Projeto Ns Propomos Cidadania e Inovao na Educao

  • Slides: 20
Download presentation
Projeto Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica 2015/2016 Deficiente Escoamento das Águas

Projeto Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica 2015/2016 Deficiente Escoamento das Águas pluviais da E. S. M. C Escola Secundária Manuel Cargaleiro Professora: Fátima Veríssimo Trabalho elaborado por 11º G Alexandra Leal Mariana Madureira Pedro Costa Rita Ferreira Safia Mendes Universidade de Lisboa, 26 de Abril de 2016

Área de Estudo o Escola Secundária Manuel Cargaleiro o Átrio da escola (perto da

Área de Estudo o Escola Secundária Manuel Cargaleiro o Átrio da escola (perto da entrada)

Visita ao local

Visita ao local

O problema

O problema

Cartas meteorológicas (14 de Dezembro de 2015)

Cartas meteorológicas (14 de Dezembro de 2015)

Área mais problemática

Área mais problemática

Esgotos pluviais

Esgotos pluviais

Esgotos e sumidouros

Esgotos e sumidouros

PONTOS FRACOS: o Deficiente escoamento da água; o Impedimento de circulação livre de alunos,

PONTOS FRACOS: o Deficiente escoamento da água; o Impedimento de circulação livre de alunos, sem se molharem (quando chove). o Obstrução dos coletores pelas raízes Análise Swot PONTOS FORTES: o Local de convívio entre alunos; o. Local com muito movimento, sendo a entrada principal da escola ligando vários pontos da mesma. AMEAÇAS: o Inundação naquela zona, devido aos níveis de precipitação. o As raízes das árvores vão continuar a crescer. OPORTUNIDADES: o Cortar as Palmeiras; o Necessária manutenção e limpeza com mais frequência; o Aproveitamento das águas pluviais para a rega dos espaços verdes da escola, através da instalação de depósitos;

Guião de Entrevista 1. A direção está a par das inundações que acontecem no

Guião de Entrevista 1. A direção está a par das inundações que acontecem no átrio da escola? 2. Qual a causa da inundação? 3. Que medidas já foram tomadas para resolver este problema? Uma vez que acaba por interferir na circulação de alunos e professores? 4. A Câmara Municipal já alguma vez foi informada sobre este problema? Se sim, que intervenções tomou para resolver este problema? 5. Há quantos anos é que isto acontece? 6. Porque é que até agora ainda não está resolvido?

Na entrevista. . .

Na entrevista. . .

Trabalho de campo: Visita dos técnicos da CMS

Trabalho de campo: Visita dos técnicos da CMS

Possíveis soluções: 1. Cortar algumas árvores, sobretudo palmeiras. 2. Necessária manutenção e limpeza com

Possíveis soluções: 1. Cortar algumas árvores, sobretudo palmeiras. 2. Necessária manutenção e limpeza com mais frequência com o objetivo de não deixar acumular resíduos para não entupir os sumidouros 3. Aproveitamento das águas pluviais para a rega dos espaços verdes da escola, através da instalação de depósitos, de maneira que água não formaria aquela extensa “mancha” de água e poupar-se-ia água.

Como muitos dos coletores podem estar obstruídos por raízes, a solução seria a remodelação

Como muitos dos coletores podem estar obstruídos por raízes, a solução seria a remodelação de alguns troços de coletor com 65 m de manilhas de betão para PVC (policloreto de vinil) que pode diminuir a probabilidade de entrada de raízes.

O nosso calendário (1ºPeríodo) Atividade Calendarização Intervenientes Definição do temaproblema 06 -10 -2015 Grupo

O nosso calendário (1ºPeríodo) Atividade Calendarização Intervenientes Definição do temaproblema 06 -10 -2015 Grupo todo Delimitação da área no Google Earth e identificação do (s) problemas 28 -11 -2015 Alexandra Leal (delimitação da área) Mariana, Pedro, Rita, Safia (identificação dos problemas) 1ª Visita ao local com registo fotográfico 06 -11 -2015 Grupo todo Informação para o facebook 07 -12 -2015 Mariana Madureira Pesquisa de informação sobre o problema Início no dia 21 de Outubro Grupo todo Guião da entrevista 09 -12 -2015 Safia Mendes (opinião e ajuda de todos os membros)

O nosso calendário (2ºPeríodo)

O nosso calendário (2ºPeríodo)

FIM !!!!

FIM !!!!