PROJETO INTEGRADOR 1 Prof Doutorando Alan Rodrigo Antunes

  • Slides: 14
Download presentation
PROJETO INTEGRADOR 1 Prof. Doutorando Alan Rodrigo Antunes

PROJETO INTEGRADOR 1 Prof. Doutorando Alan Rodrigo Antunes

O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTO Conhecimento Popular Conhecimento Filosófico Conhecimento Religioso

O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTO Conhecimento Popular Conhecimento Filosófico Conhecimento Religioso Conhecimento Científico

CONHECIMENTO POPULAR Valorativo – o valor que o cognoscente atribui ao objeto. Reflexivo –

CONHECIMENTO POPULAR Valorativo – o valor que o cognoscente atribui ao objeto. Reflexivo – reflexão limitada ao conhecimento subjetivo do sujeito. Assistemático – organização própria do indivíduo, não tem uma sistematização de ideias. Verificável: o que pode ser percebido no dia-a-dia. Falível: não é definitivo. Inexato: está relacionado com “o que eu ouvi dizer”. Não se pode formular hipóteses sobre a existência de fenômenos além das percepções objetivas.

EXEMPLO A chave está emperrando na fechadura e, de tanto experimentarmos abrir a porta,

EXEMPLO A chave está emperrando na fechadura e, de tanto experimentarmos abrir a porta, acabamos por descobrir (conhecer) um jeitinho de girar a chave sem emperrar. Plantar. . . espanta o mosquito da dengue. Tomar um determinado chá cura pedra no rim. Não tome leite após comer manga, pois você passará mal. Não entre na água após comer.

CONHECIMENTO FILOSÓFICO Hipóteses que não podem ser submetidas à observação, baseia-se na experiência e

CONHECIMENTO FILOSÓFICO Hipóteses que não podem ser submetidas à observação, baseia-se na experiência e não na experimentação. Não verificável: não podem ser confirmados cientificamente. Racional: é logicamente correlacionados. Infalível: não é submetido a verificação, mas a razão humana, a coerência lógica.

EXEMPLO "O homem é a ponte entre o animal e o alémhomem" (Friedrich Nietzsche)

EXEMPLO "O homem é a ponte entre o animal e o alémhomem" (Friedrich Nietzsche) “Se a experiência, como refere Peirce, ‘é o resultado cognitivo de viver’, uma vez mais pode-se verificar que ela sofre a força da Terceiridade, que permite conhecer a relação de choque e ‘força bruta’ da secundidade e a elevar a um grau inteligível” (Peirce, 1972)

CONHECIMENTO RELIGIOSO Proposições sagradas reveladas pelo sobrenatural. Verdades infalíveis e indiscutíveis. A fé está

CONHECIMENTO RELIGIOSO Proposições sagradas reveladas pelo sobrenatural. Verdades infalíveis e indiscutíveis. A fé está presente. Criação divina.

EXEMPLO Acreditar que alguém foi curado por um milagre; acreditar em reencarnação; acreditar em

EXEMPLO Acreditar que alguém foi curado por um milagre; acreditar em reencarnação; acreditar em espírito etc. Crer na criação do homem por Deus. Acreditar que o ser humano surgiu de Adão e Eva.

CONHECIMENTO CIENTÍFICO Real: trabalha com fatos ou ocorrências. Veracidade ou falsidade: pela experiência e

CONHECIMENTO CIENTÍFICO Real: trabalha com fatos ou ocorrências. Veracidade ou falsidade: pela experiência e pela razão e/ou experimentação. Sistemática: planejado, organizado, baseia-se em teorias. Falível: porque não é absoluto e podem surgir novas ideias.

EXEMPLO Descobrir uma vacina que evite uma doença. Apresentar considerações a respeito da evasão

EXEMPLO Descobrir uma vacina que evite uma doença. Apresentar considerações a respeito da evasão escolar em uma instituição de ensino. Apontar as causas de uma doença. Desenvolver um remédio para a cura de uma doença. Desenvolver um software ou melhorar o funcionamento de um já existente. Conhecer as pragas de uma plantação ou planta e apresentar considerações sobre seu controle. Analisar a composição nutricional de uma fruta ou alimento e desenvolver uma bebida que possa combater a desnutrição. Aperfeiçoar um instrumento de coleta de dados para avaliação física. Analisar a influência de ondas de rede sem fio no organismo de seres vivos (insetos e ser humano).

COEXISTIR Apesar da separação metodológica, na apreensão da realidade do objeto ou fenômeno, o

COEXISTIR Apesar da separação metodológica, na apreensão da realidade do objeto ou fenômeno, o sujeito pode penetrar nas diversas áreas. Uma pesquisa pode iniciar-se baseada no senso comum. Uma pesquisa poderá ter como problema de pesquisa algo sobre os textos sagrados da religião católica.

PROBLEMA Identificar as questões mais interessantes que um tema levante, ou que a ele

PROBLEMA Identificar as questões mais interessantes que um tema levante, ou que a ele estejam relacionadas, e que serão abordadas pelo trabalho. Um problema implica uma ou mais dúvidas ou dificuldades em relação ao tema, que você se proporá a resolver ou discutir. Formulá-lo, portanto, deve envolver perguntas, a que o trabalho procurará responder.

PROBLEMA Viabilidade: pode ser resolvido por meio da pesquisa. Relevância: traz conhecimentos novos. Novidade:

PROBLEMA Viabilidade: pode ser resolvido por meio da pesquisa. Relevância: traz conhecimentos novos. Novidade: diz respeito a evolução científica. Exequibilidade: pode chegar a uma consideração final. Oportunidade: interesses particulares e gerais.

LISTA Diferencie os tipos de conhecimentos estudados. Pense em um problema de pesquisa.

LISTA Diferencie os tipos de conhecimentos estudados. Pense em um problema de pesquisa.