REDES WIFI LOCAIS GIAN JEFERSON JULIO O QUE

  • Slides: 10
Download presentation
REDES WIFI (LOCAIS) GIAN, JEFERSON, JULIO.

REDES WIFI (LOCAIS) GIAN, JEFERSON, JULIO.

O QUE É WIFI? Wi-Fi é uma abreviação de “Wireless Fidelity”, que significa fidelidade

O QUE É WIFI? Wi-Fi é uma abreviação de “Wireless Fidelity”, que significa fidelidade sem fio, em português. Wi-Fi, ou wireless é uma tecnologia de comunicação que não faz uso de cabos, e geralmente é transmitida através de frequências de rádio, infravermelhos etc. O Wi-Fi não necessita de licença para instalação e/ou operação.

COMO FUNCIONAM AS REDES WI-FI? Frequentemente nos deparamos com pessoas em aeroportos, bibliotecas, restaurantes,

COMO FUNCIONAM AS REDES WI-FI? Frequentemente nos deparamos com pessoas em aeroportos, bibliotecas, restaurantes, etc. utilizando dispositivos eletrônicos, como, por exemplo, notebook, celulares, para acessarem a internet sem utilizar cabos para a conexão. A chamada rede Wi-Fi é uma rede sem fio (também chamada de wireless) na qual podemos ter acesso à internet apenas por sinal de ondas de rádio, assim como as televisões e os celulares, não sendo necessária a utilização de fios conectores.

As ondas de rádio são ondas eletromagnéticas (formadas pela combinação dos campos elétrico e

As ondas de rádio são ondas eletromagnéticas (formadas pela combinação dos campos elétrico e magnético que se propagam no espaço perpendicularmente transportando energia) utilizadas pelas emissoras de rádio. Basicamente, nos locais onde há sistemas que fazem uso de ondas de rádio, um circuito elétrico é o responsável por provocar a oscilação de elétrons na antena emissora. Estes elétrons são acelerados e, em virtude disso, emitem ondas de rádio, as quais transportam as informações até uma antena receptora. As redes Wi-Fi, utilizadas para fornecer acesso sem fio à internet, operam de forma análoga: um adaptador (sem fio) para computadores capta as informações e as traduz na forma de sinais de rádio, as quais são transmitidos com o auxílio de uma antena.

O roteador (também sem fio), cuja função é realizar a distribuição dos sinais da

O roteador (também sem fio), cuja função é realizar a distribuição dos sinais da rede, além de "escolher" o melhor caminho para o envio de um conjunto de dados, é quem recebe o sinal e o decodifica. É ele quem envia as informações para a internet usando uma conexão (com fios), a Ethernet, responsável pela interconexão de redes locais. É válido salientar que o processo inverso também pode ocorrer: o roteador pode receber as informações da internet, traduzi-las em sinais de rádio e enviá-las para o adaptador.

APRENDA A CONFIGURAR UMA REDE WI-FI CONEXÃO Da mesma maneira, conecte o roteador ao

APRENDA A CONFIGURAR UMA REDE WI-FI CONEXÃO Da mesma maneira, conecte o roteador ao micro, usando o cabo de rede. Em seguida, abra um navegador de internet. Qualquer um vale. Digite na barra o endereço do roteador – quase sempre será um número parecido com esse 192. 168. 1. 1. Dependendo da marca, o número pode ser esse ou uma variação dele. Se você não souber esse número – e não tiver mais a embalagem do roteador – o jeito vai ser procurar na internet para saber qual o endereço inicial da marca do seu roteador. Descoberto o número, digite-o na barra de endereços do seu browser. A tela de administração do roteador deve aparecer, pedindo login e senha. Geralmente, o padrão de fábrica é Admin para o login, e também admin para a senha. Pronto, você entrou na página de configuração do roteador. Agora, é super fácil.

CONFIGURAÇÃO Nesse campo escolha o nome da sua rede sem fio. Em seguida, procure

CONFIGURAÇÃO Nesse campo escolha o nome da sua rede sem fio. Em seguida, procure área de segurança. Você pode escolher entre diferentes tipos de segurança: WEP, WPA e WPA 2, por exemplo. Dê preferência ao WPA 2 – ele é o mais seguro. Feito isso, escolha uma senha para acesso à sua rede. Essa será a senha que você vai ter de digitar no seu micro para se conectar à rede sem fio. Pronto. Você acaba de configurar seu roteador. Existem muitas outras variáveis – mas é melhor ficar com o padrão de fábrica na maior parte dos casos.

CONEXÃO À INTERNET Nós acabamos de criar a rede sem fio para sua casa.

CONEXÃO À INTERNET Nós acabamos de criar a rede sem fio para sua casa. Agora, só é preciso conectar seu roteador à internet. E isso é super fácil. Use um cabo de rede para conectar o modem da sua operadora ao seu roteador. Pode usar qualquer porta do roteador para isso. No ambiente de administração do roteador, procure pelos tipos de conexão. Geralmente, esses itens estão logo na primeira página do ambiente de administração. Na maior parte das conexões domésticas, você terá de escolher esse item aqui: conexão PPOE. Na opção de forma de conexão, escolher sempre ligado ou Always ON. Em seguida nesse campo, coloque o nome do seu provedor de internet.

DÚVIDAS?

DÚVIDAS?

GRUPO: GIAN GUILHERME DE SOUZA JEFERSON ADRIANO JÁCOMO JÚLIO CÉSAR DA SILVA PROFESSOR: TIAGO

GRUPO: GIAN GUILHERME DE SOUZA JEFERSON ADRIANO JÁCOMO JÚLIO CÉSAR DA SILVA PROFESSOR: TIAGO FONTES PESQUISADAS: INTERNET – PT. WIKIPEDIA. ORG OLHARDIGITAL. COM. BR