Recriando textos da textualidade intertextualidade por meio da

  • Slides: 24
Download presentation

Recriando textos: da textualidade à intertextualidade por meio da paráfrase Componente: Língua Portuguesa Prof.

Recriando textos: da textualidade à intertextualidade por meio da paráfrase Componente: Língua Portuguesa Prof. a Ma. Andréa Paulon Prof. a Danielly de Souza Duarte Equipe Curricular de Língua Portuguesa CEFAF – COPED/SEDUC-SP

Apresentação da aula Tema da aula: Paráfrase. Etapa de ensino: 8º ano. Habilidade do

Apresentação da aula Tema da aula: Paráfrase. Etapa de ensino: 8º ano. Habilidade do Currículo Paulista: (EF 89 LP 29 C) Analisar os mecanismos de reformulação e paráfrase utilizados nos textos de divulgação do conhecimento.

Objetivos da aula • • Retomar o conceito de paráfrase. • Identificar mecanismos de

Objetivos da aula • • Retomar o conceito de paráfrase. • Identificar mecanismos de citação direta e indireta em textos de divulgação do conhecimento. Reconhecer a paráfrase como recurso de reformulação de textos de divulgação do conhecimento.

Sondagem/interação Responda no chat. . . Na aula passada nós lemos o texto “Aspectos

Sondagem/interação Responda no chat. . . Na aula passada nós lemos o texto “Aspectos culturais afetam a relação entre o homem e o cão”. Do que você se lembra? O texto foi baseado em outro texto, pertencente a outro gênero textual. Qual? ©Pixabay

Leitura do texto Aspectos culturais afetam a relação entre o homem e o cão

Leitura do texto Aspectos culturais afetam a relação entre o homem e o cão Margareth Artur Artigo publicado na revista Psicologia USP, volume 32, março de 2020, discute o convívio histórico entre cães e humanos, a pluralidade de fenômenos interconectados dessa convivência, o processo de domesticação do animal e as diferenças culturais que afetam as relações entre as duas espécies. Segundo os autores, a interação entre o homem e o cachorro não é apenas instrumental, tendo bastante semelhança àquela estabelecida entre pais e filhos, havendo, portanto, características de apego e afeto. Porém, os pesquisadores dizem que não foi sempre assim. No período medieval e na Renascença, por exemplo, era consenso que “a natureza havia sido criada para servir aos interesses da humanidade”, incluídos, assim, os cachorros. O artigo também aborda a situação dos cães com relação aos diferentes contextos culturais, incluindo suas problemáticas e peculiaridades. Fonte: Jornal da USP. Disponível em: https: //jornal. usp. br/ciencias/aspectos-culturais-afetam-a-relacao-entre-o-homem-e-o-cao/. Acesso em: 24 jun. 2020. Aprender Sempre, 2020. Caderno do Aluno, Língua Portuguesa, 8º ano, v. 3, p. 57.

Leitura do texto Se, por um lado, “segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia

Leitura do texto Se, por um lado, “segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE -2013), os cães de companhia estão presentes em 44, 3% dos domicílios brasileiros, outros “ 850 milhões sobrevivem de modo errante por meio de interação marginal com os humanos”. O abandono dos animais é a principal razão do grande número dos cães jogados nas ruas, questão com a qual alguns países precisam lidar, propõe o artigo. Ainda em relação às disparidades culturais, o artigo cita o caso da Coreia do Sul, onde foi criado um dilema entre o valor instrumental/de costumes (cão visto como alimento) e o afetivo (cão visto companhia), uma vez que, de acordo com estudos, os coreanos comem algumas raças de cães, mas não comem outras. Por fim, os autores dizem que, a partir da cooperação fortalecida ao longo do tempo entre as duas espécies, guardadas as devidas proporções, é possível cogitar que a própria evolução humana também tenha sido alterada, considerando os relevantes serviços “prestados” pelos cães ao homem, conclui o artigo. Fonte: Jornal da USP. Disponível em: https: //jornal. usp. br/ciencias/aspectos-culturais-afetam-a-relacao-entre-o-homem-e-o-cao/. Acesso em: 24 jun. 2020. Aprender Sempre, 2020. Caderno do Aluno, Língua Portuguesa, 8º ano EF, v. 3, p. 57.

Por dentro do conteúdo Artigo científico sobre a relação humano-cão. Publicado na revista de

Por dentro do conteúdo Artigo científico sobre a relação humano-cão. Publicado na revista de psicologia da USP. Contém 9 páginas. Fonte: Jornal da USP. CC BY-SA 3. 0. Disponível em: http: //www. revistas. usp. br/psicousp/article/view/168597/160197. Acesso em: 15 nov. 2020

Retomando e sistematizando Quem diz? Margareth Artur, do grupo de Revistas da USP. O

Retomando e sistematizando Quem diz? Margareth Artur, do grupo de Revistas da USP. O que o texto diz? O texto fala sobre as relações entre o ser humano e os cães. Como diz? Por meio da reformulação das ideias de outro texto. Para quem diz? Para os leitores do Jornal da USP em geral. Por que diz? Para divulgar os resultados de uma pesquisa científica. Quando diz? Em junho de 2020. (Essa informação não está evidente no texto. Ela pode ser inferida a partir da referência do texto ou pelo acesso ao link informado. ) Com que outro texto ele dialoga? O texto dialoga com o artigo publicado na Revista Científica da USP.

Por dentro do conteúdo Características do gênero artigo de divulgação científica • São apresentados

Por dentro do conteúdo Características do gênero artigo de divulgação científica • São apresentados com uma linguagem clara, objetiva e impessoal (destituído de marcas pessoais com verbos na terceira pessoa), de acordo com a norma culta da língua. • São evitadas as expressões populares, a linguagem coloquial, as gírias e as figuras de linguagem, como a redundância e a ambiguidade. • Nota-se a presença de termos técnicos da área, essenciais da linguagem científica e, ainda, verbos predominantemente no presente do indicativo, porém compreensíveis. • Eles são escritos a partir de pesquisas desenvolvidas por especialistas no assunto, dedicados ao ramo da ciência por meio de métodos científicos.

Levantamentos prévios Em sua opinião, por que outras pessoas escrevem textos a partir de

Levantamentos prévios Em sua opinião, por que outras pessoas escrevem textos a partir de outros já existentes? ©Pixabay

Levantamentos prévios Você sabe dizer o que é PARÁFRASE? Já trabalhamos em outras aulas.

Levantamentos prévios Você sabe dizer o que é PARÁFRASE? Já trabalhamos em outras aulas. ©Pixabay

Conceituando Paráfrase É um texto produzido/elaborado a partir de outro texto já existente, mantendo

Conceituando Paráfrase É um texto produzido/elaborado a partir de outro texto já existente, mantendo a ideia do texto original e fazendo, assim, um tipo de intertextualidade. Quando você faz uma interpretação do texto e o reescreve com suas próprias palavras, mantendo o sentido original dele, você está parafraseando. Pode parecer fácil, mas requer muita habilidade de interpretação – entendimento do texto, ou seja, compreendêlo em sua essência. Para fazer uma boa paráfrase, é necessário conhecimento e repertório cultural, para encontrar novas possibilidades de intertextualidade.

Atividade 1 – Análise textual Responda no chat. . . 1. Vamos voltar ao

Atividade 1 – Análise textual Responda no chat. . . 1. Vamos voltar ao texto “Aspectos culturais afetam a relação entre o homem e o cão”, de Margareth Artur, lido na aula anterior? a. Qual é a temática do texto lido? Com que finalidade ele foi escrito? Aprender Sempre, 2020. Caderno do Aluno, Língua Portuguesa, 8º ano, v. 3, p. 59.

Atividade 1 – Análise textual Verificando resposta 1. Vamos voltar ao texto “Aspectos culturais

Atividade 1 – Análise textual Verificando resposta 1. Vamos voltar ao texto “Aspectos culturais afetam a relação entre o homem e o cão”, de Margareth Artur, lido na aula anterior? a. Qual é a temática do texto lido? Com que finalidade ele foi escrito? R. : O texto trata da relação entre humanos e cães, a partir das implicações históricas, sociais e culturais que envolvem essa relação. Ele foi escrito para divulgar os resultados de uma pesquisa feita por cientistas acerca do tema citado. Aprender Sempre, 2020. Caderno do Aluno, Língua Portuguesa, 8º ano, v. 3, p. 59.

Atividade 1 – Análise textual Responda no chat. . . 1. Vamos voltar ao

Atividade 1 – Análise textual Responda no chat. . . 1. Vamos voltar ao texto “Aspectos culturais afetam a relação entre o homem e o cão”, de Margareth Artur, lido na aula anterior? b. São evidentes, no texto, as marcas de outras vozes que não sejam as da autora. De quem são essas vozes? Que expressões são utilizadas pela autora para apresentar essas vozes? Aprender Sempre, 2020. Caderno do Aluno, Língua Portuguesa, 8º ano, v. 3, p. 60.

Atividade 1 – Análise textual Verificando resposta 1. Vamos voltar ao texto “Aspectos culturais

Atividade 1 – Análise textual Verificando resposta 1. Vamos voltar ao texto “Aspectos culturais afetam a relação entre o homem e o cão”, de Margareth Artur, lido na aula anterior? b. São evidentes, no texto, as marcas de outras vozes que não sejam as da autora. De quem são essas vozes? Que expressões são utilizadas pela autora para apresentar essas vozes? R. : No texto, aparecem as vozes dos cientistas que realizaram as pesquisas. Eles não são descritos diretamente, mas suas vozes são apresentadas, ora de forma direta, por meio de trechos entre aspas, ora de forma indireta, por meio de expressões como “segundo os autores”, “o artigo cita” e outras. Aprender Sempre, 2020. Caderno do Aluno, Língua Portuguesa, 8º ano, v. 3, p. 60.

Atividade 2 IMPORTANTE: Para apresentar as ideias dos autores do artigo, Margareth Artur reelaborou

Atividade 2 IMPORTANTE: Para apresentar as ideias dos autores do artigo, Margareth Artur reelaborou o texto original, de modo a, por meio de uma linguagem mais acessível ao público, em geral os leitores do Jornal da USP, compartilhar os resultados da pesquisa científica. Para isso, valeu-se de procedimentos linguísticos, como a reformulação das ideias por meio de paráfrases e citações. Vamos entender a paráfrase? Aprender Sempre, 2020. Caderno do Aluno, Língua Portuguesa, 8º ano, v. 3, p. 60.

Atividade 2 Responda no chat. . . 1. Leia os trechos a seguir, extraídos

Atividade 2 Responda no chat. . . 1. Leia os trechos a seguir, extraídos do texto lido nesta aula, e reelabore-os, mantendo o sentido, porém, com outras palavras. a. “(. . . ) a interação entre o homem e o cachorro tem bastante semelhança àquela estabelecida entre pais e filhos, havendo, portanto, características de apego e afeto”. Aprender Sempre, 2020. Caderno do Aluno, Língua Portuguesa, 8º ano, v. 3, p. 60.

Atividade 2 Verificando resposta 1. Leia os trechos a seguir, extraídos do texto lido

Atividade 2 Verificando resposta 1. Leia os trechos a seguir, extraídos do texto lido nesta aula, e reelabore-os, mantendo o sentido, porém, com outras palavras. a. “(. . . ) a interação entre o homem e o cachorro tem bastante semelhança àquela estabelecida entre pais e filhos, havendo, portanto, características de apego e afeto”. R. : Resposta pessoal. Sugestão: O modo como os seres humanos e os cães se relacionam envolve carinho e afetividade, assim como ocorre na relação entre pais e filhos. Aprender Sempre, 2020. Caderno do Aluno, Língua Portuguesa, 8º ano, v. 3, p. 60.

Atividade 2 Responda no chat. . . 1. Leia os trechos a seguir, extraídos

Atividade 2 Responda no chat. . . 1. Leia os trechos a seguir, extraídos do texto lido nesta aula, e reelabore-os, mantendo o sentido, porém, com outras palavras. b. “O abandono dos animais é a principal razão do grande número dos cães jogados nas ruas, questão com a qual alguns países precisam lidar”. Aprender Sempre, 2020. Caderno do Aluno, Língua Portuguesa, 8º ano, v. 3, p. 60.

Atividade 2 Verificando resposta 1. Leia os trechos a seguir, extraídos do texto lido

Atividade 2 Verificando resposta 1. Leia os trechos a seguir, extraídos do texto lido nesta aula, e reelabore-os, mantendo o sentido, porém, com outras palavras. b. “O abandono dos animais é a principal razão do grande número dos cães jogados nas ruas, questão com a qual alguns países precisam lidar”. R. : Resposta pessoal. Sugestão: O alto número de cães sem dono nas ruas é decorrente do abandono, e esse é um problema que precisa ser resolvido pelos países. Aprender Sempre, 2020. Caderno do Aluno, Língua Portuguesa, 8º ano, v. 3, p. 60.

Retomada – Conceitos da aula de hoje • Leitura do texto (parafraseado de um

Retomada – Conceitos da aula de hoje • Leitura do texto (parafraseado de um artigo de opinião). • • Retomada do conceito de paráfrase. • Identificação dos mecanismos de citação direta e indireta em textos de divulgação do conhecimento. Reconhecimento da paráfrase como recurso de reformulação de textos de divulgação do conhecimento.

Avaliação da aula O que achou da aula de hoje? Compartilhe o que você

Avaliação da aula O que achou da aula de hoje? Compartilhe o que você aprendeu na aula de hoje com seus amigos e com o seu professor ou sua professora! Bom estudo! Até a próxima aula.