PROGRESSO DOS ESPRITOS LE Cap I Dos Espritos

  • Slides: 23
Download presentation
PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS LE Cap. I – Dos Espíritos PARTE II – DO MUNDO

PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS LE Cap. I – Dos Espíritos PARTE II – DO MUNDO ESPÍRITA OU MUNDO DOS ESPÍRITOS QUESTÕES : 114 À 127 ESE- CAP: III “HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DO MEU PAI”

PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS >>Progressão – relativo a progresso, desenvolvimento, crescimento, elevação; >>Espíritos- ** Seres

PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS >>Progressão – relativo a progresso, desenvolvimento, crescimento, elevação; >>Espíritos- ** Seres inteligentes da criação. Povoam o Universo, fora do mundo material; CRIADOS SIMPLES E IGNORANTES; **São obra de DEUS, exatamente qual a máquina o é do homem que a fabrica; **São criação de DEUS e se acham submetidos à sua vontade; **A origem deles é mistério.

PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS LE-114. Os Espíritos são bons ou maus por natureza, ou são

PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS LE-114. Os Espíritos são bons ou maus por natureza, ou são eles mesmos que se melhoram? “São os próprios Espíritos que se melhoram e, melhorando- se, passam de uma ordem inferior para outra mais elevada. ” Observem. . . z

PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS ESE- Cap: III “Há muitas moradas na casa do meu Pai”

PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS ESE- Cap: III “Há muitas moradas na casa do meu Pai” INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS MUNDOS INFERIORES E MUNDOS SUPERIORES 8. A qualificação de mundos inferiores e mundos superiores nada tem de absoluta; é, antes, muito relativa. Tal mundo é inferior ou superior com referência aos que lhe estão acima ou abaixo, na escala progressiva. (. . . )Entre os degraus inferiores e os mais elevados, inúmeros outros há, e difícil é reconhecer-se nos Espíritos puros, desmaterializados e resplandecentes de glória, os que foram esses seres primitivos, do mesmo modo que no homem adulto se custa a reconhecer o embrião. (. . . )

PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS Tomemos a TERRA por comparação: MUNDOS INFERIORES: - SERES RUDIMENTARES; FORMA

PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS Tomemos a TERRA por comparação: MUNDOS INFERIORES: - SERES RUDIMENTARES; FORMA HUMANA SEM BELEZA; INSTINTOS SEM DELICADEZA OU BENEVOLÊNCIA; SEM NOÇÃO DE JUSTIÇA; LEI MAIOR É A FORÇA BRUTA; CARENTES DE CRIATIVIDADE; BUSCA INCESSANTE DE MANUTENÇÃO ALIMENTAR; MUNDOS DE PROVAS E EXPIAÇÕES/INTERMÉDIOS: A SUPERIORIDADE DA INTELIGÊNCIA >> a Terra não é um mundo primitivo, destinado à encarnação dos Espíritos que acabaram de sair das mãos do Criador; QUALIDADES INATAS>> certo progresso; NUMEROSOS VÍCIOS>> imperfeição moral; MISÉRIA DA VIDA E TRABALHO PENOSO>> ascensão a planetas mais ditosos.

PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS MUNDOS SUPERIORES: – VIDA MORAL E MATERIAL MAIS ELEVADAS; FORMA HUMANA

PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS MUNDOS SUPERIORES: – VIDA MORAL E MATERIAL MAIS ELEVADAS; FORMA HUMANA EMBELEZADA, PURIFICADA E ABENÇOADA; NÃO HÁ MAIS A EXPIAÇÃO DE DOENÇAS DO CORPO FÍSICO; SENTIDOS MAIS APTOS E APURADOS; LOCOMOÇÃO RÁPIDA E FÁCIL; A AMIZADE IMPERA E TAIS LEMBRANÇAS DO PASSADO RELACIONADAS A ELA TAMBÉM; INF NCIA QUASE NULA; VIDA MAIS LONGA DO QUE NA TERRA; A MORTE É ENCARADA COM NATURALIDADE E NÃO HÁ DÚVIDA DO PORVIR; A ALMA LIVRE DA MATÉRA COMPACTA GOZA DE LUCIDEZ E LIVRE TRANSMISSÃO DO PENSAMENTO; NÃO AMBIÇÃO NEM ESCRAVOS; “O homem não procura elevar-se acima do homem, mas acima de si mesmo, aperfeiçoando-se. ” ESE pág: 89

PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS À luz da Escala Espírita, vamos tentar imaginar qual deve ser

PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS À luz da Escala Espírita, vamos tentar imaginar qual deve ser a classe de Espíritos predominante em cada mundo. Categoria de Mundo Primitivo Provas e Expiações Regeneradores Quadro de Renato Costa no artigo "HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI" Ditosos ou Felizes Celestes ou Divinos Progresso Acadêmico Classes Predominantes de Espíritos Educação 7 a classe: Infantil Espíritos Neutros. Ensino 6 a, 7 a, 8 a e 9 a classes: Fundamental Espíritos Perturbadores, Neutros, Pseudosábios, Levianos e Impuros. Ensino Médio 4 a e 5 a classes: Espíritos Sábios e Benévolos. Curso 2 a e 3 a classes: Superior Espíritos de Sabedoria e Superiores. Pós 1 a classe: Graduação Espíritos Puros.

PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS 115. Dos Espíritos, uns terão sido criados bons e outros maus?

PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS 115. Dos Espíritos, uns terão sido criados bons e outros maus? “Deus criou todos os Espíritos simples e ignorantes, isto é, sem saber. A cada um deu determinada missão, com o fim de esclarecê-los e de os fazer chegar progressivamente à perfeição, pelo conhecimento da verdade, para aproximá-los de si(. . . ). ”

PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS 116. Haverá Espíritos que se conservem eternamente nas ordens inferiores? “Não;

PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS 116. Haverá Espíritos que se conservem eternamente nas ordens inferiores? “Não; todos se tornarão perfeitos. ” “Não se turbe o vosso coração. – Credes em Deus, crede também em mim. Há muitas moradas na casa de meu Pai; se assim não fosse, já eu vo-lo teria dito, pois me vou para vos preparar o lugar. – Depois que me tenha ido e que vos houver preparado o lugar, voltarei e vos retirarei para mim, a fim de que onde eu estiver, também vós aí estejais. ” JESUS (S. JOÃO, 14: 1 a 3. )

PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS 117. Depende dos Espíritos o progredirem mais ou menos rapidamente para

PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS 117. Depende dos Espíritos o progredirem mais ou menos rapidamente para a perfeição? “Certamente. Eles a alcançam mais ou menos rápido, conforme o desejo que têm de alcançá-la e a submissão que testemunham à vontade de Deus. Uma criança dócil não se instrui mais depressa do que outra recalcitrante? ”

PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS 118. Podem os Espíritos degenerar? “Não; à medida que avançam, compreendem

PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS 118. Podem os Espíritos degenerar? “Não; à medida que avançam, compreendem o que os distanciava da perfeição. (. . . ) Nos mundos inferiores, a existência é toda material, reinam soberanas as paixões, paixões sendo quase nula a vida moral. À medida que esta se desenvolve, diminui a influência da matéria, de tal maneira que, nos mundos mais adiantados, a vida é, por assim dizer, toda espiritual. (. . . ) ESE

PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS 119. Não podia Deus isentar os Espíritos das provas que lhes

PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS 119. Não podia Deus isentar os Espíritos das provas que lhes cumpre sofrer para chegarem à primeira ordem? “Se Deus os houvesse criado perfeitos, nenhum mérito teriam para gozar dos benefícios dessa perfeição. Onde estaria o merecimento sem a luta? Demais, a desigualdade entre eles existente é necessária às suas personalidades. Acresce ainda que as missões que desempenham nos diferentes graus da escala estão nos desígnios da Providência, para a harmonia do Universo. ”

PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS 120. Todos os Espíritos passam pela fieira do mal para chegar

PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS 120. Todos os Espíritos passam pela fieira do mal para chegar ao bem? “Pela fieira do mal, não; pela fieira da ignorância. ” (. . . ) Nos mundos intermédios, misturam-se o bem e o mal, predominando um ou outro, segundo o grau de adiantamento da maioria dos que os habitam. (. . . ) Os Espíritos que encarnam em um mundo não se acham a ele presos indefinidamente, nem nele atravessam todas as fases do progresso que lhes cumpre realizar, para atingir a perfeição. Quando, em um mundo, eles alcançam o grau de adiantamento que esse mundo comporta, passam para outro mais adiantado, e assim por diante, até que cheguem ao estado de puros Espíritos. (. . . ) ESE

PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS

PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS

PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS 121. Por que é que alguns Espíritos seguiram o caminho do

PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS 121. Por que é que alguns Espíritos seguiram o caminho do bem e outros o do mal? “Não têm eles o livre-arbítrio? Deus não os criou maus; criou-os simples e ignorantes, isto é, tendo tanta aptidão para o bem quanta para o mal. Os que são maus, assim se tornaram por vontade própria. ”

PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS 122. Como podem os Espíritos, em sua origem, quando ainda não

PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS 122. Como podem os Espíritos, em sua origem, quando ainda não têm consciência de si mesmos, gozar da liberdade de escolha entre o bem e o mal? Há neles algum princípio, qualquer tendência que os encaminhe para uma senda de preferência a outra? “O livre-arbítrio se desenvolve à medida que o Espírito adquire a consciência de si mesmo. Já não haveria liberdade, desde que a escolha fosse determinada por uma causa independente da vontade do Espírito. A causa não está nele, está fora dele, nas influências a que cede em virtude da sua livre vontade. É o que se contém na grande figura emblemática da queda do homem e do pecado original: uns cederam à tentação, outros resistiram. ”

PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS 123. Por que há Deus permitido que os Espíritos possam tomar

PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS 123. Por que há Deus permitido que os Espíritos possam tomar o caminho do mal? “Como ousais pedir a Deus contas de seus atos? Supondes poder penetrar-lhe os desígnios? Podeis, todavia, dizer o seguinte: A sabedoria de Deus está na liberdade de escolher que ele deixa a cada um, porquanto, assim, cada um tem o mérito de suas obras. ”

PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS 124. Pois que há Espíritos que desde o princípio seguem o

PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS 124. Pois que há Espíritos que desde o princípio seguem o caminho do bem absoluto e outros o do mal absoluto, deve haver, sem dúvida, gradações entre esses dois extremos. Não? “Sim, certamente, e os que se acham nos graus intermédios constituem a maioria. ” 125. Os Espíritos que enveredaram pela senda do mal poderão chegar ao mesmo grau de superioridade que os outros? “Sim; mas as eternidades lhes serão mais longas. ”

PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS 126. Chegados ao grau supremo da perfeição, os Espíritos que andaram

PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS 126. Chegados ao grau supremo da perfeição, os Espíritos que andaram pelo caminho do mal têm, aos olhos de Deus, menos mérito do que os outros? “Deus olha de igual maneira para os que se transviaram e para os outros e a todos ama com o mesmo coração. Aqueles são chamados maus, porque sucumbiram. Antes, não eram mais que simples Espíritos. ” Observem nossa trajetória. . . z

PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS

PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS

PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS 127. Os Espíritos são criados iguais quanto às faculdades intelectuais? “São

PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS 127. Os Espíritos são criados iguais quanto às faculdades intelectuais? “São criados iguais, porém, não sabendo donde vêm, preciso é que o livre-arbítrio siga seu curso. Eles progridem mais ou menos rapidamente em inteligência como em moralidade. ” ATENÇÃO!!! “Os Espíritos que desde o princípio seguem o caminho do bem nem por isso são Espíritos perfeitos. Não têm, é certo, maus pendores, mas precisam adquirir a experiência e os conhecimentos indispensáveis para alcançar a perfeição. ” “O Espírito, ao formar-se, não é nem bom, nem mau; tem todas as tendências e toma uma ou outra direção, por efeito do seu livrearbítrio. ” ESE

PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS VINHA DE LUZ – 22 – CORRIGENDAS – EMMANUEL E CHICO

PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS VINHA DE LUZ – 22 – CORRIGENDAS – EMMANUEL E CHICO

PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS ESE (. . . ) Contemplai, pois, à noite, à hora

PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS ESE (. . . ) Contemplai, pois, à noite, à hora do repouso e da prece, a abóbada azulada e, das inúmeras esferas que brilham sobre as vossas cabeças, indagai de vós mesmos quais as que conduzem a Deus e pedi-lhe que um mundo regenerador vos abra seu seio, após a expiação na Terra. – Santo Agostinho. (Paris, 1862. ) Paz do Cristo a todos!!!