PROJETOS Aula 3 de 10 PROJETOSOTIMIZAO A ideia

  • Slides: 12
Download presentation
PROJETOS Aula 3 de 10

PROJETOS Aula 3 de 10

PROJETOS/OTIMIZAÇÃO A ideia por trás da solução. É por meio da execução de projetos

PROJETOS/OTIMIZAÇÃO A ideia por trás da solução. É por meio da execução de projetos de desenvolvimento que uma organização cria novos negócios e se torna mais competitiva nos mercados onde atua. Infelizmente, a quantidade de recursos disponíveis para a execução desses projetos é limitada e a capacidade de decidir em quais projetos alocar ou não os seus recursos é, portanto, uma competência essencial para a manutenção da vantagem competitiva.

PROJETOS/OTIMIZAÇÃO A Solução na Prática. Existem ferramentas prática de gestão que cria a disciplina

PROJETOS/OTIMIZAÇÃO A Solução na Prática. Existem ferramentas prática de gestão que cria a disciplina necessária para impedir o desperdício de recursos em projetos de menor potencial. Os projetos são separados em diversos estágios (Stages) seguidos por pontos de decisão (Gates) onde se reavalia se o projeto deve ou não continuar em frente. Trata-se de uma ferramenta desenvolvida ao longo de anos de estudos de boas práticas de empresas líderes em desenvolvimento de novos produtos.

PROJETOS/OTIMIZAÇÃO Principais desafios. Implantar um processo de decisão sem burocratizar excessivamente os projetos de

PROJETOS/OTIMIZAÇÃO Principais desafios. Implantar um processo de decisão sem burocratizar excessivamente os projetos de desenvolvimento não é fácil. Para tanto, é necessário escolher bem os responsáveis, assegurar a transparência na aplicação dos critérios de avaliação e utilizar regras que dêem flexibilidade ao processo.

PROJETOS/OTIMIZAÇÃO Resultados esperados. Assim, a organização conseguirá focar os seus recursos escassos na execução

PROJETOS/OTIMIZAÇÃO Resultados esperados. Assim, a organização conseguirá focar os seus recursos escassos na execução dos projetos de maior potencial. Por um lado, isso significa evitar desperdícios em projetos incapazes de gerar valor, por outro, obtêm-se maiores ganhos assegurando o sucesso dos projetos que realmente são importantes.

PROJETOS/OTIMIZAÇÃO Quando um projeto não deve ser executado. Projetos consomem recursos, não só dinheiro,

PROJETOS/OTIMIZAÇÃO Quando um projeto não deve ser executado. Projetos consomem recursos, não só dinheiro, como também tempo e esforço. Recursos são finitos e precisam ser aproveitados da melhor forma possível. Número de projetos maior do que a sua disponibilidade de recursos e a consequência serão projetos sendo executados sem a devida atenção e dedicação. O resultado mais provável: um grande número de insucessos.

PROJETO Porque grande número de insucessos? É difícil dizer não a uma nova ideia:

PROJETO Porque grande número de insucessos? É difícil dizer não a uma nova ideia: -Demandas de novos projetos podem vir de diversas fontes como: funcionários motivados, clientes que apresentam novas, altos gerentes que impõem suas intuições, melhorias “pequenas, mas de grande impacto” até “novos produtos revolucionários”. -Algumas ideias não são tão brilhantes quanto gostariam seus idealizadores. -Boas ideias maus momentos. -Simultaneidade.

PROJETOS/OTIMIZAÇÃO É ainda mais difícil dizer não a um projeto em andamento: Qual imagem

PROJETOS/OTIMIZAÇÃO É ainda mais difícil dizer não a um projeto em andamento: Qual imagem daqueles que autorizaram a sua execução, quanto os que ficaram responsáveis por executá-lo? Ninguém quer estar associado a uma iniciativa fracassada. As pessoas tendem a se apegar emocionalmente aos projetos. Assim procura-se postergar o encerramento de um projeto. A consequência: o desperdício de recursos que poderiam ser muito melhor aproveitados em outras iniciativas.

PROJETOS/OTIMIZAÇÃO Processo estruturado de alocação de recursos - Disciplina: Para assegurar que os gestores

PROJETOS/OTIMIZAÇÃO Processo estruturado de alocação de recursos - Disciplina: Para assegurar que os gestores irão revisar todos os projetos e eliminar aqueles que não possuem um potencial adequado, é necessário que haja uma substancial dose de disciplina. - Transparência: Se dizer é ruim, escutar pode ser ainda pior. Para impedir que os inevitáveis “nãos” interrompam o fluxo de novas ideias, é essencial que eles sejam bem justificadas com base em critérios objetivos.

PROJETOS/OTIMIZAÇÃO - Incremental: - - é necessário que o comprometimento de recursos se dê

PROJETOS/OTIMIZAÇÃO - Incremental: - - é necessário que o comprometimento de recursos se dê de forma mais lenta do que a redução da incerteza, nos projetos mais complexos. A alocação de recursos deve se dar de forma gradual e não como uma decisão pontual do tipo “tudo ou nada”

PROJETOS/OTIMIZAÇÃO - Flexibilidade: Projetos cria uma certa burocracia. Criar reuniões dentro de um cronograma

PROJETOS/OTIMIZAÇÃO - Flexibilidade: Projetos cria uma certa burocracia. Criar reuniões dentro de um cronograma já apertado. apenas reuniões de avaliação realmente essenciais devem ser realizadas. Evitar criar mais do mesmo.

PROJETOS/OTIMIZAÇÃO FIM Tarefa: Individualmente encontre um problema em seu ambiente de trabalho que possa

PROJETOS/OTIMIZAÇÃO FIM Tarefa: Individualmente encontre um problema em seu ambiente de trabalho que possa gerar um projeto. Descreva-o (diagnóstico), e crie um objetivo geral e específico.