PROTOCOLO SAPO DE AVALIAO POSTURAL Radams Maciel Vtor

  • Slides: 21
Download presentation
PROTOCOLO SAPO DE AVALIAÇÃO POSTURAL Radamés Maciel Vítor Medeiros

PROTOCOLO SAPO DE AVALIAÇÃO POSTURAL Radamés Maciel Vítor Medeiros

AVALIAÇÃO POSTURAL ü Procedimento fundamental no diagnóstico do alinhamento dos segmentos corporais de um

AVALIAÇÃO POSTURAL ü Procedimento fundamental no diagnóstico do alinhamento dos segmentos corporais de um indivíduo; ü Amplamente utilizada pelos profissionais da saúde e áreas afins; ü Passo inicial e de acompanhamento para a avaliação e tratamento clínico e prescrição de atividade física.

A Coluna Vertebral FUNÇÕES: ü Proteção (órgãos e vísceras vitais são protegidos pela barreira

A Coluna Vertebral FUNÇÕES: ü Proteção (órgãos e vísceras vitais são protegidos pela barreira óssea ao redor da medula espinhal com auxílio das costelas) ü Suporte da cabeça, dos braços, e do tronco contra a força da gravidade ü Viabiliza a postura ereta do tronco para oferecer mobilidade dos membros superiores e inferiores ü Flexibilidade (as vértebras permitem a movimentação do tronco e da cabeça).

A Coluna Vertebral A coluna vertebral é dividida em quatro partes: Ø Sete vértebras

A Coluna Vertebral A coluna vertebral é dividida em quatro partes: Ø Sete vértebras cervicais Ø Doze vértebras torácicas Ø Cinco vértebras lombares Ø Sacro (5) contendo o cóccix (4).

PROBLEMAS POSTURAIS Problemas na Coluna Vertebral

PROBLEMAS POSTURAIS Problemas na Coluna Vertebral

PROBLEMAS POSTURAIS

PROBLEMAS POSTURAIS

PROBLEMAS POSTURAIS Geno Flexo Geno Recurvato

PROBLEMAS POSTURAIS Geno Flexo Geno Recurvato

PROBLEMAS POSTURAIS

PROBLEMAS POSTURAIS

Centro de Gravidade (CG) O centro de gravidade de uma pessoa normal está localizado

Centro de Gravidade (CG) O centro de gravidade de uma pessoa normal está localizado cerca de 58% da altura. Uma condição de sobrecarga pode deslocar o CG para frente de modo que a projeção vertical dele passe debaixo da sola dos pés, fazendo o corpo compensar assumindo uma posição natural.

Centro de Gravidade (CG) O corpo permanece estável enquanto a projeção do CG permanece

Centro de Gravidade (CG) O corpo permanece estável enquanto a projeção do CG permanece dentro da área marcada entre os pés. (a) a área estável quando os pés estão mais juntos. (b) a área estável quando os pés estão afastados e (c) a área estável quando uma bengala ou muleta é usada.

SAPO ü Programa de computador gratuito para avaliação postural, com uma fundamentação científica adequada

SAPO ü Programa de computador gratuito para avaliação postural, com uma fundamentação científica adequada e disponibilização baseada na Internet; ü Iniciado em 2003 com um projeto de pesquisa (CNPQ E FAPESP); ü Objetivo Geral: Desenvolver uma ferramenta com embasamento científico que possa ser utilizada de forma simples e barata.

SAPO ü Objetivos específicos: ØDesenvolvimento de software livre para avaliação postural; ØDesenvolvimento de estudos

SAPO ü Objetivos específicos: ØDesenvolvimento de software livre para avaliação postural; ØDesenvolvimento de estudos metrológicos sobre avaliação postural computadorizada; ØCriação de tutoriais científicos sobre avaliação postural e o software; ØCriação de banco de dados com resultados de avaliações feitas pelos centros colaboradores.

SAPO ü Procedimentos: Ø Indumentário; Ø Local de avaliação (Privacidade, Iluminação, espaço mínimo com

SAPO ü Procedimentos: Ø Indumentário; Ø Local de avaliação (Privacidade, Iluminação, espaço mínimo com cerca de 4 x 1 m); Ø Orientações para o avaliado (comportamento de respeito por parte do avaliador); Ø Equipamentos Computador, câmera fotográfica, tripé, fio de prumo, marcas para colocar nos pontos anatômicos.

SAPO ü Procedimentos: Ø Fotografia 1. Pendure o fio de prumo no teto no

SAPO ü Procedimentos: Ø Fotografia 1. Pendure o fio de prumo no teto no espaço apropriado; 2. Posicione o sujeito de tal modo que o fio de prumo e o sujeito fiquem num mesmo plano perpendicular ao eixo da câmera; 3. Posicione a câmera a no mínimo 3 metros de distância do sujeito e a uma altura de cerca da metade da estatura do sujeito; 4. Enquadre a imagem do sujeito com o fio de prumo (que deve aparecer ao lado do sujeito) na câmera e deixe na imagem cerca de meio metro acima e abaixo do sujeito;

SAPO ü Procedimentos: Ø Fotografia 5. Se você quiser garantir a mesma base de

SAPO ü Procedimentos: Ø Fotografia 5. Se você quiser garantir a mesma base de sustentação nas fotografias nas diferentes vistas (o que é necessário para o protocolo SAPO), pode ser utilizado um tapete de borracha preto no qual o indivíduo posiciona-se livremente para a primeira tomada de fotografia. O comando verbal dado pode ser "você vai ficar em pé neste tapete preto numa posição que te seja familiar e confortável, posicione seus pés do jeito que for mais confortável para você"; 6. A seguir, desenhe com um giz o contorno do pé direito e do pé esquerdo do sujeito no tapete;

SAPO ü Procedimentos: Ø Fotografia 7. Após a tomada da foto em determinada vista,

SAPO ü Procedimentos: Ø Fotografia 7. Após a tomada da foto em determinada vista, rode o tapete em 90 graus e oriente o sujeito a posicionar-se em cima do tapete com os pés em cima do desenho feito com giz; 8. Tire a outra foto; 9. Repita esses procedimentos quantas vezes forem necessárias; 10. Transfira as fotos para o computador e você está pronto para começar a avaliação.

Objetivo: Verificar possível associação entre ângulo quadriciptal ( Q) e distribuição de pressão plantar

Objetivo: Verificar possível associação entre ângulo quadriciptal ( Q) e distribuição de pressão plantar em jogadores de futebol, comparando-os com indivíduos não praticantes da modalidade.

Ponto Espinha médio da ilíaca face ântero-superior anterior Tuberosidade da Tíbia da patela

Ponto Espinha médio da ilíaca face ântero-superior anterior Tuberosidade da Tíbia da patela

TESTE DE PRESSÃO PLANTAR (PLATAFORMA DE BAROPODOMETRIA

TESTE DE PRESSÃO PLANTAR (PLATAFORMA DE BAROPODOMETRIA

http: //puig. pro. br/sapo/

http: //puig. pro. br/sapo/

OBRIGADO!

OBRIGADO!