Redes tokenring 802 5 Aula 13 prof Msc

  • Slides: 20
Download presentation
Redes token-ring 802. 5 Aula 13 prof. Msc. Diovani Milhorim

Redes token-ring 802. 5 Aula 13 prof. Msc. Diovani Milhorim

Redes token-ring Desenvolvida pela IBM em meados anos 1980, o Token Ring é um

Redes token-ring Desenvolvida pela IBM em meados anos 1980, o Token Ring é um protocolo de redes que utiliza uma topologia lógica de anel e funciona na camada física (ligação de dados) e de enlace do modelo OSI dependendo da sua aplicação.

Redes token-ring ● ● Padrão IEEE 802. 5 (1985) Determinística. Método de acesso conhecido

Redes token-ring ● ● Padrão IEEE 802. 5 (1985) Determinística. Método de acesso conhecido como token passing Velocidade inicial 4 Mbps posteriormente aumentada para 16 Mbps (1989).

Redes token-ring ● Tecnologia de camada física e enlace

Redes token-ring ● Tecnologia de camada física e enlace

Redes token-ring Cabeamento ● ● Os cabos utilizados nas redes Token Ring são de

Redes token-ring Cabeamento ● ● Os cabos utilizados nas redes Token Ring são de par trançado com blindagem de 150 ohms. Esse tipo de cabo é denominado pela IBM de tipo 1, atingindo taxas de transferências de até 100 Mbps. O cabo Tipo 1 A consegue operar com taxas próximas de 300 Mbps. Conectores proprietários "IBM data connector"

Redes token-ring Cabeamento ● Posteriormente a IBM adicionou a possibilidade de utilizar cabos de

Redes token-ring Cabeamento ● Posteriormente a IBM adicionou a possibilidade de utilizar cabos de par trançado sem blindagem conectores RJ-45 para ligar as estações ao MAU, mas ao utilizálos o comprimento máximo dos cabos e o número máximo de estações eram reduzidos.

Redes token-ring Cabeamento ● ● ● Topologia lógica anel Topologia física em estrela com

Redes token-ring Cabeamento ● ● ● Topologia lógica anel Topologia física em estrela com uso de MSAU(multstation acess unit) que simula o anel. MAUs tinham tipicamente 10 portas, sendo 8 para as estações e duas para a ligação com outros MAUs:

Redes token-ring Cabeamento ● os cabos utilizavam o conector IBM do lado do MAU

Redes token-ring Cabeamento ● os cabos utilizavam o conector IBM do lado do MAU (hub) e utilizavam um conector DB 9 (o mesmo utilizado nas portas seriais) do lado da estação. Apenas os cabos destinados a interligarem os MAUs utilizavam o conector IBM dos dois lados do cabo:

Redes token-ring Topologia lógica : ANEL Os MSAU simulam internamente um anel evitando colisões

Redes token-ring Topologia lógica : ANEL Os MSAU simulam internamente um anel evitando colisões pelo uso do token e enviando o sinal de estação a estação.

Redes token-ring Características: ● ● Codificação Manchester diferencial Banda base Dois tipos de trama

Redes token-ring Características: ● ● Codificação Manchester diferencial Banda base Dois tipos de trama ( token e trama propriamente dita) Método de acesso a Mídia (MAC) utiliza token passing:

Redes token-ring Características: ● Codificação Manchester diferencial 0: transição no início do bit 1:

Redes token-ring Características: ● Codificação Manchester diferencial 0: transição no início do bit 1: Sem transição no início do bit

Redes token-ring Características: ● token passing: ● ● ● ● O token é um

Redes token-ring Características: ● token passing: ● ● ● ● O token é um conjunto de bits únicos Somente a estação com o token envia mensagens. Existe um tempo de posse do token O token percorre o anel em sentido único. A estação receptora lê a mensagem e retransmite ao anel. A estação transmissora recebe a retransmissão e passa o token. A adição ou exclusão de uma estação não interrompe o anel.

Redes token-ring Características: Quadro:

Redes token-ring Características: Quadro:

Redes token-ring PA-Campo de Prefácio - I SD-Campo de controle de acesso ao meio

Redes token-ring PA-Campo de Prefácio - I SD-Campo de controle de acesso ao meio FC-Campo de Controle do Frame DA-Campo do Endereço de Destino SA-Campo do Endereço de Origem INFO-Campo de Informação FCS-Campo de Checagem da Seqüência do Frame ED-Campo Delimitador de Fim–TT FS-Campo de Status do Frame

Redes token-ring FS pode possuir os seguintes códigos: A - Address Acknowledge - Endereço

Redes token-ring FS pode possuir os seguintes códigos: A - Address Acknowledge - Endereço Reconhecido - indica que o quadro chegou C - Copy - Cópia - indica que o quadro foi copiado pela estação de destino. E - Error - Erro - indica que quadro é defeituoso.

Redes token-ring O byte “Access Control” (SD) tem o formato PPPTMRRR, com os seguintes

Redes token-ring O byte “Access Control” (SD) tem o formato PPPTMRRR, com os seguintes significados: PPP T M RRR Bits de prioridade (afeta o tempo máximo que cada nó pode reter o token) Tipo de Trama (1: Trama de token 0: Trama normal de dados) Usado para operações de manutenção Usado para pedir que o próximo token seja definido com a prioridade RRR

Redes token-ring Existe uma estação monitora da rede ● Cuida da temporização ● Limpeza

Redes token-ring Existe uma estação monitora da rede ● Cuida da temporização ● Limpeza do anel. ● Recuperação do token

DESAFIO !!!!! Na rede token-ring, sua arquitetura encontra-se suportada por uma topologia lógica e

DESAFIO !!!!! Na rede token-ring, sua arquitetura encontra-se suportada por uma topologia lógica e uma topologia física, sendo esta última (física) do tipo: a) anel. b) barramento. c) token. d) estrela. e) ethernet.

DESAFIO !!!!! Considere as afirmativas abaixo; I. II. Redes 802. 5 (token-ring) são confiáveis

DESAFIO !!!!! Considere as afirmativas abaixo; I. II. Redes 802. 5 (token-ring) são confiáveis possuem confirmação de recebimento de quadros pelos destinatário Redes Token-ring utilizam o método token-passing para gerenciar o acesso ao meio físico e são portanto probabilísticas. Podemos afirmar que: a) A afirmação I é correta e a afirmação II é incorreta. b) A afirmação I é incorreta e a afirmação II é correta. c) d) Ambas são corretas Ambas são incorretas

DESAFIO !!!!! I. II. Redes do tipo token-ring com velocidade de throuput de 16

DESAFIO !!!!! I. II. Redes do tipo token-ring com velocidade de throuput de 16 Mbps possuem capacidade de transmissão maior do que redes ethernet do tipo 10 base 2 e são mais eficientes pois não permitem transmissões simultâneas de dois nós. Redes do tipo Token-ring transmitem com velocidade de 16 Mpbs e possuem maior capacidade que redes ethernet do tipo 100 base. Tx. Podemos afirmar que: a) A afirmação I é correta e a afirmação II é incorreta. b) A afirmação I é incorreta e a afirmação II é correta. c) Ambas são corretas d) Ambas são incorretas