PRONTOS PARA OUVIR A VOZ DO SENHOR Aula

  • Slides: 16
Download presentation
PRONTOS PARA OUVIR A VOZ DO SENHOR Aula 10: Neemias 8 -9 Texto Áureo:

PRONTOS PARA OUVIR A VOZ DO SENHOR Aula 10: Neemias 8 -9 Texto Áureo: Neemias 8. 5 A Reconstrução Revista Atitude – 1 T 2018

PRA COMEÇAR Após superar as dificuldades da reconstrução dos muros, outras exigências foram necessárias,

PRA COMEÇAR Após superar as dificuldades da reconstrução dos muros, outras exigências foram necessárias, agora espirituais, exigindo outro tipo de líder, alguém afinado com a leitura da Lei do Senhor.

PRA COMEÇAR Assim como Moisés e Josué atuaram um após o outro sob perspectivas

PRA COMEÇAR Assim como Moisés e Josué atuaram um após o outro sob perspectivas diferentes, Esdras sucede Neemias com o encargo de levar o povo de volta à Palavra de Deus.

A volta para deus e sua lei As memórias de Neemias são interrompidas para

A volta para deus e sua lei As memórias de Neemias são interrompidas para mencionar os atos do sacerdote Esdras em apresentar o livro da Lei diante de todo o povo.

A volta para deus e sua lei O texto diz que os filhos de

A volta para deus e sua lei O texto diz que os filhos de Israel se ajuntaram como um só homem, pedindo para Esdras trazer o livro da Lei. Não foi uma iniciativa da liderança, mas sim do povo.

A volta para deus e sua lei Subindo em um púlpito de madeira, Esdras

A volta para deus e sua lei Subindo em um púlpito de madeira, Esdras apresenta a Lei a todos os que podiam entender. O povo mostra-se reverente à Palavra e dá provas de sua fidelidade, enquanto os levitas esclareciam a Lei ao povo. Assim, Esdras, Neemias e os demais líderes começam a encorajar o povo a se alegrar no Senhor.

A justa celebração No início, as reações à leitura da Lei se detiveram no

A justa celebração No início, as reações à leitura da Lei se detiveram no campo da adoração, mas o povo queria ir além, se comprometendo com a vontade de Deus. Assim eles decidiram celebrar o festival dos tabernáculos, cumprindo o mandamento de Deus.

A justa celebração O anúncio para que o povo trouxesse ramos de oliva, óleos,

A justa celebração O anúncio para que o povo trouxesse ramos de oliva, óleos, ramos de murta e tamareira para fazer tendas foi rapidamente obedecido. A festa foi mais concorrida que nos tempos de Josué.

A lembrança da história Esta geração impressiona por sua fidelidade. Os judaítas se afastaram

A lembrança da história Esta geração impressiona por sua fidelidade. Os judaítas se afastaram dos estrangeiros de outras terras e buscaram o arrependimento de seus pecados, preparando-se para estar diante de Deus.

As lições do passado Ne. 9. 4 -21 é um cântico de adoração que

As lições do passado Ne. 9. 4 -21 é um cântico de adoração que pode ser dividido em quatro partes: Introdução com o chamado dos sacerdotes e levitas à adoração; hino de adoração ao Senhor pelos seus atos; confissão de pecados pais do povo de Judá; reconhecimento dos atos de Deus em favor de seu povo.

As lições do passado O povo é chamado a bendizer ao Senhor, adorar o

As lições do passado O povo é chamado a bendizer ao Senhor, adorar o nome da sua glória, reconhecendo que só Ele tinha feito o céu e a Terra e comanda o exército dos céus.

As lições do passado O povo deveria também lembrar que Ele escolheu Abrão e

As lições do passado O povo deveria também lembrar que Ele escolheu Abrão e fizera um pacto com ele em meio a outros povos, que libertou os pais da escravidão do Egito, guiando-os pelo deserto e sustentando-os com pão, carne e água.

As lições do passado Ao invés de se mostrarem gratos, os filhos de Israel

As lições do passado Ao invés de se mostrarem gratos, os filhos de Israel foram arrogantes, não obedecendo à voz de Deus. Porém, Ele não os desamparou, ainda em meio à idolatria, rebelião e blasfêmias.

O reconhecimento da culpa Apesar de sustentar o povo por 40 anos no deserto

O reconhecimento da culpa Apesar de sustentar o povo por 40 anos no deserto e dar a terra dos cananitas em suas mãos, o povo fez o que era mau, deixando a lei e fazendo abominações, levando-os a ser entregues nas mãos de seus inimigos.

O reconhecimento da culpa Mesmo enviando vários libertadores e sabendo das recorrentes quedas, Deus

O reconhecimento da culpa Mesmo enviando vários libertadores e sabendo das recorrentes quedas, Deus foi benigno com seu povo, tendo misericórdia dele mesmo no cativeiro. E agora, o povo clamava pela manutenção de tal misericórdia, convertido de suas más obras.

O reconhecimento da culpa Ne. 9. 36 -38 encerra o trecho falando do pacto

O reconhecimento da culpa Ne. 9. 36 -38 encerra o trecho falando do pacto que aquela geração queria firmar com o Senhor. Eles reconheciam todas as benesses dadas pelo Senhor e fizeram um novo concerto com Deus diante de seus líderes, sacerdotes e levitas.