Regionalizao Mundial Regionalizao mundial Na cincia geogrfica o

  • Slides: 14
Download presentation
Regionalização Mundial

Regionalização Mundial

Regionalização mundial ◦ Na ciência geográfica o conceito de região está ligado à ideia

Regionalização mundial ◦ Na ciência geográfica o conceito de região está ligado à ideia de diferenciação de áreas. As regiões podem ser estabelecidas de acordo com critérios naturais, abordando as diferenças de vegetação, clima, relevo, hidrografia, fauna e etc. , e sociocultural que corresponde à avaliação das condições sociais e culturais que insere neste contexto o índice de desenvolvimento humano para explicitar como vivem as pessoas em determinado lugar. ◦ Para uma melhor análise dos dados e das diferenças existentes no mundo, e para não generalizar as informações, faz-se necessário a regionalização de áreas de abordagens, oferecendo várias vantagens aos estudos geográficos.

Regionalização em continentes ◦ Como se sabe, continentes são grandes extensões de terras emersas

Regionalização em continentes ◦ Como se sabe, continentes são grandes extensões de terras emersas limitadas pelas águas dos mares e, oceanos. O que define os continentes é a sua grande extensão de terra (grande tamanho) em relação às ilhas, as quais apresentam extensão de terra menor que um continente. Nesse sentido, cabe citar que do ponto de vista físico (geológico) Europa e Ásia fazem parte de um mesmo bloco continental, denominado Eurásia. Apesar disso, a Eurásia apresenta diferenças relevantes do ponto de vista histórico, econômico, social e cultural, fato que contribui para serem considerados dois continentes distintos. Para separar a Europa e a Ásia e determinar a fronteira entre os dois continentes, costumam ser usados alguns elementos

Regionalização HISTÓRICOGEOGRÁFICA O critério usado nesta divisão é a história da expansão da colonização

Regionalização HISTÓRICOGEOGRÁFICA O critério usado nesta divisão é a história da expansão da colonização europeia em cada continente. De acordo com essa classificação, existem três regiões: ◦ Velho Mundo, formado pela Europa, Ásia e África (área de ocupação mais antiga); ◦ Novo Mundo, descoberto por Cristóvão Colombo em 1492 (formado pela América); ◦ Novíssimo Mundo, descoberto por James Cook em 1770 (formado pela Oceania). A Antártica não é incluída nessa divisão, pois apesar de ter algumas bases científicas ocupadas temporariamente por pesquisadores, não é uma área efetivamente habitada pelos seres humanos. Cabe citar que essa é uma regionalização que segue a perspectiva dos europeus e segmenta o mundo a partir de ações iniciadas por eles, ignorando o desenvolvimento paralelo de outros vários povos e comunidades pelo mundo.

Regionalização em países pobres e ricos ◦ Além de receber essas denominações o mundo

Regionalização em países pobres e ricos ◦ Além de receber essas denominações o mundo foi regionalizado e/ou classificado em países ricos e pobres ou centrais e periféricos; os ricos (centrais) são países que estão no centro das decisões mundiais, são desenvolvidos, industrializados, avançados tecnologicamente, com economia estável, os países pobres (periféricos) são países subdesenvolvidos, pouco industrializados, com produção primária, dependente economicamente e de economia instável com grande incidência de crises.

Regionalização em desenvolvidos e subdesenvolvidos ◦ E por último o mundo pode ser regionalizado

Regionalização em desenvolvidos e subdesenvolvidos ◦ E por último o mundo pode ser regionalizado ou denominado de desenvolvidos ( norte) e subdesenvolvidos (sul). Desenvolvidos são aqueles países que além de ter um grande crescimento econômico e industrial, oferece para seu cidadão uma boa qualidade de vida, como saúde, preocupação com os idosos, acesso ao conhecimento, a cultura, segurança, boa renda pra maioria da população etc. , em contrapartida, os países subdesenvolvidos possuem características inversas, como não oferece boa condição de vida à sua população, economia dependente, grande concentração de renda, educação deficiente assim como a saúde.

NÍVEL DE DESENVOLVIMENT O TECNOLÓGICO

NÍVEL DE DESENVOLVIMENT O TECNOLÓGICO

Estados Unidos e seu poder econômico ◦ Quando falamos em regionalização mundial, encontramos a

Estados Unidos e seu poder econômico ◦ Quando falamos em regionalização mundial, encontramos a princípio um mundo BIPOLAR, onde Estados Unidos (capitalismo) e o sistema socialista. Com o surgimento de várias potências econômicas o mundo passou a ser MULTIPOLAR e agora, a supremacia militar e econômica dos Estados Unidos sobre as potências mundiais passamos a dizer que hoje o mundo é UNIMULTIPOLAR.

Área de influência das potencias econômicas: ◦ Esse período ficou marcado com o início

Área de influência das potencias econômicas: ◦ Esse período ficou marcado com o início de ideias econômicas capitalistas, onde o estado tem que dar apenas os serviços essenciais e ter o mínimo de influência na economia atravez das privatizações surgindo assim o NEOLIBERALISMO.

ONU (Organizações das Nações Unidas) Apesar de seu principal objetivo ser manter a paz,

ONU (Organizações das Nações Unidas) Apesar de seu principal objetivo ser manter a paz, a ONU também passou a apoiar e desenvolver uma ampla agenda, que contempla a promoção dos direitos humanos e do desenvolvimento social e econômico, a proteção do meio ambiente e a promoção de ajuda humanitária em casos de desastres ambientais e conflitos armados. A ONU é organizada de acordo com a seguinte estrutura: ◦ Assembleia Geral: órgão deliberativo que tem como funções principais tratar questões que atinjam diretamente a paz ao redor do mundo; ◦ Conselho de Segurança: único órgão da ONU cujas decisões são compulsórias para outros países. Seu principal objetivo é manter a paz, analisar e discutir problemas que ameacem a segurança ao redor do mundo e procurar soluções para conflitos.

ONU (Organizações das Nações Unidas) • Apesar da ONU ser composta por 192 Estados

ONU (Organizações das Nações Unidas) • Apesar da ONU ser composta por 192 Estados membros, apenas cinco países possuem assento permanente no conselho, são eles: Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França e China. Além de comporem o conselho permanente, esse países possuem direito a veto a questões de segurança. • Além dos países com assento permanente, a assembleia geral indica dez membros para comporem os assentos rotativos por um período de dois anos. • Conselho Econômico e Social (ECOSOC): atua na coordenação dos trabalhos voltados ao desenvolvimento econômico e social das nações. • Conselho de Tutela: Seu objetivo era ajudar os territórios sob tutela da ONU a se organizarem como Estados independentes. Sua extinção se deu em 1994, três anos após Palau, o último território sob tutela da ONU, tornar-se soberano.

ONU (Organizações das Nações Unidas) ◦ Corte Internacional de Justiça: também chamado de Tribunal

ONU (Organizações das Nações Unidas) ◦ Corte Internacional de Justiça: também chamado de Tribunal de Haia, trata-se do órgão jurídico da ONU. A corte internacional tem o poder de decisão sobre litígios internacionais, inclusive aqueles que envolvam Estados não membros. ◦ Além dessa estrutura, a ONU possui organismos intergovernamentais e programas voltados para o desenvolvimento dos direitos humanos, questões ambientais, patrimônio etc. Entre esses organismos estão a Organização Internacional do Trabalho (OIT), Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), Organização Mundial de Saúde (OMS), Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), etc

◦ Apesar de seu compromisso de garantir a paz no mundo, a organização é

◦ Apesar de seu compromisso de garantir a paz no mundo, a organização é acusada de agir tendenciosamente e ser utilizada para a defesa dos interesses políticos dos membros permanentes do conselho de segurança. Críticas à ONU ◦ O caso da Guerra da Síria é emblemático da forma como a organização é ineficiente na defesa da paz. Apesar do país estar em guerra desde 2011, a ONU não tem interferido no conflito por causa do impasse que existe no conselho de segurança entre Rússia e Estados Unidos sobre que medidas devem ser tomadas na região em conflito. Como ambos países têm direito a veto no conselho de segurança, até o momento nenhuma medida para interferir no conflito foi tomada pela ONU.

Atuação da ONU na América Latina e África ◦ A ONU, tem uma atuação

Atuação da ONU na América Latina e África ◦ A ONU, tem uma atuação muito forte na América Latina e na África. Atua em casos de fome endêmica, propondo caminhos para a sua erradicação, no combate ao trabalho infantil e ao trafico de pessoas, e apoia financeiramente e tecnologicamente as ações de vacinação em massa contra epidemias de doenças que ainda persistem nessas regiões. ◦ Politicamente a ONU atua nas áreas de refugiados por meio do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), buscando criar condições mínimas de qualidade de vida nos locais que eles procuram abrigo.