PROJETO POLTICO PEDAGGICO PPP No no silncio que

  • Slides: 34
Download presentation
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) “Não é no silêncio que os homens se fazem, mas

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) “Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão. ” Paulo Freire

O QUE É PROJETO? NO SENTIDO ETIMOLÓGICO, A PALAVRA PROJETO TEM SUA ORIGEM NO

O QUE É PROJETO? NO SENTIDO ETIMOLÓGICO, A PALAVRA PROJETO TEM SUA ORIGEM NO LATIM PROJECTU/PROJICERE, CUJO SIGNIFICADO É LANÇAR PARA ADIANTE.

O QUE É PROJETO POLÍTICOPEDAGÓGICO? " É O PLANO GLOBAL DA INSTITUIÇÃO. A SISTEMATIZAÇÃO,

O QUE É PROJETO POLÍTICOPEDAGÓGICO? " É O PLANO GLOBAL DA INSTITUIÇÃO. A SISTEMATIZAÇÃO, NUNCA DEFINITIVA, DE UM PROCESSO DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO, QUE SE APERFEIÇOA E SE OBJETIVA NA CAMINHADA, QUE DEFINE CLARAMENTE O TIPO DE AÇÃO EDUCATIVA QUE SE QUER REALIZAR. ”

CARACTERÍSTICAS: A) B) C) ABRANGÊNCIA: AMPLO, INTEGRAL, GLOBAL DURAÇÃO: LONGA PARTICIPAÇÃO: COLETIVA, DEMOCRÁTICA

CARACTERÍSTICAS: A) B) C) ABRANGÊNCIA: AMPLO, INTEGRAL, GLOBAL DURAÇÃO: LONGA PARTICIPAÇÃO: COLETIVA, DEMOCRÁTICA

D) CONCRETIZAÇÃO: Processual “A boniteza não tem de estar tanto no produto, mas sobretudo

D) CONCRETIZAÇÃO: Processual “A boniteza não tem de estar tanto no produto, mas sobretudo no processo" PAULO FREIRE. E) POLÍTICO: Busca de um posicionament 0. Visão de um ideal de sociedade e de homem.

FINALIDADES DO PPP A) Resgatar a intencionalidade da ação. B) Ser instrumento de transformação

FINALIDADES DO PPP A) Resgatar a intencionalidade da ação. B) Ser instrumento de transformação da realidade, resgatar a potência da coletividade; gerar esperança. C) Dar referencial de conjunto para a caminhada, aglutinar, gerar solidariedade, parceria.

d) Ajudar a construir a unidade (que supera a uniformidade); superar a fragmentação, gerar

d) Ajudar a construir a unidade (que supera a uniformidade); superar a fragmentação, gerar organicidade nas ações e projetos. E) Propiciar racionalização dos esforços e conteúdos. F) Ser canal de participação efetiva

G) Diminuir o sofrimento por causa das pequenas frustrações. H) Fortalecer o grupo para

G) Diminuir o sofrimento por causa das pequenas frustrações. H) Fortalecer o grupo para o enfrentamento dos conflitos e contradições

COMPETÊNCIAS EXIGIDAS PARA A CONSTRUÇÃO DO PPP CONCEITUAL ATITUDINAL – Saber exatamente o que

COMPETÊNCIAS EXIGIDAS PARA A CONSTRUÇÃO DO PPP CONCEITUAL ATITUDINAL – Saber exatamente o que é o ppp - O desejo e a decisão de fazer o ppp (sensibilização, sem queimar etapas)

A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LEI nº 9. 394/96) embasa

A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LEI nº 9. 394/96) embasa legalmente, no título IV, o projeto pedagógico e preceitua: ART. 12: Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino terão a incumbência de: I- Elaborar e executar sua proposta pedagógica; (. . . );

ART. 13: Os docentes incumbir-se-ão de : I- Participar da elaboração da proposta pedagógica

ART. 13: Os docentes incumbir-se-ão de : I- Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino. II- Elaborar e cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

O PPP E O REGIMENTO ESCOLAR DEVERÃO ESTAR : De acordo com as leis

O PPP E O REGIMENTO ESCOLAR DEVERÃO ESTAR : De acordo com as leis vigentes. Ambos devem ser elaborados pela escola e aprovados pela comunidade escolar. O regimento deve ter os parâmetros e princípios do ppp como referência para o detalhamento administrativo e jurídico. Ambos devem estar disponíveis para a comunidade escolar.

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PPP 1º Organização de uma equipe que pode ser composta

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PPP 1º Organização de uma equipe que pode ser composta por: representantes do grêmio estudantil, conselho escolar e funcionários para discutir e elaborar um plano de construção do ppp.

 2º Organização de estratégias para mobilizar as famílias, estudantes, e funcionários para a

2º Organização de estratégias para mobilizar as famílias, estudantes, e funcionários para a discussão do tema: • O QUE É O PPP • SUA IMPORT NCIA PARA A ESCOLA NECESSIDADE DA PARTICIPAÇÃO DE TODOS • .

3º Implementação das estratégias consensuais no grupo. 4º Definição de estratégias para manter a

3º Implementação das estratégias consensuais no grupo. 4º Definição de estratégias para manter a comunidade escolar mobilizada. 5º Acompanhamento e avaliação.

PARTES CONSTITUINTES DO PPP O ppp é composto basicamente por três grandes partes, articuladas

PARTES CONSTITUINTES DO PPP O ppp é composto basicamente por três grandes partes, articuladas entre si: 1. MARCO REFERENCIAL - Rumo que a escolhe para seguir e que compõe-se de três partes: MARCO SITUACIONAL (onde estamos) MARCO FILOSÓFICO (para onde queremos ir) MARCO OPERATIVO (que horizonte queremos para nossa ação)

2. DIAGNÓSTICO – Busca das necessidades a partir da análise da realidade 3. PROGRAMAÇÃO

2. DIAGNÓSTICO – Busca das necessidades a partir da análise da realidade 3. PROGRAMAÇÃO - Conjunto de ações concretas para superar as necessidades identificadas

ITENS PARA A SISTEMATIZAÇÃO DO PPP PARTE I 1 - Identificação do estabelecimento. 2

ITENS PARA A SISTEMATIZAÇÃO DO PPP PARTE I 1 - Identificação do estabelecimento. 2 - Coordenação geral sistematização e redação. 3 -Apresentação

4 - Metodologia de elaboração do ppp 5 - Justificativa 6 - Objetivos do

4 - Metodologia de elaboração do ppp 5 - Justificativa 6 - Objetivos do ppp

PARTE II (MARCO REFERENCIAL) 1. MARCO SITUACIONAL (onde estamos? ) Histórico da escola Espaço

PARTE II (MARCO REFERENCIAL) 1. MARCO SITUACIONAL (onde estamos? ) Histórico da escola Espaço físico Oferta de turmas e turnos Oferta de serviços, cursos, programas, modalidades, etc. . .

 Caracterização dos professores, funcionários, pais, equipe pedagógica, direção, etc. . Perfil da comunidade

Caracterização dos professores, funcionários, pais, equipe pedagógica, direção, etc. . Perfil da comunidade local. Mobilidade de professores, funcionários, alunos (reprovação, transferência, evasão, etc. . ). Pais (participação em reuniões, ações da escola, etc).

 Qualidade da aprovação dos alunos na escola; Há inclusão para todos? Carga horária

Qualidade da aprovação dos alunos na escola; Há inclusão para todos? Carga horária do professor; Faltas de professores; Expectativas (pais, alunos, professores, comunidade);

 Gestão do tempo e do espaço na escola; Gestão democrática : APM, Conselho

Gestão do tempo e do espaço na escola; Gestão democrática : APM, Conselho Escolar, Conselho de Classe, Grêmio Estudantil, representantes de turmas; Outras articulações existentes na escola(ongs, etc. );

 Matriz curricular. Avaliação (dependência; recuperação de estudos, etc). Metodologias utilizadas. Há flexibilidade/adaptação curricular?

Matriz curricular. Avaliação (dependência; recuperação de estudos, etc). Metodologias utilizadas. Há flexibilidade/adaptação curricular? Como? Planejamento das aulas.

 Formação continuada – como está Acontecendo? Que mudanças ocorreram na prática pedagógica? Como

Formação continuada – como está Acontecendo? Que mudanças ocorreram na prática pedagógica? Como a hora atividade é organizada e desenvolvida na escola?

 QUALIFICAÇÃO DE ESPAÇOS E EQUIPAMENTOS CRITÉRIOS DE USO Levantamento dos espaços e equipamentos

QUALIFICAÇÃO DE ESPAÇOS E EQUIPAMENTOS CRITÉRIOS DE USO Levantamento dos espaços e equipamentos existentes (sala ambiente, laboratório, biblioteca, etc. . . ) Materiais existentes (pedagógicos e de expediente).

 Projetos desenvolvidos na escola articulados com outras esferas. Avaliação e acompanhamento do ppp.

Projetos desenvolvidos na escola articulados com outras esferas. Avaliação e acompanhamento do ppp. Existe avaliação institucional? Como acontece a avaliação dos profissionais da escola? OBS. : Outros aspectos podem ser acrescidos, conforme a necessidade da escola.

2 - MARCO DOUTRINAL O QUEREMOS? BUSCA DE POSICIONAMENTO: POLÍTICO - Visão ideal de

2 - MARCO DOUTRINAL O QUEREMOS? BUSCA DE POSICIONAMENTO: POLÍTICO - Visão ideal de sociedade e de homem PEDAGÓGICO – Definição sobre a ação educativa e sobre as características que deve ter a instituição que planeja: Os princípios Valores e missão As teorias de aprendizagem O sistema de avaliação O currículo, etc.

3 - MARCO OPERATIVO É a proposta dos critérios de açãopara os diversos aspectos

3 - MARCO OPERATIVO É a proposta dos critérios de açãopara os diversos aspectos da instituição nas dimensões: pedagógica, comunitária e administrativa. Que mediações (conteúdos, metodologias e recursos) serão necessários para diminuir a distância entre o que vem sendo a Instituição e o que deverá ser.

 PARTE III ( PROGRAMAÇÃO) Conjunto de ações concretas para superar as dificuldades encontradas

PARTE III ( PROGRAMAÇÃO) Conjunto de ações concretas para superar as dificuldades encontradas no diagnóstico (PLANO DE AÇÃO)

 PARTE IV AVALIAÇÃO/ACOMPANHAMENTO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

PARTE IV AVALIAÇÃO/ACOMPANHAMENTO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

3. ANEXOS Matriz curricular. Proposta curricular. Calendário escolar. Projetos especiais. Cópia da ata de

3. ANEXOS Matriz curricular. Proposta curricular. Calendário escolar. Projetos especiais. Cópia da ata de aprovação do ppp pela comunidade escolar. Outros.

CONCLUSÃO Depois deste longo percurso percebe-se a complexidade e a importância do planejamento na

CONCLUSÃO Depois deste longo percurso percebe-se a complexidade e a importância do planejamento na tarefa de transformar a prática educativa na direção de um ensino mais significativo, crítico, criativo e duradouro para a construção da cidadania, na perspectiva da autonomia e da solidariedade.

BIBLIOGRAFIA DALMAS, ngelo. Planejamento Participativo na Escola: elaboração, acompanhamento e avaliação. Petrópolis, RJ. VASCONCELOS,

BIBLIOGRAFIA DALMAS, ngelo. Planejamento Participativo na Escola: elaboração, acompanhamento e avaliação. Petrópolis, RJ. VASCONCELOS, Celso dos Santos. Planejamento de Ensino – aprendizagem e projeto político – pedagógico. Ed. São Paulo: Libertad, 2000. LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL, Nº. 9394/96 VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org) Projeto Político – Pedagógico da Escola. Campinas SP, Papirus, 2001.