rase Prof Francisco Gonalves Lima Jnior Crase a

  • Slides: 32
Download presentation
 rase Prof. Francisco Gonçalves Lima Júnior

rase Prof. Francisco Gonçalves Lima Júnior

Crase É a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou

Crase É a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo e o pronome demonstrativo a. A crase é indicada pelo acento grave (`). Condições para ocorrência de crase 1. O termo regente deve exigir a preposição a. 2. O termo regido tem que ser uma palavra feminina que admita artigo a(s). Ex. : Ele foi a a fazenda ontem depois do almoço. à

Regra prática Para você saber se há crase antes de uma palavra feminina, troque

Regra prática Para você saber se há crase antes de uma palavra feminina, troque essa palavra por uma masculina correspondente e observe: 1. Se antes da palavra masculina aparecer ao(s), use crase antes da feminina. Ex. : Ela foi à feira ontem. Ela foi ao mercado ontem. 2. Se antes da palavra masculina aparecer apenas a(s) ou o(s) não use crase. Ex. : Os jogadores visitaram a cidade. Os jogadores visitaram o museu.

Casos em que ocorre crase Nas locuções adverbiais femininas. Ex. : O rapaz saiu

Casos em que ocorre crase Nas locuções adverbiais femininas. Ex. : O rapaz saiu à tarde e chegou à noite. (locução adverbial de tempo) Ex. : Ele foi à feira e depois à lavanderia. (locução adverbial de lugar) Ex. : O governador viajou às pressas. (locução adverbial de modo) Observação: Com as locuções adverbiais femininas de instrumento a crase é facultativa. Ex. : O pai saiu sem fechar a porta à chave. O pai saiu sem fechar a porta a chave. Ex. : O soldado foi ferido à baioneta. O soldado foi ferido a baioneta.

 Nas locuções prepositivas (formadas por a + palavra feminina + de) Ex. :

Nas locuções prepositivas (formadas por a + palavra feminina + de) Ex. : Meu amigo conseguiu ser aprovado à custa de muito esforço. Ele saiu à procura de ajuda. Nas locuções conjuntivas (formada por a + palavra feminina + que). Ex. : A cidade se acalma, à medida que escurece. À proporção que chovia, aumentavam os buracos na rua. Observação: Nas expressões à moda de, à maneira de, a palavra principal pode ficar oculta. Então o à poderá ficar diante de palavra masculina, como no exemplo: Ex: Usava cabelos à Luís XV. (à moda de Luís XV)

Casos em que a crase é facultativa Antes de pronomes possessivos femininos (porque antes

Casos em que a crase é facultativa Antes de pronomes possessivos femininos (porque antes desse tipo de pronome o artigo é facultativo). Ex. : Ele se refere à minha mãe. Ele se refere a minha mãe. Antes de nomes de mulheres Ex. : Eu me referi à Maria. Eu me referi a Maria. Depois da palavra até. Ex. : Todos os alunos foram até à escola. Todos os alunos foram até a escola.

Casos em que não ocorre crase Antes de nomes masculinos (porque essas palavras não

Casos em que não ocorre crase Antes de nomes masculinos (porque essas palavras não admitem o artigo a. Ex. : Ele adora andar a cavalo, ela prefere andar a pé. Antes de verbos (porque antes de verbos não aparece artigo) Ex. : Assim que saíram, começaram a correr. Antes de pronomes que não admitem artigo. a) Pronomes pessoais (porque antes deles não se usa artigo) Ex. : Todos se dirigiram a ela. b) Pronomes de tratamento (porque antes deles não se usa artigo) Ex. : Dirigi-me a Vossa Excelência para despedir-me. Observação: Os pronomes de tratamento dona, senhora e senhorita, pelo fato de admitirem o artigo, admitem também a crase. Ex. : Nada disse à senhora.

c) Antes de nome de cidade Ex. : Fui a Curitiba visitar meus avós.

c) Antes de nome de cidade Ex. : Fui a Curitiba visitar meus avós. Cuidado: Fui à Curitiba de Dalton Trevisan. Nome de cidade especificada. Observação: Pode ocorrer a crase entre a preposição a e os pronomes relativos a qual e as quais. Ex. : Estas são as finalidades às quais se destina o projeto. Seria aquela a jovem à qual você se referia? Quando o a (sem s) aparece antes de uma palavra no plural. Ex. : Ele se dirigia a pessoas estranhas.

 Em expressões com palavras repetidas Ex. : O tanque se encheu gota a

Em expressões com palavras repetidas Ex. : O tanque se encheu gota a gota. Antes de nomes de cidades (que não admitem o artigo feminino a), sem especificativos Ex. : Eles pretendem ir a Paris. Observação: Quando o nome da cidade apresenta um especificativo, ele passa a admitir artigo e, nesse caso, pode ocorrer a crase, desde que o termo regente exija a preposição a. Ex. : Eles pretendem ir à fascinante Paris.

Antes das palavras casa, terra e distância – quando determinadas Voltei à casa de

Antes das palavras casa, terra e distância – quando determinadas Voltei à casa de meus pais. Fique à distância de 10 metros Fomos à terra de meus avós. Antes de pronomes demonstrativos, sempre que o regente admitir a. Esta camisa é igual àquela que você ganhou. Ninguém se referiu àquele erro que eu cometi.

. Conversamos muito a respeito das viagens que fizemos a Fortaleza. Pouco a pouco,

. Conversamos muito a respeito das viagens que fizemos a Fortaleza. Pouco a pouco, seus negócios cresciam a olhos vistos. Tenho aqui um convite a Vossa Senhoria: comer bife a Camões e camarão a baiana. Atitudes insensatas conduzem a mocidade a rebeldia. As vendas a vista estão reduzidas. Vire a esquerda para chegar a Universidade. Entregarei a você o relatório completo as duas horas da tarde. Informem a ela: sábado não atenderemos a encomendas. Isso que você disse não tem nada a ver com a matéria.

. Não foi a China nem a Berlim, como havia planejado. Todos devem ir

. Não foi a China nem a Berlim, como havia planejado. Todos devem ir a Ouro Preto de Aleijadinho. O escritório ficava aberto das 8 h as 18 h. Aquela decisão impensada foi prejudicial a todos nós. O chalé ficava a distância de 100 m. O navio estava ancorado a uma distância considerável da praia. Retornaram a terra natal depois de liberados. Li o livro a que você se referiu. A situação em que me encontro é semelhante a que você superou.

. Os tripulantes que estavam a bordo do navio mercante dirigiram-se a terra para

. Os tripulantes que estavam a bordo do navio mercante dirigiram-se a terra para fazer compras. A posição a qual aspiro depende de muitos esforços. Prefiro isso aquilo. Clarice e Cecília são autoras a quem sempre apreciei. Fizeram muitos elogios a sua carta. Entregaram um ofício a Marina Silva. Ela vai chegar até a cidade cedo. A moça fez um sinal obsceno aquele rapaz.

“É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se à derrota,

“É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se à derrota, do que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota. ” (Theodore Roosevelt)

CRASE A palavra crase provém do grego (krâsis) e significa mistura. Na língua portuguesa,

CRASE A palavra crase provém do grego (krâsis) e significa mistura. Na língua portuguesa, crase é a fusão de duas vogais idênticas (a + a = à). A identificação da crase se dá pela presença do acento grave ( ` ). Essa denominação visa a especificar principalmente a contração ou fusão da preposição a com os artigos definidos femininos (a, as) ou com os pronomes demonstrativos a, as, aquele, aquela, aquilo.

REGRAS PRÁTICAS 01) Só ocorre crase diante de palavras femininas, portanto nunca use o

REGRAS PRÁTICAS 01) Só ocorre crase diante de palavras femininas, portanto nunca use o acento grave indicativo de crase diante de palavras que não sejam femininas. “O sol estava a pino. ” “Ela recorreu a mim. ” “Estou disposto a ajudar você. ” (Sem crase, pois pino, mim e ajudar não são palavras femininas) 02) Se a preposição a vier de um verbo que indica destino (ir, voltar, chegar, cair, comparecer, dirigir-se. . . ), troque este verbo por outro que indique procedência (vir, voltar, chegar. . . ); se, diante do que indicar procedência, surgir da, diante do que indicar destino, ocorrerá crase; caso contrário, não ocorrerá crase. “Vou a Porto Alegre. ” (Sem crase, pois Venho de Porto Alegre) “Vou à Bahia. ” (Com crase, pois Venho da Bahia)

REGRAS PRÁTICAS 03) Se não houver verbo indicando movimento, troca-se a palavra feminina por

REGRAS PRÁTICAS 03) Se não houver verbo indicando movimento, troca-se a palavra feminina por outra masculina; se, diante da masculina, surgir ao, diante da feminina, ocorrerá crase; caso contrário, não ocorrerá crase. “Assisti à peça. ” (Com crase, pois Assisti ao filme) “Paguei à cabeleireira. ” (Com crase, pois Paguei ao cabeleireiro) “Respeito as regras. ” (Sem crase, pois Respeito os regulamentos) 4) Para verificar a ocorrência do artigo a , transforma-se a palavra ( a respeito da qual haja dúvida ) em sujeito de uma oração qualquer : “Iremos todos a Brasília” ou “Iremos todos à Brasília” A palavra Brasília como sujeito: Brasília foi concebida por Niemeyer. Logo: “Iremos todos a Brasília” (sem crase)

CRASE OBRIGATÓRIA 01) Todas as junções entre a preposição a com: a) artigo a

CRASE OBRIGATÓRIA 01) Todas as junções entre a preposição a com: a) artigo a (as): “Resistiremos à tentação. ” b) pronome demonstrativo a(s) = aquela(s): “Minha sugestão é semelhante àquela que você deu. ” c) pronomes demonstrativos aquele(s) , aquela(s) , aquilo: “Renderemos homenagem àquele que nos guiou até aqui. ” d) pronomes relativos a qual , as quais: “Chegaram as mulheres às quais você deve agradar. ” 02) Nas expressões com indicação de hora especificada. “Chegaremos à uma hora , não às duas. ” Mas = “Sairemos daqui a uma hora” ( = falta uma hora para a saída).

CRASE OBRIGATÓRIA 03) Diante das palavras moda e maneira, das expressões adverbiais à moda

CRASE OBRIGATÓRIA 03) Diante das palavras moda e maneira, das expressões adverbiais à moda de e à maneira de, mesmo que as palavras moda e maneira fiquem subentendidas, ocorre crase. “Fizemos um churrasco à gaúcha. ” “Comemos bife à milanesa, frango à passarinho e espaguete à bolonhesa. ” “Joãozinho usa cabelos à Príncipe Valente. ” 04) Nas locuções adverbiais, prepositivas e conjuntivas cujos núcleos sejam palavras femininas. “À tarde e à noite aquela casa ficava às moscas. ” “Tudo ocorreu às avessas. ”

CRASE PROIBIDA 01) Antes de palavras masculinas: “Irei a pé e você irá a

CRASE PROIBIDA 01) Antes de palavras masculinas: “Irei a pé e você irá a cavalo. ” 02) Entre palavras repetidas femininas ou masculinas: “Encontrou-se face a face com o inimigo. ” “Ela sangrava gota. ” 03) Antes de verbos , já que não admitem artigo: “Começaremos a estudar hoje à tarde. ” 04) Antes de pronomes , visto que em geral não admitem artigo: “Referiram-se a você , a ela e a mim. ” 05) Diante da palavra distância, só ocorrerá crase, se houver a formação de locução prepositiva, ou seja, se não houver a preposição de, não ocorrerá crase. “Reconheci-o a distância. ” “Reconheci-o à distância de duzentos metros. ”

CRASE PROIBIDA 06) A palavra CASA só terá artigo, se estiver especificada, portanto só

CRASE PROIBIDA 06) A palavra CASA só terá artigo, se estiver especificada, portanto só ocorrerá crase diante da palavra casa nesse caso. “Cheguei a casa antes de todos. ” “Cheguei à casa de Ronaldo antes de todos. ” 07) A palavra TERRA significando planeta, é substantivo próprio e tem artigo, conseqüentemente, quando houver a preposição a, ocorrerá a crase; significando chão firme, solo, só tem artigo, quando estiver especificada, portanto só nesse caso poderá ocorrer a crase. “Os astronautas voltaram à Terra. ” “Os marinheiros voltaram a terra. ” “Irei à terra de meus avós. ” 08) Quando o a estiver no singular, diante de uma palavra no plural, não ocorre crase. “Referi-me a todas as alunas, sem exceção. ” “Não gosto de ir a festas desacompanhado. ”

CRASE FACULTATIVA 01) Após a preposição até, é facultativo o uso da preposição a,

CRASE FACULTATIVA 01) Após a preposição até, é facultativo o uso da preposição a, portanto, caso haja substantivo feminino à frente, a ocorrência de crase será facultativa. “Fui até a secretaria. ” “Fui até à secretaria. ” 02) Diante de pronomes possessivos femininos, é facultativo o uso do artigo, então, quando houver a preposição a, será facultativa a ocorrência de crase. “Referi-me a sua professora. ” “Referi-me à sua professora. ” 03) Antes de nomes próprios femininos. Neste caso , é o artigo definido que pode ou não ser anteposto a tais substantivos. “Entregarei tudo a (para) Juliana. ” = “Entregarei tudo à (para a) Juliana. ” Contudo, não se deve usar artigo (e portanto acento grave) antes do nome de pessoas célebres e de santos: “Entregarei tudo a Nossa Senhora. ”

CRASE FUSÃO PREPOSIÇÃO ARTIGO FEMININO A+A= À

CRASE FUSÃO PREPOSIÇÃO ARTIGO FEMININO A+A= À

Ex. “ Não te entregues à mágoa vã. ” À resulta da contração da

Ex. “ Não te entregues à mágoa vã. ” À resulta da contração da preposição A com o artigo feminino A. Esse fenômeno chama-se CRASE e vem indicado pelo acento grave ( `). Ex. Ele se referia àquela passagem do conto. Prep. A (exigida pelo verbo) + Pron. Demonstrativo aquela = Àquela

EMPREGO DA CRASE: 1 - LOCUÇÕES ADVERB. FEMININAS Ex. Voltou à tardinha à pensão.

EMPREGO DA CRASE: 1 - LOCUÇÕES ADVERB. FEMININAS Ex. Voltou à tardinha à pensão. 2 - LOCUÇÕES PREPOSITIVAS Ex. O carro parou à beira do precipício. 3 - LOCUÇÕES CONJUNTIVAS Ex. O Brasil cresce à medida que trabalhamos.

4 - Pron. Demonstrativos aquele(a)(s), aquilo e a(s) + verbos precedidos de preposição: Ex.

4 - Pron. Demonstrativos aquele(a)(s), aquilo e a(s) + verbos precedidos de preposição: Ex. Todos iremos àquele show na praça. Ex. Vê aquelas moças? Entregue à do meio a carta. 5 - Subtendendo-se à moda de, à maneira de. . . : Ex. Tinha preferência por bifes à milanesa. 6 -Havendo numerais indicando horas: Ex. Regressamos às três horas da manhã. 7 - Antes de nomes que admitam artigo feminino: Ex. O presidente Lula foi à Itália visitar o papa.

8 - Antes de casa, terra e distância se vierem determinadas. Ex. Minha tia

8 - Antes de casa, terra e distância se vierem determinadas. Ex. Minha tia foi à casa do médico bem cedo. Ex. O navegador voltou à terra descoberta. CASOS FACULTATIVOS: • Diante de pronomes possessivos femininos no sing. Ex. Já disse à/a minha mãe o quero para o jantar. • Diante de substantivos próprios femininos: Ex. Entreguei à/a Beth, minha amiga, estes Cd’s. Ex. O professor fez alusão a Cecília Meireles. • Após a locução prepositiva até a: Correu até á/a porta da frente e abriu-a.

NÃO OCORRE CRASE: • Antes de palavras masculinas: Ex. As vendas a prazo aumentaram.

NÃO OCORRE CRASE: • Antes de palavras masculinas: Ex. As vendas a prazo aumentaram. • preposição + substantivo feminino no plural: Ex. Não vamos a festas no clube. • Antes de verbos: Ex. Passou a acreditar em milagres. • Nomes de lugar que não admitam artigo: Ex. O vocalista irá a Curitiba para uma apresentação. • Casa e terra não determinadas: Ex. O garoto regressou a casa cansado.

 • Antes de artigos indefinidos: Ex. Eles foram a uma bela exposição de

• Antes de artigos indefinidos: Ex. Eles foram a uma bela exposição de poesia. • Diante de palavras repetidas: Ex. A água caía da torneira gota. • Locução a distância não determinada: Ex. Ficou a distância, observando o ensaio. OBS. Se a locução vier determinada ocorrerá a crase. Ex. O guarda permaneceu à distância de dez metros. • Antes de pronomes que repelem o artigo: Ex. Referiu-se a ela com imenso carinho.

ATIVIDADES 1 - Complete as frases, com a, as ou à, às. a-Voltou. .

ATIVIDADES 1 - Complete as frases, com a, as ou à, às. a-Voltou. . . fazenda no final da semana para andar. . . cavalo. b- A reunião será. . . uma hora, na sala da diretora. c- Encontrei-a debruçada. . janela, esperando. . hora de viajar. d- Comunico. . Vossa Senhoria. . . transferência do funcionário. d- O tripulante veio. . . Terra depois de vários meses. e- O gerente foi. . . Inglaterra. . . negócios. f- Usava uma sandália. . . . Xuxa na festa.