rea Missionria Santa Rita de Cssia SAGRADO CORAO

  • Slides: 39
Download presentation
Área Missionária Santa Rita de Cássia SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA – SÃO JOÃO MARIA

Área Missionária Santa Rita de Cássia SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA – SÃO JOÃO MARIA VIANNEY – SANTA EFIGÊNIA – JESUS MISERICORDIOSO – SÃO FRANCISCO DAS CHAGAS – SANTA TEREZA DE

1° Encontro Quaresma e Fraternidade um “tempo favorável” de graça! (2 Cor 6, 7)

1° Encontro Quaresma e Fraternidade um “tempo favorável” de graça! (2 Cor 6, 7)

ACOLHIDA

ACOLHIDA

Dirigente: Irmãos e irmãs, queremos nos colocar a serviço da acolhida, da partilha dos

Dirigente: Irmãos e irmãs, queremos nos colocar a serviço da acolhida, da partilha dos dons e repensar o bem comum de todos nós e, principalmente, dos que sofrem. A quaresma é tempo de estarmos juntos, tempo de esmola, jejum e oração, que o nosso coração possa cantar, “como é bom os irmãos viverem juntos”, reunidos em torno da Palavra de Deus, neste tempo de forte conversão, . . .

. . . queremos celebrar, refletir, dialogar e rezar com Jesus que vai ao

. . . queremos celebrar, refletir, dialogar e rezar com Jesus que vai ao Calvário e se entrega livremente para que todos nós sejamos libertados do pecado e tenhamos a vida eterna. Vamos Cantar. . .

Dirigente: Iniciemos juntos: Todos: Em nome do Pai e o Filho e do Espírito

Dirigente: Iniciemos juntos: Todos: Em nome do Pai e o Filho e do Espírito Santo, Amém! Dirigente: Apresentemos nossas intenções e de todos os que sofrem com o descaso político de nosso país. Oremos: Todos: Senhor, queremos celebrar esta Quaresma de modo que, no nosso coração, se realize uma atitude transformadora que se estenda às nossas. . .

. . . casas, trabalhos, comunidades e toda igreja. Que façamos a fraternidade acontecer.

. . . casas, trabalhos, comunidades e toda igreja. Que façamos a fraternidade acontecer. Tudo isso nós te pedimos, por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém!

ILUMINAÇÃO

ILUMINAÇÃO

Dirigente: O tempo da Quaresma nos faz retornar ao primeiro amor, e nos coloca

Dirigente: O tempo da Quaresma nos faz retornar ao primeiro amor, e nos coloca em ritmo de mudança de percurso, de memória da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Chamamos isso de conversão e de retorno á intimidade com o Mistério do Senhor nosso Deus. Leitor(a) 1: Quando nosso coração cai na indiferença – encontrando-se relativamente bem e confortável – esquecemos dos nossos irmãos e irmãs que não estão bem!

Essa atitude egoísta, de indiferença, atingiu uma dimensão mundial, de modo que podemos falar

Essa atitude egoísta, de indiferença, atingiu uma dimensão mundial, de modo que podemos falar de uma “globalização da indiferença”. Trata-se de uma malestar que, como cristãos, temos a obrigação de enfrentar. Todos: Quando a igreja reza e age, fazemos parte daquela comunhão na qual a indiferença é vencida pelo amor!

Leitor(a) 2: Cada comunidade cristã é chamada a atravessar a fronteira que se encontra

Leitor(a) 2: Cada comunidade cristã é chamada a atravessar a fronteira que se encontra com relação à sociedade, os pobres e os incrédulos. A igreja é, por sua natureza, missionária, não fechada em si mesma, mas sim enviada a todos os homens. É preciso viver esse tempo de Quaresma com um percurso de formação do Coração. Ter um coração misericordioso! Quem quer ser misericordioso precisa de um coração forte, firme, fechado ao tentador, mas aberto a. . .

. . . Deus; um coração que se deixa impregnar pelo Espírito e leva

. . . Deus; um coração que se deixa impregnar pelo Espírito e leva pelos caminhos que conduzem aos irmãos e irmãs; no fundo, precisa ter um coração humilde, isto é, que conhece suas limitações e se gasta pelo outro. Todos: Quaresma é um tempo de germinação silenciosa e profunda, iluminada pela esperança e pela expectativa!

Leitor(a) 3: Neste tempo somos convidados a reencontrar o nosso verdadeiro rosto em um

Leitor(a) 3: Neste tempo somos convidados a reencontrar o nosso verdadeiro rosto em um esforço de autenticidade e lucidez, na oração e na caridade, para que, modulados à imagem de Cristo, sejamos capazes de uma comunhão mais profunda em seu mistério de Morte e Ressurreição. Mistério esse que não está fora de nós. Ele é o que nós somos e o que somos convidados a ser. A nossa cruz não é. . .

. . . outra senão a de Cristo, é o seu amor em nós

. . . outra senão a de Cristo, é o seu amor em nós que a carrega. Todos: Nossa verdadeira vida é a vida do Ressuscitado em nós, que nos conduz pelos passos de Cristo!

ESCUTANDO A PALAVRA DE DEUS

ESCUTANDO A PALAVRA DE DEUS

Dirigente: Vamos acolher a Palavra de Deus cantando. . . EVANGELHO (Jo 15, 8

Dirigente: Vamos acolher a Palavra de Deus cantando. . . EVANGELHO (Jo 15, 8 -15) Ouçamos com atenção. . . ‒ Palavra da Salvação. ‒ Glória a vós, Senhor!

VAMOS REFLETIR 1. A Quaresma me leva a buscar uma transformação de vida? 2.

VAMOS REFLETIR 1. A Quaresma me leva a buscar uma transformação de vida? 2. Como esta Quaresma pode me levar a olhar para os mais necessitados? 3. Amar uns aos outros – é isso que Jesus nos pede. Como amar de forma concreta aqueles que são desprovidos de dignidade?

GESTO CONCRETO Dirigente: Visitar um doente levando um cartão com o rosto de Jesus

GESTO CONCRETO Dirigente: Visitar um doente levando um cartão com o rosto de Jesus e uma mensagem de esperança. Vamos dizer juntos: Todos: Que possa a Quaresma nos permitir renovar a nossa fé de maneira a transformar a nossa vida e a de nossos irmãos. Que seja um tempo de prática do jejum, da esmola, da oração e, principalmente, da partilha!

NOSSAS ORAÇÕES

NOSSAS ORAÇÕES

Dirigente: Senhor nosso Deus, iluminados pelo amor que brotou da Cruz de Jesus, escuta

Dirigente: Senhor nosso Deus, iluminados pelo amor que brotou da Cruz de Jesus, escuta a nossa oração. A cada invocação, rezemos juntos: Todos: Senhor, queremos amar como o Senhor nos amou! Leitor(a) 1: Senhor, nosso Deus, queremos iniciar esta Quaresma abrindo o nosso coração, aos apelos de fraternidade de tantos irmãos e irmãs, . . .

. . . realiza em nós um nascer de novo, por isso rezemos. Todos:

. . . realiza em nós um nascer de novo, por isso rezemos. Todos: Senhor, queremos amar como o Senhor nos amou! Leitor(a) 2: Senhor Deus de bondade, faz que a caridade seja a base da nossa vida, testemunhando, com coerência, o seu amor para os irmãos e irmãs, rezemos: Todos: Senhor, queremos amar como o Senhor nos amou!

Leitor(a) 3: Senhor, que a Vossa Palavra nos instrua a escutar os apelos dos

Leitor(a) 3: Senhor, que a Vossa Palavra nos instrua a escutar os apelos dos que sofrem com a falta de Políticas Públicas, rezemos: Todos: Senhor, queremos amar como o Senhor nos amou! (Preces espontâneas)

Dirigente: Escuta, Senhor, as nossas súplicas, faz que estejamos abertos à correção fraterna e

Dirigente: Escuta, Senhor, as nossas súplicas, faz que estejamos abertos à correção fraterna e à mudança de vida neste tempo favorável de amor. E, para que sejamos como Família de Deus, rezemos, como irmãos e irmãs, a oração que Jesus nos ensinou. . .

Pai Nosso. . .

Pai Nosso. . .

Dirigente: E assim, como Nossa Senhora, que estava sempre pronta a caminhar com o

Dirigente: E assim, como Nossa Senhora, que estava sempre pronta a caminhar com o Senhor, rezemos. . .

Todos: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio,

Todos: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre! Amém!

ENVIO

ENVIO

Dirigente: Quaresma, tempo de reflexão, oração e atitude. Vamos aprender a renascer com o

Dirigente: Quaresma, tempo de reflexão, oração e atitude. Vamos aprender a renascer com o Cristo na sua Páscoa, obedecendo seu principal mandamento: “Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei”. Unidos pelo amor que vem de Cristo, rezemos a Oração da CF 2019.

ORAÇÃO CF 2019

ORAÇÃO CF 2019

Pai misericordioso e compassivo, que governais o mundo com justiça e amor, dai-nos um

Pai misericordioso e compassivo, que governais o mundo com justiça e amor, dai-nos um coração sábio para reconhecer a presença do vosso Reino entre nós. Em sua grande misericórdia, Jesus, o Filho amado, habitando entre nós testemunhou o vosso infinito amor e anunciou o Evangelho da fraternidade e da paz.

Seu exemplo nos ensine a acolher os pobres e marginalizados, nossos irmãos e irmãs

Seu exemplo nos ensine a acolher os pobres e marginalizados, nossos irmãos e irmãs com políticas públicas justas, e sejamos construtores de uma sociedade humana e solidária. O divino Espírito acenda em nossa Igreja a caridade sincera e o amor fraterno; a honestidade e o direito resplandeçam em nossa sociedade e sejamos verdadeiros cidadãos do “novo céu e da nova terra”. Amém.

HINO DA CF 2019

HINO DA CF 2019

1. “Eis que o Senhor fez conhecer a salvação/ E revelou sua justiça às

1. “Eis que o Senhor fez conhecer a salvação/ E revelou sua justiça às nações” Que, neste tempo quaresmal, nossa oração/ Transforme a vida, nossos atos e ações Pelo direito e a Justiça libertados Povos, nações de tantas raças e culturas Por tua graça, ó Senhor, ressuscitados Somos em Cristo, hoje novas criaturas

2. Foi no deserto que Jesus nos ensinou A superar toda ganância e tentação

2. Foi no deserto que Jesus nos ensinou A superar toda ganância e tentação Arrependei-vos, eis que o tempo já chegou Tempo de Paz, Justiça e reconciliação Pelo direito e a Justiça libertados Povos, nações de tantas raças e culturas Por tua graça, ó Senhor, ressuscitados Somos em Cristo, hoje novas criaturas Somos em Cristo, hoje novas criaturas

3. Em Jesus Cristo uma nova aliança Quis o Senhor com o seu povo

3. Em Jesus Cristo uma nova aliança Quis o Senhor com o seu povo instaurar Um novo reino de justiça e esperança Fraternidade, onde todos têm lugar Pelo direito e a Justiça libertados Povos, nações de tantas raças e culturas Por tua graça, ó Senhor, ressuscitados Somos em Cristo, hoje novas criaturas

4. Ser um profeta na atual sociedade Da ação política, com fé, participar É

4. Ser um profeta na atual sociedade Da ação política, com fé, participar É o dom de Deus que faz, do amor, fraternidade/ E bem comum faz bem de todos se tornar! Pelo direito e a Justiça libertados Povos, nações de tantas raças e culturas Por tua graça, ó Senhor, ressuscitados Somos em Cristo, hoje novas criaturas Somos em Cristo, hoje novas criaturas