Qual o conceito de civilizao Civilizao Agrupamentos humanos

  • Slides: 20
Download presentation

Qual o conceito de civilização?

Qual o conceito de civilização?

Civilização Agrupamentos humanos que possuem uma organização social, econômica, política, cultural complexas; Ou seja,

Civilização Agrupamentos humanos que possuem uma organização social, econômica, política, cultural complexas; Ou seja, civilização é o termo empregado na organização dos homens; Também podemos considerar o desenvolvimento tecnológico de determinado período; Origens: deixam a vida nômade (condições de vida no Planeta) e passam a ser sedentários (Revolução Agrícola);

Revolução Agrícola Desenvolvimento (como? ) do cultivo de alimentos que levaram: - a sedentarização,

Revolução Agrícola Desenvolvimento (como? ) do cultivo de alimentos que levaram: - a sedentarização, ao excedente produtivo, ao aumento demográfico, a divisão de tarefas, ao controle. . . Agricultura de subsistência: instrumentos rudimentares, domesticação de animais, fertilidade do solo. . . conflitos acerca da disponibilidade e controle sobre a terra; A sedentarização do homem, o obrigou a organizar a “vida em sociedade”, com novas configurações: - Vida urbana e do E…; E quando havia a falta de alimentos?

 O processo histórico que estamos estudando é o desenvolvimento da agricultura, da pecuária

O processo histórico que estamos estudando é o desenvolvimento da agricultura, da pecuária e a produção de excedentes assim como atividades que garantissem a estabilidade material do grupo. . . Esta complexificação da vida na terra dependeu das condições climáticas do planeta, assim sendo onde foi o “berço da civilização”? Onde houve esta configuração?

Interpretações da origem do homem Religiosa: momento fundador (Monoteísta) Natureza (Politeístas) Científica (séc. XIX):

Interpretações da origem do homem Religiosa: momento fundador (Monoteísta) Natureza (Politeístas) Científica (séc. XIX): Argumentos lógicos racionais Pesquisas – Teoria Evolucionista AFRICANOCENTRISMO (2007)

O Começo da história humana – 2 fatores 1. Hominização a) Australopithecus (Lucy) b)

O Começo da história humana – 2 fatores 1. Hominização a) Australopithecus (Lucy) b) Homo (Habilis, Erectus, Neandertal, Sapiens)

2. As Mudanças de ordem cultural Domínio técnico para a fabricação instrumentos e utensílios.

2. As Mudanças de ordem cultural Domínio técnico para a fabricação instrumentos e utensílios. de “PRÉ HISTÓRIA” - Século XIX: historiadores tradicionais delimitam a Pré História com a História através da escrita. - Objetivo: separar as sociedade “civilizadas” dos “bárbaros” e “selvagens”. - Contexto: triunfos da civilização e da industrialização. O que é civilização? Morgan: invenção da escrita, propriedade

História Primitiva Periodização (organização dos estudos) 1. Paleolítico (500. 000 a. C. a 10.

História Primitiva Periodização (organização dos estudos) 1. Paleolítico (500. 000 a. C. a 10. 000 a. C. ) a) Domínio do fogo b) Utensílios como perfuradores, raspadores, facas, pontas de flecha c) Teoria do Matriarcado 2. Neolítico (10. 000 a. C a 6. 000 a. C. ) – “Revolução Neolítica” a) Processo de Sedentarização e fixação em localidades férteis b) Produção de alimentos e crescimento populacional c) Domesticação de animais 3. Idade dos Metais (3. 500 a. C. a 1000 a. C. ) a) metalurgia: adorno e armas (lutas por territórios

A Pré História Brasileira

A Pré História Brasileira

Hipóteses sobre o caminho dos seres humanos para a América

Hipóteses sobre o caminho dos seres humanos para a América

1. Hipóteses para a chegada da América a) atravessaram o Estreito de Bering (glaciação)

1. Hipóteses para a chegada da América a) atravessaram o Estreito de Bering (glaciação) b) Travessia do Oceano Pacífico c) atravessaram o Estreito de Bering + travessia do Oceano Pacífico. Vestígios da presença humana na América 1. Ferramentas e artefatos – 11 mil anos em Clóvis nos Estados Unidos. 2. Sítios Arqueolóigicos na Venezuela (Taima) e no Brasil (Pedra Vermelha/PI) – presença anteriores a Clóvis.

Pré-história brasileira (1999) Crânio encontrado por Walter Neves em Lagoa Santa (MG) O mais

Pré-história brasileira (1999) Crânio encontrado por Walter Neves em Lagoa Santa (MG) O mais antigo fóssil, 11500 anos e foi batizado de Luzia. Tese: 1ºs achegar povos com semelhanças aos africanos – 2ºs a chegar povos de origem asiática que teria dado origem aos indígenas Teoria de Niède Guidon Sítio Arqueoógico da Pedra Furada: presença humana a mais de 50 mil anos, comprovada em 2006.

Paleoíndios Os povoadores mais antigos do Brasil. Viviam invernos rigorosos e conviveram com animais

Paleoíndios Os povoadores mais antigos do Brasil. Viviam invernos rigorosos e conviveram com animais de grande porte que necessitavam de grandes pastagens (Mastodonte, Preguiça etc. ) Regiões: Centro-Oeste e Nordeste a) Caçadores e Coletores b) Viviam em cavernas e conheciam o fogo c) Entre 9500 e 8000 a. C. adapatação a elevação de temperatura (aperfeiçoamento de ferramentas).

1. Homem da Lagoa Santa a) Enterrava seus mortos em pequenas covas e os

1. Homem da Lagoa Santa a) Enterrava seus mortos em pequenas covas e os cobria de pedra para protegê-las dos animais b) Utensílios de pedras lascadas, caramujos e conchas. Dieta a base de vegetais 2. Povos de Umbu e Humaitá a) Viviam na região sul, habilidosos em pedra: facas, pontas de flechas e inovações tecnológicas como a Boleadeira. b) Trabalhavam em madeira e utensílios de ossos.

3. Os povos dos Sambaquis (amontoado + concha) a) sítios formados por depósito intencional

3. Os povos dos Sambaquis (amontoado + concha) a) sítios formados por depósito intencional de conchas e terra. b) Presente em todo litoral brasileiro – variam de 3 a 30 metros de altura c) Dieta de peixes e moluscos. d) Nos sambaquis, as pessoas construiam cabanas, guardavam armas e utensílios e sepultavam seus mortos. e) Há mais de 2 mil anos o homem do Sambaqui desapareceu: coleta abusiva de mariscos e chegada de grupos agricultures tupis e) Museu do Sambaqui em Joinville – zoólitos.

4. Agricultores e ceramistas a) Amazônia: domesticação de plantas medicinais e alimentícias – mandioca.

4. Agricultores e ceramistas a) Amazônia: domesticação de plantas medicinais e alimentícias – mandioca. b) 4000 a. C. desenvolvimento da agricultura e das cerâmicas para armazenamento. c) Cultura de Santarém e os marajoaras (montes tesos e a arte marajoara).