Relevo Agentes internos e externos Estrutura Geolgica Agentes





























- Slides: 29
Relevo Agentes internos e externos Estrutura Geológica
Agentes internos do relevo Abalo Sísmico Vulcanismo Tectonismo (dobras e falhas)
DOBRAS u As dobras, chamadas também de dobramentos, se constituem a partir de gigantescas pressões que acontecem de maneira horizontal, exercendo uma grande força sobre rochas de composições mais frágeis, como por exemplo, as sedimentares, esse fenômeno propicia o enrugamento do relevo.
Falhas u As falhas, ou falhamentos, são formadas a partir de movimentos provocados por enormes pressões que sucedem de maneira vertical , exercendo uma grande força sobre rochas mais sólidas e rígidas, como por exemplo, as cristalinas.
Falha de San Andreas u A Falha de Santo André ou Falha de San Andreas é uma falha geológica que se prolonga por cerca de 1290 km através da Califórnia. A falha de San Andreas marca um limite entre a Placa do Pacífico e a Placa Norte-americana. É uma falha famosa por produzir grandes e devastadores sismos, como o sismo de São Francisco de 1906 que destruiu a cidade.
Agentes externos do relevo Erosão eólica Erosão fluvial Erosão pluvial Erosão marinha Erosão antropogenética Erosão glacial intemperismo
Erosão glacial (geleiras)
Fiorde É uma grande entrada do mar em volta de altas montanhas rochosas Os fiordes formaram-se, originalmente, devido a ação de imensas placas de gelo chamadas geleiras, ou glaciares, que se movimentam em rumo ao mar como se fossem grandes rios congelados.
Morainas u Neve e sedimentos das rochas que são levados pelos blocos de gelo e que ficam acumulados nos sopés das montanhas formam as morainas. Morainas
Erosão pluvial (chuva)
Ravina, boçoroca ou voçoroca É um fenômeno geológico que consiste na formação de grandes buracos de erosão, causados pela chuva e intempéries, em solos onde a vegetação é escassa e não mais protege o solo.
Diferença entre ravina e voçoroca A diferenciação entre ravinas e voçorocas é basicamente de caráter dimensional , sendo que as ravinas geralmente possuem largura e profundidade de até 50 cm ou permitem que uma criança de 7 anos de idade pule-a transversalmente. Por outro lado, a manifestação da forma mais agressiva de erosão, as voçorocas, mobiliza vários metros cúbicos de solo em pouco tempo, destruindo terras cultiváveis e/ou cultivadas, equipamentos urbanos e obras civis , além de conduzir boa parte do material removido aos cursos d’água, propiciando condições de enchentes e outras avarias devido ao processo de assoreamento dos cursos d’água.
Ravina Voçoroca
Erosão marinha
Tômbolo É um acidente geográfico no qual uma ilha é unida ao continente por uma estreita trilha de terra (barra) resultante do acúmulo de sedimentos (areia, terra).
Restinga u Acumulação de areia e seixos que forma uma barra à entrada da baía. restinga
Falésias u É uma forma geográfica litoral, caracterizada por um abrupto encontro da terra com o mar. Formam-se escarpas na vertical que terminam ao nível do mar e encontram-se . permanentemente sob a ação erosiva do mar Torres
Erosão fluvial (rios)
Foz em delta u Delta - Foz de um rio em que este, por trazer consigo muitos sedimentos (areia e terra) e perder velocidade, se espalha em muitos cursos de água ao entrar no mar. Podem ter aspectos muito diferentes.
Foz em estuário u A foz em estuário apresenta uma só boca ou canal pelo qual o rio deságua
Foz em estuário Foz em delta
Estrutura Geológica u Crátons ( escudos e plataforma) u Bacias Sedimentares u Dobramentos Modernos
Crátons e Bacia Sedimentar cráton Bacia Sedimentar
Dobramentos Modernos
Estrutura geológica do Brasil
Camadas do solo O A B C
FIM !!!