Reviso para a Prova O surgimento das cidades

  • Slides: 13
Download presentation
Revisão para a Prova O surgimento das cidades As primeiras cidades surgiram onde? Nas

Revisão para a Prova O surgimento das cidades As primeiras cidades surgiram onde? Nas proximidades de grandes rios, onde se iniciou a atividade agrícola. A união das pequenas aldeias provocou a formação das primeiras cidades que ficaram conhecidas como civilizações fluviais, pois ficavam em torno de importantes rios como: Rio Nilo, cidades egípcias; Rios Tigres e Eufrates, cidades mesopotâmicas (entre rios); Rios Hoang-Ho e Yang-Tsé, cidades chinesas; Rio Indo, cidades harapenses.

Fatores para a origem das cidades As aldeias passaram a ser cidades após algumas

Fatores para a origem das cidades As aldeias passaram a ser cidades após algumas mudanças no modo de vida das famílias que passaram a se organizar melhor após a Revolução Agrícola. Algumas técnicas no sistema agrícola, como a irrigação, gerou a produção de excedentes, ou seja, a obtenção de mais alimentos para o consumo o que, por sua vez, pode ser trocado, dando origem ao comércio.

Divisão do trabalho, centralização do poder e escrita A especialização do trabalho em determinadas

Divisão do trabalho, centralização do poder e escrita A especialização do trabalho em determinadas atividades profissionais é o que chamamos de processo de divisão do trabalho que permitiu duas inovações técnicas: a confecções de tecidos e a cerâmica. Importante invenção: o arado, agilizava a terra para o cultivo. O desenvolvimento da agricultura causou um aumento populacional devido a sedentarização. Daí o chefe da família que possuísse mais terras e bens passava a ser o rei, que centralizava o poder nas suas mãos e em torno de um palácio. Com o surgimento das cidades, a necessidade de contabilizar os produtos comercializados, os impostos, o levantamento de obras, etc. foi necessário o desenvolvimento da escrita.

No Brasil pré-histórico. . . Os Sambaquis Na costa brasileira onde viviam os primeiros

No Brasil pré-histórico. . . Os Sambaquis Na costa brasileira onde viviam os primeiros habitantes podemos encontrar hoje os sambaquis, que são montes de conchas misturadas a restos de animais marinhos, areia, cinza e carvão. É formado por camadas: na mais nova é encontrado conchas e areia e na mais antiga ossos de peixes. As camadas foram se formando ao longo dos séculos e são cobertas por sedimentos. Podem ser encontrados em grande Parte do litoral brasileiro.

Sobre os sambaquis p. 64 - 5 5. a) Os sambaquis, num primeiro momento,

Sobre os sambaquis p. 64 - 5 5. a) Os sambaquis, num primeiro momento, foram considerados locais de moradia. b) Os restos orgânicos, interpretados como comida de pessoas vivas, as marcas de estacas, vistas como pisos de habitação, e os objetos e artefatos descartados, vestígios que defendiam a hipótese. c) A segunda hipótese trata os sambaquis como cemitérios. Apesar da arquitetura funerária os vestígios são quase os mesmos de antes.

O ser humano chega a América Há várias hipóteses que explicam a chegada dos

O ser humano chega a América Há várias hipóteses que explicam a chegada dos humanos na América. Demos atenção especial a duas: Pelo Estreito de Bering, ou seja, por terra no período de glaciação, ou seja, resfriamento da Terra. Pelo mar, sobretudo pelo Oceano Pacífico através das ilhas da Polinésia.

Os primeiros americanos Viviam da caça, pesca e coleta. O deslocamento em busca de

Os primeiros americanos Viviam da caça, pesca e coleta. O deslocamento em busca de alimento levava os homens ao nomadismo. Por volta de 10. 000 anos atrás a elevação da temperatura da terra provocou o derretimento de grande parte da camada de gelo. O clima tornou-se mais quente e úmido. O aquecimento do planeta causou mudanças no ambiente: O aumento das chuvas e da umidade A ampliação das florestas e das pastagens, provocaram a fome e a

Animais da pré-história brasileira, foram extintos pelas mudanças climáticas Fóssil de preguiça gigante Gliptodonte

Animais da pré-história brasileira, foram extintos pelas mudanças climáticas Fóssil de preguiça gigante Gliptodonte – tatu gigante

Sítios Arqueológicos (p. 64) Sítio Arqueológico Localização Vestígios encontrados Idade dos objetos CLÓVIS Estados

Sítios Arqueológicos (p. 64) Sítio Arqueológico Localização Vestígios encontrados Idade dos objetos CLÓVIS Estados Unidos Artefatos de caça, feitos de pedra Cerca de 11 mil anos MONTE VERDE Atual Chile Plantas comestíveis, ossos de animais, plantas medicinais Cerca de 13 mil anos LAGOA SANTA Minas Gerais, Brasil Machados de pedra, flechas e esqueletos (Luzia) 11. 500 anos SÃO RAIMUNDO NONATO Piauí, Brasil Objetos de pedra lascada, pedaços de carvão e pinturas rupestres Cerca de 50. 00 anos

Um sítio arqueológico é um local no qual homens deixaram algum vestígio de suas

Um sítio arqueológico é um local no qual homens deixaram algum vestígio de suas atividades: uma ferramenta de pedra, uma fogueira na qual assaram sua comida, uma pintura, uma sepultura, a simples marca de seus passos.

Lagoa Santa – Minas Gerais Luzia – “A primeira brasileira”, fóssil humano mais antigo

Lagoa Santa – Minas Gerais Luzia – “A primeira brasileira”, fóssil humano mais antigo encontrado no Brasil e na América. 11. 500 anos Características africanas e australianas. página 64 3) a) Luzia não praticava atividade agrícola, como dizia o texto “não sabia plantar um pé de alface e vivia do que a natureza agreste da região oferecia”, Luzia sobrevivia da coleta de frutos, tubérculos e folhagens. b) A explicação de que os primeiros grupos partiram da Oceania e da Polinésia.

São Raimundo Nonato- Piauí Niéde Guidon – Arqueóloga que luta para a preservação do

São Raimundo Nonato- Piauí Niéde Guidon – Arqueóloga que luta para a preservação do sítio arqueológico. Diretora da Fundação Museu do Homem Americano – Piauí; Criação do Parque Nacional Serra da Capivara em 1991 a UNESCO, pelo seu valor cultural, inscreveu o Parque Nacional na lista do Patrimônio Cultural da Humanidade. Na região do Parque Nacional da Serra da Capivara, atualmente estão cadastrados 1223 sítios com arte rupestre, sendo 922 sítios com pinturas, 218 com pinturas e gravuras e 83 somente com gravuras.