QUESTIONRIO INTERNACIONAL DE ATIVIDADE FSICA IPAQ PROF TIAGO

  • Slides: 34
Download presentation
QUESTIONÁRIO INTERNACIONAL DE ATIVIDADE FÍSICA – IPAQ PROF. TIAGO André Luís Eduardo Vinícius Faras

QUESTIONÁRIO INTERNACIONAL DE ATIVIDADE FÍSICA – IPAQ PROF. TIAGO André Luís Eduardo Vinícius Faras Reis Igor Liticanov Guilherme da Cruz Silva

Sumário ▪ Introdução ▪ História ▪ Proposta ▪ Suas versões ▪ Validade e estudos

Sumário ▪ Introdução ▪ História ▪ Proposta ▪ Suas versões ▪ Validade e estudos ▪ Questionário Aplicado ▪ Conclusão ▪ Referências

Introdução A contribuição da atividade física para a saúde está associada à diminuição do

Introdução A contribuição da atividade física para a saúde está associada à diminuição do nível de risco ao qual cada pessoa está sujeita durante a vida. Além disso, a prática regular de exercícios físicos e a manutenção de atividades ocupacionais e momentos de lazer ativos colaboram para a prevenção de doenças crônico-degenerativas, dores musculoesqueléticas e promoção do bem-estar psicológico por meio da redução do estresse, da ansiedade e da depressão (CERATTI et al. , 2012).

Em suma, o “Questionário Internacional do Nível de Atividade Física” serve como forma de

Em suma, o “Questionário Internacional do Nível de Atividade Física” serve como forma de mediar o nível de atividade física, podendo extrair informações correlacionadas ao reflexo epidemiológico da população amostral, mostrando resultados eficazes perante suas conclusões e aplicações.

História ▪ Considerando a importância da atividade física na saúde, foram desenvolvidas diversas técnicas

História ▪ Considerando a importância da atividade física na saúde, foram desenvolvidas diversas técnicas para mensurar o nível de atividade física nos indivíduos; ▪ Estudos do século XX: foram desenvolvidos mais de trinta técnicas diferentes; ▪ Abril de 1998: Organização Mundial da Saúde (OMS), o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) e o Instituto Karolinska;

▪ Questionário Internacional de Atividade Física (International Physical Activity Questionnaire – IPAQ); ▪ Validado

▪ Questionário Internacional de Atividade Física (International Physical Activity Questionnaire – IPAQ); ▪ Validado em 12 países (Austrália, Canadá, Finlândia, Guatemala, Itália, Japão, Portugal, África do Sul, Suécia, Inglaterra e Estados Unidos); ▪ 14 centros de pesquisa incluindo o centro de estudos do laboratório de aptidão física de São Caetano do Sul ( CELAFICS).

Proposta ▪ Finalidade de desenvolver e testar um instrumento que permitisse obter medidas de

Proposta ▪ Finalidade de desenvolver e testar um instrumento que permitisse obter medidas de atividades físicas que fossem internacionalmente comparáveis; ▪ Permite estimar o tempo semanal gasto em atividades físicas de intensidade moderada e vigorosa, em diferentes contextos do cotidiano.

Suas versões ▪ Ele se apresenta em duas formas: Curta e longa; ▪ A

Suas versões ▪ Ele se apresenta em duas formas: Curta e longa; ▪ A forma curta apresenta-se em 10 questões, normalmente é mais utilizada nas pesquisas aplicadas; ▪ A forma longa constituída de 27 questões, possui o mesmo objetivo porem de forma não sucinta como será apresentada nos próximos slides

▪ Quando comparadas as versões curta e longa do IPAQ, os resultados são diferentes;

▪ Quando comparadas as versões curta e longa do IPAQ, os resultados são diferentes; ▪ Na versão curta, o tempo semanal despendido em atividades físicas moderadas e vigorosas tem sido menor quando comparado com a versão longa; ▪ Esse fato pode ser devido à diferença no número de domínios em cada versão e o número de questões, pois na longa cada domínio é mais explorado.

Curto

Curto

Longo

Longo

▪ Exemplo de aplicação: ▪ AMOSTRA: 40 pessoas divididas igualmente por sexo e nível

▪ Exemplo de aplicação: ▪ AMOSTRA: 40 pessoas divididas igualmente por sexo e nível de atividade, 4 grupos sendo : 10 homens ativos fisicamente, 10 homens não ativos, 10 mulheres ativas e 10 mulheres não ativas fisicamente. Na respectiva ordem:

▪ Conclusão do teste: ▪ Através dos resultados obtidos foi possível concluir que os

▪ Conclusão do teste: ▪ Através dos resultados obtidos foi possível concluir que os homens ativos fisicamente têm preferência por atividades de esforço vigoroso, o que traz a idéia de que esses homens têm maior aptidão física e maior resistência ao esforço. Já as mulheres ativas fisicamente mostram ter maior preferência pelas caminhadas e pelas atividades de esforço moderado, mostrando ter maior capacidade aeróbia.

▪ As mulheres sedentárias têm maior grau de inatividade do que os homens sedentários.

▪ As mulheres sedentárias têm maior grau de inatividade do que os homens sedentários. As mulheres em geral, ativas e inativas fisicamente, sentem menos a falta da prática de atividade física do que os homens. Porém a grande maioria dos entrevistados afirmou sentir falta de praticar alguma atividade física, com isso, mesmo para os indivíduos sedentários, a atividade física mostra ter certa relevância.

Verificando a validade do IPAQ: Questionário Internacional de Atividade Física(IPAQ): Estudo de validade e

Verificando a validade do IPAQ: Questionário Internacional de Atividade Física(IPAQ): Estudo de validade e reprodutibilidade no Brasil ▪ Autores: Sandra Matsudo; Timóteo Araújo; Victor Matsudo; Douglas Andrade; Erinaldo Andrade; Luis Carlos Oliveira; Glaucia Braggion ▪ Realizado por: Centro de Estudos do Laborátorio de Aptidão Física de São Caetano do Sul – CELAFISCS e Programa Laboratório São Paulo ▪ Dados coletados em 2000

Metodologia ▪ 257 homens e mulheres ▪ Amostra com diferentes graus de escolaridade, profissões

Metodologia ▪ 257 homens e mulheres ▪ Amostra com diferentes graus de escolaridade, profissões e níveis socioeconômicos ▪ Versões longa e curta ▪ Questionário respondido no início do estudo e após 7 dias ▪ 28 indivíduos utilizaram um sensor de movimento(CSA)

3 protocolos de pesquisa ▪ Reprodutibilidade ▪ Validade Simultânea ▪ Validade de critério

3 protocolos de pesquisa ▪ Reprodutibilidade ▪ Validade Simultânea ▪ Validade de critério

Alguns dados:

Alguns dados:

Conclusões do artigo:

Conclusões do artigo:

Outros artigos: Artigo de 2007

Outros artigos: Artigo de 2007

Conclusões: - Moderada validade - Pesquisas precisam ser feitas para suprir limitações Artigo de

Conclusões: - Moderada validade - Pesquisas precisam ser feitas para suprir limitações Artigo de 2012

Questionário Aplicado ▪ Foram entrevistadas 10 pessoas; ▪ 6 mulheres e 4 homens; ▪

Questionário Aplicado ▪ Foram entrevistadas 10 pessoas; ▪ 6 mulheres e 4 homens; ▪ Utilizado o Questionário IPAQ (curto) por ser mais utilizada nas pesquisas aplicadas.

Gráfico de níveis Contagem de Nível dos entrevistados Sedentário Ativo Irregularmente Ativo Muito Ativo

Gráfico de níveis Contagem de Nível dos entrevistados Sedentário Ativo Irregularmente Ativo Muito Ativo 0 1 2 3 Quantidade de entrevistados 4 5 6

Conclusão O questionário internacional de atividade física (IPAQ) parece ter validade e reprodutibilidade similares

Conclusão O questionário internacional de atividade física (IPAQ) parece ter validade e reprodutibilidade similares a de outros instrumentos utilizados internacionalmente para medir nível de atividade física. Parecem não existir diferenças importantes entre as formas de entrevista (por telefone) e autoaplicáveis, que tem implicação em termos de economia de custos, particularmente quando se considerar sua utilização em regiões menos desenvolvidas. Também não existiram diferenças entre as formas que consideram o nível de atividade física da semana usual, normal ou da última semana.

As formas curta e longa apresentaram resultados de validade e reprodutibilidade similares, com pequenas

As formas curta e longa apresentaram resultados de validade e reprodutibilidade similares, com pequenas diferenças no tempo semanal despendido em atividades físicas moderadas e vigorosas. Desta forma concluímos que o questionário internacional de atividade física é um instrumento com coeficientes de validade e reprodutibilidade similares a de outros instrumentos, com a vantagem de sua forma curta ser prática, rápida e possibilitar levantamentos de grandes grupos populacionais tanto na forma curta, como na forma longa, representando uma ótima alternativa para comparações internacionais.

Referências ▪ HALLAL, Pedro Curi et al. Evolução da pesquisa epidemiológica em atividade física

Referências ▪ HALLAL, Pedro Curi et al. Evolução da pesquisa epidemiológica em atividade física no Brasil: revisão sistemática. Rev. Saúde Pública. 2007, v. 41, n. 3, pp. 453 -460. REGO, R. A. et al. Fatores de risco para doenças crônicas não-transmissíveis: inquérito domiciliar no Município de São Paulo, SP (Brasil). Metodologia e resultados preliminares. Rev. Saúde públ. , S. Paulo, 24: 277 -85, 1990. ▪ BARROS MVG, NAHAS MY. Reprodutividade (teste reteste) do questionário internacional da atividade física (QIAF-Versão 6): um estudo piloto em adultos no Brasil. Revista Brasileira de Ciência e Movimento v. 8, n. l, p. 23 -26, 2000. ▪ NAHAS MY. "Revisão de métodos para determinação da atividade física em diferentes grupos populacionais". Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, v. I, n. A, p. 27 -37, 1995. NAHAS MY. Atividade física, sande e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. Londrina: Midiograf, 2001.