PROFESSORA KAREN DACOL DISCIPLINA FILOSOFIA KARL MARX FRIEDRICH

  • Slides: 5
Download presentation
PROFESSORA: KAREN DACOL DISCIPLINA: FILOSOFIA KARL MARX FRIEDRICH ENGELS

PROFESSORA: KAREN DACOL DISCIPLINA: FILOSOFIA KARL MARX FRIEDRICH ENGELS

LIBERDADE E ÉTICA Ao longo do século XIX, a industrialização provocou um crescimento expressivo

LIBERDADE E ÉTICA Ao longo do século XIX, a industrialização provocou um crescimento expressivo dos grandes centros urbanos. Vários artistas passaram a retratar a miséria de maneira realista, as obras eram uma espécie de manifesto contra a situação. Ao mesmo tempo, surgiu a ideia de que a superação da pobreza extrema exigiria algum tipo de ação. No século XX Karl Marx elaborou uma teoria engajada em uma ação política.

MUDAR O MUNDO A figura do filósofo está associada à observação do mundo e

MUDAR O MUNDO A figura do filósofo está associada à observação do mundo e à formulação de conceitos para compreendê-los. A filosofia era vista como uma atividade meramente teórica. A reflexão filosófica sobre a liberdade estaria associada à maneira como indivíduos podem ser mais livres. Karl Marx rompeu essa visão tradicional da filosofia. Desenvolveu uma obra bastante original, abrangendo inúmeras disciplinas. SEGUNDO MARX: As ideias não podem ser compreendidas fora da sua realidade histórica e material. Defendeu que a filosofia não deveria estar vinculada à teoria, e si à práxis( prática e ação).

FRIEDRICH ENGELS E FRIEDRICH HEGEL • Friedrich Engels: foi um dos maiores responsáveis pela

FRIEDRICH ENGELS E FRIEDRICH HEGEL • Friedrich Engels: foi um dos maiores responsáveis pela divulgação do pensamento marxista. • Friedrich Hegel: desenvolveu o MÉTODO DIALÉTICO, explica as transformações do mundo pelo princípio da contradição. TESE- ANTÍTESE- SÍNTESE Para Hegel “o que é racional é real e o que real é racional”. Declara que a realidade está em constante transformação.

FRIEDRICH HEGEL No seu processo de evolução a razão atravessa diferentes estágios. ØRazão subjetiva

FRIEDRICH HEGEL No seu processo de evolução a razão atravessa diferentes estágios. ØRazão subjetiva ØRazão objetiva ØRazão absoluta A história da filosofia é, portanto, a história do crescimento da autoconsciência, por meio da qual o espírito toma conhecimento de sua atividade.