Revoluo Verde Complexos Agroindustriais Educador Luiz Loureno Revoluo

  • Slides: 9
Download presentation
Revolução Verde – Complexos Agroindustriais Educador: Luiz Lourenço

Revolução Verde – Complexos Agroindustriais Educador: Luiz Lourenço

Revolução Verde As inovações tecnológicas na agricultura para a obtenção de maior produtividade através

Revolução Verde As inovações tecnológicas na agricultura para a obtenção de maior produtividade através do desenvolvimento de pesquisas em sementes, fertilização do solo, utilização de agrotóxicos e mecanização no campo que aumentassem a produtividade, ficou denominada de Revolução Verde. Esse processo ocorreu através do desenvolvimento de sementes adequadas para tipos específicos de solos e climas, adaptação do solo para o plantio e desenvolvimento de máquinas.

Revolução Verde A implantação de novas técnicas agrícolas iniciou-se no fim da década de

Revolução Verde A implantação de novas técnicas agrícolas iniciou-se no fim da década de 1940, porém os resultados expressivos foram obtidos durante as décadas de 1960 e 1970, onde países em desenvolvimento aumentaram significativamente sua produção agrícola. Esse programa foi financiado pelo grupo Rockefeller, sediado em Nova Iorque. Utilizando um discurso ideológico de aumentar a produção de alimentos para acabar com a fome no mundo, o grupo Rockefeller expandiu seu mercado consumidor, fortalecendo a corporação com vendas de pacotes de insumos agrícolas, principalmente para países em desenvolvimento como Índia, Brasil e México.

Revolução Verde Ao ser desenvolvida, a Revolução Verde modernizou o campo gerando novas características

Revolução Verde Ao ser desenvolvida, a Revolução Verde modernizou o campo gerando novas características no meio rural: • Mudança da base técnica: maciça substituição dos insumos naturais por insumos produzidos em escala industrial; • Dinâmica determinada pelo padrão de acumulação industrial, centrado no desenvolvimento de complexos agroindustriais – CAIs (desarticulação do chamado complexo rural); • Cada vez maior conteúdo em ciência, técnica e informação.

Complexos Agroindustriais Os complexos agroindustriais são as formas produtivas resultantes da Revolução Verde. Porém,

Complexos Agroindustriais Os complexos agroindustriais são as formas produtivas resultantes da Revolução Verde. Porém, âmbito produtivo não está mais centrado apenas no ato de produzir, pois emergem uma diversidade de negócios envolvendo a produção agrícola. O ramo da indústria, e das finanças passam a integrar a lógica produtiva do campo. E até mesmo o Estado, dispõe-se a articular-se com esses setores por meio de políticas específicas.

Complexos Agroindustriais Setor financeiro Maquinário Biotecnologia Empréstimos Comercialização Complexo agroindustrial Transporte Infraestrutura

Complexos Agroindustriais Setor financeiro Maquinário Biotecnologia Empréstimos Comercialização Complexo agroindustrial Transporte Infraestrutura

Organismos Geneticamente Modificados Entende-se por organismo geneticamente modificado (OGM) todo o organismo cujo seu

Organismos Geneticamente Modificados Entende-se por organismo geneticamente modificado (OGM) todo o organismo cujo seu material genético foi manipulado de modo a favorecer alguma característica desejada. Normalmente quando se fala em Organismos geneticamente modificados refere-se aos organismos transgénicos, mas estes não são exatamente a mesma coisa. Um transgénico é um organismo geneticamente modificado, mas um organismo geneticamente modificado não é obrigatoriamente um transgénico.

Organismos Geneticamente Modificados Um OGM é um organismos cujo material genético foi manipulado e

Organismos Geneticamente Modificados Um OGM é um organismos cujo material genético foi manipulado e um transgénico é um organismo que possui um ou mais genes (uma porção de DNA que codifica uma ou mais proteínas) de outro organismo no seu material genético, ou seja, uma bactéria, por exemplo, pode ser modificada geneticamente para expressar mais vezes uma proteína, mas não é um transgénico, já que não recebeu nenhum gene de outro ser vivo. Em síntese, um organismo geneticamente modificado só é considerado um transgénico se for introduzido no seu material genético parte de material genético de outro ser.