PROJETO DE ESGOTAMENTO SANITRIO DA ILHA DE SO

  • Slides: 20
Download presentation
PROJETO DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DA ILHA DE SÃO LUÍS ETAPA I – PAC SÃO

PROJETO DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DA ILHA DE SÃO LUÍS ETAPA I – PAC SÃO LUÍS PROJETO TÉCNICO-SOCIAL - PTTS

UGP- Unidade Gestora de Projetos Especiais Presidente: João Moreira Lima Coordenador: Eng. Nelson Almada

UGP- Unidade Gestora de Projetos Especiais Presidente: João Moreira Lima Coordenador: Eng. Nelson Almada Lima Equipe Técnica Social: Coordenadora: Regiane Maciel Assistentes Sociais: Hosanna Ribeiro Roberta Pinheiro

APRESENTAÇÃO O Projeto de Esgotamento Sanitário de São Luis é uma realização do Governo

APRESENTAÇÃO O Projeto de Esgotamento Sanitário de São Luis é uma realização do Governo Federal por meio do Ministério das Cidades em parceria com o Governo Estadual, através da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA. Compõe-se dos Projetos: Executivo e Social.

O Projeto Técnico Social é uma exigência do Programa de Serviços Urbanos de Água

O Projeto Técnico Social é uma exigência do Programa de Serviços Urbanos de Água e Esgoto do Ministério das Cidades, sendo parte integrante do programa e do Projeto de Esgotamento Sanitário de São Luís o qual será desenvolvido em 30 (trinta) meses.

O Projeto se propõe a desenvolver um conjunto de ações sociais, educativas e ambientais

O Projeto se propõe a desenvolver um conjunto de ações sociais, educativas e ambientais que viabilizem alcançar o envolvimento das comunidades atendidas, contribuindo assim, para mudanças de hábitos e valores que venha impactar na melhoria da qualidade de vida. O projeto consiste em três eixos de atuação: ü Mobilização e Organização Comunitária; ü Educação Sanitária e Ambiental e; ü Capacitação Profissional/Geração de Renda.

A finalidade é envolver as comunidades em ações sócio-educativas e ambientais que venham contribuir

A finalidade é envolver as comunidades em ações sócio-educativas e ambientais que venham contribuir com a preservação e conservação do meio ambiente, impactando diretamente na melhoria da qualidade de vida da população atendida.

OBJETIVOS l l Sensibilizar a população para o reconhecimento do seu direito ao serviço

OBJETIVOS l l Sensibilizar a população para o reconhecimento do seu direito ao serviço de esgoto sanitário; Estimular e ampliar atividades e práticas coletivas de organização social, visando assegurar a curto e médio prazo, atividades de co-responsabilidade, solidariedade e convivência social; Levar informações e conhecimentos à população sobre saneamento básico e educação ambiental e seus impactos na melhoria da qualidade de vida nos bairros e Escolas; Contribuir com a melhoria das condições sócio-econômicas através de cursos de capacitação/geração de renda.

ÁREAS DE ABRANGÊNCIA Sistema Anil - 10 bairros: 1. 2. 3. 4. 5. 6.

ÁREAS DE ABRANGÊNCIA Sistema Anil - 10 bairros: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. Alemanha; Apeadouro; Barreto. Camboa; Fé em Deus; Ivar Saldanha; Liberdade; Santa Cruz; Vera Cruz; Vila Palmeira.

Sistema São Francisco - 03 bairros: 1. 2. 3. Ilhinha; Jaracati; Menino Jesus de

Sistema São Francisco - 03 bairros: 1. 2. 3. Ilhinha; Jaracati; Menino Jesus de Praga.

Sistema Vinhais - 21 bairros: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

Sistema Vinhais - 21 bairros: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. Angelim Novo; Angelim Velho; Aurora; Anil Alto do Pinho Cruzeiro do Anil; Ipase ( Japão); João de Deus; Pão de Açúcar; Piquizeiro; Pirapora; 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. Residencial João Alberto; Recanto Santo Dumont; Rio Anil; Tirirical; Vila Izabel Cafeteira; Vila Lobão/Jardim Conceição; Vila Padre Xavier/Bequimão; Vilas Vinhais (V. Vinhais, V. Marinha, 25 de Maio, V. Progresso e V. Vitória); Vila Vicente Fialho; Vila Nossa Senhora da Conceição/Anil.

METODOLOGIA 1º EIXO Mobilização e Organização Comunitária – prevê reuniões, oficinas e palestras nas

METODOLOGIA 1º EIXO Mobilização e Organização Comunitária – prevê reuniões, oficinas e palestras nas comunidades a fim de motivá-las, apoiá-las e fortalecê-las nas suas organizações.

Ações § § § Reuniões comunitárias p/ apresentação do PTTS; Reuniões com lideranças e

Ações § § § Reuniões comunitárias p/ apresentação do PTTS; Reuniões com lideranças e comunidade sobre o desenvolvimento do Projeto; Oficinas sobre Mobilização e Organização no Processo de Garantia de direitos

2º EIXO Educação Sanitária e Ambiental – prevê a realização de ações educativas nos

2º EIXO Educação Sanitária e Ambiental – prevê a realização de ações educativas nos bairros e escolas visando alcançar o envolvimento destes e contribuir para a melhoria da qualidade de vida e preservação do meio ambiente.

Ações l l Realização de levantamento sócio-econômico das famílias; Será desenvolvida em duas etapas:

Ações l l Realização de levantamento sócio-econômico das famílias; Será desenvolvida em duas etapas: No início do projeto apresentando um diagnostico sócio- econômico e ambiental da área; e no término para apreender o grau de satisfação, mudança da realidade sócio-econômica e ambiental, visando inferir os impactos do projeto na melhoria da qualidade de vida da população. l Realização de Oficinas nos bairros: l Melhoria da Qualidade de Vida; Educação Ambiental, coleta seletiva e reaproveitamento do lixo; Saneamento Básico e doenças de veiculação hídricas; Noções de empreendedorismo/cooperativismo; Destino do esgoto sanitário e de águas pluviais e o uso adequado da água potável; Importância dos manguezais para o ecossistema. l l l

§ Realização de Oficinas Escolas: ü Preservação do Meio Ambiente; Importância dos manguezais para

§ Realização de Oficinas Escolas: ü Preservação do Meio Ambiente; Importância dos manguezais para o ecossistema; Melhoria da Qualidade de Vida; Educação Ambiental e coleta seletiva do lixo; Educação Sanitária e Doenças de Veiculação Hídrica; Destinos dos Esgotos Sanitários e Águas Pluviais; ü ü ü

§ Realização de Concursos nas escolas: ü Concurso de redação e música sobre Saneamento

§ Realização de Concursos nas escolas: ü Concurso de redação e música sobre Saneamento Básico; § Campanhas de Plantio de Árvores e doação de filtros; § Levantamento e acompanhamento das famílias beneficiadas com a instalação de kits sanitários.

3º EIXO Formação e Capacitação Profissional Geração de Renda – prevê a realização de

3º EIXO Formação e Capacitação Profissional Geração de Renda – prevê a realização de cursos de formação e qualificação profissional, visando ampliar conhecimentos que sejam geradores de renda.

Ações § § § § Curso de saneamento básico; Curso de educação ambiental; Curso

Ações § § § § Curso de saneamento básico; Curso de educação ambiental; Curso de Bombeiro hidráulico; Curso de Educação Ambiental para a formação de Educadores Ambientais; Curso de reciclagem de lixo; Curso de Empreendedorismo e Cooperativismo; Curso de Elaboração de Projetos e Planos de Negócios.

Plantão Social ü Objetiva garantir uma sistemática de comunicação com os moradores dos bairros

Plantão Social ü Objetiva garantir uma sistemática de comunicação com os moradores dos bairros dos sistemas trabalhados sobre o desenvolvimento do projeto e suas etapas. ü Será composto de uma ou mais assistentes sociais dependendo da abrangência dos sistemas de atuação. ü Para realização do plantão social os assistentes sociais utilizarão os espaços institucionais, comunitários e a sala técnica do canteiro de obras das Empresas de Engenharia. As atividades previstas são: ü Atendimento, orientação e acompanhamento, tanto individual como coletivo, de situações específicas apresentadas pelos moradores da comunidade; ü Fornecimento de informações aos moradores sobre o andamento e o desenvolvimento dos projetos Executivo e Sócio-ambiental;

UGP - CAEMA AGRADECEMOS SUA PARTICIPAÇÃO!

UGP - CAEMA AGRADECEMOS SUA PARTICIPAÇÃO!