Recepo do paciente no Centro Cirrgico Recepo do

  • Slides: 11
Download presentation
Recepção do paciente no Centro Cirúrgico

Recepção do paciente no Centro Cirúrgico

Recepção do paciente no Centro Cirúrgico n Deve der feita pelo enfermeiro. n Avaliar

Recepção do paciente no Centro Cirúrgico n Deve der feita pelo enfermeiro. n Avaliar as condições e chegada do paciente. n Verificar se o prontuário está completo. n Receber cordialmente o paciente.

Recepção do paciente no Centro Cirúrgico n n Verificar se as anotações referentes ao

Recepção do paciente no Centro Cirúrgico n n Verificar se as anotações referentes ao pré-operatório estão completas. Verificar se o paciente recebeu o préanestésico. Verificar presença de próteses, esmaltes, peças íntimas, etc. Verificar os problemas de saúde do paciente(hipertensão, diabetes, alergias, etc)

Cont. . . n Não permanecer com o paciente nos corredores(é cansativo, propicia a

Cont. . . n Não permanecer com o paciente nos corredores(é cansativo, propicia a escuta de conversas paralelas, aumentando o medo, a ansiedade e conseqüentemente a insegurança do paciente. n Não deixar o paciente sozinho em nenhum momento.

Cont. . . mantê-lo tranqüilo até o início da indução anestésica. n Responder as

Cont. . . mantê-lo tranqüilo até o início da indução anestésica. n Responder as perguntas do paciente com segurança e objetividade. n Explicar cada procedimento que for realizado. n

Procedimentos na sala de cirurgia n São todas as atividades desenvolvidas pelo circulante de

Procedimentos na sala de cirurgia n São todas as atividades desenvolvidas pelo circulante de sala (técnico ou auxiliar de enfermagem), antes, durante e após o ato anestésico-cirúrgico.

Cont. . . n Finalidade Assegurar condições funcionais e técnicas necessárias ao bom andamento

Cont. . . n Finalidade Assegurar condições funcionais e técnicas necessárias ao bom andamento do ato anestésico-cirúrgico e, conseqüentemente, à segurança do paciente.

Principais atividades desenvolvidas no centro cirúrgico n n n Transferência do paciente da maca

Principais atividades desenvolvidas no centro cirúrgico n n n Transferência do paciente da maca para mesa cirúrgica. Colocação de eletrodos cardíacos. Punções venosas. Auxílio paramentação (amarração de aventais, aberturas de luvas estéreis); Aberturas de pacotes de campos estéreis;

Principais atividades desenvolvidas no centro cirúrgico Abertura de caixas de instrumentais; Abertura de fios

Principais atividades desenvolvidas no centro cirúrgico Abertura de caixas de instrumentais; Abertura de fios de sutura; Abertura de embalagens de extensões de látex; n Abertura de embalagens de drenos; n Abertura de pacotes de gazes, compressas e materiais diversos; n n n

Cont. . . Conferência de compressas e gazes; Anotações de enfermagem no intra operatório(início

Cont. . . Conferência de compressas e gazes; Anotações de enfermagem no intra operatório(início da anestesia e cirurgia, término da cirurgia e anestesia, anestesia recebida, procedimentos realizados durante a cirurgia(punções, sondagens, etc) n Intercorrências na sala; n Condições do paciente; n n

Cont. . . n Acondicionamento e registro das peças de anátomo patológico; n Curativos;

Cont. . . n Acondicionamento e registro das peças de anátomo patológico; n Curativos; n Conexões de drenos e sondas em coletores; n Etc. . .