RECURSOS HUMANOS RECURSOS HUMANOS UM CONJUNTO DE PRINCPIOS

  • Slides: 19
Download presentation
RECURSOS HUMANOS

RECURSOS HUMANOS

RECURSOS HUMANOS “É UM CONJUNTO DE PRINCÍPIOS TÉCNICOS QUE VISA CONTRIBUIR PARA ATRAIR, MANTER,

RECURSOS HUMANOS “É UM CONJUNTO DE PRINCÍPIOS TÉCNICOS QUE VISA CONTRIBUIR PARA ATRAIR, MANTER, MOTIVAR, TREINAR E DESENVOLVER O PATRIMÔNIO HUMANO DAS ORGANIZAÇÕES”

Planejamento de Recursos Humanos: Planejamento das Necessidades Futuras. Planejamento Para a Rotatividade Futura. Planejamento

Planejamento de Recursos Humanos: Planejamento das Necessidades Futuras. Planejamento Para a Rotatividade Futura. Planejamento Para Treinamento e Desenvolvimento. Planejamento Para Recrutamento, Seleção e Demissões.

QUEM IRÁ TRABALHAR NA ORGANIZAÇÃO? O Que as Pessoas Farão? Como Manter as Pessoas

QUEM IRÁ TRABALHAR NA ORGANIZAÇÃO? O Que as Pessoas Farão? Como Manter as Pessoas Trabalhando? Como Treinar e Desenvolver as Pessoas na Organização?

RECRUTAMENTO: “É o Processo de Atrair Candidatos Com as Características e as Habilidades Adequadas

RECRUTAMENTO: “É o Processo de Atrair Candidatos Com as Características e as Habilidades Adequadas Para Preencher Vagas na Empresa”. Principais Fontes de Pesquisa Para Captar Candidatos: Internet. Escolas. Consultorias de R. H. Anúncios em Jornais. Bancos de Curriculuns

TÉCNICAS DE SELEÇÃO: Entrevistas. Testes Psicotécnicos. Prova de Conhecimentos Dinâmica de Grupo.

TÉCNICAS DE SELEÇÃO: Entrevistas. Testes Psicotécnicos. Prova de Conhecimentos Dinâmica de Grupo.

TÉCNICAS GERAIS DE ENTREVISTAS: Atenção ao “Mecanismo de Defesa” do Candidato. Saber Formular as

TÉCNICAS GERAIS DE ENTREVISTAS: Atenção ao “Mecanismo de Defesa” do Candidato. Saber Formular as Perguntas Certas. Controlar o Tempo Para Cada Entrevista. Preparar a Entrevista. CRIAR UM “ROTEIRO” PARA A ENTREVISTA.

O ENTREVISTADOR DEVE SER: Uma Pessoa Com Boa Cultura Geral. Uma Pessoa Com Raciocínio

O ENTREVISTADOR DEVE SER: Uma Pessoa Com Boa Cultura Geral. Uma Pessoa Com Raciocínio Rápido. Uma Pessoa Com Aguçada Percepção Sobre o Comportamento Humano.

Investigue Primeiro a Aparência do Candidato. Observe Sua Postura Corporal. Pergunte-lhe Sobre Seu Trabalho

Investigue Primeiro a Aparência do Candidato. Observe Sua Postura Corporal. Pergunte-lhe Sobre Seu Trabalho Anterior. SUAS HABILIDADES, SUA VIDA SOCIAL E FAMILIAR

Ajude a Pessoa a Sentir-se a Vontade e Com Disposição Para Falar. MOSTRE FRANQUEZA.

Ajude a Pessoa a Sentir-se a Vontade e Com Disposição Para Falar. MOSTRE FRANQUEZA. Faça Perguntas Abertas. Identifique o Relacionamento do(a) Candidato(a) Com Seus Antigos Colegas.

IDENTIFIQUE: Como o(a) Candidato(a) se Ajustava ao Cargo Anteriormente Ocupado. Os Motivos de Sua

IDENTIFIQUE: Como o(a) Candidato(a) se Ajustava ao Cargo Anteriormente Ocupado. Os Motivos de Sua Saída. Peça um Relato de Cada Atividade Desenvolvida na Empresa Anterior, Observando Suas Principais Realizações.

TREINAMENTO: “Qualquer Procedimento OBJETIVOS DO TREINAMENTO: Que Vise Promover (e Aumentar) o Aprendizado Entre

TREINAMENTO: “Qualquer Procedimento OBJETIVOS DO TREINAMENTO: Que Vise Promover (e Aumentar) o Aprendizado Entre os Funcionários de Uma Empresa, Objetivando Adquirir Habilidades Para um determinado Cargo”. Impulsionar a Eficiência. Aumentar a Qualidade. Incrementar a Produtividade. Diminuir Refugos. Promover a Segurança.

MODALIDADES DE TREINAMENTOS: Treinamento Presencial. Treinamento à Distância. TREINAMENTO EM SERVIÇO. Rodízio de Funcionários.

MODALIDADES DE TREINAMENTOS: Treinamento Presencial. Treinamento à Distância. TREINAMENTO EM SERVIÇO. Rodízio de Funcionários. Visitas Técnicas. Palestras, Congressos, Seminários e Conferências.

PLANEJAMENTO DE TREINAMENTO: • Para Que Treinar? • Quem Treinar? • Em Que Treinar?

PLANEJAMENTO DE TREINAMENTO: • Para Que Treinar? • Quem Treinar? • Em Que Treinar? • Quando Treinar? • COMO TREINAR? • QUEM VAI TREINAR?

DEPARTAMENTO PESSOAL: Pode Ser Dividido Em: Recrutamento e Seleção. Registro de Funcionários. DEMISSÕES Fiscalização

DEPARTAMENTO PESSOAL: Pode Ser Dividido Em: Recrutamento e Seleção. Registro de Funcionários. DEMISSÕES Fiscalização Trabalhista. Folha de Pagamento.

TRABALHADOR AUTÔNOMO: Exerce Atividade Profissional ou Presta Serviços (sem remuneração) a Empresas, ou à

TRABALHADOR AUTÔNOMO: Exerce Atividade Profissional ou Presta Serviços (sem remuneração) a Empresas, ou à Pessoas Físicas. Não Existe Vinculação de Horários ou Subordinação à Alguém.

TRABALHADOR TEMPORÁRIO Contratado Por Tempo Limitado, Conseqüência da Necessidade de Algumas Empresas Obterem Mão-de

TRABALHADOR TEMPORÁRIO Contratado Por Tempo Limitado, Conseqüência da Necessidade de Algumas Empresas Obterem Mão-de -Obra Extra, em Determinadas Épocas. As Relações de Trabalho se Dão Através das Empresas Prestadoras de Serviços (Agências de Empregos). As “Agências” São as Responsáveis Pelas Relações de Trabalho Entre Ambos.

É Todo Provento Legal Ganho Pelo Empregado, em Função de Um Contrato de Trabalho

É Todo Provento Legal Ganho Pelo Empregado, em Função de Um Contrato de Trabalho Pago Pelo Empregador ou Por Terceiros. REMUNERAÇÃO Décimo Terceiro Salário Adicional de Insalubridade. Salário Família, Salário Maternidade 13º Salário, Abono Pecuniário.

BENEFICIÁRIOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL: SEGURADOS: Exercem Trabalho Remunerado, Contribu. Indo Para o INSS. DEPENDENTES:

BENEFICIÁRIOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL: SEGURADOS: Exercem Trabalho Remunerado, Contribu. Indo Para o INSS. DEPENDENTES: Vivem da Remuneração do Trabalhador e, Por Lei, Têm Direito à Esse Amparo, Pois Dependem Dessa Remuneração do “Segurado” Para Sobreviverem.