Projetos Didticos vinicius signorelligmail com O Planejamento na

  • Slides: 24
Download presentation
Projetos Didáticos vinicius. signorelli@gmail. com O Planejamento na Educação Básica – agosto e setembro

Projetos Didáticos vinicius. signorelli@gmail. com O Planejamento na Educação Básica – agosto e setembro de 2012.

Projeto Didático como modalidade de ensino • Atividades sequenciadas - sequência de aulas que

Projeto Didático como modalidade de ensino • Atividades sequenciadas - sequência de aulas que avançam em grau de dificuldade • Atividades permanentes - propostas com regularidade / construção de valores, hábitos • Situações independentes - propostas relacionadas a uma ocasião • Projetos Didáticos - de uma situação problema a uma produção coletiva Atenção: projetos didáticos ≠ pedagogia de projetos O Planejamento na Educação Básica – agosto e setembro de 2012.

Projeto – uma ideia a ser concretizada Projetar O Planejamento na Educação Básica –

Projeto – uma ideia a ser concretizada Projetar O Planejamento na Educação Básica – agosto e setembro de 2012.

Projeto – uma ideia a ser concretizada Projetar O Planejamento na Educação Básica –

Projeto – uma ideia a ser concretizada Projetar O Planejamento na Educação Básica – agosto e setembro de 2012.

Projeto – uma ideia a ser concretizada Criar é submeter as operações mentais a

Projeto – uma ideia a ser concretizada Criar é submeter as operações mentais a um projeto criador (Teoria da Inteligência Criadora, José Antonio Marina, Editorial Caminho, Lisboa, 1995. ) projeto / projétil / projetar / projetista projetar-se: lançar-se adiante O Planejamento na Educação Básica – agosto e setembro de 2012.

Projeto Didático Tem origem em uma pergunta, um problema, um desafio. . . ações

Projeto Didático Tem origem em uma pergunta, um problema, um desafio. . . ações Objetivos do projeto – meta(s) produtos Objetivos educativos – o que os alunos aprendem A intenção última é sempre ensinar algo O Planejamento na Educação Básica – agosto e setembro de 2012.

Projeto Didático - exemplo Água: Nosso problema em. . . [Búzios] Alunos de 6º

Projeto Didático - exemplo Água: Nosso problema em. . . [Búzios] Alunos de 6º ano • Problema que originou o projeto: Por que sempre falta água em Búzios? Ideia para um projeto: Água: nosso problema em Búzios – uma exposição O Planejamento na Educação Básica – agosto e setembro de 2012.

Projeto Didático Água: Nosso problema em Búzios Alunos de 6º ano • Objetivos do

Projeto Didático Água: Nosso problema em Búzios Alunos de 6º ano • Objetivos do projeto – meta(s) Água: nosso problema em Búzios – exposição para a comunidade escolar (cartazes, maquetes, mural de notícias, experimentos) • Objetivos educativos – o que os alunos aprendem - Avançar na compreensão do ciclo da água e suas relações com os fenômenos meteorológicos - Compreender o conceito de manancial como fonte de água superficial ou subterrânea - Elaborar pesquisa bibliográfica - Socializar informações científicas por meio de painéis - Trabalhar com diferentes fontes de informação – livros paradidáticos, artigos de divulgação, entrevistas. O Planejamento na Educação Básica – agosto e setembro de 2012.

Projeto Didático Água: Nosso problema em Búzios • Objetivos educativos – o que os

Projeto Didático Água: Nosso problema em Búzios • Objetivos educativos – o que os alunos aprendem - Avançar na compreensão do ciclo da água e suas relações com os fenômenos meteorológicos - Compreender o conceito de manancial como fonte de água superficial ou subterrânea - Elaborar pesquisa bibliográfica - Socializar informações científicas por meio de painéis - Trabalhar com diferentes fontes de informação – livros paradidáticos, artigos de divulgação, entrevistas O Planejamento na Educação Básica – agosto e setembro de 2012.

Projeto tem origem em Ideias iniciais permitem uma definem os Metas concretizados em permite

Projeto tem origem em Ideias iniciais permitem uma definem os Metas concretizados em permite reavaliar o Cronograma Objetivos permitem a construção de um devem ser considerados na Avaliação permanente Avaliação inicial corrige prevê sintetizado no Plano de ação é uma sequência de Atividades preparatórias devem estar previstas no O Planejamento na Educação Básica – agosto e setembro de 2012. Ações

Projeto Didático Planejamento e execução Cronograma O cronograma é feito do fim para o

Projeto Didático Planejamento e execução Cronograma O cronograma é feito do fim para o começo Inauguração da exposição: 09/11/2012 (6ª feira) 16: 00 h Início dos trabalhos: 03/09/2012 3 de setembro 9 de novembro Fase 1 Fase 2 cronograma Fase N O Planejamento na Educação Básica – agosto e setembro de 2012.

Projeto Didático Planejamento e execução Cronograma Fase 1 – O queremos saber [Por que

Projeto Didático Planejamento e execução Cronograma Fase 1 – O queremos saber [Por que dependemos dos caminhões pipa? De onde vem a água que utilizamos na cidade? Esse problema foi sempre assim, há quanto tempo ele existe? Que soluções podemos imaginar para esse problema? ] Fase 2 – Estudos e pesquisas [resumos, textos informativos, gráficos, infográficos e esquemas] Fase 3 – Preparação das conclusões e planejamentos das formas de comunicação – [fotos, cartazes, painéis, murais] Fase 4 – Divulgação do evento – lista de convidados Fase 5 – Montagem da exposição e inauguração O Planejamento na Educação Básica – agosto e setembro de 2012.

Projeto Didático Planejamento e execução Cronograma e avaliação permanente Fase 1 Fase 2 cronograma

Projeto Didático Planejamento e execução Cronograma e avaliação permanente Fase 1 Fase 2 cronograma Fase N Tarefas feitas? Quem pergunta? O Planejamento na Educação Básica – agosto e setembro de 2012.

Projeto Didático Planejamento e execução Distribuição de responsabilidades Gestão Tarefas Coordenação Controles Ações Quem

Projeto Didático Planejamento e execução Distribuição de responsabilidades Gestão Tarefas Coordenação Controles Ações Quem pergunta! -papéis- Trabalho com procedimentos, valores e atitudes O Planejamento na Educação Básica – agosto e setembro de 2012.

Projeto Didático situação didática que favorece o ensino de procedimentos e de atitudes Conteúdos

Projeto Didático situação didática que favorece o ensino de procedimentos e de atitudes Conteúdos procedimentais pesquisa bibliográfica (textos ou livros selecionados, biblioteca etc. ) uso de agenda confecção de resumos e resenhas organização de materiais confecção de painel e comunicação oral Aprender procedimentos Avançar em autonomia O Planejamento na Educação Básica – agosto e setembro de 2012.

Projeto Didático situação didática que favorece o ensino de procedimentos e de atitudes Valores

Projeto Didático situação didática que favorece o ensino de procedimentos e de atitudes Valores – princípios normativos Atitudes – comportamentos potenciais O planejamento e o desenvolvimento de um projeto proporciona inúmeras situações em que as atitudes estão em pauta - responsabilidades com o cronograma - biblioteca, museus, instituições educativas - cuidados com os materiais, próprios e dos outros O Planejamento na Educação Básica – agosto e setembro de 2012.

Projeto Didático situação didática que favorece o ensino de procedimentos e de atitudes Duas

Projeto Didático situação didática que favorece o ensino de procedimentos e de atitudes Duas observações Atenção: atitude ≠ conduta O exemplo é a melhor forma de ensinar atitudes - aprendizagem implícita - O Planejamento na Educação Básica – agosto e setembro de 2012.

Avaliação de projeto didático A intenção de qualquer projeto e a aprendizagem, portanto, é

Avaliação de projeto didático A intenção de qualquer projeto e a aprendizagem, portanto, é preciso avalia-la E, para isso, precisamos de conteúdos e objetivos educativos bem definidos Avaliar projeto é diferente de avaliar os produtos de um projeto O Planejamento na Educação Básica – agosto e setembro de 2012.

Obrigado Vinicius Signorelli O Planejamento na Educação Básica – agosto e setembro de 2012.

Obrigado Vinicius Signorelli O Planejamento na Educação Básica – agosto e setembro de 2012.

O Planejamento na Educação Básica – agosto e setembro de 2012.

O Planejamento na Educação Básica – agosto e setembro de 2012.

Conteúdos podem ser Conceituais Procedimentais Atitudinais saber fazer ser O Planejamento na Educação Básica

Conteúdos podem ser Conceituais Procedimentais Atitudinais saber fazer ser O Planejamento na Educação Básica – agosto e setembro de 2012.

Atividade unidade básica dos processos de ensino e de aprendizagem exposição, debate, leitura, pesquisa

Atividade unidade básica dos processos de ensino e de aprendizagem exposição, debate, leitura, pesquisa bibliográfica, tomar notas, ação motivadora, observação, aplicação, exercício, estudo, experimentação etc. Variáveis Relações interativas; organização grupal; conteúdos a serem aprendidos; recursos didáticos; gestão do tempo e do espaço; critério avaliador, intenções educativas. O Planejamento na Educação Básica – agosto e setembro de 2012.

Avaliação É um processo constante O aluno é o principal protagonista - a produção

Avaliação É um processo constante O aluno é o principal protagonista - a produção é o parâmetro fundamental É um instrumento que direciona a ação pedagógica, mantendo o trabalho cotidiano em direção aos objetivos determinados Requer objetivos e critérios bem definidos Não é somente um aferidor de resultados Envolve a construção de instrumentos, emissão de juízos e comunicação de resultados O Planejamento na Educação Básica – agosto e setembro de 2012.

O Planejamento na Educação Básica – agosto e setembro de 2012.

O Planejamento na Educação Básica – agosto e setembro de 2012.