REFORMA PROTESTANTE ou Cisma do Ocidente Luteranismo Anglicanismo

  • Slides: 17
Download presentation
REFORMA PROTESTANTE ou Cisma do Ocidente Luteranismo Anglicanismo Calvinismo

REFORMA PROTESTANTE ou Cisma do Ocidente Luteranismo Anglicanismo Calvinismo

Reforma Luterana l l l Martinho Lutero era um monge e teólogo. Criticou a

Reforma Luterana l l l Martinho Lutero era um monge e teólogo. Criticou a venda de indulgências e o celibato dos padres (1517) Afixou 95 teses na Catedral de Wittemberg, apontando os erros da Igreja Católica, foi excomungado ( expulso da Igreja). Refugiou-se na Saxônia, quando conseguiu o apoio dos príncipes do Sacro Império Romano Germânico para difundir sua doutrina. Os príncipes não queriam submeter-se à Igreja! Casou-se com uma ex-freira reformada, com quem teve 13 filhos. Obs: Dieta de Worms: Assembléia encarregada de ouvir Lutero na expectativa de que se retratasse.

Reforma Luterana LUTERO CATARINA, ESPOSA DE LUTERO.

Reforma Luterana LUTERO CATARINA, ESPOSA DE LUTERO.

Luteranismo l l l Os príncipes não queriam submeter-se à Igreja, pelo contrário, queriam

Luteranismo l l l Os príncipes não queriam submeter-se à Igreja, pelo contrário, queriam a submissão da Igreja ao Estado, isto é, não desejavam pagar impostos eclesiásticos e desejavam confiscar as terras dos padres. (NOTE QUE ESSA ATITUDE POLÍTICA FOI MUITO IMPORTANTE PARA O SUCESSO DA REFORMA !!!) OBS: Houve revoltas populares contra a posse de latifúndios pela Igreja. Parte do povo apoiou Lutero e os príncipes alemães. Contudo estes não realizaram reforma agrária nos Estados Alemães. Anabatistas.

Luteranismo Características básicas da Nova Religião: *justificação pela fé: as boas obras não são

Luteranismo Características básicas da Nova Religião: *justificação pela fé: as boas obras não são necessárias à salvação. *fim do celibato e da hierarquia eclesiástica. *existência de somente 2 sacramentos: Batismo e Comunhão. *nega o milagre da missa: da transformação da hóstia em Cristo. *livre interpretação da bíblia e tradução para outras línguas.

l l l O Luteranismo gerou guerras religiosas que só cessaram com a paz

l l l O Luteranismo gerou guerras religiosas que só cessaram com a paz de Augsburgo, que consagrou o princípio, em 1530: “Cujus regio, ejus religio” Quer dizer: “A religião do povo deve ser a mesma de seu rei. ”

Reforma Anglicana l l l Henrique VIII era o rei da Inglaterra, a princípio

Reforma Anglicana l l l Henrique VIII era o rei da Inglaterra, a princípio era católico e inicialmente apoiou o Papa contra Lutero. Porém, em 1534, quando o Papa negou-se a ANULAR seu casamento com a rainha espanhola Catarina de Aragão, cortou relações com Roma. Henrique teve uma filha com Catarina, Maria. A rainha não podia mais ter filhos e ele desejava um herdeiro!

Anglicanismo l l l Desejava uma forma de casar-se com Ana Bolena, sua amante

Anglicanismo l l l Desejava uma forma de casar-se com Ana Bolena, sua amante sem que o Papa pudesse proibí-lo e assim, obter o herdeiro. Em 1534, pelo Ato de Supremacia, Henrique tornou-se chefe da Igreja na Inglaterra, chamada Igreja Anglicana. Em seguida, confiscou as propriedades da Igreja Católica: 800 mosteiros.

Reforma Anglicana l l O chefe do Estado (Henrique VIII) passou, então a ser

Reforma Anglicana l l O chefe do Estado (Henrique VIII) passou, então a ser também o chefe da Igreja Anglicana. A rainha Elisabeth I, em 1609, tornou-se o anglicanismo a religião oficial do Estado. Algumas aspectos do anglicanismo parecemse mais ao catolicismo que ao luteranismo, por exemplo, a celebração da missa segue o mesmo ritual.

Reforma Anglicana. l l l Destacam-se as seguintes características: Não obediência ao Papa. A

Reforma Anglicana. l l l Destacam-se as seguintes características: Não obediência ao Papa. A Igreja está submetida ao rei-submissão da Igreja ao Estado. Predestinação: o importante é a fé, não as obras – as pessoas estão predestinadas. Existência de 2 sacramentos: Batismo e Eucaristia (comunhão).

Reforma Anglicana l l A Igreja anglicana sofreu modificações ao longo do tempo. Conta

Reforma Anglicana l l A Igreja anglicana sofreu modificações ao longo do tempo. Conta hoje com sacerdotisas e apresenta muitas variações. Henrique casou-se seis vezes. Executou duas esposas adúlteras e casouse com a sexta à força. Seu único herdeiro foi Eduardo IV (Tudor), que instaurou a perseguição à católicos ingleses e que e mandou editar a Bíblia Anglicana. Eduardo Tudor

As 6 Mulheres de Henrique VIII Catarina de Aragão-divórcio Ana de Cleves- união não

As 6 Mulheres de Henrique VIII Catarina de Aragão-divórcio Ana de Cleves- união não consumada Ana Bolena-executada Catarina Howeverexecutada Joana de Seymour-morreu de parto Catherine Parrpressionada ao casamento.

Calvinismo- 1547 l l l Teoria da predestinação pelo lucro: quer dizer, “os bem

Calvinismo- 1547 l l l Teoria da predestinação pelo lucro: quer dizer, “os bem sucedidos em termos materiais na vida terrena serão os herdeiros do reino dos céus. ” Relação entre sucesso material e a predestinação. Aliou a religião ao capitalismo, segundo o sociólogo Max Weber. Recebeu acolhida na Suiça e Países Baixos. Incentivou a ÉTICA DO TRABALHO: busca dos sinais de predestinação! Na Inglaterra os calvinistas foram chamados puritanos e muitos migraram para a América do Norte. Na França foram chamados huguenotes

O ENFOQUE CULTURAL DA ANÁLISE SOCIAL: RELIGIÃO E CAPITALISMO

O ENFOQUE CULTURAL DA ANÁLISE SOCIAL: RELIGIÃO E CAPITALISMO

Contrarreforma Católica Reação á Reforma Protestante, que gerou perda de fiéis e dúvidas sobre

Contrarreforma Católica Reação á Reforma Protestante, que gerou perda de fiéis e dúvidas sobre a doutrina católica. l Concretização: Concílio de Trento 1545 -1563 Reorganização das Ordens Religiosas. Surgimento de Ordens Voltadas ao ensino e catequese na Europa e novos continentes. Criação oficial do Index: lista de livros contrários `a doutrina. católica Reorganização da Inquisição na Península Ibérica e suas colônias l

Questão Uerj - Discursiva Questão Uerj-Discursiva-2015

Questão Uerj - Discursiva Questão Uerj-Discursiva-2015

UNIFESP/SP) - Universidade Federal de São Paulo No século XVI, nas palavras de um

UNIFESP/SP) - Universidade Federal de São Paulo No século XVI, nas palavras de um estudioso, “reformar a Igreja significa reformar o mundo, porque a Igreja era o mundo”. Tendo em vista essa afirmação, é correto afirmar que: A - os principais reformadores, como Lutero, não se envolveram nos desdobramentos políticos e socioeconômicos de suas doutrinas. B - o papado, por estar consciente dos desdobramentos da reforma, recusou-se a iniciá-la, até ser a isso obrigado por Calvino. C - a burguesia, ao contrário da nobreza e dos príncipes, aderiu à reforma, para se apoderar das riquezas da Igreja. D - a os cristãos que aderiram à reforma estavam preocupados somente com os benefícios materiais que dela adviriam. E - o aparecimento dos anabatistas e outros grupos radicais são a prova de que a reforma extrapolou o campo da religião.