PRREITORIA DE EXTENSO E CULTURAUERJ PROGRAMA DE EXTENSO

  • Slides: 13
Download presentation
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA/UERJ PROGRAMA DE EXTENSÃO SÓCIO INTERATIVA MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA/UERJ PROGRAMA DE EXTENSÃO SÓCIO INTERATIVA MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS ADAPTE COORDENADORIA DE PROJETOS ESTRATÉGICOS DE EXTENSÃO A DIST NCIA

ARTICULAÇÃO DE APOIO TECNOLÓGICO À EXTENSÃO - ADAPTE Desenvolver e gerenciar o ambiente tecnológico

ARTICULAÇÃO DE APOIO TECNOLÓGICO À EXTENSÃO - ADAPTE Desenvolver e gerenciar o ambiente tecnológico e metodológico (Ambiente Virtual de Apoio Tecnológico à Extensão - AVATE); Analisar as demandas da comunidade e o conjunto de atividades ofertados pela PR 3, visando a implantação de atividades extensionistas mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação; Pesquisar e analisar processos de elaboração de material didático voltado para a utilização em Programas de Educação Sócio Interativa; Produzir e fornecer apoio à produção de material didático; Realizar estudos e pesquisas permanentes sobre tecnologia aberta, de modo a garantir o desenvolvimento dos Programas de Extensão Sócio Interativa da PR 3.

CONSELHO DE EXTENSÃO SÓCIO INTERATIVA ARTICULAÇÃO DE APOIO TECNOLÓGICO À EXTENSÃO - ADAPTE Coordenação

CONSELHO DE EXTENSÃO SÓCIO INTERATIVA ARTICULAÇÃO DE APOIO TECNOLÓGICO À EXTENSÃO - ADAPTE Coordenação Assessoria Núcleo de Material Didático Núcleo de Sistemas Núcleo de Operação Apoio Pedagógico Ambiente Virtual Tutoria Acadêmica Desenho Instrucional Ferramentas de Apoio Gestão Acadêmica Produção Audiovisual Monitoria Técnica e Segurança Câmara Técnica

Conselho de Extensão Socio Interativa Responsável pela orientação e acompanhamento político, administrativo e acadêmico

Conselho de Extensão Socio Interativa Responsável pela orientação e acompanhamento político, administrativo e acadêmico das atividades extensionistas desenvolvidas parcial ou totalmente de modo não presencial (do ponto de vista convencional) bem como pela orientação e supervisão geral das atividades desenvolvidas pelo ADAPTE – Articulação de Apoio Tecnológico à Extensão. Câmara Técnica Responsável pela formulação de pareceres técnicos sobre a oferta de atividades extensionistas sócio interativas. Coordenação Responsável pela coordenação geral das atividades do ADAPTE – Articulação de Apoio Tecnológico à Extensão. Assessorias Responsáveis pela prestação de assessoria financeira, jurídica, administrativa e de comunicação ao Sistema, no desenvolvimento de suas atividades.

SOBRE A COMPOSIÇÃO DO CONSELHO E DA C MARA TÉCNICA CONSELHO DE EXTENSÃO SÓCIO

SOBRE A COMPOSIÇÃO DO CONSELHO E DA C MARA TÉCNICA CONSELHO DE EXTENSÃO SÓCIO INTERATIVA O Conselho de Extensão Socio Interativa é presidido pelo/a Pró-Reitor/a de Extensão e Cultura e na sua ausência, pelo Coordenador de Projetos Estratégicos de Extensão a Distância, sendo composto ainda pelo Coordenador do ADAPTE; por um representante de cada Departamento e Coordenadoria da Pró-Reitoria, devendo reunir-se ao menos uma vez por mês ou quando convocado pelo/a Pró-Reitor/a. C MARA TÉCNICA A Câmara Técnica é presidida pelo Coordenador do ADAPTE, sendo composta, ainda, pelos responsáveis pelos Núcleos do ADPATE, devendo reunir-se regularmente uma vez por mês e, extraordinariamente, por convocação de seu Presidente.

Núcleo de Material Didático Responsável pela produção de material didático, fornecendo o apoio pedagógico

Núcleo de Material Didático Responsável pela produção de material didático, fornecendo o apoio pedagógico aos professores, tanto na fase de desenvolvimento de materiais quanto na realização de seus cursos, bem como pela adaptação dos mesmos à mídia eletrônica e pela produção de materiais em áudio e vídeo e em forma gráfica, envolvendo as seguintes equipes de trabalho: Equipe de Apoio Pedagógico – responsável pela orientação didático-pedagógica aos professores na elaboração dos projetos pedagógicos dos cursos e dos materiais didáticos, bem como aos professores tutores, para a ação de tutoria e assistência no desenvolvimento dos cursos. Equipe de Desenho Instrucional – responsável pela adaptação de material didático desenvolvido pelos professores à metodologia e aos meios eletrônicos a serem utilizados em sua reprodução e do eventual design do material para mídia gráfica. Equipe de Produção Audiovisual – responsável pela produção de material didático em áudio e vídeo e de animação para utilização nos cursos à distância da Instituição.

Núcleo de Sistemas Responsável pelo desenvolvimento e gestão dos ambientes virtuais de apoio, bem

Núcleo de Sistemas Responsável pelo desenvolvimento e gestão dos ambientes virtuais de apoio, bem como pelo desenvolvimento e gerência de sistemas de apoio, tais como: web-conferências, publicações on-line, pesquisa e desenvolvimento de ferramentas de apoio etc. , envolvendo as seguintes Equipes de Trabalho: Equipe de Ambiente Virtual – responsável pela pesquisa, desenvolvimento e gestão da Plataforma Tecnológica (Ambiente Virtual de Apoio Tecnológico - AVAT). Responsável, ainda, pelo suporte e pelo apoio tanto às atividades desenvolvidas em modo “síncrono”, como salas de chat, por exemplo, e quanto às atividades desenvolvidas em modo “assíncrono”, como grupos de discussão, entre outros. Equipe de Ferramentas de Apoio – responsável pela pesquisa, desenvolvimento e gestão de ferramentas e instrumentos acessórios ao processo de aprendizagem desenvolvido na metodologia de Educação Sócio Interativa, tais como: criação e manutenção de espaços de colaboração síncronos (web conferências, chats, etc. ) e de ferramentas de desenvolvimento de material de apoio. Equipe de Monitoria Técnica e Segurança – responsável pelo apoio tecnológico a Professores Coordenadores, Professores Tutores e participantes, durante o desenvolvimento dos cursos, bem como pela realização de backups permanentes destes cursos e sua guarda.

Núcleo de Operação – responsável pela condução e fornecimento de apoio ao desenvolvimento dos

Núcleo de Operação – responsável pela condução e fornecimento de apoio ao desenvolvimento dos cursos, desde a fase de inscrição dos participantes até a realização dos Cursos, além da gerência administrativoacadêmica, envolvendo as seguintes Equipes de Trabalho: Equipe de Tutoria Acadêmica – responsável pela coordenação e acompanhamento das atividades dos Professores Coordenadores e Professores Tutores, bem como pelo acompanhamento das atividades dos participantes no período de desenvolvimento dos cursos. Equipe de Gestão Acadêmica – responsável pela administração acadêmica dos cursos ministrados na metodologia de Educação Sócio Interativa, desde a inscrição dos participantes nos cursos, seu acompanhamento e registro.

MODO DE FUNCIONAMENTO INTEGRADO DAS EQUIPES DE TRABALHO ARTICULAÇÃO DE APOIO TECNOLÓGICO À EXTENSÃO

MODO DE FUNCIONAMENTO INTEGRADO DAS EQUIPES DE TRABALHO ARTICULAÇÃO DE APOIO TECNOLÓGICO À EXTENSÃO ADAPTE COORDENAÇÃO NÚCLEOS Material Didático Sistemas DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES PRODUÇÃO DE MATERIAL REALIZAÇÃO DE CURSOS CAPACITAÇÃO DE PARTICIPANTES Apoio Pedagógico ✔ ✔ ✔ Desenho Instrucional ✔ ✔ Produção Audiovisual ✔ ✔ Ambiente Virtual ✔ ✔ ✔ Ferramentas de Apoio ✔ ✔ ✔ ✔ ✔ EQUIPES DE TRABALHO Monitoria Técnica e Segurança Tutoria Acadêmica Operação Gestão Acadêmica ✔

ORIENTAÇÕES TÉCNICO-ADMINISTRATIVAS Texto de apresentação de algumas recomendações e orientações com relação às práticas

ORIENTAÇÕES TÉCNICO-ADMINISTRATIVAS Texto de apresentação de algumas recomendações e orientações com relação às práticas técnicas e administrativas, que podem contribuir para o desenvolvimento seguro e eficiente das atividades do ADAPTE. • • • Sobre o Ambiente Virtual de Apoio Tecnológico à Extensão - AVATE Sobre a realização de Webconferências Sobre a Produção de Material Didático Sobre a realização propriamente dita dos Cursos Sobre a elaboração de “Contratos” Observações Gerais Sobre as Equipes Técnicas

ORIENTAÇÕES SOBRE PROCEDIMENTOS Este material foi produzido a partir da lista de atividades presentes

ORIENTAÇÕES SOBRE PROCEDIMENTOS Este material foi produzido a partir da lista de atividades presentes na proposta de Estruturação Organizacional aqui apresentada, que estabelece as principais responsabilidades de seus Núcleos, detalhando suas tarefas e principais rotinas de trabalho. Os Núcleos desenvolvem dois tipos de atividades, que podem ser denominadas “atividades regulares” e “atividades rotinizadas”. Como atividades regulares considerem-se as que, apesar de serem feitas de modo permanente ou intermitente pelos Núcleos, não exigem o cumprimento de alguma sequência pré-estabelecida de tarefas, sendo de organização mais livre. Como atividades rotinizadas considerem-se aquelas que são desenvolvidas de forma sistemática e cuja sequência de tarefas deve ser programada previamente.

ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS SOBRE CURSOS DESENVOLVIDOS NO AMBIENTE VIRTUAL DE APOIO TECNOLÓGICO À EXTENSÃO -

ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS SOBRE CURSOS DESENVOLVIDOS NO AMBIENTE VIRTUAL DE APOIO TECNOLÓGICO À EXTENSÃO - AVATE Texto de orientação básica com relação às atividades a serem cumpridas pelos Núcleos no processo de criação e realização de Cursos.

FIM

FIM