RESENHA Parte 1 Resenha Acadmica A resenha um

  • Slides: 8
Download presentation
RESENHA Parte 1

RESENHA Parte 1

Resenha Acadêmica §A resenha é um gênero textual que serve para divulgar obras novas

Resenha Acadêmica §A resenha é um gênero textual que serve para divulgar obras novas ou apresentar uma obra que o(a) leitor(a) geralmente não leu ou não conhece. Ela pode, assim, atualizar o público leitor de modo breve sobre outras produções científicas, especialmente recentes; § Assim como o resumo, a resenha é um texto que se refere a outro texto; §A resenha apresenta dois movimentos essenciais: Resumo e Avaliação (da obra resenhada).

Qual o objetivo de escrever uma resenha? • Esse gênero é utilizado no âmbito

Qual o objetivo de escrever uma resenha? • Esse gênero é utilizado no âmbito acadêmico para avaliar (elogiar ou criticar) o resultado da produção intelectual em uma área de conhecimento. • Na universidade, a resenha também tem o papel de funcionar como instrumento de avaliação didáticopedagógico, ou seja, alguns professores solicitam que seus alunos escrevam resenhas a fim de avaliar se eles conseguiram apreender as questões centrais de uma obra estudada.

Tipos de Resenha • Resenha descritiva se concentra na avaliação do conteúdo enquanto conhecimento,

Tipos de Resenha • Resenha descritiva se concentra na avaliação do conteúdo enquanto conhecimento, ciência ou verdade, ou seja, ela faz um julgamento de verdades. • Resenha crítica avalia a obra considerando valor, estilo, estética, beleza, etc. (julgamento de valores). Assim, a resenha crítica exige maior grau de detalhes para a fundamentação da crítica (seja ela positiva ou negativa), já que trata de questões menos palpáveis e mais subjetivas.

ESTRUTURA • A resenha, no papel de divulgar e apresentar uma dada obra, geralmente

ESTRUTURA • A resenha, no papel de divulgar e apresentar uma dada obra, geralmente cumpre três passos essenciais: 1. identifica a obra a ser resenhada; 2. apresenta/descreve resumidamente o conteúdo desta obra; e 3. aprecia/avalia criticamente esse conteúdo.

ETAPAS CONSTITUTIVAS • A identificação detalha o nome do(a) autor(a) e inclui breves informações

ETAPAS CONSTITUTIVAS • A identificação detalha o nome do(a) autor(a) e inclui breves informações sobre sua carreira (outras obras dele ou dela). A identificação também informa o trabalho resenhado, seu local e editora de publicação, a data, e apresenta demais informações que se apliquem, como por exemplo o nome da coleção ou série a que a obra pertence, o número de volumes, o nome do tradutor, se for o caso, e assim por diante. • A apresentação do conteúdo da obra consiste no resumo dos principais argumentos feitos, um levantamento das ideias apresentadas e defendidas pelo autor. Pode ser organizada conforme os fatos ou dados aparecem na obra (resumindo os capítulos ou as partes em sua ordem sequencial na obra) ou então em agrupamento de conjuntos de ideias.

ETAPAS CONSTITUTIVAS • A apreciação do conteúdo pode ser tanto positiva quanto negativa, desde

ETAPAS CONSTITUTIVAS • A apreciação do conteúdo pode ser tanto positiva quanto negativa, desde que seja fundamentada. De qualquer modo, é importante que a apreciação seja feita com respeito e zelo. • Recomenda-se que já na apresentação do resumo da obra se insiram pequenas sinalizações sobre o tom da apreciação crítica (se houver). Isso pode ser feito, por exemplo, com expressões do tipo: “o autor sabiamente desenvolve o argumento. . . ”, ou “o autor discute o ponto X de modo relativamente apressado. . . ”.

ORIENTAÇÕES 1) Leia o texto-base da semana para aprender mais sobre o gênero resenha

ORIENTAÇÕES 1) Leia o texto-base da semana para aprender mais sobre o gênero resenha e sua organização retórica; 2) Veja também o exemplo de resenha disponibilizado na plataforma. Obs: Esses textos estão na plataforma Moodle na seção da Aula 8