RESUMO DOS ESTUDOS Cap 1 Cap 2 Cap

  • Slides: 12
Download presentation

RESUMO DOS ESTUDOS Cap. 1 Cap. 2 Cap. 3 Cap. 4 Cap. 5 Cap.

RESUMO DOS ESTUDOS Cap. 1 Cap. 2 Cap. 3 Cap. 4 Cap. 5 Cap. 6 Cap. 7 Cap. 8 Cap. 9 Cap. 10 Cap. 11 Oração Intercessória. Autoridade e poder da cruz Portas, chaves do céus Oposição, Conspiração, Cansaço Crise interna, Restituição Conspiração, Afronta, Manipulação Hierarquia Avivamento Confissão dos pecados Compromisso com a Palavra Repovoamento de Jerusalém

Neemias 11

Neemias 11

Neemias 11 “Devidamente preparados, o povo de Judá foi convidado e estava em condições

Neemias 11 “Devidamente preparados, o povo de Judá foi convidado e estava em condições de repovoar Jerusalém” “E o povo bendisse a todos os homens que voluntariamente se ofereciam para habitar em Jerusalém” (Ne. 11. 2)

Neemias 11 Neemias somente repovoou Jerusalém depois que o povo estava devidamente preparado para

Neemias 11 Neemias somente repovoou Jerusalém depois que o povo estava devidamente preparado para esta tarefa. Neemias sabia que, sem criar as condições mínimas de segurança para a cidade e para o templo, não poderia reerguer a nação judaica e, assim, fazer com que Judá cumprisse o seu papel diante das nações, como reino sacerdotal e propriedade peculiar de Deus diante de todos os povos. Por primeiro, fez o resgate da memória do povo de Judá, a fim de conscientizar os judaítas de que eles eram descendentes de pessoas que, em razão da fé em Deus e das promessas divinas a Israel, haviam deixado Babilônia e, com o decreto de Ciro, haviam retornado para a Palestina, para a terra que Deus havia dado aos filhos de Israel.

Neemias 11 Qual a necessidade do povo após a conscientização? Estudo da história sagrada

Neemias 11 Qual a necessidade do povo após a conscientização? Estudo da história sagrada Ter relacionamento mais próximo com o Senhor “O resultado da leitura e meditação nas escrituras veio a conversão o avivamento e, com o avivamento o arrependimento e confissão de pecados ”

Neemias 11 Jerusalém tinha de ser habitada: Completado o processo engendrado por Neemias, sob

Neemias 11 Jerusalém tinha de ser habitada: Completado o processo engendrado por Neemias, sob a direção divina, para que se criassem as condições necessárias para o repovoamento de Jerusalém, Neemias parte, então, para levar pessoas para habitar em Jerusalém. A primeira observação que temos é de que “os príncipes do povo habitaram em Jerusalém”. Neemias, dentro de uma conduta que já havia tomado desde o início de seu governo, fez com que os maiorais do povo dessem o exemplo e viessem, obrigatoriamente, morar em Jerusalém. Os que estão à frente do povo devem ser o exemplo dos demais.

Neemias 11 Com relação ao restante do povo: Neemias não quis impor coisa alguma.

Neemias 11 Com relação ao restante do povo: Neemias não quis impor coisa alguma. Mandou que se lançassem sortes para tirar um de dez, a fim de que habitasse em Jerusalém o dízimo do povo, ainda permitindo que os que quisessem voluntariamente se apresentassem para morar “na santa cidade de Jerusalém” (Ne. 11: 1, 2). Mostra-nos outra grande verdade a respeito da obra de Deus: a voluntariedade. Se os príncipes tinham, por dever de função, que dar o exemplo, o restante do povo não poderia ser constrangido nem forçado a tomar a resolução de morar em Jerusalém.

Neemias 11 Neemias queria que o povo sentisse que estava a continuar a missão

Neemias 11 Neemias queria que o povo sentisse que estava a continuar a missão e tarefa de seus antepassados. Fez questão de mostrar que os sacerdotes e levitas tinham vindo para Jerusalém para fazer o serviço do templo, templo que, aliás, tinha de ser reconstruído. Para isto eles haviam sido constituídos, motivo pelo qual, agora que a cidade estava segura, mais de 80 anos depois, deveriam se dedicar para esta tarefa.

Neemias 11 Dos que foram morar em Jerusalém é que a qualidade dos moradores

Neemias 11 Dos que foram morar em Jerusalém é que a qualidade dos moradores era outra, tinha-se ali a “fina flor” do povo judeu, pessoas realmente transformadas e comprometidas com Deus e que, por isso, tinham “valor”, tinham “maturidade espiritual”. Fim

Neemias 11 “Amar o próximo como a ti mesmo” Jacob Maia e Madalena Dege

Neemias 11 “Amar o próximo como a ti mesmo” Jacob Maia e Madalena Dege Maia Ministério de Intercessão (intercessores)