Programa Permanente de Capacitao em Gesto de Recursos

  • Slides: 7
Download presentation
Programa Permanente de Capacitação em Gestão de Recursos Hídricos CAPACITA-SIGRH

Programa Permanente de Capacitação em Gestão de Recursos Hídricos CAPACITA-SIGRH

MINUTA DELIBERAÇÃO CRH 214/2018 INSTITUIÇÃO DO PROGRAMA PERMANENTE DE CAPACITAÇÃO EM GESTÃO DE RECURSOS

MINUTA DELIBERAÇÃO CRH 214/2018 INSTITUIÇÃO DO PROGRAMA PERMANENTE DE CAPACITAÇÃO EM GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS – CAPACITA-SIGRH Conjunto de ações voltadas ao levantamento, planejamento, implementação e avaliação continuada de atividades e cursos de formação e capacitação, com vistas ao aperfeiçoamento da gestão de recursos hídricos no Estado de São Paulo, através do modelo de gestão por competências (Art. 1º). • • Antiga demanda do SIGRH Atendimento à Del. CRH 173/2015 (Quadro de Metas Progestão) e 206/17 (recursos e estruturação do Programa) PROGESTÃO - Metas Estaduais de Gerenciamento de Recursos Hídricos Meta II. 2 - Variáveis Legais, Institucionais e de Articulação Social Variável 1. 9 – Capacitação Setorial Programa de capacitação em âmbito estadual para temas afetos à gestão de recursos hídricos, devidamente formalizado, realizado de modo contínuo e baseado em estudos de determinação de demandas.

CAPACITAÇÃO ATUAL NO MBITO DO SIGRH Centro de treinamento em saneamento ambiental do Baixo

CAPACITAÇÃO ATUAL NO MBITO DO SIGRH Centro de treinamento em saneamento ambiental do Baixo Tietê - 2014 Capacitação DAEE sobre Segurança de Barragens - 2015 Capacitação de técnicos do DAEE – outorga, fiscalização e cobrança 2011 Capacitação para preservação e gestão dos recursos hídricos Associação para Recuperação Florestal do PP - 2015 Exemplos de empreendimentos FEHIDRO Mestrado Profissional em Geografia aplicado à gestão de Recursos Hídricos – UNESP 2015 Diversas ações de capacitação Nível Estadual e em diversas UGRHIs Não articuladas complementares Não é possível caracterizar como um Programa de Capacitação (contínuo e baseado em determinação de demandas)

MINUTA DELIBERAÇÃO CRH 214/2018 Competência a “aplicação do conhecimento, habilidades e comportamento no desempenho”

MINUTA DELIBERAÇÃO CRH 214/2018 Competência a “aplicação do conhecimento, habilidades e comportamento no desempenho” (ABNT, 2001, p. 3); Treinamento, capacitação e formação os processos por meio dos quais são preenchidas as lacunas de competência, ou seja, as diferenças entre a competência existente e a requerida pelos integrantes do SIGRH. (Art. 2º) BASES TÉCNICAS NBR ISO 10. 015/2001 - Norma Técnica da Associação Brasileira de Normas Técnicas ‘Gestão da qualidade - Diretrizes para treinamento’ (aponta as etapas de um processo de treinamento planejado e sistemático); Desenvolve. RH – Projeto desenvolvido pela ANA - nortear ações de desenvolvimento de pessoas para a gestão de recursos hídricos. Art. 3º Objetivos Art. 4º Art. 5º Art. 6º Art. 7º Diretrizes Competências mínimas a serem aprimoradas Conteúdos Instâncias Executivas e colegiadas do SIGRH Níveis de participação Modalidades de ação Integração com ações de diversas instituições

MINUTA DELIBERAÇÃO CRH 214/2018 Processo que deverá ser desenvolvido pela SSRH com apoio e

MINUTA DELIBERAÇÃO CRH 214/2018 Processo que deverá ser desenvolvido pela SSRH com apoio e acompanhamento da CTEA e do CORHI (Art. 8º e 9º) A implementação das etapas 1 e 2, deverá se dar em conformidade com cronograma. (Art. 10) ETAPA 1 Definição das necessidades de capacitação ETAPA 2 Projeto e Planejamento MONITORAMENTO continuidade aprimoramento ETAPA 4 Avaliação dos resultados ETAPA 3 Execução Os desdobramentos de cada uma dessas etapas são detalhados na NBR 10015. Principais atividades: • Alinhamento conceitual com os integrantes do SIGRH; • Formato dos trabalhos para levantamento das demandas de capacitação (questionário on-line); • Compartilhar relatórios como forma de viabilizar a participação das instâncias do SIGRH na construção do Programa; • Produto final aprovado pelo CRH. O Capacita-SIGRH deverá constar das próximas versões do Plano Estadual de Recursos Hídricos e como proposta de ação ao Plano Plurianual do Estado de São Paulo. (Art. 11)

PROCESSO DE ELABORAÇÃO Ø Análise da CTEA, do CORHI e de GT (DAEE, CETESB,

PROCESSO DE ELABORAÇÃO Ø Análise da CTEA, do CORHI e de GT (DAEE, CETESB, SMA, SSRH, CORHI, CTEA) Ø Aprovação CRH (12/06/2018) Ø Elaboração de Termo de Referência para contratação de consultoria CRONOGRAMA Contratação – 11 meses de atividades Compartilhar proposta e alinhar conceitos com os integrantes do SIGRH Coleta de subsídios (questionários on-line) Compilação e análise dos dados Elaboração da estrutura do Programa (ações a serem desenvolvidas a curto, médio e longo prazos) Ø Produto final aprovado pelo CRH Ø Ø Além do monitoramento da SSRH, a construção do Programa terá o acompanhamento do SIGRH através dos Relatórios I e II (que antecedem a proposta final).

COORDENADORIA DE RECURSOS HÍDRICOS - CRHi Departamento de Gerenciamento de Recursos Hídricos – DGRH

COORDENADORIA DE RECURSOS HÍDRICOS - CRHi Departamento de Gerenciamento de Recursos Hídricos – DGRH crhi. dgrh@ssrh. sp. gov. br Márcia Chaves marciachaves@ssrh. sp. gov. br 3158 -1095