Revoluo Inglesa sc XII Prof merson A Vecchietti

  • Slides: 7
Download presentation
Revolução Inglesa séc. XII Prof. Émerson A. Vecchietti

Revolução Inglesa séc. XII Prof. Émerson A. Vecchietti

As Revoluções Inglesas do século XVII. Consistiram na primeira grande manifestação liderada pela burguesia

As Revoluções Inglesas do século XVII. Consistiram na primeira grande manifestação liderada pela burguesia contra o regime absolutista. Ocorrido no contexto de crise do Antigo Regime, esse movimento revolucionário representou o choque entre os interesses do parlamento inglês e ao autoritarismo do poder real.

- Plano econômico e social: Revolução Comercial – a produção de lã de carneiro

- Plano econômico e social: Revolução Comercial – a produção de lã de carneiro impulsionou o florescimento da maior indústria têxtil da Europa. A produção de carvão e mineral implementou a produção de energia para a indústria nascente. Sistema de cercamento das terras (enclousures), fato que levou a miséria grande parte da população, os quais vieram engrossar, nos centros urbanos, as fileiras dos desempregados. - Plano ideológico: Anglicanos e católicos – monarquia (Rei) – Nobres (cavaleiros). Calvinistas (Puritanos) – Republica (Parlamento) – Burguesia (Cabeças Redondas).

Plano Político: Com a morte de Elizabeth I (1558 -1603), a dinastia dos Tudor

Plano Político: Com a morte de Elizabeth I (1558 -1603), a dinastia dos Tudor chegou ao fim. Jaime Stuart (1603 -1625), Rei da Escócia, assumiu o trono da Inglaterra com o título de Jaime I. como era anglicano passou a perseguir católicos e protestantes calvinistas (puritanos). Foi durante esse período, em virtude dessas perseguições religiosas, que muitos puritanos emigraram para a América do Norte. Seguindo as ambições do pai, Carlos I deu continuidade ao regime absolutista. Derrotado pelo parlamento, o rei fugiu para a Escócia. Mais tarde, os escoceses entregaram-no ao exército de Cromwell. Carlos I foi decapitado em 1649.

República Puritana de Cromwell (1649 -1658). Com a morte de Carlos I, Cromwell, que

República Puritana de Cromwell (1649 -1658). Com a morte de Carlos I, Cromwell, que contava com a maioria puritana no parlamento e com o apoio do exército, extinguiu a monarquia estabelecendo a república. Em 1653, Cromwell dissolveu o parlamento adotando características ditatoriais. Ato de Navegação 1651, os produtos da África, Ásia e América apenas poderiam ser transportados em navios ingleses.

A Revolução gloriosa de 1688. Representou o fim do sistema Absolutista. Guilherme de Orange

A Revolução gloriosa de 1688. Representou o fim do sistema Absolutista. Guilherme de Orange e sua esposa, Maria Stuart, que vivia na Holanda, foram convidados a invadirem a Inglaterra e a deporem o rei Jaime II, no intuito de manter as conquistas liberais e proteger a religião protestante. Devido ao fato de esse episódio da história da Inglaterra ter ocorrido sem derramamento de sangue, passou a se chamar Revolução Gloriosa. Antes de ser coroado com o título de Guilherme III, o novo rei teve de se submeter à declaração de direitos, que impôs ao monarca: - não desobedecer às leis parlamentares ou cancelá-las; - reunir o parlamento anualmente; - nomeação de inspetores para controlar a suas contas; - autorização do parlamento para dispor do exército; - apreciação e aprovação da assembleia para cobrança de novos impostos.