adolescente e a sua família. -Capacitar a equipe de enfermagem para desenvolver ações orientadas para a dimensão afetiva através de técnicas de grupo operativo, oficinas, palestras, dramatização etc. Abordando temas como: -Família e sua função no contexto atual -Tabagismo -Relação com os pais -Relação com irmãos -Relação com demais familiares (avós, tios, etc) -Infância e adolescência -Problemas de saúde -Doença de pais e demais familiares -Auto- imagem -Resolução não violenta de conflitos -Relação conflituosa na escola -Relação com a galera -Atividades sexuais (hetero e homo) - uso e abuso de álcool - uso de droga ilícita - percepção de sua própria saúde - profissão e perspectiva do futuro - Importância real do dinheiro na felicidade do adolescente.

O adolescente e a escola A escola é um espaço privilegiado para a capacitação

O adolescente e a escola A escola é um espaço privilegiado para a capacitação dos adolescentes e jovens porque: • Agrega grande parte dos adolescentes e jovens da comunidade; • É um espaço de socialização, formação e informações; • É na escola onde eles passam a maior parte do seu tempo. Fonte: Ministério da Saúde integral de adolescentes e jovem. Orientações para a organização de serviços de saúde. Brasília-DF, 2005.

Saúde do Adolescente Objetivos da inserção da enfermagem na escola -Desenvolver compreensão, habilidade, atitudes

Saúde do Adolescente Objetivos da inserção da enfermagem na escola -Desenvolver compreensão, habilidade, atitudes profissionais entre os que atuam no espaço escolar. pessoais e -Estimular a participação de adolescentes nos processos sociais e da escola no sentido de se tornarem co-responsáveis pela própria saúde. -Promover a conscientização dos adolescentes e contribuir para a formação de seres humanos autônomos, com capacidade de realizar escolhas e tomar decisões. -Envolver as adolescentes no planejamento, desenvolvimento e avaliação das ações encaminhadas na escola e comunidade

Saúde do Adolescente Objetivos da inserção da enfermagem na escola • Planejar, desenvolver protocolos

Saúde do Adolescente Objetivos da inserção da enfermagem na escola • Planejar, desenvolver protocolos e conjuntos de intervenção envolvendo adolescentes, famílias, profissionais de saúde, educação e comunidade em geral. • Sensibilizar e capacitar profissionais da área de sáude, educação, lideranças comunitárias e integrantes dos conselhos tutelares para atuarem junto à população adolescente local. • Tabalhar junto aos professores e orientadores educacionais questões relativas à adolescência • Promover discussões junto aos adolescentes, família e comunidade questões que mais aflingem e afetam a adolescência como, por exemplo: mudanças corporais, racismo e preconceitos, violência urbana e doméstica, uso e abuso de substâncias psicoativas, sexualidade, escolaridade, evasão escolar e trabalho. • Valorizar as atividades físicas, artísticas, culturais e esportivas. • Capacitar adolescentes que tenham interesse para serem agentes multiplicadores: “promotores juvenis de saúde”.