Prof Ms Leonardo Eduardo Ferreira Foz do Iguau

  • Slides: 37
Download presentation
Profº Ms. Leonardo Eduardo Ferreira Foz do Iguaçu, 10 de Dezembro, 2019. Revisão -

Profº Ms. Leonardo Eduardo Ferreira Foz do Iguaçu, 10 de Dezembro, 2019. Revisão - Biologia Resgate de Conteúdo 1º Lei de Mendel, Fisiologia do Sistema Circulatório, Fisiologia do Sistema Excretor e Angiospermas.

1º Lei de Mendel O trabalho de Mendel § § § Gregor Mendel nasceu

1º Lei de Mendel O trabalho de Mendel § § § Gregor Mendel nasceu em 1822 na Áustria. Desde criança observava e estudava a reprodução de plantas. Aos 21 anos entrou para o mosteiro da ordem dos agostinianos. Em 1843 tornou-se professor de Ciências Naturais e iniciou uma série de estudos sobre a reprodução de ervilhas. Depois de vários anos de estudos Mendel propôs que a existência de características (tais como a cor) das flores é devido à existência de um par de unidades elementares de hereditariedade, agora conhecidas como genes. Mendel descobriu que as características hereditárias são herdadas segundo regras bem definidas e propôs uma explicação para a existência dessas regras, confirmadas somente depois de sua morte.

1º Lei de Mendel O trabalho de Mendel § Por quê Mendel decidiu trabalhar

1º Lei de Mendel O trabalho de Mendel § Por quê Mendel decidiu trabalhar com ervilhas? o Fácil cultivo. o Possuem características bem definidas (cor das flores, sementes, etc. ). o Fácil polinização manual (artificial). o Apresentam autopolinização. § 1º Passo do Trabalho: Encontrar diferentes variedades de ervilhas. a) b) c) d) e) f) g) Forma da semente: lisa e rugosa Cor da semente: amarela e verde Cor das flores: púrpura e branca Forma da vagem: inflada e comprimida Cor da vagem: verde e amarela Posição das flores: axilar e terminal Altura da planta: alta e anã a) b) c) d) e) f) g)

1º Lei de Mendel O trabalho de Mendel § § 2º Passo: Certificar de

1º Lei de Mendel O trabalho de Mendel § § 2º Passo: Certificar de que todas as plantas do experimento eram linhagens puras. Para ser considerado um indivíduo puro, a característica observada deveria ser a única forma presente em várias gerações. o Ex: Ervilhas com flores púrpuras, quando cruzadas uma com a outra, só poderiam originar ervilhas com flores púrpuras por várias gerações. Linhagem pura (n) gerações Só originam descendentes com flores púrpuras.

1º Lei de Mendel O trabalho de Mendel § 3º Passo: Cruzar plantas puras

1º Lei de Mendel O trabalho de Mendel § 3º Passo: Cruzar plantas puras que se diferenciavam quanto a cada uma das sete características escolhidas. Exemplo: lisa rugosa Pólen Parental (P) Plantas de sementes lisas x Plantas de semente rugosas a) A geração constituída pelas variedades puras é chamada de geração parental (P). b) Os descendentes imediatos desse cruzamento é chamada de primeira geração híbrida ou geração filial (F 1). Geração (F 1) Híbrida Autofecundação c) A descendência resultante da autofecundação da primeira geração híbrida (F 1) é chamada de segunda geração híbrida ou geração (F 2) Sementes F 2 das plantas F 1

1º Lei de Mendel O trabalho de Mendel d) Mendel observou que os indivíduos

1º Lei de Mendel O trabalho de Mendel d) Mendel observou que os indivíduos híbridos (heterozigotos) da geração F 1 eram sempre iguais a um dos parentais. (Todos os F 1 possuíam sementes lisas). lisa rugosa Pólen Parental (P) e) A autofecundação das plantas híbridas, no entanto, produzia uma descendência constituída por uma maioria de sementes lisas. (3 sementes lisas para 1 semente rugosa ou 3: 1). f) Mendel concluiu que na geração F 1 o traço de um dos pais ficava em “recesso”, ou seja, não expressava. Reaparecendo novamente na descendência dos híbridos (F 2). ü O traço que desaparecia na geração F 1 era chamado de recessivo (semente rugosa). ü O traço manifestado na geração F 1 era chamado de dominante (semente lisa). Geração (F 1) Autofecundação Sementes F 2 das plantas F 1 Híbrido

1º Lei de Mendel O trabalho de Mendel Como Mendel explicou o desaparecimento do

1º Lei de Mendel O trabalho de Mendel Como Mendel explicou o desaparecimento do caráter recessivo (semente rugosa) em F 1 e o seu reaparecimento em F 2 na proporção 3 dominantes para 1 recessivo? Hipóteses de Mendel a) Cada característica hereditária é determinada por um par de fatores herdados em igual quantidade da mãe e do pai. b) Os fatores de cada par separam-se quando os indivíduos produzem gametas. c) Se o indivíduo é puro (homozigoto) ele produzirá apenas um tipo de gameta. d) Se o indivíduo é hibrido (heterozigoto) ele produzirá dois tipos diferentes de gametas.

1º Lei de Mendel 1ª Lei de Mendel Enunciado da Primeira Lei de Mendel

1º Lei de Mendel 1ª Lei de Mendel Enunciado da Primeira Lei de Mendel (Lei da segregação). “Cada característica é determinada por dois genes alelos que se separam na gametogênese passando apenas um gene para cada gameta”. “ Toda característica está condicionada a um par de “fatores” que se segregam com a mesma probabilidade durante a formação dos gametas, indo apenas um fator para cada gameta, sendo que após a fecundação estes fatores se juntam formando um novo par” 3 sementes lisas 1 semente rugosa Proporção 3: 1

Sistema Circulatório

Sistema Circulatório

Sistema Circulatório

Sistema Circulatório

Peixes Coração bicavitário Circulação completa Circulação simples

Peixes Coração bicavitário Circulação completa Circulação simples

Anfíbios Coração tricavitário Circulação incompleta Circulação dupla

Anfíbios Coração tricavitário Circulação incompleta Circulação dupla

Répteis Coração tricavitário Circulação incompleta Circulação dupla Crocodilianos tetracavitários septação completa

Répteis Coração tricavitário Circulação incompleta Circulação dupla Crocodilianos tetracavitários septação completa

Aves/Mamíferos Coração tetracavitário Circulação completa Circulação dupla

Aves/Mamíferos Coração tetracavitário Circulação completa Circulação dupla

Sistema Excretor

Sistema Excretor

Sistema Excretor

Sistema Excretor

Sistema Excretor

Sistema Excretor

Excretor de Invertebrados

Excretor de Invertebrados

Quais são as principais características das angiospermas? São vasculares e possuem raiz, caule, folhas,

Quais são as principais características das angiospermas? São vasculares e possuem raiz, caule, folhas, flores, sementes e frutos. Também não necessitam da água para que ocorra a fecundação. Suas flores produzem o néctar (solução açucarada) que atrai animais, como, abelhas, borboletas, formigas, pássaros, morcegos e outros que acabam polinizando-as. Da união dos gametas, forma-se o embrião (dentro de uma semente). Após a fecundação, o ovário da flor se desenvolve e se transforma em fruto (com a semente dentro). A semente nutre e protege o embrião. É o grupo vegetal mais recente e mais abundante da Terra. Esse sucesso na dispersão se deve ao fato de que todas as flores possuem ovários, ou seja, produzem frutos, uma estrutura que além de proteger a semente serve como elemento de atração para os animais dispersores de sementes.

GIMNOSPERMAS ANGIOSPERMAS 1. São plantas vasculares. 2. Possuem raiz, caule, folhas e sementes. 3.

GIMNOSPERMAS ANGIOSPERMAS 1. São plantas vasculares. 2. Possuem raiz, caule, folhas e sementes. 3. Não necessitam da água para que ocorra a fecundação. 4. O gameta masculino não é flagelado. É transportado dentro do grão de pólen. 5. Da união dos gametas, forma-se o embrião (dentro de uma semente). 6. O embrião fica protegido na semente, que possui reservas nutritivas e uma proteção contra a desidratação. 7. A estrutura reprodutora é o estróbilo. 7. A estrutura reprodutora é a flor. 8. Os gametas são produzidos nos estróbilos. 8. Os gametas são produzidos na flor. 9. Os estróbilos não atraem os animais, por isso são polinizadas pelo vento. 10. As flores não possuem ovários, portanto não produzem frutos (a semente é nua) 9. As flores produzem o néctar que atrai animais que fazem a polinização. 10. As flores possuem ovários que, após a fecundação, se transformam em frutos (com a semente dentro).

Ciclo de vida de uma Angiosperma Polinização Fecundação Germinação da semente Formação de Frutos

Ciclo de vida de uma Angiosperma Polinização Fecundação Germinação da semente Formação de Frutos

A FLOR DAS ANGIOSPERMAS local onde são produzidos os grãos de pólen que contêm

A FLOR DAS ANGIOSPERMAS local onde são produzidos os grãos de pólen que contêm o gameta masculino local onde está o gameta feminino – a oosfera Observação Órgãos reprodutores: Gineceu: órgão feminino Formado pelo estigma, estilete e ovário Androceu: órgão masculino Formado pelos estames que são compostos por filete e antera

Agentes Polinizadores nas Angiospermas

Agentes Polinizadores nas Angiospermas

Bem vindos ao mundo da Tenham um ótimo dia !!!

Bem vindos ao mundo da Tenham um ótimo dia !!!