Saber Compreender que a f em Cristo suficiente
• Saber: Compreender que a fé em Cristo é suficiente para a salvação. • Saber: Entender a extensão e a essência da justiça divina. • Fazer: Valorizar a vida daqueles que se dedicam à propagação do evangelho. • Fazer: Pregar Cristo, apesar de muitos ignorarem o evangelho.
Atividade do suplemento Compartilhar a experiência de orar em favor de alguém que gostaria de ver aceitando Jesus. Quem é a pessoa? Como foi a experiência?
Romanos 10. 1 10 Paulo também tinha o desejo de ver seu povo de origem, o povo judeu, ser salvo por Cristo Ele sentia que sua obrigação ministerial não era restrita apenas aos gentios, mas que todos deveriam ouvir a verdade do evangelho
A justiça da lei A justiça da fé - Visão legalista da justiça divina (doutrinação prévia, escola rabínica código de regras prévias). - O zelo não vinha do conhecimento de Deus (v. 2), preferiam a justiça da lei. - Os fariseus haviam transformado a Lei do Senhor em um conjunto de regras simplesmente impossível de seguir. - Jesus, por não ter pecado, não poderia ter tido um corpo físico. - A fé em Cristo era suficiente para a sua salvação. - A justiça divina, agora, se restringia à fé (v. 4). - Em Cristo, tínhamos a liberdade de qualquer restrição ritualística imposta pela lei judaica. Sem a crença na ressurreição, nossa fé seria inútil (1 Co 15. 13, 14).
• A vida cristã não pode ser pensada com base em questões legalistas, mas sim na graça divina. Não podemos julgar se alguém é mais ou menos crente porque vai aos cultos ou frequenta um PG ou a EBD. • A pública declaração de fé basta para que recebamos os novos convertidos em nossas igrejas. Você concorda ou discorda? Por quê?
Ro ma no s 1 17 0. 1 • Qual a visão de Paulo acerca da 2 - universalidade da salvação em Cristo Jesus? • De que forma Paulo apresenta a responsabilidade missionária do crente? • No versículo 15, Paulo reafirma o valor que Deus dá àqueles que decidem dedicar suas vidas para a propagação do evangelho. E quanto a nós?
Ro ma no s 1 17 0. 1 • No versículo 16, Paulo menciona novamente 2 - sua frustração com o povo de Israel por ter ouvido a mensagem e não ter aceitado Cristo. Alguém já passou por essa frustração semelhante a Paulo. Qual foi a sua reação? Qual o conselho que Paulo nos dá?
“Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”.
Atividade do suplemento para próxima aula: Oração Projeto e Ação Comparar as suas atitudes com o texto de Romanos 12. 10 -20 e ver se elas estão norteadas pelo amor. Obs. O texto com a avaliação será entregue pelo professor e deverá ser realizada no final do estudo em classe.
- Slides: 10