Protocolo de Kyoto O que o Protocolo de

  • Slides: 7
Download presentation
Protocolo de Kyoto O que é o Protocolo de Kyoto? É um acordo internacional

Protocolo de Kyoto O que é o Protocolo de Kyoto? É um acordo internacional que estabelece metas de redução de gases poluentes para os países industrializados. O protocolo foi finalizado em 1997, baseado nos princípios do Tratado da ONU sobre Mudanças Climáticas, de 1992. Quais são as metas? Países industrializados se comprometeram a reduzir, até 2012, as suas emissões de dióxido de carbono. Os países da União Européia, por exemplo, têm de cortar as emissões em 8%, enquanto o Japão se comprometeu com uma redução de 5%. Alguns países que têm emissões baixas podem até aumentá-las.

Protocolo de Kyoto As metas estão sendo atingidas? O total de emissões de dióxido

Protocolo de Kyoto As metas estão sendo atingidas? O total de emissões de dióxido de carbono caiu 3% entre 1990 e 2000. A queda aconteceu principalmente por causa do declínio econômico nas exrepúblicas soviéticas e mascarou um aumento de 8% nas emissões entre os países ricos. Segundo a organização, apenas quatro países da União Européia têm chance de atingir as metas.

Protocolo de Kyoto Por que os Estados Unidos se negaram a aderir ao Protocolo

Protocolo de Kyoto Por que os Estados Unidos se negaram a aderir ao Protocolo de Kyoto? Não foram só os americanos que se negavam a assinar o acordo. Países como Austrália e Canadá também não aderiram e a Rússia somente assinou o acordo após descobrir que com a adesão, eles poderiam usá-la como moeda de troca para conseguir ingresso na Organização Mundial do Comércio (OMC). Os motivos principais questionados por países que não aderiram ao protocolo é que, pelo documento, apenas os países mais ricos e industrializados seriam obrigados a reduzir as emissões, enquanto que países em desenvolvimento não teriam nenhuma obrigação. Pelo acordo, países como o Brasil, Índia e China, que também emitem grandes quantidades de gases poluentes, não seriam obrigados a cumprir nenhuma meta de redução de gases. Assim, é compreensível que países ricos sejam contrários às medidas impostas pelo protocolo.

Protocolo de Kyoto vai fazer uma grande diferença? A maioria dos cientistas que estudam

Protocolo de Kyoto vai fazer uma grande diferença? A maioria dos cientistas que estudam o clima dizem que as metas instituídas em Kyoto apenas tocam a superfície do problema. Muitos acreditam que é quase inútil o protocolo sem o apoio dos norteamericanos. Outros, no entanto, dizem que, apesar das falhas, o protocolo é importante porque estabelece linhas gerais para futuras negociações sobre o clima. Os defensores de Kyoto dizem ainda que o tratado fez com que vários países transformassem em lei a meta de reduções das emissões e que, sem o protocolo, políticos e empresas tentando implementar medidas ecológicas teriam dificuldades ainda maiores. No entanto, também há um grupo de cientistas que contesta o conceito em que o protocolo está fundamentado, ou seja, de que o homem pode e deve "gerenciar" o clima por meio de mudanças no seu comportamento.

Protocolo de Kyoto E o Brasil e os outros países em desenvolvimento? O acordo

Protocolo de Kyoto E o Brasil e os outros países em desenvolvimento? O acordo diz que os países em desenvolvimento, como o Brasil, são os que menos contribuem para as mudanças climáticas e, no entanto, tendem a ser os mais afetados pelos seus efeitos. Embora muitos tenham aderido ao protocolo, países em desenvolvimento não tiveram de se comprometer com metas específicas. O que é o comércio de emissões? O comércio de emissões consiste em permitir que países compram e vendam cotas de emissões de gás carbônico.

Protocolo de Kyoto Quais os países obrigados a reduzir a emissão de gases do

Protocolo de Kyoto Quais os países obrigados a reduzir a emissão de gases do efeito estufa pelo Protocolo de Kyoto? • Pelo protocolo, os seguintes países estão obrigados a reduzir a emissão de gás carbônico: • Alemanha, Austrália, Áustria, Belarus, Bélgica, Bulgária, Canadá, Comunidade Européia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Estônia, Federação Russa, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Japão, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Noruega, Nova Zelândia, Países Baixos, Polônia, Portugal, Reino Unido da GrãBretanha e Irlanda do Norte, República Tcheca, Romênia, Suécia, Suíça, Turquia e Ucrânia

Componentes: • • • Paulo Junior Manoel Junior Pedro Henrique Jorge Fernando Thiago Gennari

Componentes: • • • Paulo Junior Manoel Junior Pedro Henrique Jorge Fernando Thiago Gennari