PROFESSOR JEFERSON BARRETO 99953 8725 JEFERSONPJRGMAIL COM REPRESENTAES
PROFESSOR JEFERSON BARRETO 99953 8725 JEFERSONPJR@GMAIL. COM REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS
CARTOGRAFI A? PARA QUE SERVE? TEM ALGUMA LIGAÇÃO COM A GEOGRAFIA? QUAL A SUA UTILIDADE PRÁTICA?
CARTOGRAFIA üÉ a técnica de confeccionar mapas. üÉ a arte de construir mapas a partir de observações diretas ou do emprego de dados. Representa Poder ü Estratégia de guerra; ü Conhecer e pontuar riquezas naturais; ü Apontar os melhores espaços para as atividades agrícolas; etc.
A CARTOGRAFIA COMO INSTRUMENTO DE REPRESENTAÇÃO DOS LUGARES üAs representações espaciais estão presentes na vida do homem, antes mesmo da escrita e da fala. Por meio de símbolos e desenhos o homem representa suas primeiras percepções do real. ü Com o avanço das técnicas cartográficas e por meio do uso de recursos modernos que possibilitaram o homem a ocupar os diversos lugares da Terra, criando cidades, estados, e outros fenômenos e objetos, a representação espacial passou a ganhar formas mais precisas através das representações cartográficas mais próximas do real.
ü Seguindo convenções internacionais estas representações simbólicas foram sendo aperfeiçoadas com o advento das fotografias aéreas e, posteriormente, com o desenvolvimento de imagens de sensores remotos. ü Os produtos cartográficos (mapas, globos, etc) foram padronizados, levando em consideração as percepções da realidade e permitindo uma representação mais aproximada do real, possibilitando a todos os indivíduos conhecer lugares. ü Ao longo de sua história as representações cartográficas passaram a ser utilizados para diversos fins, considerando sua abrangência artística, científica e técnica.
REPRESENTAÇÕES DA SUPERFÍCIE TERRESTRE GLOBO TERRESTRE Fonte: http: //jbrink 33. blogspot. com. br/201 0/05/globo-terrestre-politico. html MAPA Fonte: http: //dirceurabelo. wordpress. com/2011/05/10/mapa-mundi-digital-comum-click/
COMO ERAM OS MAPAS ANTIGOS Os primeiros registros cartograficos feitos pelas civilizações antigas representavam pequenas localidades. Eram confeccionados com materiais bem diferentes dos atuais. Esculturas em pedra e representações feitas em argila cozida marcaram o surgimento da cartografia. Mais tarde , esses registros passaram a ser entalhados em madeira e gravados em metal. Somente no sec. II passaram a existir mapas em papiro, uma especie de papel feito com a planta de mesmo nome. Outro material utilizado para produzir mapas foi o pergaminho, produto derivado do pelo da ovelha.
O USO DOS SÍMBOLOS EM NOSSAS VIDAS A MAIORIA DOS SÍMBOLOS É CRIADA PARA FACILITAR AS NOSSAS VIDAS. HÁ DIFERENTES FORMAS DE REPRESENTAR COMANDOS UTILIZANDO SÍMBOLOS. EX. ÔNIBUS QUE POSSUEM CORES OU NÚMEROS DIFERENTES. OS SÍMBOLOS SÃO A REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE UMA MENSAGEM CARTÓGRAFOS SÃO PROFISSIONAIS QUE ELABORAM OS MAPAS E UTILIZAM SÍMBOLOS NA REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO. ESSAS REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO RECEBEM DIFERENTES NOMES, COMO PLANTAS, MAPAS, CARTAS E MAQUETES. NA ELEBORAÇÃO DESSAS REPRESENTAÇOES UTILIZA-SE UM SISTEMA DE SÍMBOLOS ESPECÍFICOS RECONHECIDOS MUNDIALMENTE. OS MAPAS SÃO REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS DE TODA A SUPERFÍCIE DA TERRA OU DE PARTES DELA. REPRESENTAM INÚMEROS ASPECTOS DO ESPAÇO GEOGRÁFICO, POR ISSO, CADA UM DELES É APRESENTADO POR DIFERENTES CARACTERÍSTICAS DE TAMANHO, COR E FORMA.
As convenções cartográficas Ao observar um mapa, logo percebemos que existem nele certos símbolos ou desenhos. Esses códigos são usados para representar os elementos que compõem o mapa, como, por exemplo, capitais, cidades, rodovias, ferrovias. Os símbolos ou desenhos que representam os elementos de um mapa são chamados convenções cartográficas.
O USO DOS SÍMBOLOS NOS MAPAS E NAS CARTAS Quando observarmos um mapa, devemos ficar atentos para a legenda. Observe o mapa abaixo Legenda é um elemento do mapa que decifra as informações contidas nele; é onde estão explicados os significados de cada símbolo. Observe na legenda que existem diferentes símbolos e que eles representam diferentes aspectos do mapa: rio, parque , ruas, trem , metrô e bonde, facilitando a compreensão mesmo para quem não entende holandês ou italiano. Conclusão: Os símbolos são imprescindíveis na elaboração dos mapas; Alguns símbolos são universais, portanto , quem domina o significado deles poderá compreender os mais diversos mapas.
ELEMENTOS OBRIGATÓRIO DE UM MAPA Título: nome que indica o que o mapa está representando, contendo informações como o recorte espacial, o período de tempo e a temática em geral; Escala: informação de quantas vezes o terreno real (no caso a Terra ou parte dela) foi reduzido em relação ao mapa, pode ser numérica ou gráfica; Legenda: identifica os símbolos e as cores usados no mapa; Orientação: aponta no mapa o rumo da rosa-dos-ventos; Projeção e Coordenadas: É a distorção feita para desenhar a superfície esférica da Terra para um plano representativo; Fonte: Autor ou entidade responsável pela realização do mapa; 12
ELEMENTOS OBRIGATÓRIO DE UM MAPA Título Legenda Orientação Fonte Projeção 13 Coordenadas Escala
SEMIOLOGIA GRÁFICA A tarefa essencial da representação gráfica é transcrever as três relações fundamentais: Diversidade (≠), Ordem (O), Proporcionalidade (Q), que podem ser estabelecidas entre objetos por relações visuais. Fonte: Marcello Martinelli 14
15
16
17
PRÉ – HISTÓRIA Ø Necessidade de localização no espaço; Ø Desenho dos caminhos em pedra ou nas paredes de cavernas; Fonte: http: //www. portaldarte. com. br/caverna-altamiraespanha. htm Fonte: http: //tabernadoguerreiro. blogspot. com. br/20 11/10/historia-da-cartografia-do-mundo-antigo. html EVOLUÇÃO DA CARTOGRAFIA Ø Nestas representações eram comuns figuras relativas ao cotidiano dos grupos primitivos e registro de locais próximos as localização das tribos.
Ø Colaboração dos mesopotâmios: v Mapas em disco de madeira Ø Colaboração dos gregos: v Noção de esfericidade; v Sistema de latitude e longitude; v Mapa esférico e em papel. Fonte: http: //alvorsilves. blogspot. com. br/2010 /12/uma-humanidade-sem-mapas. html IDADE ANTIGA Mapa-mundo do grego Ptolemeu - Séc II Fonte: ttp: //historia 8 penedono. blogspot. com. br/2010/10/oconhecimento-do-mundo. html Fonte: http: //www. zazzle. com. br/mapa_do_mundo_duplo_d o_seculo_xvii_do_hemisferio_capas_speck 1769379933552959 87
IDADE MÉDIA Retrocesso técnico; Anulação do conceito de esfericidade; Coordenadas geográficas desaparecem; Terra representada num disco plano e circundado de água; Ø Mapas T - O Ø Ø Fonte: http: //www. momentumsaga. com/2011/08/visaoeurocentrica-nos-mapas. html
A CARTOGRAFIA HOJE Mapa digital - Região Metropolitana de Recife Ø Mapas digitais; Ø Aerofotogrametria (fotografias aéreas); Ø Sensoriamento remoto. Aerofotogrametria Fonte: http: //www. idc. com. br/mapas-digitais-ruas. Recife. htm Sensoriamento Remoto Fonte: http: //agrimensuraonline. blogspot. com. br/2009/04/fotogrametria. ht ml Fonte: http: //www. geoambiente. com. br/
EVOLUÇÃO DOS MAPAS Ø O mapa é uma construção humana de simplificação do espaço real e, como uma ferramenta de comunicação, possui modos de transmitir as mensagens/informações que devem ser entendidas por seus elaboradores e leitores. Ø O mapa é uma das mais antigas formas gráficas de comunicação. Ø É uma representação parcial da realidade, pois representa uma esfera em um plano. Os elementos que compõem a paisagem geográfica são representados por pontos, linhas, texturas, cores e textos, também chamados signos, que são os símbolos próprios da cartografia.
Tipos de mapas Mapas políticos- são os mais comuns, aqueles que representam países com suas divisões territoriais e respectivas capitais. Mapas físicos ou hipsométricos- mapas que representam as formas do relevo e registram as altitudes do terreno Mapas climáticos- são aqueles que retratam o clima e os fenômenos meteorológicos (chuvas , pressão atmosférica, temperatura, etc. ). Mapas demográficos-aqueles que registram dados da população(distribuição da população no espaço, crescimento demográfico, migração, etc). Mapas temáticos- registram dados sobre temas específicos, como solo, vegetação, estradas, rios , indústrias. . Mapas Anamorficos – tipo de representação em que as áreas são proporcionais ao fenômeno representado. Não há fidelidade às formas nem escala.
Diferentes tipos de mapas
AS IMAGENS DE SATELITE SÃO UTILIZADAS PARA MONITORAMENTO AMBIENTAL E PARA FAZER MAPAS. ELES TAMBEM SÃO UTILIZADOS POR ESTAÇÕES METEOROLOGICAS. ESSAS IMAGENS SÃO MUITO ULTILIZADAS POR EMPRESAS E FORÇAS ARMADAS DOS PAISES. OUTRO SETOR GOVERNAMENTAL QUE UTILIZA IMAGENS DE SATELITE E O DE FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL.
Proporções e representações cartográficas Quando representamos no papel um objeto real, podemos reduzi-lo ou ampliá-lo. Alguns artistas plásticos reduzem ou ampliam os objetos representados sem, necessariamente, recorrer ao uso da escala, pois nem sempre a obra requer grande precisão. Observe a figura ao lado
Escalas grandes e pequenas Escala é a relação entre as dimensões representadas e as dimensões correspondentes na realidade. Isto é, uma medida reduzida dos valores correspondentes à altura e largura do objeto. Em um mapa podemos usar dois tipos de escalas: a numérica e a gráfica. A primeira é representada por uma fração numérica , em que o numerador corresponde à medida no mapa e o denominador corresponde à medida do terreno sendo representada assim: Escala numérica: 1 cm 10. 000 cm 1 cm: 10. 000 cm 1 cm no mapa corresponde a 10. 000 cm no terreno; 1 cm no mapa corresponde a 100 m ou 0, 1 km no terreno Obs- na escala utilizamos tanto no numerador quanto no denominador a mesma unidade de medida , o centímetro(cm) Escala gráfica Esta é uma escala , em que você pode observar na linha graduada as medidas utilizadas para representar no mapa as dimensões reais. No exemplo, cada centímetro no mapa corresponde a 90 km na realidade, e assim sucessivamente.
Escalas Dizemos que uma escala é grande quando o seu denominador é um número pequeno (por exemplo 1: 100)e pequena quando o seu denominador é um número grande (por exemplo, 1: 10. 000). Quanto maior o denominador , menores serão os detalhes mostrados no mapa. Um grande denominador-tal como 1: 10 000 - indica a representação de uma grande área , tornando-se difícil mostrar os detalhes dos elementos. Já uma escala com denominador pequeno –como 1: 10. 000 retrata uma área bem menor , possibilitando que o mapa indique mais detalhes
croqui
O GLOBO TERRESTRE TANTO O PLANISFERIO, QUANTO O GLOBO REPRESENTAM A SUPERFICIE TERRESTRE E PERMITEM VISUALIZA-LA DE UMA SO VEZ. NO ENTANTO, O GLOBO REPRESENTA A TERRA MAIS FIELMENTE. O FORMATO DA TERRA SE CHAMA GEOIDE.
PROJEÇÃO CARTOGRÁFICA Ø Os sistemas de projeções cartográficas foram desenvolvidos para dar uma solução ao problema da transferência de uma imagem da superfície curva da esfera terrestre para um plano, o que sempre vai acarretar deformações. PROJEÇÃO CARTOGRÁFICA TIPO DE PROJEÇÕES PLANA É a forma pela qual uma superfície esférica no caso, a Terra é representada num plano, ou seja, no mapa. CILÍNDRICA CÔNICA
PROJEÇÃO PLANA OU AZIMUTAL Ø O mapa numa projeção azimutal é construído sobre um plano tangente a um ponto qualquer da esfera terrestre. Este ponto ocupa sempre o centro do mapa; Ø É usada para representar as regiões polares e para localizar um país na posição central; Fonte: http: //www. cursoobjetivo. br/vestibular /roteiro_estudos/projecoes_cartograficas. aspx
PROJEÇÃO CILÍNDRICA Ø É obtida com a projeção da superfície terrestre, com os paralelos e os meridianos, sobre um cilindro em que o mapa será desenhado. Fonte: http: //www. algosobre. com. br/geografia/projecao-dos-mapas. html
Ø É o tipo de projeção mais comum utilizados em mapas escolares; Ø As áreas próximas ao Equador possuem suas formas mostradas com precisão, mas as porções mais próximas dos polos são distorcidas. A PROJEÇÃO CILÍNDRICA pode ser: v Projeção cilíndrica conforme conserva a forma dos continentes, direções e ângulos, mas altera a proporção das superfícies. v Projeção cilíndrica equivalente preserva o tamanho real da superfície representada, mas não mantém as formas, direções e ângulos.
PROJEÇÃO CÔNICA Ø Um cone imaginário em contato com a esfera é a base para a elaboração do mapa; Ø Os meridianos formam uma rede de linhas retas convergentes nos polos e os paralelos formam círculos concêntricos. Fonte: http: //portalgeo. rio. rj. gov. br/armazenzinho/web /descobrindo. Cartografia. asp? area=2&Pagina. Atual=10
Fonte: http: //explow. com/Proje%C 3%A 7%C 3%A 3 o Ø Esta projeção é utilizada principalmente para a representação das regiões de médias latitudes. Fonte: http: //blog. educacaoadventista. org. br/ensinodegeografia/i ndex. php? op=post&idcategoria=7 Ø O mapa mostra a forma de áreas bastante limitadas com grande precisão, mas há distorção de dimensões de área para área.
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS E VISÃO DE MUNDO Projeção de Mercator Fonte: http: //comunidadeconsciente. blogspot. com. br/2 010/04/mapas-importam. html ØBastante utilizada na navegação marítima; ØOs paralelos e meridianos são retos e perpendiculares; ØQuanto mais perto dos pólos (altas latitudes) maior a deformação; ØEvidencia o Mundo Desenvolvido. ØConserva a forma dos continentes, portanto é uma Projeção Cilíndrica e conforme.
Projeção de Mercator As áreas de altas latitudes apresentam as maiores deformações, pois essas áreas ficam maiores do que realmente são. Essa projeção privilegia os países ricos que parecem maiores do que são, enquanto os países pobre tiveram sua área reduzida
Projeção de Peters Ø Apresentada em 1973 busca de uma projeção politicamente mais adequada, na qual o Terceiro Mundo fosse fortalecido, mostrando seu tamanho real em relação ao chamado Primeiro Mundo. Fonte: http: //portaldoprofessor. mec. gov. br/ficha. Tecnica. Aula. html? aula=27336 Fonte: http: //interna. coceducacao. com. br/ebook/pages/73. htm Ø Mantém a dimensão proporcional das terras emersas, portanto é uma Projeção Cilíndrica e equivalente.
Projeção de Aitoff Fonte: http: //impactogeo. blogspot. com. br/2010_02_01_archive. html Tem formato elíptico é muito utilizada na confecção de planisfério; Ø Projeção de Goode Fonte: http: //impactogeo. blogspot. com. br/2010_02_01_archive. html Ø Projeção descontínua tem a finalidade de mostrar a equivalência das massas continentais e oceânicas.
Anamorfose Ø Converte números e estatísticas em mapas, portanto, as áreas de um país ou continente assume o tamanho proporcional ao dado que se quer mostrar. Mapa I - representa cada parte do mundo com uma dimensão proporcional ao total de população. I II Fonte: http: //www. essaseoutras. com. br/cartografiatematica-definicao-exemplos-mapas-anamorfose-emais/ Mapa II - representa cada parte do mundo com uma dimensão proporcional diferenças na economia mundial. Fonte: http: //geoarmando. blogspot. com. br/2011/08/anamorfose. html
Projeção de Robinson Foi criada em 1974 nos E. U. A e representa a Terra de forma plana porém arredondada nas extremidades, o que diminui as distorções de formato dos continentes.
QUESTÕES 1. Para que servem os mapas? 2. O que são mapas topográficos e mapas temáticos? 3. Quais são os elementos importantes em um mapa? Explique cada um deles. 4. Faça uma comparação citando vantagens e desvantagens dos “globos” e dos “mapas”. 5. Por que, ao representar o globo terrestre, toda e qualquer projeção provoca algum tipo de distorção? 6. Cite 2 tipos de projeções cartográficas.
- Slides: 47